Sentir, o Livro da Cristina Ferreira

by - 26.11.16


Aqui por casa todos somos fãs do livro da Cristina Ferreira. E do Goucha. E de todas as pessoas que, diariamente e de forma tão espontânea entram por minha casa através da televisão e acrescentam sempre alguma coisa positiva ao nosso quotidiano. Não sou de fazer fretes. Portanto, só vejo programas que me possam trazer novas perspetivas e cujos apresnetadores/atores e afins, sejam dignos de serem chamados de profissionais.
A Cristina é uma dessas pessoas. Mesmo sendo mulher, inspira-me muito. Pela história de vida, pelo empenho que tem em tudo o que faz e, acima de tudo, por nunca se permitir baixar os braços. Se isso a faz uma mulher especial? Faz. Se isso a engrandece? Engrandece. Se causa inveja aos demais?! Pode causar. Mas a mim causa-me uma vontade enorme de fazer o que ela faz: seguir os sonhos.


Depois do blog, dos dois perfumes - o de Homem e o de Mulher -, depois da máquina de rosto, lançou o livro. Sendo seguidor do blog e apreciando a escrita da Cristina, que faz com que sintamos que a conhecemos desde sempre, aproveitei o lançamento do livro para o comprar. O preço é de 15,50€, se a minha memória não me erra, mas o lançamento fez com que o preço fosse mais baixo. Comprei-o, também, com o intuito de o oferecer à minha mãe que fez anos ontem, sexta-feira, dia 25, e que a idolatra (risos). A par disso, soube desde início que me iria identificar muito. De tal forma que sabia que me ia trazer uma maior força interior.


O livro começa com a mensagem que a Mãe da Cristina, a dona Filomena, escreveu na sua fita de curso aquando finalista de Ciências de Comunicação (que por si só era o curso que queria ter tirado). Esse trecho diz para a Cristina lutar pela vida, pelos sonhos e para se manter fiel ao que é. Depois de quase desatar a chorar, Filomena, através da escrita, agradece por entre-linhas, por a Cristina relatar histórias que são de ambas e que, independentemente do tempo que passe e do que acontece, sempre as unirá.


Para satisfazer a curiosidade de muitas pessoas e de forma a colmatar algumas lacunas das crónicas sociais, revistas cor-de-rosa, que se limitam a invejar e destilar ódio, o "Sentir" não é um livro biográfico.
É um livro que compila vários textos soltos, divididos em 7 capítulos que, de uma forma ou de outra, retratam os passos que a Cristina foi dando. Podem contar que é um livro intimista, onde se partilham histórias, vivências, memórias fotográficas como podem ver. Contem, ainda, com um livro de fácil leitura. Muito ao estilo da nossa Cristina. O facto de ter 200 páginas não assusta. Devorei-o numa tarde, enrolado ao sofá e senti que não foi tempo perdido. Muito pelo contrário. Senti, inclusive, que a Cristina estava mesmo ali, a contar tudo aquilo por que passou até ser, tão somente, uma das maiores influencias nacionais. Com mérito e humildade que lhe são adjetivos e características tão próprias.


Podem achar-me senil ou coisa que o valha. Sempre tive uma grande empatia com a Cristina mesmo nunca tendo estado com ela pessoalmente. Até porque temos várias coisas em comum: é filha única, tal como eu; tem amor imenso pela família, tal como eu; tem pais feirantes, tal como eu; passou por dificuldades económicas, tal como eu; tirou a carta aos 18, tal como eu; a sua primeira professora primária chamava-se Helena, tal como a minha; não domina o inglês, tal como eu; tem o 13 como número da sorte porque foi nesse dia, em Setembro, que começou no Vocês na TV, e foi precisamente num dia 13, em Junho, que eu nasci; não gosta de "gastar" tempo em tratamentos de beleza porque acha que esse tempo pode ser ganho noutras coisas, tal como eu; em qualquer coisa que lhe surge na vida encara como algo simbólico e como uma lição, tal como eu aprendi a fazê-lo.


As semelhanças que referi acima, dizem respeito a algumas passagens do livro. São estórias que Cristina relata entre capítulos e que, no final de cada uma delas, existe uma frase que nos faz pensar. Um pensamento ligeiro mas profundo. Do género das "quotes" que lemos diariamente e que, de imediato, nos transportam para uma realidade tão genuína. Um súmula, se assim lhe queiramos chamar. Ou, então, uma breve lição de vida!


Como genuína que é, e algo que demonstra humildade da parte dela, cerca de três passagens marcam os dissabores que teve. De amor, aquando a separação do "pai que sempre quis dar ao meu filho". De trabalho, quando a aliciaram ou quando proferiam que andava com pessoa X, Y ou Z para subir na vida. De perdas de pessoas que lhe eram importantes. Reparei, ainda, que estes textos estavam meio intercalados, o que demonstra o grande positivismo por parte da Cristina. A grande maioria dos textos, abordam temas que nos fazem sorrir. Lembranças que nos fazem olhar para as nossas próprias memórias. De momentos vitoriosos como este, em que escreve o livro.


Sentir termina com os "ses" da vida. Com o olhar o futuro sem medos. Tal como eu aprendi a fazer. Sabem, quando há uns tempos, vos disse que o blog estava a deixar de ser o "meu" mundo?! Pensei muito nisto naquela altura. Sabia que se acabasse teria dado o meu melhor e teria dado tudo para que desse certo. Se tivesse acabado teria feito outra coisa na vida que fosse tão aliciante quanto tudo isto continua a ser. A Cristina, assim como eu, pensa muito na vida. É saudosista mas não fica presa ao "se". Porque se tiver de fazer outra coisa, ela fará, com a magia com que faz tudo. Tal como nós conseguimos fazer se nos mantivermos fiéis à nossa essência!


Há muito a dizer sobre este livro mas só quem o lê, consegue, literalmente, sentir o poder das palavras, dos sentimentos e da força que é a vida. O que ela conseguiu - mesmo tendo ouvido muitos nãos -, o que ela consegue e o que conseguirá, só depende dela. Logo, se acreditarmos, se lutarmos, se nos mantivermos nós mesmos, também seremos capazes de o fazer. Sem pisar ninguém. Sem menosprezar quem sempre lá esteve.... Apenas sentindo o que a vida nos é capaz de dizer.

Recomendo. Recomendo vivamente. Não por ser o livro de uma pessoa mediática mas, e acima de tudo, por ser um livro que nos ensina a ver a vida a partir de um outros prisma. O prisma da felicidade!

Obrigado, Cristina, por me fazer Sentir a vida desta forma, por me fazeres Sentir que tu és tão tu, e por me fazeres Sentir que estou no caminho certo!
 Já alguém leu o tem interesse em fazê-lo?

You May Also Like

61 Pieces

  1. Sounds like an interesting book :-) Have a nice weekend Miguel:-)

    ResponderEliminar
  2. I don't know the book but it sounds very interesting!
    Have a good weekend

    ResponderEliminar
  3. Great review...thx for sharing! Wish you all the best

    ResponderEliminar
  4. pues no lo conocia, me ha encantado conocerla

    ResponderEliminar
  5. Confesso que tenho vontade de ler o livro...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Nunca li o livro!
    Nunca conheci a Cristina pessoalmente mas se ela é aquilo que mostra ser, é uma pessoa muito humilde!
    Pelo que disseste é um livro muito bom! Gostava de ler!

    O Planeta da Inês

    ResponderEliminar
  7. Não conheço a Cristina, fui pesquisar sobre ela no Google! Legal o livro, as pessoas se aproximam mais!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
  8. Parece-me um livro fantástico. É sem dúvida uma bela ideia de presente de natal :)

    BLOG thesandrafaela || instagram || facebook

    ResponderEliminar
  9. Embora não seja fã da Cristina estava curiosa para saber reviews do livro dela e acho que o fizeste muito bem! Afinal de contas é uma lutadora e uma fonte inesgotável de inspiração para aqueles que têm um grande sonho.
    Até estou a considerar comprar :)

    Viver a Viajar

    ResponderEliminar
  10. Tenho imensa curiosidade :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Miguelito
    Me apaixonei pelo sua descrição e pela mulher forte que vejo neste livro. Uma ótima pedida para o final de ano.
    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagram

    ResponderEliminar
  12. Adora o ler para conhecer mais sobre a historia dela
    mas pelo que dizes talvez o compre
    bom post de partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. é um livro que tenho muita curiosidade em ler e também estou a pensar oferecer à minha mãe no NATAL :P Adorei a tua opinião sobre o livro, continuas a ser o excelente blogger que és!! :)

    Style Days Blog

    ResponderEliminar
  14. Admiro muito a Cristina, mas confesso que já se envolveu em tantos projectos e j´deu tanto a cara por tudo que não tenho mais paciência nem vontade de ler o livro. A Cristina é uma lutadora e sem dúvida que merece todo o sucesso que tem, simplesmente é um daqueles livros que por mim podia muito bem ter ficado retido na editora.

    www.anafernandes.ch -> CHRISTMAS GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  15. Ainda não li este livro, mas folheei-o na fnac e pareceu-me bastante interessante :)
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  16. It looks interesting!

    http://julesonthemoon.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  17. wow.. até me arrepiei a ler este texto :)

    também gosto da Cristina, comprei o livro em pré-venda, recebi-o na sexta (não vinha autografado mas ainda melhor, assim fica como desejo vê-la autografá-lo, um dia..)
    sim.. um dia.. porque sempre disse às minhas avós "vó, um dia vai ver-me ali no Você na Tv" :) e sim, esse DIA chegou :) lá fui ao programa em 2013, tive o prazer de me sentar na cadeira onde a Cristina é maquilhada todos os dias e de a conhecer pessoalmente :) a ela e ao Goucha!
    adoro os dois e vejo o programa da manhã com todo o gosto!

    comprei algumas revistas dela, hei-de comprar mais!

    e identifiquei-me (tal como tu) com ela, ao ler o livro: o 13 então ;) ui.. tu e eu nascemos no mesmo dia (13 de junho) hihi :D

    também não sou daqueles spas, adoro o carro Seat Ibiza de 2 lugares e tanta tanta coisa!!!

    olha.. já me alonguei :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. seems like a great read! I really like the design of the book and from what I saw (and read) it seems a very personal autobiographical book...and I enjoys books like that. I would love to read it. Thank you for your reading recommendation!

    https://modaodaradosti.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Já tinha ouvido falar do livro, muito pela "polémica" daquilo dizia. Fico tão feliz que seja muito, mas muito mais do que isso! Gosto de livros assim, com mensagens positivas! Um dia vou le-lo concerteza!
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  20. Beautiful post! love the pictures

    thedaydreamings.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Eu quero lê-lo em breve! Adoro a Cristina, é uma excelente profissional e uma grande sonhadora! :)

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Não é uma pessoa que eu acompanhe muito mas também eu tenho curiosidade em ler o livro! :)
    beijinhos, The Fancy Cats | Giveaway - Livro Infantil | Giveaway Japan Candy Box

    ResponderEliminar
  23. Ela e o Goucha fazem mesmo uma dupla imbatível :D
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  24. Eu não sou seguidora da Cristina, mas acredito que seja uma mulher maravilhosa por aquilo que conseguiu alcançar mantendo a humildade. Espero que ela leia esta review meu querido porque as tuas palavras tocaram-me o coração!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ResponderEliminar
  25. Great pictures dear, the watch is lovely!

    ResponderEliminar
  26. The book sounds really great and inspiring. I have to check it out. Thank you for sharing> have a lovely weekend Miguel :)
    xo
    Sauniya | Find Your Bliss ♡

    ResponderEliminar
  27. Nunca li o livro, mas o teu post foi bastante inspirador! :) obrigada por partilhares as tuas ideias sobre o livro, adorava ler mais posts sobre livros que leste :)

    Beijinhos***

    www.julieverafter.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Hi Hun xxxx Need to check this book out xxx <3 Thank You <3

    ResponderEliminar
  29. Adoro a Cristina e identifico-me muito com ela também. Ainda nao tive oportunidade de comprar o livro porque estou fora do país, mas no Natal quando regressar irei comprar de certeza absuluta.

    kiss,
    https://lestresjolie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  30. she sounds like a great person, a highly respected persona, thanks for sharing <3

    Capturing Life Memoirs | aimeebustillo.com

    ResponderEliminar
  31. This book looks very interesting!

    http://www.thequinoxfashion.com/

    ResponderEliminar
  32. Eu adoro a Cristina Ferreira , acho-a tao espontânea e divertida. Não sou muito de ver TV mas é das minhas apresentadoras favoritas 😊

    ResponderEliminar
  33. Adoro a Cristina Ferreira, pela profissional que é e pela pessoa que demonstra ser. Acho que é mesmo um exemplo de força, de dedicação e, sobretudo de humildade. Quero muito ler este livro. E ler a tua publicação só aumentou essa vontade *.*

    r: É mesmo :/

    Concordo, até porque depois vivemos muito em função disso. E quando as pessoas se afastam ficamos completamente de rastos.

    ResponderEliminar
  34. Eu não conhecia esse livro, parece muito bom mesmo, fiquei com vontade conhecer :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  35. Thanks for sharing! It looks interesting

    ResponderEliminar
  36. Interesting book, and great post Dear :)

    ResponderEliminar
  37. Ainda não li mas tenciono fazê-lo! Adorei o post!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  38. Sou uma fã incondicional do Goucha e da Cristina. Acho que são a melhor dupla portuguesa, sem dúvida! No entanto, acho que muitas vezes as pessoas se esquecem que eles são seres humanos individuais. Cada um é excelente e inspirador! A Cristina só veio dar mais uma prova disso. É uma mulher lutadora e cheia de garra e não baixa os braços nunca! É um exemplo que todas as mulheres deviam seguir. As mulheres e não só! Estou ansiosa por ler esse livro porque tenho a certeza que me vai deixar de queixo caído :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Tenho alguma curiosidade em lê-lo mas na minha opinião a Cristina devia aligeirar a coisa, a imagem dela está a chegar a um ponto onde o pessoal já não a aguenta.

    ResponderEliminar
  40. Sounds and looks so interesting. I've got to check it out.
    Thanks for following me. I just followed you back :)

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  41. a resenha do livro ficou muito boa, parece ser um ótimo livro!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderEliminar
  42. Ainda não li o livro mas tenho imensa curiosidade em lê ló.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  43. Admiro muito a Cristina! Já tenho o livro comigo!!

    OH, Carolina \\ OH STUDIO
    instagram: @carolinarfrancisco

    ResponderEliminar
  44. Ainda não tive oportunidade de comprar o livro mas sou fã da Cristina, é uma apresentadora que me cativa pela sua boa energia e por não ter aquele ar de ser mais que os outros. Mesmo não a conhecendo transmite ser uma pessoa humilde e acho de muito mau tom e profunda inveja muitas criticas negativas por causa do livro. Acho que estamos num país livre e cada um faz o que bem entender e tenta lutar pelos seus sonhos :)

    Beijinhos ♥
    http://infashion-wings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  45. Vou te ser sincera, nunca fui muito "à bola" com a senhora. Eu sei, condena-me, mas eu conheço apenas a "personagem" que ela mostra na televisão, personagem essa que tem uma personalidade que não me diz nada, a não ser, desligar a televisão, há quem goste sim, e ainda bem! Não gostamos todos do mesmo e felizmente que assim é! Mas como te disse, não gosto da personagem dela na televisao, pessoalmente, longe das camaras poderá ser outra pessoa, ou assim o espero, e relativamente a essa pessoa não poderei comentar porque não a conheço. Mas pelo que escreveste, essa pessoa que não conheço parece-me retratada em cada linha desse livro, e só por aí, dá-me vontade de o ler. Nem que seja para lhe dar uma hipótese em "talvez rita, estejas mesmo enganada".

    xoxo
    theownerofsushi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  46. Aí miguel depois deste post fiquei com mais vontade ainda de ler este livro é que a tua resenha foi perfeita demais.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  47. Tenho muita curiosidade em ler este livro, sem dúvida nenhuma!

    ResponderEliminar
  48. I hear about her for the first time, very interesting! She's beautiful :D

    ResponderEliminar
  49. Não sou a fã número 1 da Cristina mas também tenho de admitir que é impossível ficar-lhe indiferente. Fiquei com muita curiosidade com o livro :) Beijinhos e parabéns pela revisão, adorei todos os detalhes.

    ResponderEliminar
  50. tambem admiro mt a cristina e adorava mesmo ler o livro dela

    ResponderEliminar
  51. Que post bom de ler. Também nós somos admiramos a Cristina pelassuas conquistas, pela sua luta, pelo que é sem fingir ser outra coisa. Ainda nao lemos o livro, mas já concordamos contigo quando disseste que este é um livro de memórias que nos fazem olhar para a nossa própria vida, pois parece-nos isso mesmo.
    E claro, gostámos muito dos detalhes que deixaste aqui. :)

    @ 104

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest