João Sousa Brand e a Importância dos Criadores Nacionais

by - 22.2.20


Vocês já me conhecem e já têm, mais ou menos, noção de como a minha forma de ver a moda mudou nos últimos tempos. Se, outrora, colava aos sites e calcorreava as lojas físicas à procura de peças statement, trendy que me fizessem pavonear na rua por sentir que estava "na moda", hoje em dia vejo tudo de forma diferente. Não que já não o faça, porque seria injusto se o dissesse...

... mas tenho uma perspetiva diferente. Compro peças statement, sim. Compro fast fashion, sim. Mas ganhei noção. Noção do dinheiro que se gasta; noção da roupa que fica parada no tempo; noção do espaço lotado no roupeiro. Como trabalho com moda, diretamente, e como "preciso" de uma maior variedade de peças para fotografar, comecei a comprar e a ver as lojas second hand e as feiras da terrinha como algo que me faça gastar menos e ter mais. É uma forma de darmos vida a peças que precisam de vida e que, na grande maioria das vezes, acabam por ser eternas. Há lojas vintage, no caso, que vendem peças de alta costura, de criadores e afins, por preços excessivamente acessíveis e que, no fundo, acabam por sobreviver ao tempo.


E por falar em criadores... Não sei se têm bem noção do quão privilegiados somos, em quando Portugueses, pela quantidade de criadores que temos. Uns mais conhecidos do que outros, é certo. Uns com maior estatuto. Outros com peças mais e menos "usáveis" na correria do dia a dia. Mas é importante olharmos para todos eles, sem exceção, como alguém que faz com que a moda em Portugal tenha um valor incalculável. Usei João Sousa Brand na minha última ida ao "Tesouras e Tesouros" (que poderão ver na próxima semana), com uma peça escolhida pelo próprio e não podia ter ficado mais satisfeito por ter dito, a quem elogiou esta nobre camisa branca, que estava a vestir um criador nacional.


A coleção do João vale a pena ser vista. O criador vai a desfile no Portugal Fashion e acredito que venha trazer mais peças que enchem os olhos, as medidas e provem que é importante termos criadores com sangue a correr pelas veias. Também é fundamental não olharmos para as peças como algo que seja "caro". Por norma, são peças únicas. São peças feitas à mão. São peças pensadas ao pormenor. São peças que, no fundo, retratam um estado. E é isso que faz querer conhecer mais e mais do bom que Portugal tem ao nível de moda. E é por isso que é importante lhes dar voz!

Obrigado ao João, por acreditar na minha voz e no meu trabalho!

You May Also Like

0 Pieces

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest