Cuidados Para Peles Maduras

by - 10.11.17


Este post surgiu de um pedido de uma leitora minha com mais idade porque, segundo a mesma "dedico-me muito a falar dos cuidados para pessoas mais novas!". E é verdade. Embora tenha feito um ou outro post pontual sobre cremes anti-envelhecimento, cuidados em redor dos olhos e afins, nunca tinha pensado dedicar um post somente a peles mais maduras e de cuidados anti-envelhecimento.
Em boa hora surgiu este feedback e não perdi tempo em começar com alguma pesquisa. Cuidar da pele é muito importante, sim, e deve começar desde muito cedo. Se assim for, o caminho até à pele madura será mais fácil e menos pecaminoso. E será útil para quando, mais velhos, termos um rosto hidratado e mais viçoso.

Com a idade - e não querendo entrar em conceitos que eu não domino -, há uma degradação do colagéneo, o que faz com que haja uma necessidade de estimular a formação dessa proteína; ao mesmo tempo, com o avançar da idade, também se denota uma degradação do ácido hialorónico que dá firmeza à pele. Como a renovação celular é mais lenta, há uma maior propensão para que a pele fique menos firme e com menor luminosidade. Posto isto, surgem rugas, rídulas, manchas na pele e alguma secura cutânea.

Assim sendo, os cuidados devem recair sobre produtos que contenham ingredientes ricos em vitaminas, ácidos hialorónicos e colagéneos, afim de fazerem com que a pele esteja melhor cuidada, hidratada e protegida. Não devem, nunca e em qualquer altura (aplica-se ao caso dos Homens e das Mulheres) descurar o uso do protetor solar facial por ser de suma importância no combate ao envelhecimento e no aparecimento de manchas. 
_______________________________________________________________________________________________

Avène, Sérénage creme dia nutri-redensificante peles maduras: Sérénage creme de dia é um cuidado nutri-redensificante que devolve densidade e firmeza à pele madura, graças à associação inédita dos fragmento de ácido hialurónico e glicoléol. Reforça a pele fragilizada pela idade e luta contra a flacidez cutânea. Nutre intensamente e protege a pele das agressões exteriores.

Vichy, Neovadiol magistral para peles maduras com envelhecimento hormonal: Neovadiol Magistral Bálsamo, é o primeiro bálsamo densificador com óleos vitais reconstrutivos, que apresenta uma finalidade excepcional para com a pele e uma penetração perfeita, permitindo uma distribuíção pelos tecido e camadas excelente (Tecnologia Ceralution)!

La Roche Posay, Substiane [+] redensificar reafirmar peles maduras: A linha Substiane + destina-se à pele madura, com perda de definição do rosto, rugas e secura. Luta contra as modificações fisionómicas consequentes ao envelhecimento cutâneo, nomeadamente a secura e perda de firmeza associadas, por exemplo, às alterações hormonais da menopausa.

Embryolisse, Creme anti-idade alisador para pele madura: Com a capacidade de apagar os sinais de cansaço, este cuidado anti-envelhecimento para peles maduras, com ácido hialurônico e açúcares naturais, repulpa, preenche e suaviza a pele! Dia após dia, a pele é restruturada e a elasticidade e firmeza da pele promivida reduzindo adicionalmente o inchaço e as olheiras na delicada zona do contorno ocular. A vitamina E ajuda a proteger contra o envelhecimento prematuro. Confortante, creme aveludado.

Cien, Creme de Noite Caviar: Com um efeito hidratante e regenador, este creme proporciona uma hidratação prolongada à pele.

Nívea, Sérum Pearls CELLular Anti-age Volume Filling: O único NIVEA Sérum Pearls CELLular Anti-age Volume Filling para o dia e noite contém Collagen Booster, Creatina e a mais alta concentração de Ácido Hialurónico. Em cada aplicação, transforma as suas pérolas activadas num sérum de textura sedosa que melhora a renovação celular. Aumenta o volume da pele. Redefine o contorno do rosto. Reduz as rídulas e rugas. Protege a pele do foto-envelhecimento

L'Óreal, Revitalift Creme de Olhos: Para mulheres entre os 30 e 50 anos. Imediatamente, contorno dos olhos hidratado, tonificado. Em 4 semanas, as rugas "pés-de-galinha" são reduzidas.

Para vos ser sincero, nunca entendia muito bem o por quê de os Homens e as Mulheres terem de usar produtos de rosto tão distintos. Na boa verdade, há mesmo que ter em conta que a pele dos Homem é bem diferente das da Mulher, daí haver uma enorme necessidade de ser tratada de forma diferente. E isto denota-se ao nível do envelhecimento. A espessura, por exemplo, é maior nos Homens do que nas Mulheres, contendo mais colagéneo, tendo uma aparência mais firme. O Homem, embora tenha rugas mais tarde que as Mulheres, vê toda a ocorrência surgir de forma mais célere.

_______________________________________________________________________________________________
Avène, Hidratante Homem Anti-Idade: Hidrata, rejuvenesce e tonifica a pele. Contém H.A.F. (fragmentos de ácido hialurónico) que estimulam a produção cutânea de ácido hialurónico e Pré-tocoferil, um potente antioxidante, que protege a pele da agressão pelos radicais livres. Textura muito fluída, de rápida absorção.

Nuxe, Fluido Anti-Idade: A nova geração nos cuidados antienvelhecimento para homem. Um cuidado de rosto nascido dos estudos Laboratórios Nuxe sobre os mecanismos de juventude celular e da importância da reparação do DNA mitocondrial. A tez ganha nova luminosidade e as rugas são suavizadas.

Clarins, Bálsamo Firmeza: Bálsamo anti-rugas firmeza homem - O cuidado antienvelhecimento especialista para o rosto e pescoço. O cuidado ideal para todos os homens a partir dos 45-50 anos, que procuram combater os sinais de envelhecimento. Atenua o relaxamento da parte inferior do rosto (duplo queixo).

Embryolisse, Creme Redensificador: Elimina as rugas muito ténues, atenua as rugas profundas e elimina os sinais de secura. O resveratrol, os polifenóis da uva e a vitamina E estimulam a produção de colagénio e ajudam a preservar a elastina. O ácido hialurónico e o colagénio marinho têm ação hidratante enquanto a manteiga de karité e os glicéridos de vitamina F restauram o equilíbrio lipídico cutâneo. Numa base nutritiva de textura não gordurosa, Creme redensificador anti-idade nutre e suaviza a pele de imediato, atuando gradualmente sobre sinais de envelhecimento para uma pele cada vez mais jovem!

Clinique, Hidratante Anti-Idade:  Uma fórmula pensada na pele masculina, que é mais espessa. Este hidratante anti idade vai ajudar a proteger a pele dos sinais de envelhecimento. Um hidratante multifunções que não só repara a aparência de sinais visíveis de envelhecimento tais como linhas e rugas como também protege a pele de danos futuros, através da presença de antioxidantes na sua fórmula. Para além disso, esta loção leve e de absorção rápida hidrata a pele a curto e a longo prazo, fortalecendo a importante função de barreira.

Vichy Homme, Liftactiv: Tratamento activo anti-rugas antifadiga para homens de pele sensível que apresentam rugas e marcas de fadiga! O Ácido Hialurónico, eficaz no preenchimento das rugas, e o AHA, agente revitalizante, suaviza de imediato a pele e devolve-lhe a luminosidade! Revitalizada, a pele torna-se visivelmente mais jovem.

Cien, Sérum Anti-Rugas Caviar: Efeito lifting. O ácido hialurónico e o extrato de caviar proporcionam hidratação, para além de esbaterem as linhas de expressão e aumentarem a firmeza da pele.
_______________________________________________________________________________________________

Ir combater os primeiros sinais de idade, deve ser feito desde cedo uma vez que, por ordem cronológica, a partir dos 30 anos a pele forma menos lípidos, o que faz com que surjam as primeiras rugas e as linhas mais finas nas zonas de maior expressão; aos 40, a pele fica mais finas e menos firme, surgindo algumas rugas nos olhos e na boca; aos 50 anos, há uma maior perda do colagéneo e, por fim, a partir dos 60 há uma perda de densidade e espessura. 

Este processo não deve ser acompanhado de medos. Ter uma pele madura não é sinal de que se está velho. Encarem uma ruga como uma história. Como algo pelo qual passaram e que fica marcado. Encarem o envelhecimento não como "o fim", que até parece mal ser escrito, mas como o início de uma fase bonita! Sempre!

Gostaram das dicas?
Mesmo sendo novos, já têm alguns cuidados anti-envelhecimento?

You May Also Like

41 Pieces

  1. Your product selections are always so interesting!
    Kisses, Paola.

    Expressyourself

    ResponderEliminar
  2. Well, I am 33 years old and I started using products for mature skin a few years ago, I said to myself that is better to prevent than to cure. I didn't knew some of these brands so I am happy to discover some more products ;)
    Wish you a beautiful weekend.
    Greetings,
    Flo from
    https://femeieastazi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Great post, dear Miguel! Thank you for sharing it with us, I really enjoyed it! :)
    Wish you a wonderful day.

    Kisses from Croatia,

    What's up, Ivy?

    ResponderEliminar
  4. Un post muy completo, me encanta! Mi madre utiliza esa crema de L'Oreal Revitalift y le va genial :)
    Un beso!

    Freak Muffin Blog

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda não, acho que ainda não preciso.

    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Que post ótimo Miguel! Vou apresentá-lo as minhas amigas mais velhas. ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  7. Adorei a tua capacidade de te adaptares ao feedback das pessoas!
    Sim, porque compreendo que seja mais fácil para ti falar sobre os produtos que utilizas e portanto, produtos para pessoas mais jovens.
    No entanto, deixaste tudo bem claro sobre cuidados para peles mais maduras!
    És fantástico!

    Beijinho <3

    ResponderEliminar
  8. Great suggestions, I must try some of them ;-)

    ResponderEliminar
  9. Achas mesmo que ficou bem a última review ? Andei 3 dias há volta daquilo ... e hesitei tanto !
    Bem eu fiquei chocada quando tu num dos posts dizes que devemos de começar a colocar um anti rugas aos 25 porque é a idade que a nossa pele começa a dar sinais de envelhecimento. E acreditas que isso não me sai da cabeça? Tenho medo, não deveria, como tu dizes. Mas penso muito nisso... :/ este post não poderia estar mais completo!

    ResponderEliminar
  10. Mais uma excelente selecção a ter em conta Miguel. Muito obrigada pelo teu comentário querido! beijoca
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  11. Thanks for sharing the beautiful post!
    xx from Bavaria/Germany, Rena
    www.dressedwithsoul.com

    ResponderEliminar
  12. So interesting and educative post, dear Miguel!
    great products, like them.
    Have a nice day, darling.
    How to make the best lips scrub? Write about it, on my blog.
    New post is here. Visit me, Maleficent

    ResponderEliminar
  13. Post bastante útil até porque é inevitável, todos vamos chegar lá um dia e temos que envelhecer bem, cuidar bem da nossa pele. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  14. Adoro bastante estas tuas partilhas tens sempre umas boas dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Acho ótimo dedicares um post a peles maduras! Vou sugerir alguns produtos cá em casa :P
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  16. O meu namorado já tem "rugas" de expressão desde os seus 20 anos (bem cedo do que se costuma a ver) mas como já referi, ele não tem cuidados nenhuns com a pele do rosto (agora já aplica creme no corpo pois roubou-me um creme ahahah) por isso andar tão curiosa sobre esses produtos de envelhecimento e anti. Já coloquei na lista os produtos de homem. Há que cuidar dele visto que ele não o faz. Adorei o post! Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Adorei a publicação, porque continuando a notar-se o teu registo, acabaste por ir para uma componente não tão explorada. E é bom vermos estes desafios :)

    r: Temos que ser assertivos, dizer as coisas com ponderação e não a quente, mas é mesmo importante não deixarmos de partilhar aquilo que nos incomoda (ou que não gostamos) com quem de direito. É muito mais benéfico para ambas as partes, não só porque evitam-se mal-entendidos, mas também porque é menos provável que as pessoas acabem por se saturar pela acumulação de pequenas coisas.

    ResponderEliminar
  18. Hello! Nice to meet you and your blog! Let's be friends! I'm following you now. Come to my blog -
    alishapony.blogspot.ru

    ResponderEliminar
  19. I'm not using anti age cream yet ! But I never forget to moisturize my skin morning and evening !
    L'oréal products are a great cheap alternative. I love their products.
    xx,
    Margot
    https://troughthepasturesofthesky.com/

    ResponderEliminar
  20. Love reading your post, I'm using VICHY Products and I just can't be happier,love the texture and smell of their moisturiser cream.
    Thanks for sharing.

    xx Ashon
    http://ashonfashionary.com/two-wardrobe-pieces-every-fashionista-should-own-this-winter/

    ResponderEliminar
  21. Olá!!!

    Se tens Facebook, queres dar a conhecer o teu blogue a mais pessoas e conhecer outras tantas, adere:

    https://www.facebook.com/groups/126383254703861/

    Beijinhos, Diana.

    ResponderEliminar
  22. Ainda não tenho nenhum confesso ainda uso coisas para a minha idade tenho de mostrar este post a minha mãe.
    Obrigada pelas tuas palavras lá no blog
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Love the combination of both mens + womens skin care products! definitely need to get on the anti aging creme trend
    - Mikeystyle.com

    ResponderEliminar
  24. Great products my friend. I should try the cellular antiage sounds like a great one. Have a lovely weekend. xoxo Cris
    https://photosbycris.blogspot.com.au/2017/11/the-jewel-of-gold-coast.html

    ResponderEliminar
  25. Confesso que ainda não tenho grandes cuidados com o envelhecimento mas acho que devia! :P
    Adorei as dicas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. This is so thoughtful of you to write up a post on your reader's request.
    xx
    http://realgirltalks.com/

    ResponderEliminar
  27. Gostei das dicas para peles maduras. Cuidar é muito importante.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  28. This looks great, so many pretty things!
    Have a nice Sunday!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  29. these are really helpful tips, miguel! :) Anyway, Thank you, for following me on Instagram! <3 I followed you back by the way. :) Have a nice day!

    xoxo, rae
    http://www.raellarina.net

    ResponderEliminar
  30. acho muito bom fazeres estes posts de modo a abrangeres mais publico :) a minha mãe costuma comprar marcas um pouco mais caras e depois intercalar com a marca da cien porque a qualidade preço daqueles produtos é ridiculamente boa
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. These all look great, I love Vichy
    xo
    www.laurajaneatelier.com

    ResponderEliminar
  32. Eu costumo dizer que a prevenção é o nosso melhor aliado! Quanto mais tarde nos dedicarmos a cuidar de nós mais difícil se torna obter resultados! =)

    Muito bem!


    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  33. Que buena selección de productos!.tomo nota.
    Besos!

    ResponderEliminar
  34. Hola Miguel, its never too early or too late to begin taking care of your skin ! I have to admit I began later than sooner !

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest