What I've Learned From My 25 Years

by - 23.5.18


Bom, vamos tornar as publicações dos looks da semana mais pessoais do que aquilo que são. A semana corre tranquilamente e, depois daquilo que aconteceu na passada quinta-feira, tal como falei aqui, nada há mais a contar. Está tudo igual e, por essa mesma razão, de modo a dar aqui uma refresh, decidi que até aos meus anos - se nada de mais interessante acontecer -, vou dar-vos conta de algumas coisas a meu respeito, sejam elas curiosidades, momentos mais marcantes, enfim...
No post de hoje, a par de ser um dos meus coordenados favoritos nestes últimos tempos, vou falar-vos um bocadinho daquilo que aprendi com os meus 25 anos. Ou, de modo geral, daquilo que mais me marcou neste último ano. O que aprendi comigo mesmo acima de tudo. Óbvio que, para não tornar o post massacrante, escolhi aqueles que, atualmente, mais me marcam.


Algo que me faz olhar para trás e sentir um orgulho incomensurável é saber que tenho mais controlo em mim. Isto faz com que eu possa pensar de forma mais racional, ao mesmo tempo que encontro soluções para aquilo que possa aparecer. Faz imenso tempo que não tenho ataques de pânico o que me leva a crer que deixo as coisas fluir. Já não me vejo a pensar tanto nas coisas como antigamente. E isso é tão, mas tão bom. Faz com que uma pessoa se liberte mais, se deixe ir e, consequentemente, que aproveite mais as coisas. O controlo só pode partir de nós. Nada mais do que isso.


Estava surtado por fotografar este look. Mesmo. Os casacos de ganga tomaram o meu coração assim de uma forma assolapada. Não os tenho largado e arrisco-me a dizer que tenho vivido dentro deles. A par de serem intemporais, acabam por ser os agasalhos perfeitos nesta altura. Não tenham medo algum de os misturarem com padrões, com texturas. Ficam sempre bem. Este é vintage e, por essa mesma razão, é que gosto tanto dele. 3€ na feira, o ano passado, e faz a festa sempre. Estando na minha mão, já passou pelas mãos da minha prima e das minhas amigas, portanto imagina as voltas que ele já deu e como continua impecável!


No seguimento daquilo que me traz cá hoje, insurge-se um outro ponto fulcral e que me marcou neste ano que passou: arriscar sempre. Sempre! Com pessoas, com o que vestimos ou com o que somos. As zonas de conforto são boas, sim. Dão-nos tranquilidade, também. Mas é nelas que não se passa nada. Estagnamos e não podemos. Gente, dizer o que se quer, fazer o que se quer, é arriscar. E isso faz-nos, de certo modo, crescer. Se tudo correr bem, ótimo. Se não correr, ótimo na mesma. Acreditem que o que tenho ganho na vida - não só em termos profissionais como pessoais -, desde que decidi que devo colocar o pé do lado de lá do risco é muito mais e muito mais valioso do que aquilo que eu ganharia na minha zona de conforto. Trancado em casa. A nossa casa vai ser o nosso suporte e vai permanecer lá!


É engraçado e fácil ao mesmo tempo como podemos aprender com as pessoas. E devemos. Neste último ano aprendi muito com uma série delas. Para o bem e para o mal. Devemo-nos rodear só por quem gostamos - cabe-nos a nós a triagem -, e tirar o melhor partido daquilo que vemos. Aprendi, inclusive, que observar é o melhor que podemos fazer. Também aprendi a observar o silêncio e a percebê-lo. Com elas, também retive que devemos dar espaço e que a liberdade e a confiança caminham de forma aliada. Que para estar não é precisar estar no seu todo. Pode parecer um contra-senso mas, o que é facto, é que sentiremos um sensação de alívio. Não nos preocupemos tanto!


As calças já as conhecem e estava em pulgas para lhes poder dar uso no tempo quente. Queria usá-las com t-shirts e sapatilhas. Dou destaque ao cinto e acho uma certa piada vê-lo assim. Confere um ar mais trendy e mais pensado. Os looks resultam, na grande maioria das vezes, pelos detalhes que lhes damos. Seja na mistura de cores, padrões e texturas (que pode ser feita sem qualquer problema), ou nos detalhes que mais ninguém pensaria. Casacos à cintura também dão um ar moderno. Sem qualquer problema de criar barulho visual.

Denim Jacket: Local Fair; Gucci Shirt: Local Fair; Pants: Bershka; Belt: Levi's; Sneakers: All Star; Bag: DIY (here); Sunnies: without brand
Se é que faz sentido - e eu sei que faz -, podemos aprender de forma fugaz e reter de alguém bons ensinamentos - sim, indo de encontro ao que disse anteriormente. Na passada segunda-feira a Helena (a pessoa com quem mais aprendi não nos 25 mas na vida), explicava-me que para iniciar um ciclo é preciso fechar o outro. E dou-lhe toda a razão. Inconsequentemente fui fazendo isso ao longo deste ano e isto... porque aprender também é olhar para trás. E faz todo o sentido. Contudo, é preciso estarmos predispostos a isso. A largar mão daquilo que, hipoteticamente, poderíamos ter como adquirido, para iniciarmos uma nova fase. Não há razões para culpas ou ressentimentos. Muito pelo contrário. Deverá existir vontade de ir, perceber o que não resultou, e abraçar a nova etapa.


A camisola já a conhecem desde o ano passado. Marca o final do verão e as festas da cidade. A tão badalada e tão trendy camisola da Gucci que, ainda hoje, continua a fazer furor. Gosto muito do aspeto clean dela bem como do jogo de cores. Pouco me importa se foi, ou não, comprada na feira. É exatamente igual à original. É daquelas t-shirts que, sendo fast fashion, dá e vai com tudo. Calça preta, com corte mais clássico, com umas distressed jeans. Das vezes que a usei, continua a valer os 7,50€ que custou!


Um mantra que tenho, que gostava de tatuar porque o tenho na vida há algum tempo e que só me dei conta desde o ano passado, é que o amanhã será sempre melhor. E sê-lo-à se fizermos por isso. O mundo pode desabar, e desaba mais vezes do que aquelas que estaríamos à espera, mas cabe-nos olhar em frente, com aquela convicção de que podemos mudar o mundo e de que ele dá mil e uma voltas. Dá mais do que aquilo que esperamos. Com isto, não podemos, nem devemos, dar nada como adquirido. A vida leva e traz... mas traz sempre melhor do que aquilo que leva. Há, no entanto, de ver o lado positivo da coisa.


Não me passou, se quer, pela cabeça colocar uma outra mala senão esta clutch que fiz num DIY há dois anos (como o tempo passa!). Como o look já tinha muita informação, houve necessidade de cortar um bocadinho o barulho visual e apostar em algo mais clean. Clean, como as All Star que, embora velhinhas, estão aí para as curvas!


Por fim, o que todos devemos aprender: ter amor próprio. Aprendi a tê-lo desde que me comecei a conhecer melhor. Comecei a gostar mais das minhas reações, dos meus comportamentos. Gostei do interior antes mesmo de gostar da imagem refletida no espelho que, tantas e repetidas vezes, me fez querer esconder. Aprendi a gostar dos meus defeitos e de os tornar qualidade para mim. E, sobretudo, aprendi a gostar dos outros, gostando de mim primeiro! 

O que acharam do look?
Identificam-se com algumas destas aprendizagens?

You May Also Like

41 Pieces

  1. That's amazing Miguel. I love that you've grown like a great person and you've learned so much.

    Much Love,
    Jane | The Bandwagon Chic

    ResponderEliminar
  2. O medo de arriscar muitas vezes impede-nos de seguir em frente!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Great learning <3 I love your pants and sunglasses.. Lovely post! <3
    Beauty and Fashion Freaks

    ResponderEliminar
  4. Nice outfit...
    I am loving your Gucci Tee and denim jacket.
    Cool post.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Este passou totalmente a ser o meu favorito! Porque tudo te cai bem? Ahah Os óculos foi a primeira peça em que suspirei muito. São tãoooo lindos! A T-shirt é daquelas que apesar de ser simples é a que mais deliramos nos looks que vemos. Não esperava combinação melhor.

    Ainda me custa acreditar na idade que já tens. Epá não parece! A sério! Ainda no outro dia com o meu amigo falávamos nisso mesmo. É também no quanto a vida dá voltas. O melhor sempre será arriscar em tudo! Quem não arrisca não petisca e é assim que sempre será. E concordo totalmente com a frase da Helena. Há ciclos que têm mesmo de ser fechados para que os novos comecem. Acho que nunca teve tanto sentido antes, como tem hoje.

    Beijinhos 💙💙

    ResponderEliminar
  6. Ando a amar estes teus posts. As fotos, os looks as poses e claro está as mensagens tão positivas que transmites :D
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  7. Amazing outfit, I specially love the pants! And I identify myself with some of those learnings, from every situation we must be open to learn something new, it helps us to grow inside ^^
    xx

    Freak Muffin Blog

    ResponderEliminar
  8. Vamos fazer um pequena pausa e tu vais sentar te comigo e explicar como é que com 25 anos mantens esse rostinho de bebé

    5 QUERIDINHOS DA ZAFUL

    Blog || Facebook || Instagram || Twitter

    kill them with kidness,
    Woah Arabella

    ResponderEliminar
  9. This is so inspiring! I love the post:)
    Dilek ...

    ResponderEliminar
  10. Like these photos, outfit is stunning! :)


    backojelic.com

    ResponderEliminar
  11. I LOVE the jacket! Great outift. :)

    Shoot for the stars | ☆ ☆ ☆ | Facebook page | ☆ ☆ ☆ | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Interesting post Miguel & fantastic outfit, I love this combination:-)

    ResponderEliminar
  13. Lovely post, well written!
    Cool look too!
    Kisses, Paola.
    Expressyourself
    <a

    ResponderEliminar
  14. Adorei o look, mas mais do que isso adorei a aprendizagem, saber isso na tua idade é meio caminho andando para um futuro consciente, especialmente no que toca a arriscar e às pessoas que nos rodeiam...

    E já vi que tu e a tua mãe são um par fantástico, quer na cozinha quer no diy, vêm mais momentos criativos juntos?

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Adorava ter a criatividade de conjugar as peças como tu, pois cada vez mais tenho vindo a gostar bastante dos teus conjuntos
    Beijinhos
    Novo post (Novo Conjunto?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  16. Adorei! Lindisimo como sempre

    http://iameleine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. I think that the period between 20s and 30s is the moment when you learn yourself he most: I mean, i cannot know it for sure since I'm still 29, but I've noticed that in those last years I really grew up confidence and became much more aware of myself.
    Then, of course, everyone has his peculiar sides (for me, for ex, was very important to learn how to prevent people to take advantage of my "kindness"), but seems to me that this is a very important step to became a good and balanced adult.
    Seems to me that you're doing a very good and deep work on yourself, maybe even more challenging than other people, but the results are great! :) Keep on going like this!
    Anyway love your pants, very stylish combo! :)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  18. Que look lindo!!!
    e super atual...mix de tendências.

    beijos!
    http://virtualparadisee.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Identifico siim! Arriscar é tão importante. <3 Mas concordo a 100% com todas as tuas aprendizagens! E como sempre estás incrível. :) Não quero ser repetitiva mas é verdade! Adoro tudo no look e nas fotos. :D
    Beijinhos, The Fancy Cats | Japan Candy Box Giveaway

    ResponderEliminar
  20. Que ser humano maravilhoso você é! Acho que este ano e ultimamente, tenho aprendido a gostar mais de mim, da minha companhia, sem precisar de uma terceira pessoa pra me fazer feliz. Eu estou evoluindo muito e melhorando como pessoa.
    Beijos, amei o look

    www.estiilocarol.com

    ResponderEliminar
  21. Oláá meu bem. :) <3 Espero que o teu dia também seja cheio dele. :)
    Uii! Imagino que sim! :D

    Ohhh obrigadaa Miguel! ^^ É verdade, o casaco dá aquele up de cor ao look, que é imprescindível. A mala é super fofa não é? Opa eu tinha de a teeer! É mesmo lindaa. *.*
    Siiim! As All Star, no momento, fazem parte dos meus must have. :D

    O texto é, simplesmente, inspirador. Sem palavras, mesmo, mas devo dizer que não sabia que tinhas tido os ataques de pânico, eu comecei recentemente a ultrapassá-los e sei perfeitamente (tal como tu), o que é viver "enclausurado". Não desejo nem ao meu pior inimigo, mas é exatamente como dizes, o dia de amanhã é sempre melhor que o de hoje e o controlo sobre a nossa vida vive em nós.
    O outfit é super descontraído, também faz muito o meu género. A camisola é aquele ícone da moda e o blusão deixou-me rendida. :) <3
    Tudo a correr bem. Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  22. Faço minhas as tuas palavras, mas confesso que não sou muito de arriscar... Acho que aos 30 ainda vou a tempo de mudar!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  23. Impossível não me identificar com essas aprendizagens. Claro que não sei o que o futuro me reserva, mas sinto que foi nos 25 que aprendi mais coisas, e sou muito grata por isso.
    Acredito que cada novo dia é uma nova oportunidade, por isso cabe-nos a nós não estagnar; procurar sair da zona de conforto e confiar mais no nosso instinto. Não vai correr sempre tudo bem, mas não há problema, também crescemos - e muito - com as quedas. E é fundamental que nunca nos falte amor-próprio, porque só assim conseguiremos seguir.
    Adorei o look, meu anjo <3

    r: Sabe sempre bem termos um espaço à nossa imagem, seja ele uma casa ou apenas uma das divisões. Porque é a nossa bolha :D
    Sim, é mesmo difícil escolher

    ResponderEliminar
  24. Adorei o look!
    Claramente que me identifico bastante com várias coisas que aprendeste neste 25 anos, principalmente: arriscar sempre. Tenho feito isso e posso dizer que parece que está a correr tudo muito melhor na minha vida!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  25. Nice outfit as always!!!

    http://www.itzytrendy.com/2018/05/leaf-print.html

    ResponderEliminar
  26. Stunning outfit, I love every single item. The top is really cool!

    ResponderEliminar
  27. You look absolutely stunning! Wish you all the best!

    ResponderEliminar
  28. Mais um look ousado, poderoso e incrível. Adorei!!! Amei seus aprendizados e também fui descobrindo e aprendendo nesses últimos 28 anos rsrsrs.

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  29. Aprender a gostar de nós mesmos, hoje e sempre. Depois a gente pensa em gostar dos outros.
    Adorei o outfit. Gostei das cores e da jaqueta.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  30. Identifiquei imenso com os pontos que mencionaste estamos constantemente em aprendizem.
    Opah adorei o teu look que poderoso ;) Ficaste mesmo bem
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  31. Very beautiful outfit and I love these photos!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  32. Cara, amei esse look, real! Super usaria haha
    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ResponderEliminar
  33. Amei o outfit, um poderoso :)
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  34. Learning more about ourselves is so important! I love this outfit Miguel. This t-shirt is such a great pairing with those pants. You look fantastic, amazing photos.

    https://modaodaradosti.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  35. Hola Miguel, those pants fit so well :)
    And yes... I think you have learned a lot in 25 years and have a lot more to go for ! Self love and always being able to improve bring on a great attitude.

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest