Gio Rodrigues: Wedding Dresses 2018

by - 29.9.17


Para quem me segue atentamente ou que, pelo menos, vai vendo o que partilho aqui e ali, sabe que cumpri o sonho. No dia 21. No Porto, mais precisamente no Palácio das Cardosas, ao ir ver um desfile de moda. Saí de Lamego de tarde, com a Helena a quem agradeço muito. De coração. Parámos em Paredes para que pudéssemos ter tempo de nos preparar para a noite que se avizinhava magnífica.
Tentei não criar expectativas mesmo sabendo que o Gio, o estilista que me proporcionou uma das minhas noites favoritas de sempre, faz um trabalho estrondoso. Fomos à descoberta quase de olhos vendados. A única coisa que sabíamos era que teríamos o lugar marcado. O desfile era às 20h30, e as horas passaram a correr.


De Paredes fomos para o Porto. Chegámos à zona de São João pouco depois das 19h. Apanhámos um táxi, com medo de chegar tarde. Mas de nada valeu. Ligámos duas vezes e táxi quase que nem vê-lo. Demorou imenso e estragou os nosso planos de irmos jantar ao DeGema. Com a pressa acabámos no McDonald's dos Aliados. Valha-nos ao menos a simpatia do taxista e o sítio onde o McDonald's está instalado (risos) que quase condizia com o dress code que nos tinham pedido. Ou não fosse considerado o mais bonito do mundo.


Valeu-nos a Sofia, a quem também agradeço, que foi jantar connosco e que estava quase tão nervosa quanto eu. Ou mais, vá! Situamo-nos e seguimos, então, para o Palácio das Cardosas que fica no Hotel Intercontinental do Porto. No terraço, vá. Seguimos os jornalistas da CMTV que não foram propriamente simpáticos. Ainda me meti com eles, ao perguntar se iam para o mesmo sítio, mas nem um sorriso deram. Fora isso, chegámos ao sítio por entre olhares meio provocadores por estarmos vestidos de forma mais formal.


Estava tudo a meio gás quando entrámos. Por voltas das 20h30. Claramente que este género de eventos acaba sempre por atrasar um pouco. Faz parte e dá um ar de glamour. Arranquei a câmara da mochila e desatei às fotografias. Troquei meia dúzia de palavras com o Gio que me agradeceu o facto de lá ter estado, embora ela sabia que me deu oportunidade de realizar um sonho.


As caras conhecidas da televisão eram muitas. Estava gente da TVI, da RTP e do Porto Canal mas, se querem que vos seja francamente sincero - assim como sou sempre -, nunca e em qualquer altura me senti deslocado ou a mais. Para mim significou muito porque deu para quebrar algum gelo e alguns tabus. Óbvio que nos fez ficar menos nervosos.


Assim como referi no instagram, nunca pensei que o meu lugar fosse na primeira fila, mesmo na passerele. Delirei com esse facto mas respirei de alívio porque conseguiria fotografar tudo ao pormenor, pese embora a luminosidade seja pouca e as máquinas - mesmo que profissionais -, sejam de qualidade, é inevitável que as fotografias não tenham uma qualidade transcendente.


Pouco passava das 21h30 quando o desfile começou. A música ambiente que ajudava os modelos a manter o ritmo no desfile, ajudou a que o público, pouco treinado como nós, se mantivesse atento e com sede de retirar todos os detalhes. Não vos posso precisar quantos eram os modelos ao todo e quantos os vestidos que desfilaram. Estive atento o tempo todo e registei alguns deles. 


O Gio Rodrigues tem um gosto muito simples. Aposta nas linhas direitas mas sempre atento aos detalhes que, a meu ver, nos vestidos de cerimónia e em Moda Noivas, fazem toda a diferença. Esvoaçantes eram. Tinham luz. E os tecidos eram excessivamente leves. Fluíam bem nos corpos e davam ênfase à princesa presente em cada mulher naquele que é o dia D.


Costas pronunciadas, rendas e pérolas. Caudas e decotes. Há uma linha ténue que delimita o arrojado e que, ao mesmo tempo, faz com que cada um vestido seja um vestido apenas. À exceção de um, que vos irei mostrar adiante, todos eles eram românticos. Os tons variavam, também, entre o branco (aquele mesmo branco), e o branco sujo. Cores convencionais e que fazem brilhar a noiva no dia do casamento.


Embora em menor quantidade, os fatos de Homem também estiveram presentes. Contei que houvessem os denominados fraques cuja batina se vislumbrasse maior na parte posterior. Contudo, viram-se casacos cruzados, com lapelas de cor diferente do casaco em si. Laços, também. Em maior quantidade do que gravatas.


Vê-se mesmo que os vestidos têm de ser pensados tendo em conta cada corpo e o seu formato. Lá nisso o Gio Rodrigues não falha precisamente por ser uma Homem muito acessível e um profissional exímio. Gostei de ver rachas pronunciadas que mostram que um vestido de noiva não tem de ser estritamente conservador. É caso para dizer, uma vez mais, que parte da mulher mostrar o que quer vestir e de que forma se consegue ver, efetivamente como uma princesa.


A dada altura estava extremamente entusiasmado em querer saber mais sobre os tecidos. Creio que existem sedas que os tornarão mais brilhantes, alguns tules que ajudam nas transparência e dar o efeito de glamour. Também se contaram com sobreposições, como as fotografias anteriores. Dão um ar desestruturado que apreciei ver e que não teria pensado poder ver em moda noivas. Aí está o lado vanguardista do estilista.


Algo que reparei e que mostra o classicismos dos fatos de Homem, foi o uso de botões de punho em cada camisa. É arrojado, sim, e num fato simples, totalmente de uma cor, dá um boost de personalidade que me atrai. Depois, reparei no arrojo dos sapatos de Homem. Cheios de textura. Ocupam o lugar dos antigos sapatos de verniz, com cordões e que quase reluzem, muito tradicionais.


Talvez este tenha sido o vestido de noiva mais original que vi. Aquele que me fez bater palmas interiormente por ser tão "outside the box". Claramente não será um vestido de igreja face ao conservadorismo. Mas achei lindo. O facto de mostrar a beleza da Mulher, de emanar a naturalidade das coisas é algo que deve ser levado em conta. Não se vê um "nu". Vê-se a arte de construir um vestido distinto. Talvez com um brallete se torne menos vulgar... Ou talvez perca a piada (e por piada quero dizer "arte de bem fazer"). Ninguém esboçou um sorriso meio escondido de reprovação precisamente por mostrar que a moda pode ser o que nós quisermos!

Como prometido registei tudo e espero, acima de tudo, que vocês gostem!
Qual o vosso favorito?


You May Also Like

39 Pieces

  1. This looks like an amazing night.
    I love to attend such event like this especially wedding theme.

    Much Love,
    Zarrah | The Bandwagon Chic

    ResponderEliminar
  2. Boa, Miguel, que grande estreia! Os vestidos são lindíssimos - e eu que nem sou rapariga de sonhar com vestidos de noiva, acho que me apaixonei por uns 2 ou 3!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho una paixão por vestidos de noiva.. um dos meus sonhos passa mesmo por aí, casar-me pela igreja. Vestir um vestido e usar e abusar dele no meu dia. E adorei todos esses. São simples mas o glamour está todo lá... E Sim, esse último foge muito á regra, mas é qualquer coisa ...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado tu pelas palavras ... as vezes sinto me um bocadinho á nora de não ter aqui apoio suficiente para seguir isto para a frente! Disponibilidade também... gostava imensooooo de estar por perto ! E ter te ainda com mais apoio. Não tenhas dúvidas que íamos festejar isto bem festejado :)

    ResponderEliminar
  5. Peças de delirar mesmo! Um autêntico sonho meu anjo <3 Parabéns novamente por esta tão boa oportunidade e por teres estado na primeira fila!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Giveaway: Ganha 80€ em Maquilhagem!

    ResponderEliminar
  6. Wow, what an amazing looking show! Great pictures!!
    Have a lovely weekend :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  7. Uiaaa, que legal! Os trajes estão maravilhosos, adorei todos! *_*
    Que bacana ter ficado na primeira fila!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  8. Que colecção com linhas simples mas magnifica! Também amo tudo que é outside da box ;)
    Quando quiseres vir cá fotografar empresto a casaca de bom grado! ;) beijoca

    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  9. Great event and wonderful dresses. Happy weekend :-)

    ResponderEliminar
  10. Nossa quanto modelo de roupa bonita adorei alguns
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Seems it was a very interesting and beautiful event, Miguel! I'm so happy for you!
    More I did't know this designer but in my opinion is very talented (well, maybe even because the elegant/romantic style is my fav ^^)!
    The bride gown is very original but still very refined! :)
    Love every photo, dear!
    have a great week end!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  12. What a great pleasure to be there Miguel !
    I don't think the priest would agree with you on that last dress ;)

    ResponderEliminar
  13. Wow the weddingdresses are so amazingly beautiful.
    lovely! thanks for sharing the show with us!

    take a look at my BLOG and also INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  14. Claro que vou votar todos os dias! :)
    Os vestidos eram lindíssimos! Até já comecei aqui a "magicar" alguns para quando chegar a minha vez :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Looks at all these gorgeous gowns on the runway. Love!!

    http://missymayification.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
  16. wooow fiquei mega fã! os vestidos são tão lindos omg!!!
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  17. Tens razão foi mesmo um desfile magnifico! Adorei alguns dos vestidos!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  18. beautiful! i love the suits and the neckholder style dresses!

    x
    dahi from strangeness-and-charms.com

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito de ver as fotos, tem vestidos muito giros.
    Cada vez gosto mais de visitar o teu blog.
    Beijinhos.

    https://mundodevanessaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. It was really great!
    Nice clothes, wonderful time!

    ResponderEliminar
  21. Adoraria estar nessa noite meu deus deve ter sido linda!
    Beijinhos // Jéssica
    http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Oh wow! I'd love to see it all with my own eyes!

    ResponderEliminar
  23. Que vestidos magnificos! Adorei saber tudo sobre o desfile.
    Muitos parabéns pela nomeação para os blogs do ano, já votei em ti, espero que ganhes .
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Têm vários modelos bem giros fica complicado escolher um
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Brutal. Deve ter sido incrível, mesmo!

    uma beijoca***
    visita e segue: momentomaravilha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Parece ter sido uma experiência incrível Miguel! Confesso que me apaixonei por alguns dos vestidos *-*
    E mais uma vez parabéns pela nomeação baby, mais que merecido. <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  27. Wonderful dresses thanks for sharing 😊
    www.deriasworld.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Gostei imenso dos vestidos e dos fatos <3 quanto ao último vestido e o mais diferente do que costumo ver, acho bonito mas não conseguiria usar. rsrs

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest