Organização e Gestão do Blog

by - 7.9.15


Aqui há atrasado foi-me pedido que elaborasse um post acerca de como organizo e de como faço toda a gestão do blog. Depois de muito pensar e de perceber de que forma o poderia fazer, eis que o post chegou. Estas são, somente, as minhas dicas e a forma como eu próprio faço a gestão dos meus conteúdos. É tudo muito básico porque a primeira função terá de ser sempre poupar tempo.
Embora muita gente ache que não, gerir um blog e ter os conteúdos todos organizados não é tarefa fácil. Não conta só chegar e depositar um parágrafo com meia dúzia de linhas acerca de qualquer coisa. Conta que estejamos mais ou menos dentro dos assuntos acerca dos quais nos debruçamos. Essas lenga-lengas vocês já dominam de trás para a frente e da frente para trás. Assim sendo, vamos ao que interessa.

Hoje vou explanar acerca da forma como a gestão de alguns tópicos - talvez dos mais importantes -, e que me permitem ter o blog sempre bem organizado e sem falhas a nível de logísitica:
  • Labels: antes de tudo, a organização do meu blog começa tendo em conta as minhas labels, ou seja, os diversos temas sobre os quais me debruço nas minhas publicações diárias. São etiquetas que me vão permitir segmentar os posts nas mais diversas áreas das quais fazem parte: branding, citybreaks, área de contacto, decoração, dicas, fashion, outfits, entre outros. Isto acaba por ser meio caminho andado para eu ter controlo do que tenho escrito mais, do que tenho escrito menos ou do que posso escrever sobre. De certo modo acabam por ser temas base que tenho de abordar nas minhas publicações.

  • Publicações: por norma os meus posts são diários, salvo a exceção de dias em que não me encontre por casa ou que saiba que não vou ter tempo de responder no dia seguinte, mas sobre os comentários e a gestão dos mesmo falarei mais adiante. Para as publicações o trabalho é árduo. Geralmente procuro inspirações em revistas, jornais, noutros blogs, nas redes sociais como o Pinterest ou Tumblr e vou escrevinhando algumas linhas com algumas ideias para que não me esqueça de nenhum pormenor.
    Os posts são, de facto, o que me dá um maior trabalho mas, ao mesmo tempo, é o que me dá mais gosto fazer face à escrita. Requer um trabalho de coolhunter e de muita pesquisa que também é algo que eu gosto imenso.
    A criatividade e a inspiração também são a base para que consigamos agendar vários posts. Mal me surge uma ideia passa logo para o papel e, do papel para o computador numa forma mais completa.
    Ao fim ao cabo, a gestão dos meus posts diários é feita tendo em conta o trabalho de pesquisa e a minha inspiração. É através destes fatores que eu consigo compilar as várias temáticas do blog.

  • Imagens das Publicações: depois de o post estar em rascunho e de já ter o tema descrito, passo para a realização das imagens que se vão fazer acompanhar da publicação. Na grande maioria das vezes estas imagens são compostas por montagens feitas por mim tendo como base imagens de inspiração que vou encontrando pelo Pinterest, por exemplo. Por muito que goste de uma imagem e que ache que se adequa no post leva sempre o meu cunho pessoal pois só assim faz sentido. Junto a ela vai ser o logótipo do meu blog para que não haja margem de manobra para cópias!
    A elaboração desta imagens é feita em vários programas, dos quais: picmonkey, photoscape, paint, powerpoint ou no mais recente Adobe Photoshop CS5.

  • Comentários: os comentários ao meu blog estão sempre em "aguardar moderação" por diversos fatores: primeiro para eu ir tendo um maior controlo deles durante o dia e segundo porque me dá menos trabalho ao responder aos seguidores e leitores. Geralmente a resposta aos comentários das publicações é feita no dia seguinte à saída do post, durante o período da manhã. Esta resposta é feita no blog de cada pessoa que me respondeu o que significa que são comentários individuais sobre o post de cada pessoa. Não me limito somente a agradecer o comentários ou a "comentar o que foi comentado". A par disso comento ainda o post sobre o qual o seguidor escreveu. É um momento de interação.
    Isto vai criar um efeito buzz na medida em que no dia seguinte comento o post da pessoa que à partida me vai comentar o meu novo post. é uma forma que tenho de ter sempre a pessoa a par das minhas atualizações.

  • Divulgação: a divulgação das publicações é de suma importância para o blog. Estar incluído em bases de dados ou plataformas como o Blogging, o Blogs de Portugal, entre outras, é bom. Contudo, estar inserido em grupos de divulgação específicos no Facebook acaba por ser melhor para que possamos dar a conhecer a esses grupos, de forma diária, sobre o que escrevo. A forma como apresento por escrito o meu post mais a partilha do link é importante e mexe muito com a área do Marketing, ou seja, com a forma como queremos vender o nosso post ao público. A divulgação através de hiperlinks noutros blogs também é bastante importante face ao acesso direto que as pessoas vão ter aos mesmos. As Estatísticas vão aumentar, quanto melhor conseguirmos "vender o nosso peixe".

  • Pesquisa: a pesquisa e o trabalho de coolhunter é, para nós bloggers, a nossa base. Bom, pelo menos falo por mim... Só escrevo sobre o que sei e sobre o que me sinto mais à vontade. Não faz qualquer tipo de sentido eu estar a escrever sobre algo que nem a mínima base tenho. O trabalho de pesquisa é bom, faz muito bem e, embora dê muito trabalho, permite-nos ver sobre que áreas estamos mais aptos a escrever e sobre as quais nos dá um maior gozo fazê-lo.

  • Auxiliares: Embora eu tenha tudo organizado mentalmente, conto com o auxílio de duas ferramentas muito importantes: a minha agenda e o meu notebook. A minha agenda serve para apontar os posts que quero que saiam diariamente. Faço de forma a intercalar as diferentes labels para que não hajam repetições de temáticas durante a semana. O meu notebook serve não só para apontar ideias como também para tratar de outros assuntos. O mesmo está dividido em 5 temáticas: contactos com quem quero estabelecer parceria;  finanças + wishes de forma a fazer o controlo do meu dinheiro com os produtos que, efetivamente, quero ter; senhas + logins para não me esquecer de nomes de utilizadores e senhas dos mais diversos sites; ideias aos molhos que funciona como o meu banco de ideias onde deposito tudo aquilo sobre o que quero escrever; e parcerias onde descrevo o produto que escolhi, a empresa a que pertence, o dia em que é expedido e a data de chegada. 


Como podem ver a gestão e organização do meu blog não é complicada. Dá trabalho mas é algo que se faz relativamente bem tendo em conta que já estou habituado a este ritmo. Não quero que sigam isto à risca até porque nem sei se é a melhor forma de o gerir. O que é certo é que a única forma que tenho e que sei que vai de encontro às necessidades do meu blog.

Espero que tenham gostado das dicas e que, de certo modo, vos sejam úteis!
De que forma vocês organizam o vosso blog?

You May Also Like

70 Pieces

  1. Those tips are helpful indeed organizing is the key <3
    Styleccentric Fashion // SCF // alyssamoniquebustillo.co.nr

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do post, ter um blog dá uma grande alegria mas também muito trabalho, à pessoas que não entendem isso.
    http://tipicamente-adolescente.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Acho que já te expliquei imensa vezes o quanto admiro o teu trabalho, não só pela qualidade da tua escrita, das tuas ideias mas também pelo facto de seres um blogger diferente e teres uma organização excelente. Já sabia como "organizavas" os posts porque fui reparando nas horas em que saiam os posts e os comentário e já sabia da história da agente e do notebook por causa de um vídeo no youtube.

    Achei o post excelente, you go!!

    Bjs,
    un--cover.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Também organizo o meu blog da mesma forma. Para me organizar relativamente aos posts, eu criei um blog planner, que até partilhei no meu blog há pouco tempo. São pequenas coisas que nos facilitam e muito a nossa vida e a gestão do nosso blog. Gostei muito :)

    Beijinhos
    Bruna, BLOG FASHION MORNINGS
    ***GIVEAWAY A DECORRER NO BLOG***

    ResponderEliminar
  5. Ohoh, I'm not really into challenges like that XD

    And yep, that shampoo is awesome

    ResponderEliminar
  6. Adorei :)

    GIVEAWAY NO BLOG
    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Muito bem explicado e útil, gostei :)

    ResponderEliminar
  8. É impressionante como tu te consegues organizar! Só gostava de ter um décimo dessa mesma organização para conseguir fazer todas as minhas tarefas... Por vezes dou por mim cheia de trabalho por todo o lado e bloqueio. Não consigo adiantar nada, o que torna o meu trabalho ainda mais difícil.

    Uma enooooorme beijoca, Joana
    Blogue | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderEliminar
  9. wana follow on gfc ??
    chk out my new post - http://www.sapphireziva.com/fashion_detail.php?id=27
    chk out my new website - www.sapphireziva.com
    xo, kanchan

    ResponderEliminar
  10. Adorei este post, vai fazendo mais assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo responder no teu blog não sei porque. Da erro. Desculpa :(
      Queres posts com dicas para o blog? :p

      Eliminar
  11. É aquilo que resulta contigo e acho que isso é o mais importante! Ter várias dicas de organização é ótimo, depois é uma questão de as adaptarmos a nós, porque tentar seguir à risca aquilo que outra pessoa faz pode não ser benéfico para aquilo que pretendemos e para o tempo que temos.
    Adorei ficar a saber melhor como te organizas. Sem dúvida que falarmos de assuntos que nos interessam e com os quais estamos à vontade é uma mais valia, e isso percebe-se nas publicações (ainda que muitas pessoas possam achar que não).

    r: É isso, é mesmo uma questão de hábito e de quebrarmos o desleixo. Se tivermos gosto em procurar alimentos que gostamos, passo a redundância, acabamos por nos envolver e não descurar esta refeição tão importante. E há tantas opções de pequeno-almoço, de certeza que encontraremos uma, pelo menos, que nos faça querer tomá-lo :D

    Fico tão feliz por ler isso, obrigada, meu anjo <3

    ResponderEliminar
  12. These tips are absolutely amazing!
    http://fashion-soup.com/

    ResponderEliminar
  13. Adorei as dicas! Eu também uso algumas delas e tenho que referir que tornam o blog muito mais organizado e prático!

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Gostei basteante do post! Comecei ontem a usar o Adobe Photoshop CS6 e estou rendida é super simples de utilizar apesar de não parecer, os labels do meu blog não sei porquê não os consigo centrar, estou em bastantes grupos de divulgação, e provavelmente vou começar a usar uma agenda e um caderno porque ultimamente tenho tido várias ideias mas depois esqueço-me :)

    Isa,
    xoxo, zenvogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. muy interesante lo que has ecrito un aplauso

    ResponderEliminar
  16. Adorei o post ... temos muitas ideias iguais.
    Foi muito bom ler o teu post.
    Beijo enorme

    https://www.youtube.com/c/SimpleLifeByAnaRodrigues
    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Boas dicas!
    xo,

    elegantetpuissant.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Isto é extremamente útil, especialmente para bloggers como eu: super desorganizadas! Obrigada por partilhares :)

    | INDIGO LIGHTS

    ResponderEliminar
  19. De facto, a organizar é meio caminho andado para um bom blogue, com bons conteúdos. Aliás é uma coisa que eu ainda peco um bocadinho no meu *shame on me* e é a principal razão para que à vezes não tenho conteúdo para postar...

    Beijinhoos ****
    Cantinho da Suu

    ResponderEliminar
  20. Amazing post! thank you
    kisses from Spain

    www.aprendiendoaquererme.com

    ResponderEliminar
  21. nice post!!

    www.fashi0n-m0de.blogspot.it

    ResponderEliminar
  22. Oi Miguel! Aqui estou eu mais uma vez, para falar dos teus fantásticos posts. Me ajudaste bastante, tenho uma certa dificuldade em relação a organização do Blog, mas depois deste teu post, com certeza irei me inspirar e colocar os meus plano no papel. Como você falou no post : '' Geralmente procuro inspirações em revistas, jornais, noutros blogs, nas redes sociais como o Pinterest ou Tumblr ...'' Eu também gosto bastante de procurar fotos no pinterest e no Tumblr. Falando nisso você possui um tumblr? Se tiver me passa. Beijos e abraços querido. :D

    http://abitoffashioneb.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  23. Adorei todas as dicas e isto é maioritariamente aquilo que faço também !!
    Eu costumo usar um planner online no formato excel que fiz download através de um blog que o disponibilizou e ajuda-me imenso, tem separadores para as informações básicas, contactos, banco de ideias, calendários, despesas, estatísticas e metas, tudo e mais alguma coisa e eu própria ainda acrescentei outros separadores personalizados. Acho que a organização é a base de um blog !!

    xoxo ❤
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
  24. have a nice week dear! nice post;)xoxo

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito das dicas.
    Beijinhos

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Nice post, dear have a nice day!
    http://piubuonepiubelle.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  27. manter um blog é efetivamente trabalho duro! eu por norma escrevo os meus posts quando me vem a ideia ou quando tenho o conteúdo e depois vou publicando de acordo com a "urgencia" e a configuração das semanas (a não ser que seja uma semana temática, tento não repetir o mesmo tipo de post ou tema) e por norma deixo tudo pronto na semana anterior, porque trabalho em casa e estar a fazer um post para aquele mesmo dia por norma é impensável em cima do meu trabalho, que é imprevisivel =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  28. Gostei imenso de ler o teu post. De facto ter um blog dá trabalho mas ao mesmo tempo dá imenso gozo! :) Acho que o teu post vai ajudar muitas pessoas!
    Beijinhos :)
    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Miguel adorei este post dicas ótimas viu vida de quem tem blog não e fácil ne !!
    Um beijo e ótima semana já que ai não e feriado ahaha!

    www.politicamenteincorreta.com

    Instagram: @blogpoliticamenteincorreta

    ResponderEliminar
  30. Dicas maravilhosas, praticamente um manual de gestão. Amei! Tô seguindo. Beijos e sucesso!

    http://www.escrevicomflor.com/

    ResponderEliminar
  31. Gostei muito deste post meu bem :)

    Realmente é uma mala linda que pode usada sem ser para levar o pc! Já quero ahah

    ResponderEliminar
  32. gostei mesmo das dicas, foram super uteis obrigada. Parabéns pelo teu blog!
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Eu organizo-me quase como tu mas, por vezes, demoro a responder aos comentários. Gostava de escrever um post diariamente mas acho que não tenho tempo, talvez conseguia dar um jeitinho e tinha tempo, nem conteúdo interessante para todos os posts portanto opto por escrever três a quatro vezes por semana. Talvez conseguia organizar-me melhor e ter mais feedback se tivesse mais regularidade nos posts...
    Eu criei recentemente um bullet journal para organizar a minha vida (escola e tudo mais) e também as coisinhas do blog e está a dar-me imensoo jeito!

    Gostei muito do post e da forma como explicaste tudo :)

    xx, http://www.myclassicvogue.tk/

    ResponderEliminar
  34. You are so clever boy! ;)
    I agree with your opinion!

    ResponderEliminar
  35. Muy útil la entrada de hoy ..tomo nota de los consejos!!
    Besos!!

    ResponderEliminar
  36. Considero-me uma pessoa super organizada ali a roçar o obsessivo se é que me entendes, de modo que fiquei bastante satisfeita em saber que és muito parecido comigo e que ainda consigo tirar daqui umas dicas. Obrigada pela partilha Miguel, mais uma vez excelente trabalho!

    with love,
    Fashion She Wrote

    ResponderEliminar
  37. Vai ser a primeira compra que vou fazer da minha wishlist, estou ansiosa! :)
    Estava mesmo a precisar de ler algo deste género! Parece que com as férias de verão a organização do meu blog descambou um pouco. Esta semana vou tentar-me e pôr tudo em ordem de novo pois em breve começam as aulas!
    Messy Hair, Don't Care | Blog

    ResponderEliminar
  38. Adorei o post, eu estou sempre a tentar que o meu blog sem bem funcional para que todas as pessoas consigo entrar nele e andarem por lá sem stressts e estar sempre tudo organizado ! Os meus post não são bem diários porque não consigo prometer isso, mas sempre que tenho tempo a minha dedicação chama-se blog, e quando não tenho lá muito tempo tem que ser aos poucos ! Uma coisa que eu gosto no meu blog é o facto de todas as imagens sem excepção, são da minha autoria.
    - Obrigada pelo teu post de hoje ajuda imenso !
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  39. Great tips!!! I will take note!! That kind of tips are very useful to organize blogs and sites. Thanks for sharing your experience!
    Kiss kiss ♥ have a great week!
    You're invited to read the new post on my blog http://trendytips-trendygirls.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. Muito obrigado!!! ♥ Estou mesmo feliz por ter entrado! Agora com a esta grande mudança vou terntar uma "alimentação saudável" e isso inclui o pequeno almoço TODOS OS DIAS eheh
    Eu organizo-me da mesma forma! Só que tenho um caderno exclusivo para o blogue!

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. Olá Miguel,
    já te acompanho à algum tempo (nas sombras) e gosto bastante do teu blog. Estive mesmo para comentar o teu post de sábado mas acabei por não comentar. Mas agora vou lá :P
    Já tinha reparado em comentários teus em outros blogs que acompanho e ficava sempre naquela...então mas ele está a falar do quê?! Mas agora eu entendi!!!! E isso nunca me passou pela cabeça. Acho isso uma ideia genial mas não sei se conseguiria adaptar-me...mas agora se me responderes vou ter que me adaptar...

    ResponderEliminar
  42. Wow! Me encanta el post, me ha ayudado muchísimo por que algunas veces me voy un poco agobiada. Muchas gracias por compartirlo con nosotros, un besazo
    http://littledetailsss.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  43. Gostei imenso do post. Achei-o muito interessante c:

    mrsokapi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. You have really nice blog.
    I like it.
    FOLLOW ME, I FOLLOW BACK
    Check out my blog
    http://bekleveer.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  45. Adoro, adoro blogs organizados. As tuas dicas são mesmo verdade :)
    Beijinhos
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  46. Tens alguma data limite para o envio da foto? :p
    Adorei o post! Identifico-me contigo em muitos aspetos. Organizo o meu blog em posts diários também, faço muita pesquisa antes e costumo andar sempre com um bloco de notas atrás para apontar as ideias que surgem de vez em quando e para aqueles momentos de inspiração divina ahah eu funciono muito à base de inspiração confesso e os meus posts refletem isso. Por exemplo, eu não consigo fazer uma entrevista "forçada", tenho de estar inspirada e com tempo disponível para fazer tudo como eu quero :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  47. É como dizes! Ter um blog dá muito trabalho! Especialmente no caso de bloggers, como nós, que se desenrascam sem as equipas técnicas que por vezes os mais famosos têm. Mas para quem tem gosto, por mais trabalhoso que seja, é sempre um prazer ;)
    Beijinho!!
    Instagram | Facebook | Catrrine | Shop

    ResponderEliminar
  48. Adorei as dicas! :)
    Beijinho*
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  49. Estas dicas todas só espelham o trabalho exemplar que tens! De forma de geral também tenho isso assim tudo organizado, não uso tanto a agenda e só escrevo no papel o que tenho mesmo medo de esquecer, sempre gostei de guardar tudo na minha cabeça. Se calhar não o vou conseguir sempre, mas enquanto dê... :)
    Também tenho os posts organizados para os dias da semana, mas o que não consegui fazer desde que voltei de férias :/.
    Uma questão Miguel... Tu preparas os posts de um dia para o outro ou com algum tempo de antecedência?
    beijinhos e um excelente post!
    http://modadarapunzel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  50. Mas que bom secretário que tu dás ou até mesmo gestor, quando fazemos as coisas que gostamos o tempo que lhe dedicamos no fim é compensador. Também tenho um bloco onde por vezes aponto várias ideias que me surgem para o blog, mas e fantástico o teu trabalho enquanto blogger publicas sempre coisinhas bem aliciantes de se ler e de ser ver. Continua com o teu trabalho fantástico.

    R: Amanhã tratarei da foto para o desafio ;)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  51. Miguel acho que tens um erro logo no inicio do post !

    ResponderEliminar
  52. Como colocas o logo do teu blog ? Obrigada por estas dicas fantásticas !
    Beijinhos,
    Sofia
    http://sweaterdiaries.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  53. Dicas maravilhosa amei, tenha uma semana abençoada.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  54. Oi Miguel,
    Adorei a sua organização. O que me falta é tempo para divulgar o blog tanto quanto gostaria.
    Tenho um caderno do blog onde coloco quais foram os temas escritos, é como um backup escrito assim não corro risco de repetir sobre o mesmo assunto.
    Mais uma dica pra vc: tenho uma planilha no excell com a lista dos blogs que me visitam e separo por cores de acordo com o dia que me visitam.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderEliminar
  55. Love your posts, so inspirational!

    Happy Tuesday!
    With love,
    Suzy ( ˘ ³˘)♥

    THE KAWAII PLANET

    ResponderEliminar
  56. Oie Miguel Adorei esse Post vai ser muito útil é sempre bom ouvir opiniões diferentes
    Boa Noite Beijos
    http://michelimartins2929.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  57. I wish I could post everyday but I struggle with that. You deserve an award or medal for being so good! I've set a realistic schedule and goal for myself and found I've been able to keep it thus far.

    Sxx
    www.daringcoco.com

    ResponderEliminar
  58. Temos muita coisa em comum com a organização do nosso blog :)

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  59. Gostei imenso de saber como organizas o teu blog - útil e inspirador!
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  60. Extremely helpful! I am always looking for ways to improve (there is always a lot to improve upon!) ;)

    XOXO
    www.kellmenow.com
    https://www.facebook.com/kellmenow?fref=ts
    https://instagram.com/kell_menow/

    ResponderEliminar
  61. Organizo o meu blog mais ou menos da mesma forma que o teu :)
    Penso que o que muda é sermos nós próprios!

    Gostei muito do post.
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  62. Gostava de ser assim tão organizada com o blog...
    Acho que já sou desorganizada por natureza, por isso a coisa não corre tão bem :b

    Mas pretendo melhorar, e este teu post não podia ter vindo em altura melhor <3

    Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  63. Gostei muito deste post, acaba por ser uma ajuda. Essa do grupo de divulgação não conhecia hei de averiguar :P

    r: Oh... eu sei que é estranho não estares a estudar, afinal sempre foste estudante. Mas olha sempre me disseram.... nada acontece por acaso. Quem sabe venham outras surpresas este ano :)

    ResponderEliminar
  64. Já não ligava há imenso tempo o computador, e certamente deves ter-te apercebido que andava ausente do teu blog. Mas hoje tive tempo, e tive de vir ver como andavam as coisas por aqui.
    Não é de estranhar ter aberto logo este post pois não? Realmente, gerir o meu tempo é coisa que eu não sei fazer, até ando com peso na consciência por não ter tempo para o blog.

    Sendo assim, e porque me ajudaste bastante com este post, vou adotar algumas dessas "medidas": apontar num bloco de notas or something as minhas ideias (sim, porque às vezes quando estou no trabalho lembro-me de algo para falar, mas depois passado algum tempo já não me lembro do que era).
    Bem, obrigada por essas dicas :D

    PS: entrei em Lamego, já fui visitar e adorei ^^

    ResponderEliminar
  65. Muito obrigada por e relembrares deste post, já o tinha lido mas agora fez ainda mais sentido...
    Vou começar a implementar os teus conselhos para melhor organizar o meu blog!!
    Do fundo do coração obrigada!!

    Beijinhos,
    Ana, autora de Linha d'Olho http://linhadolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  66. Adoro a simplicidade da tua escrita, gosto imenso de seguir o teu blog.
    São dicas sempre úteis, opiniões espectaculares :)
    Beijinhos
    http://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest