Saldos: Afinal como se deve comprar?

by - 18.6.20


Julgo termos chegado à data mais aguardada pelas pessoas. Por quem gosta de moda, por quem gosta de comprar roupa ou por quem precisa de mais um trapinho ou outro. A verdade é que, a época de saldos é, sem qualquer margem para dúvidas, a época ideal para se renovar o roupeiro. Contudo, sinto que existem várias dúvidas relacionadas ao tema e que, tenciono, dar hoje resposta. 
A pandemia veio, à partida, alterar um bocadinho o esquema. Há medo de enfrentar shoppings, as filas de espera para entrar nas lojas dificultam, o receio de se experimentarem peças agudiza a compra massiva e, tal como estas, outras tantas desculpas que poderão fazer com que não se aproveite tão bem esta fase. Mas, hoje, em conjunto, vamos delinear estratégias.
Como devo comprar?
tendo opção de escolha e, sabendo os tamanhos certos, é preferível, nesta altura, fazer compras online. O grupo Inditex é 100% seguro. A nível de entregas e de devoluções. Comprar online tem várias vantagens, entre as quais o ganho de tempo - não é necessário esperar em filas de pagamento, não se vai perder tempo no trânsito -, e vai fazer com que não nos percamos pelas tão famosas placas que ditam os 0,99€ a que a peça fica. Temos um foco e compramos só e essencialmente isso, até porque viajar nos sites, para alguns, é meio complicado e chato.
O que devo comprar?
primeiramente e, antes de qualquer compra, deve dar-se uma volta ao armário. Perceber o que é que falta, fazer um closet cleaning se necessário e, depois disso, delinear. Por norma, a época de saldos é  a altura ideal para se renovarem básicos que são essenciais. Camisas e t-shirts, essencialmente. Aquele blazer que vocês tanto precisam e que estão ao tempo para o comprar ou até mesmo aquela gabardina que tanta falta faz para as mudanças de estação. As calças de ganga que começam a ficar rotas entre-perna de tanto que as usam. Aqueles calções que estamos a precisar, também! Vamos começar a pensar na utilidade das peças, assim como na qualidade, e não na quantidade. Os saldos só são bons de aproveitar se as compras forem feitas de forma consciente.
Quanto devo gastar nos saldos?
... não existe um valor fixo para gastar nos saldos. Aliás, quem estipula o próprio budget somos nós, mediante a lista daquilo que se precisa e de acordo com cada orçamento. Tenho uma técnica que uso há anos que se prende com: a peça custa X e eu tenho/vou usá-la X vezes para ficar "paga". Lembrando que, uma t-shirt básica branca, mesmo que custe, em saldos, 15,99€ (olhem, por favor, a qualidade da peça), tenho mais do que a certeza de que a vou usar mais do que 15 vezes. E assim sucessivamente. Relembro a necessidade de comprar com consciência e não em quantidade. 

"Ah, isto deve servir, de certeza..."
... nem sempre. Muitas vezes compramos uma peça a pensar que vai servir. E não serve. Ou está larga, ou fica apertada. "Depois vou trocar"; "Vou levar à costureira porque ela é pró!"; "Dou à minha amiga que ela gosta!", pensamos para com os nossos botões. E, a realidade, é que não é bem assim. Nisto passa o tempo de troca, a peça fica no armário 1 ano, fazemos um closet cleaning de novo, e a peça continua lá, com etiqueta. Imaculada. É aqui que temos noção que compramos por impulso e que há necessidade de abrandar e ser o máximo consciente possível. 
E peças tendência, devo comprar?
Não necessariamente. Se o budget é limitado, se não há um evento social próximo, se não se sentem confortáveis, não justifica comprar uma peça tendência só porque sim. Embora seja fiel a mim mesmo, e queira que toda a gente arrisque tanto quanto eu a nível de moda, sei que nem sempre é possível que isso aconteça. Portanto, com esse dinheiro, invistam em, sei lá, uma mala preta básica que vos será útil, uns sapatos. Algo que vocês vejam e seja a vossa cara. Apostem em tons neutros e cores que sejam versáteis à panóplia de roupa que o vosso guarda-roupa tem. 
Ela vestiu... também quero ter!
Nós - bloggers, influencers, instagramers, pessoas que trabalhem com o digital -, temos um papel preponderante em passar tendências. Seja de que forma for. Mas também temos o dever de chamar à razão. Aquilo que fica bem à pessoa X pode não me ficar bem a mim. E está tudo ok. Eu entendo que as peças voem dada a voltagem e "afirmação social" que o mundo digital tem, mas não faz, de todo, sentido, eu vestir uma peça com a qual não me identifico tanto, mas só porque a pessoa supra-sumo tem. Relembro, de novo, a necessidade de sermos conscientes... ainda para mais nesta altura! 

Qual a vossa dica-chave para os saldos?

You May Also Like

0 Pieces

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest