Dicas para Tornar Cozinhas Funcionais e Práticas

by - 13.2.17


Se pensarmos bem, as cozinhas são lugares que estão sempre a uso, o que significa que, à partida, serão lugares onde tudo deve estar à mão de maneira a que se tornem espaços práticos e funcionais na hora de se fazer alguma coisa, inclusive, de procurar o que quer que seja. Neste sentido, e tendo em conta as alterações que têm vindo a ser feitas aqui em casa a esse nível, decidi criar um post com algumas dicas que podem ser úteis!
Dei por mim, uma série de vezes, mesmo vivendo cá em casa e usando a cozinha sempre que necessário, a procurar por este ou por aquele objeto. Talvez por falta de hábito ou, então e muito provavelmente, por falta de organização. Não por a minha mãe - quem trata assiduamente da cozinha -, ser desorganizada porque não o é... Mas por haverem objetos que estavam no sítio errado!


Junto com a minha mãe e com o computador no motor de pesquisa, conseguimos elencar algumas dicas que nos têm sido úteis e que fazem com que se perca menos tempo diariamente em busca do que quer que seja:
  • Utensílios de pequeno-almoço: esta é meio inconsequente e por acaso só demos conta que já havíamos aplicado esta dica na hora da pesquisa. Num dos armários tempos a torradeira, o microondas e maquina do café quase juntas. Nesse mesmo sítio, bem ao lado, temos as canecas que são úteis nesta refeição e o cesto do pão. Um tabuleiro, embora não o tenhamos, dá bastante jeito para que se predisponha as cápsulas de café, o café solúvel e o açúcar. Depois de retirada do frigorífico, a manteiga também lá pode ficar para ajudar a preparar a refeição. E, a verdade, é que torna todo o processo matinal bem mais célere. 
  • Tupperwares, terrinas e panelas: estas devem estar organizadas por tamanhos e colocadas em sítios diferentes. As panelas e tachos junto ao fogão por ser mais fácil de as apanhar quando necessário e os restantes utensílios de armazenamento em locais fechados para ficarem melhor guardados. Devem ser guardados abertos (por causa dos odores) e com as tampas junto deles para que não se perca tempo a arranjar par para os mesmos. Terrinas de servir podem estar junto dos pratos, por exemplo. 
  • Caixotes de lixo de pedal: se forem metálicos, tanto melhor. Tornam-se mais fáceis de usar, os odores não ficam tão saturados e não tão "à vista". São muito mais higiénicos porque, tendo o pedal, é só clicar e ele abre. Não é necessário estar a abrir a tampa com a mão que muitas vezes, na pressa do dia, está suja com o lixo que foi feito. 
  • Tábuas de cortar em silicone: toda a cozinha tem tábuas de cortar alimentos, certo?! E antigamente, tão bem me lembro, de serem em madeiras. No entanto, pensar na madeira, que é mais difícil de lavar e higienizar, faz-me lembrar de quantos micróbios e restos de cortes de alimentos - que não se vêem -, lá estão. Neste sentido, surge a necessidade de arranjar tábulas de silicone, super fáceis de usar e lavar. Podem ser colocadas na parede e podem ter desenhos diferentes para cortes diferentes: peixe, carne, pão, legumes...


  • Organizadores de gavetas: precisamos desesperadamente de os comprar aqui para casa. São super úteis na medida em que dividem os talheres por tamanho e funções. As gavetas estão, no entanto, bem divididas: na primeira encontramos os talheres de uso diário, de seguida os utensílios de cozinha (colheres de servir, facas de corte garantido, entre outros), depois temos panos e paninhos! (risos).
  • Etiquetas: por menos caos na cozinha. Servem, precisamente, para não se adicionarem aos preparados especiarias erradas. Além de serem muito úteis nesse sentido, acabam por ter uma maior utilidade quando usadas, de igual forma, nas gavetas. 
  • Suportes para Rolos de Papel e Guardanapos: são de extrema utilidade para quem procura tornar as cozinhas mais práticas. Existem, no entanto, os mais completos que permitem reservar e cortar de forma mais direita e rápida o papel de alumínio ou o celofane. 
  • Escorredores de Louça: estes têm várias funções. Primeiramente, fazem com que a louça seque de forma natural, sem ser necessário o uso de panos que, muitas das vezes, acabam por deixar restos de tecido nos pratos, talheres e copos; e, em seguida, permitem manter a louça mais usada sempre à mão e pronta para utilizar novamente. 
  • Armários: este tópico vai depender do tamanho das cozinhas e do estilo de cada um. Há quem prefira os armários abertos, de forma a encontrar tudo o que se precisa ou, então, com portas e estantes que possibilitam uma melhor organização. Forrá-los, com papel compacto, é sempre a melhor opção porque se torna mais higiénico ao limpar e não necessitamos de estar a estragar a madeira com a humidade, por exemplo. 


As cozinhas são autênticos espaços de trabalho e, por essa mesma razão, carecem de estar plenamente limpas e organizadas. Só, assim, se tornarão mais funcionais. Ter panos sempre limpos, higienizados, balcões e armários organizados, fará com que o nosso dia-a-dia seja mais facilitado para não termos de andar à procura dos tarecos!

Pessoas loucas por organização (como eu): aprovam as dicas?

You May Also Like

61 Pieces

  1. Fantastic inspirations:)
    Have a good week!

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Love your post!! Great content
    http://starlingdays.blogspot.com/2017/02/magic-of-fashion-illustration.html
    https://www.instagram.com/mira_shpak

    ResponderEliminar
  3. Beautiful ideas, I love the last two so much!!
    Have a great day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  4. Cá por casa é o mesmo! Nunca sei onde está tudo hahaha! E mesmo vivendo sozinho sofro desse mal! hahahahah... ando neste momento a testar várias opções de organização.

    www.vitor360.com | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  5. Devias experimentar! Ficam ótimas.
    Quanto às dicas, aprovo a 100%! Adoro decoração e acho que cozinhas bem decorada são meio caminho andado para facilitar a nossa vida :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  6. Very useful post, thank you for sharing :-)

    ResponderEliminar
  7. Ainda sonho com o meu dream kitchen..aiii...(um dia talvez!). Estava mesmo a precisar destas dicas, a minha cozinha está um nojo! Tenho de reorganizar tudo, precisava era de um Ikea aqui perto!

    A sério que há à venda na Primark!? Vou lá dar um pulo, se houver eu compro para ti também e envio te ;)

    Beijos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  8. Adorable and trendy! I love all these small details!
    KireiKana

    ResponderEliminar
  9. Those kitchens are amazing!
    Emma
    www.emmalovesfashion.com

    ResponderEliminar
  10. I am actually looking for kitchen inspirations and that looks great! Everything what I need: industrial style <3

    ResponderEliminar
  11. This one made of light wood has really LOTS of little places to hide kitchen stuff :O

    ResponderEliminar
  12. A organização da cozinha é complicada mesmo e com os anos vai se acumulando tanta coisa. Boas dicas!
    bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  13. Thanks for the interesting and so useful tips)
    http://beyoutiful.com.ua

    ResponderEliminar
  14. Olha, as dicas são ótimas. Na minha casa a cozinha sempre tem que ta bastante organizada e limpa, pois na cabeça da minha mãe, se uma pessoa for em sua casa e a cozinha estiver suja, você vai ficar com uma fama feia.

    Bom, aqui é muito complicado arrumar, principalmente pela quantidade de vasilhas que minha mãe possui - eu sempre brinco com ela falando que ela precisa comprar mais armários e não outras coisas.

    Grandes em baixo em pequenas em cima é uma dica mais do que importante, sério, se for de outro jeito vai cair tudo em sua cabeça. AMEI as dicas, obrigada pelo cuidado ao escrever essa postagem, ficou maravilhosa!
    http://suete-r.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Great post! You have a good sense to pick up those stuff.
    xo

    Kiko,
    monochrome-diary.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Confesso que adorei cada dica
    desde que tenho a minha cozinha nova adoro bastante pois é muito pratica
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  17. Post super diferente :) Eu não sou nada organizada, mas parecem-me boas dicas!

    Sorteio em parceria com a SMART no My kind of joy

    ResponderEliminar
  18. Super aprovo

    uma ótima semana pra você =)

    ResponderEliminar
  19. As tábuas de silicone são bem mais higiénicas, mas eu confesso que não resisto. Adoro-as e acho-as tão charmosas! Adorei a publicação meu anjo <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  20. Como sempre, ótimas dicas e um post excelente.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Adorei as tuas dicas, estou a convencer cá em casa a mudarem a cozinha, torná-la mas funcional, vou mostrar-lhes o teu post, está fantástico querido! :)
    Style Days Blog

    ResponderEliminar
  22. Fizeste um post com ótimas dicas. São aquelas dicas que parecem óbvias, mas que muitas vezes nos passam ao lado. A cozinha é a minha divisão favorita, mas em breve vou falar sobre ela num post. Parece que ando outra vez em sintonia contigo.

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. So great post, I love your selection and tips
    www.treschic.fashion
    @mariajosegomezverdu

    ResponderEliminar
  24. These kitchens look so lovely :)
    Have a nice evening

    ResponderEliminar
  25. Dicas aprovadíssimas tenho de pôr em prática algumas delas.
    beijinhos

    Post novo - Nova linha MARK by AVON
    Luz do candeeiro|Facebook

    ResponderEliminar
  26. Babando nessas inspirações.
    Amo detalhes em madeira.

    Beijinhos 💜
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  27. Very interesting ideas! These images are so stunning and inspirational, thank you for this takeback!

    ResponderEliminar
  28. Ahhhh, this made me want a whole new kitchen! Beautiful! ♥

    Happy New Week!
    xoxo Suzy ( ˘ ³˘)♥
    THE KAWAII PLANET

    ResponderEliminar
  29. I love those clean, light, stylish and well organized kitchens!!!
    Great tips and images selection, as usual, Miguel! :D
    Have a great week!
    xxx
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  30. Dicas maravilhosas amei, tenha uma semana maravilhosa, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  31. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  32. Cá em casa aplicamos muitas dessas dicas, as restantes de certeza que ficaram anotadas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  33. Gostei muito das dicas! Eu era mais louca por organização antes, hoje não sou tanto. Mas continue achando organização ótimo. A cozinha aqui de casa está precisando estar mais organizada.

    http://www.biigthais.com

    beijoos ;*

    ResponderEliminar
  34. I wish I could have very modern and practical kitchen. I mean... my kitchen isn't bad I really like this room. But I want to change some things :P

    ResponderEliminar
  35. Quando o assunto é cozinha eu também sou a louca da organização.
    Amei as dicas, todas muito funcionais.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderEliminar
  36. Que lindo! Quando eu tiver que decorar minha casa, vou enlouquecer com tantas possibilidades :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  37. Very nice kitchens and great Tips.
    Follow you - follow back?
    www.whiteandvintage6741.blogspot.com

    ResponderEliminar
  38. Claro que adoro as dicas! Se pudesse, tinha escolhido os móveis da minha cozinha, mas já vinham embutidos :(
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  39. Aprovo a 100% as dicas! Na casa da minha mãe está tudo arrumadinho, já na minha casa em Coimbra que é onde eu estudo está tudo uma desarrumação por causa das minhas colegas de casa e isso irrita-me sempre! Estou sempre a arrumar e a organizar tudo, imagina só ahah

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  40. as tuas sugestões são fantásticas, fazes sempre uma grande pesquisa para estes teus posts e eu adoro!
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  41. A funcionalidade deve ser um requisito de qualquer divisão, mas tendo em conta que, se calhar, a cozinha é uma das divisões onde as pessoas passam mais tempo é mesmo obrigatório que assuma esse caráter.
    Adorei as dicas!

    r: Obrigada, meu anjo <3

    ResponderEliminar
  42. Agora que estamos a pensar em nos juntarmos, este é um post muito útil! Beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Sou completamente maluca por ter tudo organizado! Adorei juro.´
    És tu que fazes as colagens? Que programas usas?
    Beijinhos,
    Love is the new black

    ResponderEliminar
  44. Adorei os conselhos e as dicas gosto de organização e de tudo no sitio.
    gostei das inspirações
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  45. Eu sou absolutamente louca por cozinhas e ainda mais por cozinhas organizadas, portanto adorei o post.

    THE PAPER AND INK

    ResponderEliminar
  46. Eu vou adorar a altura em que tiver a minha própria cozinha e à minha medida (:

    R: Não tenho nenhuma review porque ainda não comprei o produto. Ainda estou a ponderar qual irei comprar.

    ResponderEliminar
  47. very luminous kitchen, love it
    new post on my blog <<< fashion blogger >>>
    have an happy day, kisses

    ResponderEliminar
  48. O próximo passo cá em casa é reformular a cozinha que já esta a ficar velhinha e um verdadeiro caos, pelo menos eu nunca encontro nada do que quero ou preciso! Gostei imenso das dicas, vou já apontar para as meter em acção :)

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  49. Organization it's important for home
    Happy Valentine's Day

    ResponderEliminar
  50. Boas dicas! Estou sempre à procura de coisinhas boas destas!
    andreiamoita.pt

    ResponderEliminar
  51. As tuas dicas estão aprovadas e utilizo umas quantas cá em casa. Tenho imensos organizadores para gavetas e armários. Tenho-os também na minha despensa que é bastante grande (tal e qual como um roupeiro de quarto) e isso permite-me ter tudo muito bem organizado e arrumado, deixando imenso espaço livre nas bancadas para trabalhar à vontade :)

    Também organizo por tipos, panelas e tachos num lado, pratos e travessas noutro, copos, canecas e jarros noutro e sempre onde dá mais jeito :D

    E utilizo imensos tabuleiros...dão muito jeito :D

    Beijinho*
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  52. Qualquer dona de casa sonha com uma cozinha super organizada. A minha, infelizmente, é pequena, por isso, a seguir a uma refeição parece sempre caótica. E é aquele espaço que precisamos ter sempre limpo e arrumado pois está sempre a uso. As tábuas de madeita devem ser usadas apenas para o pão precisamente porque nao devem ser lavadas na água. Hoje em dia há as opções de que falas - o silicone - mas nao só para as tábuas.
    Também vendo utensílios de cozinha e já apanhei velhotas à procura de colheres de pau, que é raro encontrar agora. Mas as pessoas mais antigas têm dificuldade em perceber o porquê das mudanças para o plástico ou silicone.
    Os organizadores de gaveta ou de parede são sem dúvida uma ajuda enorme na arrumação, principalmente quando se tem uma cozinha pequena como a minha.
    Gosto imenso de ver os catálogos do IKEA por exemplo, com aquelas soluções que deixam a loiça toda à mostra. É super giro mas confesso que nunca usaria pois se ja dentro dos armários se cria pó, fora dos armários então... acho que não é uma solução higiénica, pelo menos para mim que detesto o pó!

    Dicas de organização sao sempre boas. Obrigada Miguel 😉

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest