Vamos Lá Falar Sobre as Notas Olfativas dos Perfumes

by - 9.4.19


Entender um perfume não é tão complicado quanto se pensa. Vá, também não é tão simples assim e não entenderia tão bem se não me tivesse debruçado sobre o assunto e se não tivesse arregaçado as mangas ao lançar-me à pesquisa. Gosto de desafios e foi, precisamente, pelo desafio que a Notino me lançou que hoje vos falo sobre perfumes e sobre Notas Olfativas. 
Sou fã de perfumes, confesso. E embora tenha uma modesta coleção, nunca tive o hábito de escolher um perfume através das notas olfativas. Escolhia porque gostava do cheiro e ponto. Estava escolhido! Aposto sempre em perfumes mais frescos e adocicados seja verão ou inverno. Escolher um perfume é, de igual modo, um desafio e são eles que nos acabam por definir. Uma segunda pele. Assim sendo, considero-os algo muito pessoal e quase que intransmissível.


Então... as notas olfativas, de forma muito rápida e sucinta - porque sou leigo na matéria e não sou perfumista -, dizem respeito ao conjunto de ingredientes que compõem um perfume e o colocam numa determinada família olfativa (já lá vamos!). Neste sentido, são as notas presentes em cada perfume (nas diferentes proporções), compostas por substâncias aromáticas que vão fazer com que um perfume venha a ter personalidade, podendo pertencer às famílias olfativas: aquáticas, cítricas, frutadas, florais, orientais, herbáceas, amadeiradas, entre muitas outras.


Não sei se denotam aqui um padrão - repescado da minha coleção de perfumes -, que se prende muito com os perfumes da Calvin Klein. Por norma são frescos, frutados, de odor leve e que se tornam muito fáceis de usar no dia-a-dia. Por norma, vou variando mas sempre dentro e fiel ao meu gosto muito pessoal. Ainda assim, deixei que o Only The Brave Street, da Diesel, se tornasse a minha obsessão mais recente. Lembra-me muito Lisboa porque o estreei lá. Continua nas notas cítricas mas com fragrância amadeirada. Não é daqueles perfumes excessivamente masculinos, sabem?! É um adocicado amadeirado. Um pouco mais forte que os anteriores.


Ainda sobre as notas: estas classificam-se em três patamares distintos: os de saída, ou seja, as primeiras notas sentidas e que duram pouco tempo na pele, sendo geralmente as cítricas e as herbais; as de coração ou corpo, que evaporam lentamente, que dão personalidade ao perfume e que, geralmente, são florais e frutadas; por fim, as de base, as que fixam o perfume, geralmente amadeiradas, de especiarias ou adocicadas e que demoram mais tempo a evaporar. É precisamente por todas estas razões que cada perfume tem um odor diferente que vai depender da pele de cada pessoa.


Volta e meia, quando coloco alguma foto no instagram com um perfume, recebo mensagens a perguntar onde os compro. Por norma, é sempre na Notino. Aliás, acho que só dois dos meus perfumes me foram oferecidos. Os restantes, compro em promoção. E, sim, os perfumes por lá vendidos são todos originais e não desconfiem desse facto por estarem, grande parte das vezes em promoção. Durante esta semana, se usarem o código notino15anos conseguem usufruiu 15% de desconto em perfumes (que não estejam, já, em promoção), pelo que será um ótimo presente agora para a Páscoa!

Qual a vossa nota olfativa preferida?

You May Also Like

18 Pieces

  1. these perfumes seem great!

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante de perfumes com notas amadeiradas ou almiscaradas. Definem-me! No entanto, há uma marca que tem perfumes ligeiros (e outros bem mais intensos) que sou verdadeiramente fã: Hugo Boss. Impossível não gostar do Bottled (anda sempre comigo). Aliás, acho que as pessoas sabem logo que algo pertence a mim por causa do cheiro do perfume que anda sempre na roupa eheh

    Abraço Miguel,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto de perfumes muito doces...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. This is very nice,
    How is the week going?
    Thank you for sharing?

    new post
    https://www.melodyjacob.com/

    ResponderEliminar
  5. Adoramos a marca calvin klein, já encomendamos várias coisas da notino e são de ótima qualidade
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Também compro os meus perfumes lá e confirmo que são originais. Por norma estou sempre pelos frutados e florais, os mais fortes só mesmo cheirando ahaha

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
  7. Obrigado meu bem ♡ , eu já não imaginaria a minha vida sem estas duas ratas !
    E wowww :o eu nao fazia ideia disto. Eu gosto de perfumes fortes. E adoroooo receber perfumes, podia ter uma mão cheia deles, que nunca são demais ! :)

    ResponderEliminar
  8. This brand is producing nice and fresh fragrances :-)

    ResponderEliminar
  9. Confesso que notas de perfumes não sei assim muito bem, mas adorei bastante saber um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Não percebo nada de perfumes e sou daquelas que 90% das vezes só se lembra do dito cujo quando chega à rua, dito isto gosto deles doces - que fazem as pessoas pensar em mim como se eu fosse um rebuçado (disseram-me isto uma vez e ficou). Não podem ser enjoativos claro, mas quanto mais doces melhores.

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
  11. Gosto imenso de perfumes e não saio de casa sem pôr. E, por acaso, preciso de investir num novo :)
    Adoro o aroma do Only The Brave Street!

    ResponderEliminar
  12. Genial tu post, me encanta! Gracias por visitar mi blog, espero verte pronto de nuevo! Feliz día! ♥️♥️♥️

    ResponderEliminar
  13. I have been in the fragrance industry for over ten years and there is always something new to learn as the industry is always innovating. Love the Italian Zest by D&G-

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest