UNPROTECTED

by - 13.5.19


Esta história é verídica e só volto a tocar no assunto para que todos entendamos até onde a nossa liberdade pode ir. Já falei sobre isto por diversas vezes, mas parece que não chega... porque as coisas continuam iguais, sem data para mudança e sem noção. Quero, com este post, mostrar-vos o nosso (o dos bloggers), outro lado.
Aquele outro lado que nos deixa mais vulneráveis e que poucos conhecem. Tudo bem que partilhamos o que queremos, da forma como queremos e na altura que achamos correta. Partilhamos fotografias em eventos, a sorrir, com uma outro peça mais arrojada. Mais arriscada e que nos deixa mega confiantes. Combinamos com alguém, para tirar fotografias "porque o look está um máximo e resultou melhor do que aquilo que estávamos à espera". Ok, tudo bem. Siga calcorrear a cidade e encontrar o spot perfeito. O que melhor diz com o look. Pelo menos esta é a minha rotina.


Repito: isto aconteceu comigo e é verídico. E só volto a tocar no assunto por achar necessário. Sábado. 11:40 da manhã. Depois de vários percalços à procura do spot perfeito, ei-lo. "É aqui", disse à minha prima. A máquina começa a disparar e eu começo a reagir à mesma. Mão na cabeça, mão na cintura. Pé à frente. Pé atrás. Mão para o lado. Pega na mala. Pousa a mala. Aperta o lenço. Desaperta o lenço. Num look completamente casual. Básico. Pouco chamativo.


Faz muito tempo que não vestia um coordenado numa vibe mais minimalista e, confesso, que foi o facto de estar calor que me fez largar as t-shirts e apostar numa peça mais fluída. Peguei na minha camisa do traje académico - que teve de servir para alguma coisa dado o investimento -, e vesti.  Ainda assim, preferi que fosse ela a eleita por ser fluída e por me dar a reconhecer o corpo que já não mais conheço. Está-me larga mas resultou extremamente bem para aquilo que queria. Por ser muito comprida, não fui de modas e dei um ar mais moderno, metendo metade da camisa para dentro das calças.


Nisto, começam a passar pessoas. Umas que dizem "bom dia", muito simpáticas. Que até se metem comigo a dizer que "querem aparecer". Há, ainda, as que esperam um bocadinho até a máquina disparar para só depois passarem e seguirem o seu caminho. Depois há outro lado: o das pessoas arrogantes que vão tão focadas na sua vida, que passam mesmo frente à máquina (mesmo que eu não esteja a ocupar a via de forma absurda); as que riem muito; as que ficam especadas e a achar que somos uns alliens; os carros que apitam e que mandam uns bitaites; e os que acham que são heróis e que mandam uma ou outra boca menos bonita. "Coitados!! São tão pobres de espírito que têm de se meter na vida dos outros", penso para mim.

Sunnies: Gucci; Shirt and Scarf: no brand; Jeans: Zara; Belt: Tiffosi; Sneakers: Vans; Bag: Local Store.
A maior parte das pessoas já me conhece, por qualquer que seja a razão. Sabem aquilo que eu faço (ou pelo menos têm alguma noção). Não lhes deve ser estranho. Tal como para mim não é estranho fazer o que faço. Fotografo em qualquer que seja o sítio sem qualquer problema. Estou na minha cidade, na minha zona de conforto, e não vou estar a procurar um sítio mais escondido, só porque não quero que ninguém veja. Era o que mais me faltava. Não estou a incomodar ninguém; não ocupo a via toda; não apanho pessoas nas fotografias; não roubo; não mato. Logo, não vejo qualquer razão plausível para que as pessoas olhem e apontem o dedo.


Com isto, não quero estar a apontar o dedo a quem aponta como se de uma lição se tratasse. Quero o oposto. Quero (e tenho essa necessidade), de dizer ao mundo que todos devem fazer aquilo que gostam e não se devem inibir de o fazer por causa das opiniões alheias e os narizes metidos na vida dos outros. Respondam-me: alguém paga as vossas contas? alguém vos paga a roupa que vestem? alguém vive a vossa vida para além de vocês mesmos?! Não, pois não?! Então não liguem. Não dêem esse prazer. Se for preciso, digam "olá" a essas pessoas que param para apreciar o que estão a fazer ou que quer que seja. Respondam com um sorriso no rosto. Com educação.


Para não ficar um coordenado tão básico, decidi colocar um lenço. Um lenço com mais de 30 anos. Muitos mais, quase de certeza. Era da minha bisavó. Mãe do meu avô materno. Dado à minha mãe e roubado por mim aqui há uns tempos. Achei que esta era a altura ideal para o usar e não podia ter resultado melhor. É muito versátil e, a par de ser tendência, resulta perfeitamente bem em looks mais básicos e sem grandes floreados. Dá-lhe lodo uma vida diferente.


Não me venham dizer que me ponho a jeito, que me visto de forma diferente e que faz com que as pessoas olhem, falem e comentem, porque era só o que mais me faltava (risos). Ninguém se põe a jeito para nada... as pessoas é que se acham no direito de comentar tudo aquilo que mexe. E depois julgam como se conhecessem. O mesmo acontece nas mais variadas situações no dia-a-dia. Este é apenas um mero exemplo que pode fazer com que a pessoa - quando menos preparada em termos psíquicos -, caia em loop numa depressão. É um alerta, malta. Apenas isso!!!


Sei que não estão habituados a ver-me com óculos assim tão grandes, até porque nem eu estou. No entanto, assim que a minha querida Marisa e me mostrou a nova coleção da Gucci, não hesitei em dizer que era mesmo com estes que queria fotografar. Tipo Kardashian, mesmo!!! No look resultou que foi um máximo porque deu logo outro ar. Um pouco mais edgy, talvez. As calças Zara que, depois de as (re)descobrir no meu roupeiro, têm sido o on-the-go. As Vans, para pesar menos, e a mala estruturada, só porque sim.


E é isto... por muito que se ache que as coisas não nos afetam - e não afetam mesmo -, acaba por mexer sempre um bocadinho. Imaginem: se fosse um blogger que estivesse no início, óbvio que iria pensar duas ou três vezes se queria ouvir isto sempre que estivesse a fotografar. Possivelmente não mais fotografaria. Mas... somos tão mais do que isso. Somos, aliás, mais do que essas pessoas (e é nestas alturas que devemos pensar de forma mais egocêntrica), porque lutamos pelos sonhos, sem esmorecer e sem baixar os braços. 

we are bold, darlings. solid bold. 

You May Also Like

27 Pieces

  1. Miguel, you look gorgeous! Have a nice week my friend :)

    ResponderEliminar
  2. Esse lenço ficou tão bem ai!

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. As pessoas gostam de se meter na vida dos outros...infelizmente...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Another great outfit- I love your style xx

    ResponderEliminar
  5. I love love love this look !

    www.pink-purpledots.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Miguel, que look mais despojado e lindo! Adorei!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  7. Adorei o look, mas gostei mais da tua postura. As pessoas com pouca educação não são capazes de mais, e dos pobres de espírito também não podemos esperar mais... Por isso o melhor é nem os considerar como objecto desta tua equação.

    Agora de passar à frente da maquina, já podia ser eu nos dias que tou focada nos planos que nem as pessoas que conheço vejo quanto mais o resto, e nunca seria com maldade, só mesmo profunda alienação...

    Devo te contar que finalmente consegui ver-te a dar uns tesouradas, e nasces-te mesmo para isso, foca-te naquilo que és mesmo bom e deixa o resto ser a tua paisagem!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu nem sei por onde começar, maaaas, olha em primeiro lugar, arrisco me a dizer que esse é um dos teus melhores looks, e bendita marisa que te mostrou esses óculos, porque são um maximooooo ♡
    Segundo, eu ainda não encaixei bem essa parte de fotografar em sítios públicos, por isso as minhas fotos serem sempre em paredes, o que quer dizer que eu procuro mesmo sítios escondidos por já ter passado dessas situações e não me sentir minimamente a vontade. Mexe muuuuito comigo. E depois nesse exato momento desisto. Eu juro que te imaginei a falares aquilo cono se tivesses ao pe de mim, és tão tu ! :)
    E em terceiro não tenho aparecido aqui a comentar mas juro que vejo todos os teus posts e revejo o teu programa, porque simmmn, porque estás lá tu :p
    E agora continua com essa luz meu bem, que já me deste um bost de força ♡

    ResponderEliminar
  9. Quem te viu e quem te vê :)

    Beijinho e uma boa semana.
    www.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
  10. People see confidence radiate from you. You have qualities they wish they had.
    When someone is not happy with themselves, they point at others who have what they want.

    You look amazing and I love your positive energy!

    ADRI IN PINKINSTAGRAM

    ResponderEliminar
  11. Hola Miguel, it does happen. People stop, stare, make unasked for comments. Indeed as bloggers we are more exposed, people get an idea (sometimes right other times wrong) of who we are by only a picture. If you enjoy what you do, you should not care at who points fingers. Like you say nobody pays your bills.

    ResponderEliminar
  12. Lovely pics
    and you look great in all of them ♥

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Qual o que? Que conjunto é esse, não há mesmo como não gostar parabéns
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  14. I totally feel you Miguel! And I really admire you because you don't get a hold by people's stupidity!
    I shoot only at home since my city is full of people almost everywhere (plus, I live in an archeological zone, so there are tourists around at every hour....)and I'm pretty ashamed of it, even if around my place there is full of beautiful locations - and even because my mother (that is even my photographer) wouldn't have time to follow me around to take photos -
    Anyway you are brave and strong doing this, keep on going like this, I'm totally with you my frind!

    About your outfit: you really master the minimal look! Love the way you make the outfit with almost only the accessories, loooove your bag! :)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Se as pessoas se metessem na sua vida, se se focassem nos seus sonhos e incomodassem menos o trabalho dos outros isto era tudo melhor! É impressionante como numa, suposta, sociedade evoluída ainda se constatam esse tipo de comportamentos desnecessários. Haja paciência.
    Amei o look, meu bem. Esse lenço deu logo outro charme :)

    ResponderEliminar
  16. Eu não ligo nenhuma, mas não me lembro de nenhuma situação desagradável, umas buzinadelas😁😂
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    Os óculos são muito giros ficas com muita pinta!

    ResponderEliminar
  17. Você não tem que se esconder, esse é o seu trabalho e você faz muito bem feito ❤
    www.blogsereiando.com

    ResponderEliminar
  18. Antes morria de vergonha, hoje se deixar bato foto em qualquer lugar na maior cara de pau, apesar de afetar as vezes não ligo mais para a opinião alheia.

    Adorei o seu look, fresh e casual

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  19. Incrível seu look, muito gira!
    big beijos

    ResponderEliminar
  20. I totally understand where you are coming from. Some people just like to give us hard time especially when they see someone photographing on the streets.
    Love this look!

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  21. As pessoas adoram meter-se na vida dos outros mas cabeça erguida e ignora!
    Adorei o look meu querido!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest