The Modern Vintage

by - 8.4.19


Segunda semana de Abril e quase parece natal. O tempo pregou-nos das suas partidas, esquecendo-se que a chuva é das poucas partidas dele que eu não suporto. Sorte a minha que ando sempre em cima de sites de meteorologia de modo a perceber quando é que não chove ou quando tenho uma entreaberta para poder fotografar.
"Sofia, não chove das 15 às17h! Podes fotografar-me por volta das 16h?" É quase sempre assim que acontece. É importante conseguir ter algum backup de fotografias porque, caso contrário, torna-se muito complicado gerir (ainda) mais o meu tempo e conciliá-lo com o tempo de quem me fotografa. Aliado a isso, é tentar estudar o que é que já vesti, com que é que já fotografei e com o que preciso de fotografar no momento. Há dias em que é uma verdadeira dor de cabeça mas é sempre possível dar a volta à situação. "Não tenho outro remédio", penso para mim. 


Aposto que já estão a abrir este post e a pensar, de novo, "outra vez arroz?!", por ser mais um look em que um blazer toma a evidência e o papel principal. É um facto que os blazers se tornaram uma segunda pele e que raramente os dispenso quando crio coordenados mais compostos. Uso-os imenso para sair à noite, para fotografar ou para qualquer outro tipo de evento onde tenha de estar mais aprumado. E não só. Adoro usá-los de forma casual, quando penso em tudo, menos naquilo que vou vestir. Ouço sempre um "vais a algum casamento?", "para onde vais todo bem vestido?" ou coisa semelhante. Como se fosse um crime dos demónios usar blazer fora de cerimónias ou em situações mais casuais.


Este blazer tem muito pouco tempo. Talvez umas duas semanas. Se eu não o resgatasse (a ele e a um primo dele), possivelmente iria para o lixo. É true vintage e foi-me dado por um vizinho. Estava a desfazer-se de algumas roupas novas, com etiqueta, que lhe haviam dado. O senhor alegou que não precisava dos artigos e que não fazia sentido ficar ele com as peças. Mandou-me escolher umas camisas - na altura era o que estava a dar -, e assim que olho para o lado e me deparo com os casacos, não hesitei em pedir-lhe para os ver.


Cativou-me este em fazenda. De traçar e com a medida exata para me ficar num estilo oversized. Confesso que a cor também me agradou muito. Assim um beringela escuro. Num modelo bem vintage. O primo dele é às riscas e em looks de verão vão poder vê-lo diversas vezes. Tem umas cores improváveis que, certamente, vocês não me viriam com elas. "Fica com eles, Miguel! Tenho a certeza que os vais usar melhor do que muita gente", disse-me o tal senhor meu vizinho. Não tenho grandes confianças com ele - as únicas palavras que trocamos são "bom dia" ou "boa tarde" -, porque é daquelas pessoas muito metidas com ele próprio e foi muito engraçado ouvir-lhe isso, uma vez que senti que ele valoriza o meu trabalho.


Não pensem que os looks são construídos em minutos porque, por norma, levam algum tempo. Escolho sempre uma peça base (ou duas) e só depois disso é que desenvolvo o restante coordenado. Deixo sempre que a intuição me leve. Conforme vou sobrepondo as peças sobre a cama - e transformando o quarto num Texas -, vou imaginando como tudo ficará e, em seguida, o sítio onde vai ser fotografo. Tiro e volto a meter as peças. Experimento tudo novamente. Troca um ou outro detalhe... e assim nasce um Modern Vintage: algo que mistura o lado mais vintage (calçado, blazer e calças), com o moderno da sobreposição da camisa e da t-shirt brancas, com os colares e com os óculos espelhados.


Não me perguntem o que é que me deu para vestir uma t-shirt e sobrepor - desta forma -, uma camisa. Usei uma vez para sair à noite e não podia ter ficado mais satisfeito com o resultado. (Deixem-me abrir aqui um parênteses, para explicar que, muitas vezes, os meus looks são pensados em looks para sair à noite, porque gosto de arriscar). Deu um ar muito moderno, como já havia dito, e ter colocado os colares, conseguiu criar uma maior harmonia. Talvez por ambas as peças serem brancas e por faltar, ali, qualquer detalhe. Sou muito fã de brincar com as peças e com a estrutura das mesmas como vocês sabem, e são estes pequenos detalhes que fazem toda a diferença quando vestimos o que quer que seja!


Quase a terminar, resta-me falar sobre os óculos que foram amor à primeira vista. "Marisa, ajuda-me!! Preciso de uns óculos para aqui. Tem de ser assim uma coisa diferente", disse. Não foi de modas e começou a dar-me tudo quanto havia de diferente como, aliás, sempre faz. Parou logo em seguida e disse: "Esquece tudo. Tenho aqui estes que vão ficar impec como tu gostas". Não me preocupei muito porque a Marisa já me conhece de ginjeira. "São Vogue e vão dar grande pinta. Oh experimenta", disse-me. E nem pensei em mais nada. Adorei o facto de, uma vez mais, aliarem o moderno, pelas lentes espelhadas, com o vintage, através do cat eye. De óculos escolhidos, peguei na minha mala na onda do street style, calcei as minhas botas e arrepiei caminho porque a Sofia já estava à minha espera.


Tenho andado muito, mas mesmo muito, cansado. Não tenho tido paragem e, por essa mesma razão, o meu corpo não está a reagir à minha mente. Ou a minha mente ao meu corpo. Não sei bem! Ainda assim, estou extremamente satisfeito com tudo aquilo que tenho feito e de como tenho conciliado tudo. O feedback que recebi no sábado - aquando o novo Tesouras e Tesouros -, foi do melhor de sempre. Inclusive, foi o único programa que consegui ver até ao fim sem parecer estranho ver-me na televisão (risos).  Sinto-me imensamente grato e só convosco desse lado - com quem posso partilhar os meus devaneios -, é que faz (ainda) mais sentido!!!

O que acharam do look?

You May Also Like

26 Pieces

  1. love how you paired this blazer with jeans and a white shirt. This is a great modern take on vintage trends. You look fantastic.

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Amigooo, você está muito bem nesse look. É totalmente a tua cara ;) Considero que blazers de cores mais arrojadas fazem toda a diferença. Dão mais personalidade ao look. Muito bem Miguel!

    Abraço,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso da cor, só acho os ombros um bocadinho para o largo demais.

    Ainda não consegui ver o T&T caramba! Tens de por os links aqui pleaseee!!!

    ResponderEliminar
  4. Esse look ficou lindo, e por vezes até eu, mulher, que nada é estranho vestir blazeres, ainda ouço esse tipo de comentários, mas na verdade, ja nem ligo, são pessoas pequenas, pessoas que se me conhecessem realmente bem, nao fariam esse reparo. Porque eu uso blazeres HÁ ANOS, HÁ ANOS, que sou doida por essa peça e toda a gente sabe. Enfim . E esse foi uma mais valia porque foi assim dado, ainda melhor. As tuas new balance ficavam perfeitamente bem aí, tambem! Se o corpo pede descanso, respeita-o. Tu sabes bem que ouvir o nosso corpo é essencial.
    Ja o programa, ainda não viiiii, mas nao perdes pela demora :D

    ResponderEliminar
  5. Oh wow I love this jacket and this colour - amazing :D

    ResponderEliminar
  6. Sunglasses are dope, you look dapper
    https://www.stylebasket.in/

    ResponderEliminar
  7. It's elegant and casual at the same time - it's awesome look my friend xx

    ResponderEliminar
  8. Miguel, o look ficou casual e despojado ao mesmo tempo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  9. Realmente este tempo anda meio maluco, confesso que quando tenho de fazer algum conjunto, nunca sai como quero, mas adorei bastante o teu
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. É por isso que nunca serei fashion. Fico cansada só de ver a trabalheira que dá montar o look.. ahahha
    Mas tenho-te a dizer que tu és o rei de encontrar roupa, é achados na feira, é achados no roupeiro do vizinho (ou coisa parecida). Adoro !

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
  11. Un post estupendo! Gracias por tu visita! 🥀🥀🥀

    ResponderEliminar
  12. Olá Miguel
    Quando disseste Marisa, por momentos pensei, quem? Eu? ahahha!!
    Como sempre um look muito bem pensado e estruturado!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  13. O blazer é incrível! Adoro o corte e a cor :)
    Sempre elegante, meu bem <3

    ResponderEliminar
  14. Adorei o look e o vizinho tinha razão ao dizer que usarias o blazer melhor do que muita gente! Fica-te muito bem! 😛

    ResponderEliminar
  15. Em grande estilo - ando a adorar ver-te a arriscar mais e mais! :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  16. Tenho que confessar que adorei o casaco! Acho a cor super in.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Não sei porquê mas adoro sempre os teus acessórios, é que me chama mais à atenção. Esses óculos, adorei!!! Sou como tu, primeiro penso numa peça chave e só depois vou juntando o resto das peça para completar o conjunto ahah

    Beijinhos, Mónica.
    Black Rainbow // Instagram

    ResponderEliminar
  18. Ideal ese look,las gafas son divinas!.
    Besos!

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest