Portugal Fashion Look

by - 1.11.17


Estava em falta convosco em relação a este look que data do dia 21 de Outubro, altura em que fui ao Portugal. Bem sabem que, ir a um desfile de moda, era um dos meus objetivos para o ano de 2017. E finalmente consegui. Fi-lo com o meu tio. Levei-o comigo na aventura por ser uma das pessoas mais interessadas naquilo que tenho vindo a fazer e, como sempre me diz, não posso desperdiçar nenhuma oportunidade.
Rumou comigo ao Porto para, às 18h assistirmos aos desfiles de calçado ou não fossemos nós entusiastas de moda e de calçado no geral. Decidi que iria comigo porque, a cada evento que vá (ou que tenha hipótese de ir), tento levar uma pessoa diferente. Daquelas que estão sempre comigo, sabem?! A Helena foi ao desfile do Gio, a minha prima foi comigo a um dos meus primeiros eventos enquanto blogger, a Patrícia foi comigo à festa das nomeações dos Blogs do Ano e uma pessoa diferente irá comigo à Gala de Entrega dos Prémios. As oportunidades surgem, de quando em vez, e a cada uma delas tentarei levar uma pessoa diferente para, também, poder partilhá-las comigo.


Faz sentido que assim seja. O desfile foi na Alfândega do Porto e surgiu a convite da Ambitious, marca que fui representar. Quero, com este post, não só mostrar o look usado como, também, contextualizar o ambiente que se vive e o que é estar lá. Quando pensei na Alfândega do Porto, imaginei um barracão. Desculpem a minha sinceridade mas nunca lá tinha ido. Algo meio vazio e com espaço suficiente para desfilar. Mas enganei-me redondamente. É uma casarão, sim, muito grande, com diversos andares.


Neste género de eventos é necessário "aparecer". Ou seja, usar uma roupa distinta mas que, acima de tudo, retrate aquilo que nós somos. Já tinha o coordenado mais ou menos idealizado. Algo numa vibe muito na vive do street style - porque as semanas de moda assim o pedem -, mas sempre o Q de chic inerente. Claro que dar nas vistas, no mundo da moda, é sempre fundamental e nada há contra isso.


O tempo convidou a usar o meu biker. Aquela peça que, acima de tudo, não passaria despercebida pela cor. Levei-o sobre os ombros por achar que estaria frio. Optei por um look confortável, digno de final de dia. Para quem não sabe, este biker foi comprado na Zara - após longas indecisões em relação à cor -, nos saldos. Cerca de 30€ se a minha memória não me falha. Lembro-me, perfeitamente, que na altura a minha mãe torceu o nariz face à cor, mas acreditem que já o usei nas mais variadas circunstâncias, algo que nunca pensaria fazer.

Biker: Zara; Shirt: Pull and Bear; Scarf: New Yorker; Pants: Zara; Shoes: Pull and Bear; Clutch: DIY.
O trânsito no Porto estava caótico. Pior que nos dias normais. Chegámos a Mira-Gaia meia hora antes do evento. Contactei com o responsável da Ambitious afim de me dar os bilhetes como combinado. Entrámos no espaço mesmo, que estava dividido entre uma sala dedicada à imprensa - levantamento de press releases, e por aí fora -, e uma outra, à direita, que nos dava acesso aos stands de várias marcas que marcavam presença nos desfiles. Roupas de criador, sapatos, acessórios, produtos de cabelo. Tudo num cenário muito clean pautado pelo branco. Havia música ambiente e caras conhecidas da televisão. Pessoas que, como sempre digo, são iguais a nós. Foi nessa altura que reavemos os bilhetes para, depois, irmos ver os desfiles.


Entende-se perfeitamente o conceito das marcas e a razão pela qual se encontram stands na pré-entrada do evento. As marcas, nacionais na sua grande maioria, estão com montras de produtos e praticam preços mais baixos. Dão a conhecer conceitos e recolhem os contactos de potenciais interessados. É uma boa estratégia de marketing, até porque, quem lá vai, à partida, serão mesmo pessoas interessadas no mundo da moda. Entusiastas, como eu. O ambiente é incrível e não há ninguém a olhar para ninguém com ar de desdém. Estamos todos para aquilo. As pessoas vestem as melhores roupas ou, então, vestem coisas para dar mais nas vistas. Não há ninguém que se vista mal, na medida em que todos vão conforme se sentem e mediante aquilo que querem transparecer. A moda é mesmo assim.


Arrisquei numa bandana branca e preta. Vintage. Para dar aquele ar de moda. Para vos ser sincero, ando muito viciado neste detalhe que, em looks básicos, é capaz de fazer toda a diferença. Nunca pensei que pudesse resultar tão bem até porque, na falta de hábito, o que é estranho, acaba por parecer mais estranho ainda. Lá arrisquei por saber que não seria apontado como "alguém que está assim vestido". E isso é tão bom. Sério. Porque esta é a minha pele. E a moda, acima de tudo, é para se arriscar!


Pouco antes das 18h, subimos ao andar de cima, por entre corredores de madeira, ladeados de bancas de comes e bebes. Subimos mais umas escadas. E outras. Perguntámos aos seguranças que estão em cada encruzilhada, onde era a sala de desfiles. "É um piso mais acima", diziam eles. E assim chegámos. A fila era enorme. Muito grande. Revistaram os convites duas vezes antes de entrarmos para uma sala grande, com música ambiente e pessoas que permaneciam sentadas por terem assistido aos desfiles anteriores.


Usei uma camisa branca. Simples. Da Pull and Bear e que me arrependo, amargamente, de a ter comprado aqui há uns anos largos. O tecido é tremendamente terrível. Tudo quanto é pelo fica preso e é muito difícil de retirar. Ainda assim, apreciei o corte mais casual. E uma camisa branca é como vestir algo preto: fica sempre bem. Era suposto um color block de forma a criar um look clean.


Relógio preto, óculos redondos e grandes, e pulseiras prata. Os de sempre. Não quis abusar muito nos acessórios uma vez que o coordenado já era visualmente chamativo. É altura em que se pensa: "se mexe mais, estraga". O cinto vai sempre comigo por muito que as calças fiquem justas ou não (risos). É um acessório indispensável.


Na sala do desfile, encontram bancos grandes, correntes, que formam um labirinto denominado de passarelle. Não existem lugares marcados - creio eu -, e cada pessoa senta-se onde mais lhe aprouver. As luzes baixam e a música aumenta. No ecrãs que estão na parede, insurgem-se os nomes das marcas que vão desfilar. Os modelos entram e fazem o seu trabalho. Muito coordenados e com o rosto semi-cerrado. Dão ênfase ao que vestem. Entram, saem. Voltam a entrar com peças novas. Este desfile foi pautado pelos sapatos e mesmo com rostos conhecidos a desfilar o foco primordial eram os pés.


Arrisquei com as minhas calças da Zara, que por coincidência ou não, eram as calças usadas pelos modelos masculinos no desfile (risos). Compilei com os meus sapatos da Pull and Bear, super velhinhos mas impecáveis, precisamente por ser um desfile de calçado. Não fazia sentido ir de sapatilhas. Conclui o look com a cluctch que fiz em DIY e que podem ver aqui para dar um ar mais pensado.


Cerca de 20 minutos depois, por entre instastories e fotografias, o desfile acaba e toda a gente volta a sair. Tive a sorte de encontrar rostos conhecidos daqui da blogsfera como é o caso da  Carina do Carina Muito à Frente, da Marlene do Inspirations With M e da Joana Sá do Jo and Company que são de uma simpatia extrema. Ficaram boquiabertas com a minha altura (risos). Fora do teclado é tudo tão distinto. Sério. Quero muito voltar a vê-las!

Pelo caminho tentei perceber se o meu tio tinha gostado. "Se gostei?! Gostei muito!", respondeu-me. Fiquei feliz. Muito! Por saber que era uma experiência nova para ambos e por ter corrido desta forma tão genuína! Só o facto de ele ter gostado e não ter sido, para ele, uma seca ou coisa que o valha, já valeu por tudo! Agradeço-lhe por tudo, até porque é dos maiores apoios!

Gostaram do look e gostaram de saber como é o ambiente vivido?

You May Also Like

81 Pieces

  1. Wow, amazing styling! I really like the jacket and scarf!!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  2. O look está giro! eu também estive por lá no desfile da Lion of Porches.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Super look Miguel, I'm jealous of you fashion show and such a fabulous weather =D

    ResponderEliminar
  4. Hi, beautiful photos and beautiful look. I like very much. I am your new follower 😊

    ResponderEliminar
  5. Miguel, arrasou no look! Ficou super estiloso!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  6. Que chique! :P
    Adorei o look, Miguel! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Great post my friend, you remind me of G-eazy a little. You gained a new follower. ♥
    Pozdrawiam zyskałaś nowego stałego czytelnika :))

    https://recenzjella.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. r: Ainda me estás a dever um vídeo desses em conjunto ahahahah

    ResponderEliminar
  9. Adorei o look, super apropriado para a ocasião e cheio de estilo.
    Fica-te super bem :D

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  10. me gustan mucho tus pantalones, son ultima moda ahora mismo

    ResponderEliminar
  11. Dos MELHORES LOOKS !!!!! Eu amei mesmo ver-te assim... E agora fiquei curiosa com a tua altura ?! És muito alto ou muito baixo ? Opa estou mortinha por te conhecer :)
    E adorava um dia ir a um Portugal fashion ! Que sonho devia de ter sido ...

    ResponderEliminar
  12. Adorei o look que levaste! Estavas mesmo bem, tudo perfeito e as bandanas fazem mesmo diferenças. O casaco é perfeito, não tenho nenhum assim mas já mostrei um de que gosto à minha mãe e ele também torceu o nariz xD. Isso de os modelos estarem a usar calças iguais às tuas foi fantástico! Deve ter sido uma experiência fantástica. kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube

    ResponderEliminar
  13. WOW You slay with this look dear!!

    http://cheremimi.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  14. QUE LINDOOOO! TÁ SHOW!
    Fiquei um tempo em off, vou ter que colocar seus posts em dia!
    Obs.: Amo DEMAAAIIIIIISSSS seu blog <3
    Pony Random | Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderEliminar
  15. Que look maravilhoso! Apaixonada pela jaqueta. Arrasou!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderEliminar
  16. Não ah como não gostar cada vez mais dos teus look
    adoro adoro
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  17. Estou apaixonada pelo relógio, pelo lenço, pelo casaco, pelos sapatos... enfim, adorei!
    Beijinhos
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Adorei, e o bandana ficou super bem.
    Ando a procurar de uma algo tempo mas ainda nenhuma me chamou mesmo atenção.
    Beijinhos, Bruna Silva
    Identical Opinion | Instagram | Twitter

    ResponderEliminar
  19. Nice outfit for the PFW.

    Kisses, DadieB. ~
    http://www.storyofhansarang.com/2017/10/30/piece-of-sfw/

    ResponderEliminar
  20. You look amazing in this styling, I love every single detail :-)

    ResponderEliminar
  21. I think burgundy is very flattering on you Miguel and its a nice touch to add a cotton scarf. I have heard so much about your uncle I think you should do a post on him.

    ResponderEliminar
  22. Awesome look! I want your jacket!!!!

    http://www.simplethingsbyjok.com/

    ResponderEliminar
  23. Muy bonita la chaqueta y el color es precioso! ♥️♥️♥️

    ResponderEliminar
  24. Gostei, lindo modelo de óculos e jaqueta.
    Beijos

    O Mundo de Marina

    http://omundode-marina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  25. You are such a kind and lovely person for letting other people share in on your fun and opportunities as a blogger :) You look amazing by the way, I really love this jacket.

    ResponderEliminar
  26. What a jacket! So lovely!
    Have a good evening

    ResponderEliminar
  27. Adorei o look e de ficar a conhecer um pouco melhor o ambiente de eventos como esse. Para quem gosta de moda, é mesmo uma oportunidade fabulosa!

    r: Sim, a sério, meu anjo :)

    Acabamos por conseguir encontrar um certo mecanismo de defesa, que nos leva na direção certa.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  28. Adorei o look, principalmente o detalhe do lenço à volta do pescoço, ficou perfeito!!

    REILLIZA ||| YOUTUBE LIFE

    ResponderEliminar
  29. Um look lindo! Adorei sua jaqueta :) Achei que o look teve tudo a ver com o evento. Já fui em desfiles e é tudo bem rápido mesmo.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  30. Oi Miguel, você como sempre muito estiloso. Gostei demais do look! E que coincidência os modelos estarem com a mesma calça que você! :)

    ResponderEliminar
  31. Thank you for your comment, my dear.

    I like your outfit, it's so nice.
    Your style is so amazing. :)

    Visit my Blog, Amaterska Umjetnost ♡

    ResponderEliminar
  32. Parabéns Miguel!
    Deve ter sido uma experiência incrível. ;)
    Beijinhos

    https://blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. I love your outfit you look amazing as always! cool jackets!

    Please visit my Blog!

    http://www.alessabernal.com/

    Alessa Bernal

    ResponderEliminar
  34. Adorable tie! make the whole look much more interesting!

    ResponderEliminar
  35. Gostei bastante do look :) deve ser fantástico poder assistir


    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  36. Que bom que o seu tio gostou do evento.
    O outfit está ótimo. Gostei muito da cor da jaqueta.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  37. Uau estás fantástico. Adoro o casaco gosto muito dessa cor e acho que te fica bem
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  38. wonderfull style love your combination dear.. :)
    https://wpthemesfree.website wp best

    ResponderEliminar
  39. Gostei muito do look Miguel, estavas mesmo muito bem!

    Nunca fui a nenhum desfile, talvez um dia ;) Parece-me bastante interessante!

    Beijinho e continuação de uma boa semana!
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  40. Great post. I following you :)
    https://ladyg01.blogspot.rs/2017/10/top-6-frizura-koje-ce-se-nositi-ove.html?showComment=1509626033998#c3736042343453533334

    ResponderEliminar
  41. Que um dia eu tenha tanto jeito para pousar para as fotos como tu ahah estão super giras como sempre! Adoro o facto de explicares tudo detalhadamente quase que sentimos que tivemos lá conseguimos imaginar tudo, fico tão feliz por teres estas oportunidades todas!
    Beijinho
    catarinarife.blogspot.com

    ResponderEliminar
  42. I'm very happy for you, Miguel! Must be a great pleasure to have the chance to attend such kind of fashion events! You definitely owe it!
    Very cool and edgy look, as well, love how you managed to style those pants, they're not a so easy task but you did it brillanty!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  43. I love red and I love bandanas, really cool look it suits you well :)

    xx, rebecca
    rbcmrm.blogspot.de

    ResponderEliminar
  44. Parece ter sido uma experiência fenomenal e ainda bem que tens essas oportunidades de partilhar com os que te são mais chegados. Em relação ao look adoro mas adoro esse casaco. A cor é linda e fiquei com imensa vontade de ter um assim para mim ahah

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  45. Wow! You look superbly gorgeous in this styling. Love every single item.

    ResponderEliminar
  46. Adoro esse casaco! <3 <3 Tenho um parecido mas em camurça!
    http://www.fine-alchemy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  47. Que look mais maravilhoso, Miguel! Essa bandana ficou uma graça. Muito feliz por tu ter riscado mais um item da tua lista de desejos, esse desfile parece ter sido muito bacana e que demais que tu ainda conheceu outras blogueiras! <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  48. Estás o máximo tão bem! É memso gratificante ver-te a dar estes passos!

    Depois manda-me o link então sff! Obrigada meu anjo <3

    ResponderEliminar
  49. Thanks for the interesting post! Have a nice weekend)

    ResponderEliminar
  50. Estavas incrível mesmo! E deve ter sido uma experiência fantástica <3 Eu estou apaixonada pelo teu look, quero essas calças já!
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  51. Fashion week is always such an exciting time! I love your cool outfit. Everything from the bandanna to the striped pants.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  52. Adorei o Look! Espero um dia poder ver de perto um desfile. Muitos parabéns por mais esta conquista! Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  53. adoro adorooo em especial desse biker!! <3

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  54. Me encanta tu chaqueta,se ve increíble en este look.

    https://modernastrega.com/

    ResponderEliminar
  55. Que look maravilhoso!
    Ótimas peças a jaqueta é super estilosa.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  56. You look so stylish in this Portugal look.

    Much Love,
    Zarrah | The Bandwagon Chic

    ResponderEliminar
  57. Omg i love this look i have the same jacket :)

    Buziaki:*
    WWW.KARYN.PL

    ResponderEliminar
  58. loving!!!!! the look Miguel, have an amazing weekend
    www.mssparkleandglow.com

    ResponderEliminar
  59. Adorei o look, estavas ótimo, como sempre! Fico mesmo contente por estares a concretizar tantos dos teus objetivos, mereces mesmo muito!
    Um beiinho
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  60. amazing look!
    your look completaly fantastic <3
    kisses

    amoriosdelamoda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  61. Love your style! That jacket definetely spotted on! Cool af!

    xx,
    Kiko Kim

    ResponderEliminar
  62. Love your style! That jacket definetely spotted on! Cool af!

    xx,
    Kiko Kim

    ResponderEliminar
  63. Super este look, amei a conjugação de cores

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest