Portugal Fashion FW 18-19: Tudo o que Precisas de Saber

by - 29.3.18


Para os quantos que me segue no instagram, sabem que fui à edição do Portugal Fashion, no Porto, ver as novas coleções para o próximo inverno neste mês. Atrasei a publicação porque, ao contrário do ano passado, onde falei da minha experiência, preferi fazer um post completo com algumas considerações que acho importantes!
Sou  um entusiasta pela moda, e é precisamente isso que me move a deslocar-me a ir a este género de eventos. É sempre uma forma de estarmos em cima das tendências e perceber o que se vai usar ou não. Este ano o evento foi no Parque da Cidade, mesmo na zona do queimódromo, em Matosinhos. Creio que foi a primeira edição neste local porque as anteriores costumavam ser na zona de Mira Gaia, ali na Alfândega do Porto. É um local distinto deste e talvez tenha uma maior simbologia.

Como se vai?

O evento não é aberto ao público mas existem várias formas de ir. E, das duas, uma: ou recebem convites de marcas, que geralmente contactam pessoas que trabalhem ao nível digital, tal como me aconteceu o ano passado, quando fui representar a Ambitious; ou conseguem arranjar credenciais, dadas pela própria organização e levantadas - através da confirmação de e-mail que a mesma vos envia -, logo na entrada do recinto e que foi o meu caso. Há vários balcões de levantamento de credenciais: o guest, o gold e o press. Certamente que os dois primeiros se referem a pessoas que são convidadas pelos próprios designers, figuras públicas e afins; e o press, que foi onde levantei a minha, que é para fotógrafos, influencers, revistas e todas as pessoas que, de alguma forma, vão em trabalho.


O que é que eu vou vestir? 

Esta é, certamente, uma pergunta que vocês próprios têm de responder e que, obviamente, terá de ir ao encontro do vosso gosto. Claro que este género de eventos são considerados para "aparecer" e faz todo o sentido sê-lo. É um evento de moda e, a par de escolherem roupa leve (porque o recinto é muito quente!), devem escolher aquilo com que se sentem mais confortáveis. Sim, devem apostar em roupa que marque, pelo menos quem é blogger e trabalhe com as redes sociais. Não vamos ser hipócritas e, claramente que, quem vai, quer ser visto. Não condeno. Apostei num look minimalista, com cores intemporais, mas com peças tendência: as calças ao xadrez e um casaco que comprei no dia mas que falarei em breve num post de look. Vê-se um bocadinho de tudo e, nestes dias, neste género de eventos, nunca ninguém está mal precisamente porque a moda é o reflexo da nossa liberdade. 


Então e só há desfiles?

Não. A tenda, no caso, ou qualquer outro espaço onde haja Portugal Fashion, é enorme e está dividida em vários segmentos. Logo na entrada, depois de levantarem as credenciais, têm um espaço onde diversas marcas têm os seus stands. Não só as marcas que desfilam, como tantas outras. Da moda à beleza. Passando pelos acessórios que gritam por nós. Geralmente não existem vendas, pelo que sei. Podem é efetuar as vossas encomendas, por exemplo, e conhecer mais de perto as marcas porque é importante que assim seja!


O que mais há no recinto?

Bom, tal como referi, o recinto está dividido em várias partes: a zona de entrada, a zona dos stands, duas salas para desfiles, casas de banho e um espaço ao ar livre. Está tudo bem decorado e muito bem organizado. Há imensas pessoas da organização espalhas pelo mesmo de modo a que não hajam problemas. Também encontram locais para comer e para beber. Há fotógrafos espalhados e não existem olhares de lado.  Encontram música ambiente, também.


Onde são os desfiles?

Geralmente, em salas privadas. Nesta edição existem duas salas, a Black e a White Room. Podem existir mais do que um desfile em simultâneo em ambas as salas.  E, habitualmente, desfilam vários estilistas por desfile. No final de cada um, os estilistas passam quase a correr ou chegam só ao início da passarelle.


Onde me sento? 

Em primeiro lugar, têm de esperar na fila de entrada para as salas de desfile. Mostram a credencial ou o convite e entram. Há uma pessoa na organização que toma conta dos lugares na sala. Existem duas bancas de lugares (fotos anteriores), que ladeiam a passarelle, e que são em crescendo, para que as pessoas nos lugares mais acima possam ver. Geralmente, os primeiros lugares, nas primeiras filas, estão reservados a convidados VIP, a familiares ou a júris no caso de existir algum concurso como aconteceu no primeiro dia. Os restantes são livres. Contudo, nunca ficarão no mesmo lugar porque, no final de cada desfile, todas as pessoas saem da sala. Existe, ainda, um género de palco (fotografias seguintes) que é local ideal para os fotógrafos ou pessoas que tenham credencial levantada no press e que queiram um registo fotográfico melhor!


Podemos ir ao backtstage?

Podem, sim! No entanto, precisam de credencial para entrar. Possivelmente aquelas credenciais que se vão buscar na zona press. Fora isso, creio que a entrada seja interdita. O backstage dos desfiles fica na parte de trás da passarelle. Não se vê nem se percebe. Vá, só se percebe quando os modelos entram para desfilar e que vêm daquele lado direito.


Qual o ambiente que se vive?

É incrível. Uma azáfama enorme. Um entra e sai de pessoas. As luzes baixam nos desfiles e voltam a dar de si no final de cada um. Há uma música que, na altura de os modelos calcorrearem a passarelle, emana uma energia muito maior. Vibra-se. Há aplausos e há pessoas que, tal como eu, ficam admiradas. No geral, as pessoas são muito simpáticas, inclusive os seguranças que nos barraram a entrada se não mostrarmos as credenciais e/ou os bilhetes. Há gente sempre a sorrir. É um outro mundo. Aquele que, hoje, afirmo ser o meu mundo! Não é um ambiente para qualquer pessoa porque, depois dos primeiros desfiles, acaba por ser "mais do mesmo", entendem?! Mas para mim não é! E acredito, piamente, que não seja para todas as pessoas que sejam entusiastas da moda. 


Fiquei muito feliz por ter voltado e por ter tido acesso a mais coisas. Espero muito ir às próximas edições e voltar a tirar 500 fotografias num dia. A intenção deste post foi mesmo fazer perceber o que é que se vive dentro daquela tenda mágica e levar-vos comigo em mais uma aventura. Na verdade, só faz sentido se assim for: onde eu vou, vocês vão também... Até porque tudo isto acontece, graças a vocês e por vocês!

Quem gostava de ir a uma próxima edição? 
O que acharam do post?

You May Also Like

48 Pieces

  1. I would have loved to visit Portugal's fashion week....I see so many great designs! love it!

    ResponderEliminar
  2. Gostava imenso de poder ir a um, mas cá é complicado. Adorei as fotos e o post! Não fazia ideia que assim acontecia e tinha até imensa curiosidade. Vi que teve algumas peças em amarelo (não gosto da cor) e fiquei surpreendida. É uma cor que habitualmente as pessoas não vestem muito. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  3. uau :o é só o que tenho a dizer~
    nunca fui a nada do gênero, mas gostava de ir um dia - deve ter sido um dia maravilhoso realmente, a ver peças lindas e pessoas orgulhosas pelos seus trabalhos
    Obrigada Miguel pela partilha
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  4. Ohhh que partilha maravilhosa!!
    Adorava ir, um dia 😊
    Já ouvi dizer muitas vezes que é uma confusão e que não tem metade do glamour que tentam fazer acreditar, ainda assim, é um daqueles eventos de moda em que quem gosta, vai mesmo sem glamour!!!
    Grande sortudo!
    Gostei muito do look e concordo que, nestes sítios, o conforto é o mais importante. No entanto, também concordo que ninguém vai ao PF como quem vai ali ao shopping. Aliar o conforto às últimas tendências, sem sair muito do nosso estilo, é a opção mais correta. Acertaste em cheio!!

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  5. Andamos mesmo desencontrados! Nas duas edições em que não fui, tu foste :p a verdade é que tenho andado meia fugida dessa azáfama, mas uma coisa é certa: é fascinante! Será que te encontro em Outubro? :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta publicação porque é um mundo completamente desconhecido para mim, mas que me desperta aquele quentinho no coração! Apesar de não estar sempre em cima das coisas mais actuais adoro este tipo de assuntos e vejo como algo que me ajuda a sentir-me melhor comigo.
    Uma boa Páscoa, Miguel!
    Beijinhos*
    https://o-bem-me-quer.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R.: É isso mesmo! Sermos nós, sem medo!
      Muito obrigada, Miguel!!
      Um grande beijinho*
      Bem-Me-Quer

      Eliminar
  7. Opaaaa!!!!! Obrigada meu coração...és enorme, mesmo! ♡
    Babeeei por este post, já no ano passado fiquei com o bichinho de querer ir. Mas este ano, ou de seguir mais pessoas á volta deste mundo, nao sei, tudo falava do PF e eu roidinha por não ir. Acho que quando tiver oportunidade de ir, acho que vou realizar um dos meis grandes objectivos :) , amava de coração assistir a algo do género!
    E com este post, parecia que até estive ali :)

    ResponderEliminar
  8. Tenho bastante curiosidade em ver "ao vivo" este género de eventos!
    Sem dúvida, que me tiraste muitas dúvidas! Obrigada por isso, Miguel! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Eu quero muito ir ao Portugal Fashion e, pelo teu testemunho, imagino que seja incrível. Fiquei ainda com mais vontade de querer ir!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  10. Tão bom ver-te a ir a este tipo de eventos Miguel! Se há alguém que merece, és tu! Adoro sempre ver o teu insight das coisas e como com as tuas palavras nos consegues levar aos sítios. Nunca fui ao Portugal Fashion mas parece ter um lugar onde a criatividade brota por todos os cantos e isso é simplesmente magnífico <3

    https://mywanderingdayss.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Such a nice event! I wish to be there :-)

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Tudo bem Miguel?
    Gente só pelas fotos dar para vê que o evento foi maravilhoso, amei tudo.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderEliminar
  13. Confesso que nunca assisti a nenhum evento assim, mas gostei de saber um pouco de como foi, quanto ao teu conjunto posso dizer que adorei e adoro esse padrão das tuas calças
    Beijinhos
    Novo post (Review Conjunto De 20 Pcs Makeup) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  14. Oi Miguel, eu fui uma vez num evento de moda aqui no Rio (chamado Fashion Rio) e fiquei impressionada com o organização e todas as atrações. Os amantes de moda piram MESMO. Mas é só para quem curte muito mesmo, eu fui apenas em um dia e fiquei cansada demais!!! Acho que foi muita informação de moda para mim pro mesmo dia. Hahaha! Um beijo :*

    ResponderEliminar
  15. Seems that taking part of the Portugal fashion week has to be a very interesting and fun experience for you! :D
    I took part 2 times at Milan fashion week years ago (it was before the blog, when I worked at Valentino) and really it wasn't a so great experience for me: was very stressfull and tirng, so even if right now I'd have the chance to go to see the shows I don't like to go.
    Anyway I'm happy you had great time there and your advice are really right and useful!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  16. Fantásticas estas fotos! Gostava de ir, sem dúvida.
    Um beijinho,
    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  17. Já fui a vários eventos de moda mas em Lisboa (Moda Lisboa), nunca no Porto. :/
    Sem dúvida que, aquilo que vestimos é o reflexo da nossa alma.
    Gostei muito do teu ar descontraído, na minha opinião, temos de nos destacar mas também não é preciso esforçarmos-nos para isso e então dou sempre mais valor a quem se saiba destacar naturalmente e tu conseguiste isso.
    (Relativamente ao meu post, sim meu querido vais ver a review em breve! :D)
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  18. UAU! É realmente mágico, né? Morro de vontade de ir em um desfile, quem sabe ano que vem eu não arranje uma forma de ir para São Paulo Fashion Week? kkkkk Adorei o post, os biquinis, as bolsas e a descrição que você fez, por um momento, foi como se eu estivesse mesmo lá na Portugal Fashion! Bjss!
    https://thedesencantada.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Estou a anos-luz de ter um fascínio considerável por moda. No entanto, acho que estar neste género de eventos é sempre uma oportunidade inesquecível, até porque não deixa de ter um lado artístico muito vincado e interessante.
    É sempre um gosto ler-te, porque transmites exatamente as sensações que estas experiências te provocam. O que é ótimo! Além disso, é uma publicação extremamente útil, pois ficamos a compreender um pouco melhor como tudo se processa

    r: Compreendo-te, meu anjo, porque saí de lá com a mesma sensação. Numa próxima oportunidade remediamos isso :p

    É um bocadinho, até porque há respostas que nos apetece desenvolver muito mais ahahah

    ResponderEliminar
  20. ;D

    Bem bacana o evento!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  21. Gostei de saber como tudo acontece nesse tipo de evento.
    Os óculos estavam lindos.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  22. Oh descreves-te tão bem o evento.
    Adorei o post e as fotos como sempre Flawless***!

    Um beijinho
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Uau achei super interessante :) gostava de ir um dia!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  24. Eu acho que as pessoas que vão querem tanto dar nas vistas que por vezes ficam um pouco apalhaçadas. Mas tu estavas muito bem.se é isso que gostas go for it!!!
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  25. Costumo ir ao Portugal Fashion, mas este ano as coisas não correram bem. Tinha convite apara assistir ao desfile da Lion of Porches e, lamentávelmente, depois de muito tempo à espera para entrar já o desfile tinha começado e não tinha lugar na sala, nem a passerelle consegui vislumbrar. Perante este cenário, saí da sala e regressei a casa...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  26. Looks like an amazing event, wonderful pictures!
    Have a lovely weekend :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  27. Adorei as tuas fotos e o post super explicativo
    Também estive por lá, nos três dias. Que pena não te ter encontrado na quinta
    Havemos mesmo de marcar qualquer coisa!!!

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar
  28. Publicamos ao mesmo tempo o artigo sobre o Portugal Fashion!! :D Tive pena de não ir ter contigo, mas sou tímida e... não quis incomodar! Mas também acho que só te vi no primeiro dia! Não foste aos dias seguintes? Adoro as fotografias, têm uma definição brutal!
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Olá querido Miguel. Para completa o teu "Como se vai?", pode-se sempre mandar um mail diretamente para o(s) designer(s) do qual queremos ver o desfile. Se for com tempo e ainda existirem convites, eles normalmente enviam sem qualquer problema :) depois é só chegar lá e mostrar o convite no telemóvel ou impresso.

    Beijinho grande,
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  30. Muitos parabéns Miguel :) O post ficou mesmo interessanto, visto não fazer ideia do ambiente desse evento e que por acaso, se realizou muito pertinho de minha casa haha

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Fantastic collection!
    Have a nice week-end!
    Gil Zetbase

    ResponderEliminar
  32. Que gira! Aqui em SP, temos a SPFW que é bem disputada, mas nunca tive a oportunidade de ir.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  33. Tenho imensa vontade de ir, parece ser uma experiência fantástica.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. Beautiful event!
    Have a great day dear!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  35. Thank you for sharing the article of the Portugal Fashion Week!
    I could know it is similar to Tokyo Fashion Week, but I couldn't take photos very well...
    Your photos, the shows in particular are so beautiful!!

    akiko

    ResponderEliminar
  36. Adorei este post!! Levaste-me contigo nesta viagem! As fotos estão espetaculares e gostei imenso que mostrasses o outro lado! Como tudo funciona, o que se vive e se sente!! Obrigada <3

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. Parece ser interessante! Gostava de experimentar ir um dia. Fantástico post!

    Novo post
    https://dailylifebydc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Hola Miguel ! It seems like Portugal Fashion book is almost the same as my local Fashion Week :)

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest