Os Erros Mais Frequentes na Decoração

by - 28.10.17


Já fiz variadíssimos posts de decoração e, incrivelmente, nunca me tinha lembrado de abordar este tema até ver uma notícia relacionada. De facto, tento sempre dar dicas de decoração, trazer inspirações e criar cenários dignos de encantar com mil e uma ideias que tenho sempre. Mas, e tentar corrigir alguns erros básicos?

Foi exatamente essa a questão que, a mim próprio, interpus. Não é difícil. Afinal, tomando conta de alguns erros frequentes, certamente teremos a capacidade de conseguir construir o tal cenário ou a tal decoração que idealizámos de início. Os erros são frequentes mas, para vos ser franco, nem damos muito conta deles - salvo um ou outro -, por terem que ver com a forma como encaramos o nosso espaço e o que dele queremos fazer.


Um dos primeiros erros é termos parado no tempo e termos padronizado num tipo de decoração. Monocromática, por assim dizer. Misturar padrões não é um erro, nem tão pouco sermos capazes de apostar em cores mais fortes. Com isto não quero dizer que coloquemos a nossa casa ou um dos nossos compartimentos num autêntico circo de cores. Não. Podemos usar padrões e texturas distintas quando dentro do mesmo tom.
O mesmo acontece nos acessórios coloridos - que não devem ser em demasia no geral -, e que conferem um aspeto mais dinâmico e mais sofisticado. Reitero que a nível de decoração (biblôs, objetos decorativos), o menos é mais. Os espaços não ficam tão confusos e, claramente, dão menor trabalho a limpar. Está tudo a nosso favor, ok?! Relembro a tendência do Lagon, sobre a qual falei aqui e que pode ser de muito interesse.


Para quem gosta, como eu, de colocar quadros, quadrinhos e quadrões numa parede recheada de boas memórias, nada melhor do que ter atenção às proporções e aos espaços. É necessário que, visualmente, fiquem ao nível dos olhos. E tem lógica, não é?! Caso queiramos jogar com tamanhos, também podemos. Mas aí temos de fazer uma espécie de maqueta no chão, de forma a conseguirmos perceber os tamanhos e saber como os ligar!


A luz natural é a mais importante. Certo. E bem-haja ela! Contudo, muita gente acaba por não perceber muito bem o significado de ter candeeiros espalhados pela casa. Os vários compartimentos devem ter luzes diferentes. Ou seja, os escritórios, zonas de leitura, cozinhas e casas de banho, carecem de uma luz mais direta, ao passo que zonas de estar, quartos e salas de descanso (ver tv, por exemplo) têm necessidade de ter uma luz indireta de maneira a trazerem uma sensação de tranquilidade. 
E sobre plantas?! Toda e a maior atenção sobre elas. Dão vida! Dão dinamismo e não deixam os espaços esmorecer. Claro que é preciso e é fundamental termos atenção às plantas que devemos ter em casa e à forma como têm de ser cuidadas. Numa zona de estar valem as plantas maiores, que até acabam por criar algum espaço; nas entradas um ramo colorido; nos quartos, mini catos!


Terminamos com volumes, tamanhos e damos continuidade às proporções! Portanto, se a casa é nova e estão a pensar comprar móveis, optem pelas linhas direitas e pouco volumosas uma vez que fazem parecer os compartimentos mais pequenos e no limite máximo do espaço. Não os encostem à parede porque, aí, vão delimitar os espaços. Os tamanhos dos cortinados, por sua vez, devem ser tidos em conta. Devem ser do tamanho inferior (ou pouco senão ficam a regar) do pavimento para dar uma sensação de maior dimensão. O mesmo acontece com os tapetes que devem cobrir uma zona só e não estar ladeados de mesas, sofás, camas e afins. 

Descobri que tenho uma série de erros para compor!! E vocês? 😂😵🙊

You May Also Like

40 Pieces

  1. Boas dicas por aqui!

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. eu gosto de coisas mega simples, sem grandes padrões e acho que esse é um erro que muitas vezes cometo tanto na decoração como na minha roupa.. sou demasiado simples!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvidas que são erros que muitos de nós cometemos mas com esta publicação vamos passar a prestar mais atenção :)

    ResponderEliminar
  4. Great suggestions , have a wonderful weekend :-)

    ResponderEliminar
  5. Confesso que nunca tinha pensado nisso
    mas depois da tua partilha fico a pensar que não só na beleza e na moda se comete erros mas em outras coisas também pensado agora acho que algumas coisas que foram feitas cá em casa hoje não era assim
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Compras & Recebidos / Fashion-sammydress Post / Review verniz em efeito gel
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. This is really awesome and beautiful. I like these decorating ideas. Thanks for sharing my dear.

    ResponderEliminar
  7. Decorar uma casa é complicado,contudo,deixá-la limpa e impecável deve ser ainda mais complicado,as tarefas diárias de uma casa nunca se acabam,esta é a minha opinião!!

    ResponderEliminar
  8. What an interesting post! Well done!
    Have a good weekend

    ResponderEliminar
  9. Um excelente tema, sem dúvida, porque nos focamos muito nas várias opções de decoração e não olhamos tanto para os erros que cometemos. O que acaba por influenciar a forma como vemos determinado estilo, porque acabamos sempre por pensar que não é bem aquilo que pretendemos.

    r: Isso é tão bom *.*

    ResponderEliminar
  10. Ótimas dicas para evitar os erros!

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  11. Always super cool ideas, thanks for sharing!
    Kisses, Paola.

    Expressyourself

    ResponderEliminar
  12. I'm bookmarking this post now! That decor looks so pretty. It makes my own room feel inferior. Thanks so much for the tips, I'll definitely apply them to my room,especially as I'd like to invite friends round more often. I love this blog,by the way. You got yourself a new follower.😁😃😄

    #sweetreats xx www.bakingboutiquebirds.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  13. Decoração não é, de todo, a minha praia mas estes posts são sempre um ajuda. Eu gosto de linhas simples, clean e misturar alguns padrões que chamem a atenção e que marquem a diferença. Concordo contigo nas proporções: no meio de elementos mais ou menos do mesmo tamanho, colocar lá alguma coisa muito grande ou muito pequena é um desastre visualmente.

    Abraço Miguel
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  14. Adorei as dicas! Infelizmente, no meu quarto tenho quase todos os moveis batendo uns contra os outros (porque o quarto é bue pequeno e os meus pais meteram montes de coisas nele). Na minha futura casa terei em atenção todas estas dicas. Sempre me encantando com posts inovadores e diferentes. És um máximo! <3

    ResponderEliminar
  15. Deixaste bons conselhos e dicas :) Apenas preciso de alguns candeeiros para o meu quarto tenho de ver isso
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. great tips! very helpful! :)

    xoxo, rae
    http://www.raellarina.net/

    ResponderEliminar
  17. Great post. Amazing tips here. So true about pictures on the wall. I don't think I follow the rule to put them at the same level as the eyes but it is clear now that it would be better. Plus I love natural light too. Have a lovely day. xoxo Cris

    ResponderEliminar
  18. thank you for your comment, I speak a bit spanish so it is nice to read your things.
    hugs from India, Laura

    ResponderEliminar
  19. A passar por cá, hoje, para desejar um bom domingo!



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  20. Oh meu deus, acabei de me aperceber que cometo alguns destes erros! Por exemplo, os meus cortinados vão até ao chão :o

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  21. O meu quarto tem como cores o azul mais para o turquesa e o amarelo! Então no que toca a artigos decorativos sou mais simples! Como cores em tons mais claros, neutras ou até dourados e prateados! Apesar de se cometerem erros, acho que o mais importante é nós gostarmos e nos sentirmos bem naquele lugar! Eu adoro o meu quarto, transparece quem eu sou!! Alguém alegre e feliz :)
    https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Adorei o post e realmente é algo que nos deixa a pensar...
    Adorava fazer uma parede de quadros mas tenho sempre medo que fique muito mau e por isso ninca arrisquei...

    Beijinhos,
    Blog Mil Coisas Por Fazer | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  23. Eu acho que tenho a dos padrões e texturas na cama ahaha mas eu gosto e acho que combina ahah
    Gostei do post, como sempre boas dicas :D

    Eu fiz hoje de manhã mas não foi vegan só pelo leite!

    ResponderEliminar
  24. Ultimamente tenho-me interessado imenso por decoração e concordo contigo. Luz, luz e pouca tralha!

    Beijinhos,
    Cláudia
    The Pink Book of Style | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  25. Gostei mesmo muito desta publicação, estou neste momento em processo de mudanças em casa, por isso sem dúvida que vou tomar atenção a todos os pormenores... Principalmente às luzes, achei imensa piada porque nunca tinha pensado em distingui-las!

    xoxo,
    the-mjournal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. It's very great post. I like your post
    Visit my blog <3
    https://ladyg01.blogspot.rs/2017/10/top-6-frizura-koje-ce-se-nositi-ove.html

    ResponderEliminar
  27. It's very grear post. I like your post
    Visit my blog
    https://ladyg01.blogspot.rs/2017/10/top-6-frizura-koje-ce-se-nositi-ove.html

    ResponderEliminar
  28. Looks really interesting! Thanks a lot for sharing)

    ResponderEliminar
  29. Me encantan este tipo de post,como siempre muy buen gusto en tu presentación.
    Besos!

    ResponderEliminar
  30. Gostei das dicas sobre decoração. Na hora de decorar é preciso bastante cuidado para não exagerar.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  31. Gostei das dicas Miguel! Eu tento sempre seguir este género de dicas...costumo falhar no que diz respeito a plantas, no interior, pois tenho tendência para as matar :(

    Beijinho!
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Adorei suas dicas. Minha casa é pequena e provisória, então decoração é quase nula, mas mesmo assim segue uma linha, sabe? Quando tiver minha casa, quero poder deixar tudo com minha cara. Já tenho várias ideias e agora sei que vai ficar tudo lindo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderEliminar
  33. These are all really good tips and I love the images! :) xx

    ResponderEliminar
  34. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  35. Hola Miguel good tips. I always like to add some color and of course green plants.

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest