Máscaras Faciais: a Importância de Usar, os Tipos e a Aplicação

by - 2.3.17


Sou viciado por tudo aquilo quanto são cuidados de rosto e de beleza no geral... Isso já sabem! E também já sabem - pelo spam (risos) -, que máscaras faciais têm sido o meu must-have de todos os tempos. A meu ver, são ótimas para terminar uma rotina de beleza por deixarem a pele melhor do que nunca. Contudo, o que muita gente não sabe, é que existem vários tipos de máscaras e algumas coisas às quais se deve ter atenção!

As máscaras faciais mais não são do que produtos que contêm uma alta concentração de ingredientes ativos que são como que uma bomba de hidratação para a pele. A par desta hidratação, servem ainda para desintoxicar, limpar profundamente, repor nutrientes e tratar de problemas mais específicos como acne, desidratação e afins. 
Algumas não são tão práticas quanto isso e muitas delas demoram algum tempo até agirem - entre 3 a 15 minutos -, mas esse tempo pode ser rentabilizado para fazer qualquer outra coisa que seja por casa. É tudo uma questão de gestão de tempo e de vontade de ter uma pele impecável!

Tipos:
  • Tecido: As máscaras de tecido surgiram inspiradas nas mulheres orientais. São ergonómicas e, por essa mesma razão, adaptam-se perfeitamente aos contornos faciais, convertendo-se numa segunda pele. Assim sendo, facilitam a penetração dos ativos que as compõem. Há específicas para todos os tipos de pele e, parecendo que não, dão menos trabalho que as "normais" na medida em que, após utilização, o restante produto pode ser espalhado pelo rosto como se de um sérum se tratasse. 
1 - Hydra Bomb, Garnier: Enriquecida com uma fórmula concentrada em extracto de romã, ácido hialurónico e um sérum hidratante. Aplica-se a todos os tipos de pele. Verdadeira bomba de hidratação, esta máscara em tecido é impregnada com uma fórmula revitalizante. Primeira máscara em tecido que hidrata, alisa e ilumina a pele em apenas 15 minutos. Uma verdadeira bomba de hidratação que, em apenas uma semana, preenche a pele e as rídulas.

2 -Hydra Bomb Peles Sensíveis, Garnier: Enriquecida com uma fórmula concentrada em extracto de camomila, ácido hialurónico e um sérum hidratante. Adapta-se à pele seca e sensível. Verdadeira bomba de hidratação, esta máscara em tecido é impregnada com uma fórmula apaziguante. Primeira máscara em tecido que hidrata, suaviza e apazigua a pele em apenas 15 minutos. Após uma semana, a pele é nutrida, revitalizada e a sensação de repuxar é atenuada.

 3 - Ultimate W+ Integrity Mask, Mesoestetic: Ultimate W + Whitening Integrity Mask é uma máscara facial de hidratação e branqueamento, enriquecida com o complexo branco para prevenir e mitigar eficazmente o aparecimento de hiperpigmentação e limitar a produção excessiva de melanina. Oferece uma acção de branqueamento e iluminação com benefícios anti-envelhecimento e hidratação. Melhora a função de barreira natural da pele e hidrata com ácido hialurónico, reduzindo rugas e linhas finas. Após 20 minutos, a pele é completamente hidratada e recupera luminosidade e transparência. Adapta-se perfeitamente à pele graças ao seu design ergonómico único.

4 - Maskream: Máscara de Hidrogel Matificante, ISDIN: Máscara hidratante facial de hidrogel com tecnologia slow release de efeito imediato e duradouro. O seu concentrado de ingredientes ativos ajuda a reduzir os brilhos e as imperfeições graças à sua ação seborreguladora e equilibrante. Melhora o tónus de forma visível, deixando a pele equilibrada, intensamente hidratada e matificada.



  • Argila: A argila é um componente de origem mineral, composta por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água podendo ser usada em tratamentos medicinais e estéticos (corpo e rosto). Talvez seja a opção mais completa pelos seus vários benefícios entre os quais: afina e clareia a pele; absorção de impurezas e oleosidade; detox; efeito calmante, entre outros. São ainda vários os tipos de argila existentes dos quais falarei neste segmento.
1 - Máscara de Argila Purificante para Poros:  A primeira máscara mineral que associa a Água Termal Mineralizante de Vichy com 2 argilas brancas. Deixa os poros desobstruídos, a pele purificada e uma textura e acabamento suave. Mulheres preocupadas com poros dilatados e pele com tendência a oleosidade.

 2 - Máscara de Argila Pura, L'Oréal: Máscara com efeito detox, de cuidado, com 3 argilas puras e carvão, para purificar e revelar a luminosidade da pele, numa textura cremosa que não resseca. Para uma pele imediatamente mais limpa, fresca e livre de impurezas. Adequada a todos os tipos de pele, tez baça.

3 - Máscara de Argila Verde, Le Petit Olivier: Limpa a pele de forma profunda, remoção de impurezas e células mortas. Estimula, ainda, a renovação celular e suaviza e amacia a pele. Podem ler toda a review aqui

 4 - Máscara de Argila Rosa, Cattier (Celeiro): a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial. Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele. 

Podem encontrar à disposição máscaras de argila vermelha para peles sensíveis e rosadas; branca, para peles desidratadas; e cinzenta, para peles oleosas e com manchas.



  • Gel: as máscaras faciais em gel, podem ou não ser transparentes, e são geralmente aquosas compostas por agentes gelificantes que lhe conferem uma aparência mais viçosa. Este tipo de máscaras acabam por ser constituídas maioritariamente por água, o que as torna uma bomba hidratante.  

1 - Máscara Refrescante, Vichy: A primeira máscara enriquecida com Água Termal Mineralizante de Vichy que atua como um optimizador de frescura, ao mesmo tempo que acalma e apazigua a pele desidratada. Funciona como um longo copo de água gelada na pele com "sede" de frescura e desidatração. Para pessoas com pele sensível que sofrem de sensação de desconforto (coceira, vermelhidão) e falta de hidratação.

2 - Máscara Facial Hyaluron, Eveline:  Máscara em gel anti-rugas indicada para todos os tipos de pele e pele sensível. Garante níveis de hidratação ideais mesmo em peles mais secas e desidratadas. Com um concentrado de ácido hialurónico que hidrata, suaviza, reforça e melhora a densidade da pele. Máscara para retardar o processo de envelhecimento e recuperar a juventude e brilho da pele. Penetra nas camadas mais profundas da pele e estimula a renovação celular. Rico em ácido hialurónico, células estaminais vegetais, colagénio, betaína natural, D-pantenol, alantoína e vitaminas A, E e F. Nova dimensão na luta contra as rugas. Redução espetacular e visível do número, comprimento, largura e profundidade das rugas. Hidratação 24H e efeito tensor.

3 - Jelly Mask Moisturizing and Energizing, Sephora: Uma máscara hidratante com textura de geléia, que tonifica a pele instantaneamente, diminui os sinais de fadiga e restaura a luminosidade da pele. Formulado com uma mistura de cinco vitaminas para energizar e despertar a pele, esta máscara diminui os sinais de fadiga e restaura a pele, deixando-a com aparência saudável.

  • Creme:  Máscaras em creme, têm na sua constituição não só água como, também, diversos óleos que, quando combinados, acabam por integrar ativos que auxiliam nos cuidados de rosto. A camada a aplicar deve ser espessa, podendo ficar mais sólida após secar. Retira-se sempre o excesso com água, após finalização da mesma. 

1 - Máscara Facial Leite de Cabra, Ziaja: Recomendado para mulheres 20+ com a pele propensa a seca, madura ou com rugas. Estimula a revitalização da epiderme; Suaviza visivelmente as rugas menores e atrasa o envelhecimento da pele; Nutre intensamente e previne a desidratação.

2 -  Máscara Facial Cremosa, Make Me Bio:  Para todos os tipos de pele. Particularmente recomendado após exposição ao sol. Agora pode sentir-se como se estivesse no maior spa natural do mundo no conforto da sua própria casa. Descubra o efeito benéfico da lama do Mar Morto sobre a pele. Descubra ingredientes excecionais incomparáveis tais como Óleo de Damasco, de Sementes de Girassol, Manteiga de Karité, Óleo de Arroz, entre outros.

3 - Máscara Facial Q10, Nívea: Uma Máscara Anti-Rugas Suavizante que impede efectivamente o envelhecimento prematuro da pele. A sua fórmula concentrada com a co-enzima Q10 própria da pele reduz visivelmente as rugas e rejuvenesce a pele: NIVEA Máscara Suavizante Anti-Rugas Q10, 2 x 7.5 ml. Reduz visivelmente as rugas. Pele intensamente nutrida e hidratada.

4 - Instant Brightening Mask, Korres: Uma máscara branca pura para uma tez clara e radiante, adequada para todos os tipos de pele. Sem: Mineral Oil, Petrolatum/ Paraffin Wax, Silicones, Parabens, Propylene Glycol, Ethanolamines, SLES, ALES, Synthetic Dye, Phthalates, Polycyclic Musks, Alcohol, Retinol, Animal by-products. Product not tested on animals.

Facilmente encontram máscaras em pó, que a meu ver não são tão práticas quanto isso, e que estão muito ligadas a produtos orgânicos e biológicos; e máscaras caseiras (iogurte, clara e gema de ovo, pepino, aveia) que são ótimas para quem não quer despender dinheiro em comprar uma específica. Saliento, no entanto, a importância de uma pesquisa sobre as mesmas para que possam encontrar a que seja ideal para o vosso tipo de pele e para o vosso problema em específico.  

Por fim, no que concerne à aplicação, tudo vai depender das informações adicionais que venham com os produtos. Geralmente as máscaras devem ser aplicadas no rosto, após estar limpo, 1 a 2 vezes por semana, por um período que vai desde os 3 aos 15 minutos. Tempo esse que poderá, eventualmente, ser aproveitado para a realização de tarefas domésticas. 

Uso algumas que vou intercalando sendo que a Detox da Caudalie - que experimentei numa amostra que recebi na farmácia -, e esta do Lidl são as minhas preferidas. Comprei, recentemente, uma em tecido de uma marca que nunca tinha ouvido falar nem consigo encontrar na internet mas para a semana já vos trago a review completa e todo o step-by-step!

E vocês, usam alguma máscara? Qual?
Acharam o post útil? :P

You May Also Like

49 Pieces

  1. Confesso que não tenho usados nenhuma máscara mas devia...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Very interesting post. There are indeed so many different face masks. I love my InstaNatural Dead Sea Mud Mask, I think it is some kind of detox/cleansing mask.
    Have a nice day

    ResponderEliminar
  3. Oooh I was looking for another brand to try out. Originally going to go with a Josie Maran mask I got a sample of but now I think I need to try some of these other suggestions


    Sxx
    www.daringcoco.com

    ResponderEliminar
  4. Great and very useful post, I must try some of them :-)

    ResponderEliminar
  5. Great masks:) nice post!
    Have a good day!

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Adoro máscaras e confesso que as faço semanalmente e de forma quase religiosa! As minhas favoritas são mesmo a de argila, mas recentemente recebi essa de leite de cabra da ziaja e adorei!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  7. Amazing post dear!
    Emma
    www.emmalovesfashion.com

    ResponderEliminar
  8. Opto por máscaras com produtos naturais e as que utilizo no momento são da Caudalie e da Celeiro. Algumas aqui chamaram-me a atenção! bj
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  9. As calças já são umas velhinhas no armário :) não me consigo despegar delas.

    Eu nunca em 25 anos, fiz uma máscara, tenho muito medo mesmo porque a minha pele tanto é seca nuns dias como oleosa em outras, mas deixaste-me com vontade de experimentar...tenho que ver a mais adequada. Aliás e aqui há uma loja bem pertinho de mim, com N de produtos faciais ... com tudo e mais alguma coisa !

    ResponderEliminar
  10. Estou desesperada para experimentar uma máscara em tecido! Por enquanto os meus favoritos são os cremes ;)

    Beijos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  11. Faltou-te referir o modo de aplicar uma máscara e onde ;) (a meu ver, um ponto que falta no teu texto). Uso a antienvelhecimento da Lierac Premium e a Pure Mask da MartiDerm. Cada uma delas, uma vez por semana sendo que a Pure Mask utilizo no dia a seguir a um dos dias que faço esfoliação. A minha pele agradece e bate palmas de contentamento.

    Abraço Miguel,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. I actually dont use masks but maybe I will try it next time :) cool post

    My newest post

    Check out my ♥Instagram ,Blog╚ovin and
    Google✚

    Stay Gold

    ResponderEliminar
  13. It's been a long time I used a face mask. But I use face creams regularly.

    ResponderEliminar
  14. Olá Miguel,

    Sempre tive vontade de usar máscaras faciais mas, tenho um pouco de medo. Vi alguns posts que não deram muito certo e sempre fico naquela será que uso ou não? rs

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  15. Such a n interesting post, I love face masks!
    Kisses, Paola.
    Expressyourself

    ResponderEliminar
  16. Sempre que venho ao teu blogue aprendo alguma coisa nova! Obrigada por esta publicação foi, sem dúvida, extremamente útil! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  17. Confesso que é uma coisa que adoro usar
    mas nunca usei nenhuma das marcas que falas-te
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Adoro máscaras e fazem parte do meu dia-a-dia.
    Vou variando, um dia faço uma esfoliação, no dia seguinte hidratação, no próximo ação anti-rugas e assim...
    Tenho imensas e estou sempre a comprar mais! Recentemente vimos um boom nas máscaras, muito graças ás marcas coreanas que são top nesta área!
    Last Post: Receita | Os queques saudáveis mais deliciosos que já comeu
    Ukuhamba

    ResponderEliminar
  19. Amei o post bem completo Miguel, tinha algumas coisas que eu não sabia e amei as informações e dicas de produtos.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah

    ResponderEliminar
  20. I love to use various masks. Love your detailed review. Thanks for sharing dear))

    ResponderEliminar
  21. Recomendo imenso! Tem uma excelente relação de qualidade-preço.

    Eu costumo preferir máscaras de argila,tanto as purificantes, como as de argila natural, como referiste, fazem maravilhas a pele com tendência a oleosas e a acne!
    O teu post está bastante completo e informativo, aprendi umas quantas coisas que não tinha a noção!
    www.littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Sou fã de máscaras de argila verde, tirou-me o acne todo :) Neste momento, costumo usar aveia para lavar o rosto, do melhor mesmo!

    ResponderEliminar
  23. Have you tried Biore's Makeup Remover wipes? It's the bomb! <3

    Angelie // Bohol Butterfly Sanctuary

    ResponderEliminar
  24. Nunca experimentei nenhuma de tecido, mas quero muito! Em relação às de argila, a última vez que utilizei fiz uma alergia terrível :/ e o pior é que era argila em pó, supostamente biológica ou natural, e que me irritou a pele de uma maneira horrível...

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. I'm a huge lover of facial masks, so this post is really super interesting for me! :D
    I've tried the garnier Hydra Bomb and the new ones patches from Sephora, they're are all pretty good!
    Wanna try that one from Korres! :)
    xxx
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  26. awesome selections of mask- I like use tchem as often as I can :-)

    ResponderEliminar
  27. Eu adoro máscaras, sou fã, deixam a pele incrível! Às vezes gostava de ter mais tempo para fazer mais vezes porque a minha pele agradece imenso sempre que faço uma!
    Gostei das sugestões e vou seguir algumas :D
    Beijinhos!
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Resenha e dicas maravilhosas amei, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  29. Adoro máscaras, fazem toda a diferença numa skincare diária! Tenho mesmo que experimentar as de argila, já pedi as minhas amostras da L'oreal :D
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Giveaway choker a decorrer

    ResponderEliminar
  30. Já não passo sem fazer uma máscara para a pele uma vez por semana! Posso ter uma rotina diária de cuidados com a pele muito completa mas as máscaras fazem toda a diferença! Ando muito curiosa com as máscaras em tecido porque eu sou muito preguiçosa e essas máscaras devem ser muito mais práticas! Por outro lado, as de argila também me têm deixado muito curiosa porque a minha pele é bastante oleosa e já ouvi por aí que a argila verde faz maravilhas em peles oleosas!
    Excelente post!

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. So many great finds! I tend to use a clay mask, but will have to check out some of those you shared. Have a lovely weekend! x

    Andreea
    http://couturezilla.com/

    ResponderEliminar
  32. Neste momento, não utilizo, mas quando usava optava sempre pelas de argila e adorava!

    r: Sim, isso também é verdade :/

    ResponderEliminar
  33. ando curiosa com as máscaras de tecido (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. Olá :)
    Adorei o post. Continua com este tipo de informação, que irei continuar a seguir-te.

    Beijinhos ;)

    http://serraparigatemdestascoisas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  35. Fantastic post, I very like it :)

    new post
    https://www.instagram.com/ilijac/
    http://mensfashionobsession.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  36. great post! Facial masks are great for our skin. I need to start using them again.

    http://modaodaradosti.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  37. Miguel
    Confesso que faz tempo que não uso nenhuma máscara facial! ahahah Eu gostava de uma de argila que usava e que deixava minha pele , uma seda!!
    Quantas dicas e produtos para usar, adorei sua seleção.
    Beijo grande!
    DMulheresInstagram

    ResponderEliminar
  38. Eu não uso nenhuma máscara, e confesso que deveria. Preciso cuidar melhor da minha face, e por isso mesmo amei as dicas. Quero colocar tudo em prática. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderEliminar
  39. Precisamente hablo de unas mascarillas estupendas en el BLOG...muy buena selección.
    Besos!

    ResponderEliminar
  40. Acho que ainda só não experimentei as de tecido! Tenho que comprar umas quantas para experimentar :D
    Beijinhos, The Fancy Cats | BB CREAM Giveaway

    ResponderEliminar
  41. So many wonderful masks to choose from. I'm loving the clay ones right now.
    Have a happy Friday!

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  42. wow amazing post ,very informative thank you
    http://www.styleofzion.com

    ResponderEliminar
  43. Estás a brincarrrr?? Achei o post super útil! Tenho uma curiosidade danada de saber mais sobre estas coisas e tu deste-me tudo à distância de um clique! =D Obrigada!

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  44. Já vi que andamos mesmo em sintonia com as temáticas, ahah :D
    Nunca é demais ler sobre o assunto e cada um tem a sua opinião muito própria, por isso adorei ler aqui a tua opinião :D

    Já sabes as que eu uso, mas estou sempre disposta a experimentar novos produtos :D Sou viciada, tal como tu ;)

    Tenho uma amostra da l'oreal para experimentar (verde), tenho lido tanto acerca dessas máscaras, vamos ver se é boa ;)

    Beijinho e boa Sexta :)

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest