Casa da Rua @ Lamego

by - 16.1.20


Finalmente! Finalmente consegui cumprir com o objetivo de vos mostrar mais um #coolplace aqui em Lamego. Dos poucos que há, mas com uma qualidade e tanto. A Casa da Rua, mesmo aqui ao lado. No coração da cidade. Um sítio em que apetece estar e que dá vontade de ir sempre que se pode. Se possível todos os sábados e, se possível, com aqueles a que chamo de meus. 
E assim foi, no sábado passado. A Helena veio de Lisboa, depois de uma longa temporada sem cá vir, e uma das vontades dela, era conhecer a tão icónica Casa da Rua. Peguei no telemóvel e convidei os amigos quase de sempre. Foi a Tixa e o Ruben. A Sofia. A Nídia. O Mota. Eu e a Helena como seria evidente. A Ana Luísa apareceu depois e a Iara não conseguiu ir com muita pena nossa. Já havia combinado com o Paulinho e com a Nízia que faria umas quantas fotografias para falar sobre este projeto que tanto me agrada e que tive o privilégio de conhecer antes mesmo de abrir ao público.


Desde início que conheço o conceito. O de querer dos anfitriões de que as pessoas se sintam em casa. É um conceito que veio revolucionar as mentalidades dos Lamecenses (e bem). Lamego precisava de sposts como este: que trazem novas ideias, novos sabores, novas dinâmicas. É uma Casa que serve comida boa (muito, muito boa), cocktails incríveis, vinhos e um ambiente propício a que as mesas de encham com conversas pelo dia e noite fora. A cabeça gira de um lado para o outro para se apreciar todos os detalhes de uma decoração que fala por si. Meio vintage, meio industrial, meio moderna. Há piões, há rádios e telefones antigos. Há cabeças de cartaz dos grandes músicos. Há vida!


A Nízia e o Paulinho sabem o que fazem e, essencialmente, têm mãos para isso. A copa fica a cargo da Nízia, na grande maioria das vezes. O Paulinho está no front office e tem o dom nas mãos de nos servir os melhores copos de cocktail. Ambos têm um sorriso e uma atenção para com os clientes constante. A música ambiente está, também, a cargo do Paulinho que estudou o mercado e percebeu que música calma, estilo chill out, faz querer ficar mais um bocadinho.


Decidimos reservar - e podem optar por fazê-lo para garantir -, com medo de não haver espaço quando chegássemos. E fizemos bem. O espaço não é gigante e perdia o sentido do conceito se assim fosse e está, na grande maioria das vezes, cheio. Pelo menos entre as sextas e os sábados que é quando a malta se vê com mais tempo e precisa de desanuviar. Engraçado perceber que, até nisso, as coisas por Lamego mudaram!!


Peçam ao Paulinho que vos traga a Sangria. Extremamente deliciosa. Daquelas que não sabe exageradamente a álcool e que é acompanhada por fruta. Entretanto, comecem pelas tábuas. Dos mais diversos tamanhos. Vão encontrar enchidos (ou não fosse Lamego a Terra deles), legumes, tostas, doce típico da época, vários queijos, pãozinho e nachos. Peço, só, que tenham cuidado porque enche... e têm que guardar espaço no estômago para o que aí vem.


Guardem os telemóveis e ganhem tempo na conversa. Um pica o queijo. Outro pica a maravilhosa alheira. Outro (eu, no caso), pica uma fatia de queijo barrada com doce de abóbora. Entretanto pico fruta que também vem na tábua. Fazemos um brinde ao regresso da Helena. E outro a 2020. Vem a Nízia perguntar se está tudo bem e, no final da tábua, pergunta se já queremos fazer o pedido. Enquanto o pedido vem e não vem, o Rubén lembra-se de pedir as tostas da casa. E fez muito bem porque ainda não tinha provado. Dividimos como bons irmãos e agradecemos ao Rubén a delícia!


Os best seller são os hambúrgueres da Rua. Há de frango, de vitela, de atum, o vegetariano e o de alheira. Todos são maravilhosos. Pão crocante, feito em casa, literalmente. O acompanhamento vai depender daquilo que vos apetecer. Salada com um molho de bradar aos céus ou Nachos com o típico molho de tomate. Sou suspeito para falar sobre eles. Já os provei a todos e não consigo, de todo, escolher um de eleição. É mesmo uma questão de mood. O ideal será irem provando porque, no meio de tudo, vão surgindo inovações. O Paulinho e a Nízia fazem uma coisa que todos os restaurantes deviam fazer: pedir feedback que acarretam nos pedidos seguintes.


A Casa da Rua fica em Lamego, na Rua de Almacave, próxima da Biblioteca Municipal. Os preços são extremamente simpáticos e muito convidativos tendo em conta a imensa qualidade tanto dos produtos como, também, do espaço. O staff, tal como tenho vindo a referir, vai receber-vos muito bem e fará, de tudo, para que saiam satisfeitos e com vontade de voltar. Foi tudo pensado com o coração e não tenho dúvidas de que seja um conceito a evoluir em breve. Eles estão cheios de ideais!

Bom proveito!!!

You May Also Like

0 Pieces

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest