Decor Ideas For an Elegant and Timeless Home

by - 10.10.16


Aqui por casa todos temos uma veia de decoradores. Pelo menos eu e a minha mãe, vá. Gostamos de apostar em algumas mudanças mas não somos de gastar dinheiro nisso. Só o facto de, às vezes, mudarmos a disposição dos móveis, faz com todo o ambiente parece diferente. É isso e a nossa vontade de fazer alguns trabalhos de bricolage que nos acabam por ser úteis ao engalanar os vários compartimentos.
Fora isso, achei por bem criar um post com algumas dicas de decoração que não cansa. Sim, aquele género de decoração cujo tempo passa mas a harmonia continua igual e não nos pesa no olhar. Não é assim tão complexo. De todo! É tudo uma questão de se distribuir bem o espaço, jogar com as cores e com a decoração em questão.



Antes de tudo e qualquer coisa, devemos procurar o conforto em qualquer que seja o compartimento e, só depois disso, começar a decorar. Sou fã de decoração minimalista, é certo, mas não dispenso de procurar conforto em mix de almofadas ou mantas e com vários móveis que, ao fim ao cabo, acabam por criar um ambiente não tão vazio e frio. Aqui prevalece a forma como vamos querer encontrar a casa quando voltamos de um dia de trabalho ou de um dia de aulas. Podemos sempre criar algum ambiente com peças mais confortáveis como pufs, sofás ou mesmo num conjunto de almofadas. No quarto, por exemplo, pode não haver grande decoração, mas o facto de existir um conjunto de lençóis e edredão que nos dê a sensação de que "esta é a minha casa" que a coisa já fica composta.


Este talvez seja o ponto onde mais gente é capaz de falhar. Mas vamos por partes. A casa deve ser maioritariamente pintada com tons subtis: beges claros, brancos, cinzas ou até mesmos os rosa e os azuis bebés. Contudo, não tem necessariamente de estar da mesma cor. Zonas como os quartos e a sala, carecem, sim, de uma decoração mais clean, onde as cores claras predominem uma vez que, à partida, serão as primeiras zonas onde vamos passar quando entramos ou saímos para algum sítio. As cozinhas e as casas de banho já poderão, neste sentido, ser mais temáticas e ter alguma cor.
A grande maioria das casas portuguesas tem chão de madeiras, em tom mais claro, certo?! Pronto, a ideia passa por criar harmonia entre o chão aquilo que nos envolve, ou seja, as paredes. Se efetivamente pensarmos bem, dá um ar mais harmonioso se pintarmos as paredes de uma cor mais clara que vá ao encontro da cor do chão. Por exemplo, preto com castanho não orbita, pois não?! 
Aqui a energia das cores também acaba por fazer um maior sentido e por criar alguma influência no nosso estado de espírito.



Decorar a casa só com coisas que estão na moda é um erro. Um erro enorme não só porque cansa mas porque pensamos que toda a gente tem. Sim, não sejamos hipócritas nesse sentido. Portanto, o melhor que se pode, de facto, fazer, é criar uma decoração que nos mostra o que aquela divisória é para nós e vamos decorá-la de acordo com a nossa personalidade e com algo que, de certa forma, nos inspire. Ou seja, se eu quero uma casa onde sinto conforto quando chego - ou pelo menos na primeira divisão por onde passo quero sentir uma sensação de acolhimento -, certamente colocarei um conjunto de fotografias na parede que me tragam boas memórias, por exemplo; se eu trabalho ou estudo em casa, num compartimento dedicado ao efeito, a minha ideia seria a de predispor uma série de frases positivas que me dessem uma maior força, certo?! Ora, se eu gosto de cozinhar, certamente que na cozinha poria uma série de objetos decorativos (típicos de cozinha), que me dessem uma maior vontade de pegar neles e assim sucessivamente. Na casa de banho, um outro exemplo, sendo um sítio onde se pressupõe relaxar, colocaria objetos decorativos mais softs e que me lembrassem um spa. 
O importante é criar um único ambiente para cada ambiente e sempre de acordo com aquilo que sentimos.


Um outro aspeto que faz toda e qualquer diferença na decoração (seja ela qual e de que tipo for), é a predominância da luz natural. Esta vai tornar os espaços com a sensação de serem bem maiores ao mesmo tempo que faz com a divisão se torne mais, quente, por exemplo, e faz com a poupança seja bem maior. A luz natural, por si só, traz uma predisposição maior de se estar naquela divisão. Aproveita-se a vista lá de fora ao mesmo tempo que, seja inverno, seja verão, somos invadidos pelas boas energias dos raios solares.
Na impossibilidade de se ter luz natural (porque muitas divisões não o têm), a melhor opção é procurarem lâmpadas brancas ou de led. O espaço caba por ficar menos sobrecarregado do que se de uma lâmpada normal se tratasse. 

Eram suposto serem poucas dicas mas acabei por me alongar e dar demasiados exemplos. (risos). É isto que acontece quando falo de assuntos que tanto gosto!

Gostaram das dicas? O que acharam do tema?

You May Also Like

60 Pieces

  1. Tudo lindo como sempre
    mega abraço

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. wonderful decor inspiration...nice white and grey colour combo! I love this kind of minimalistic and modern design. I like bold colours in fashion but in inner design I love neutral colour schemes.


    http://modaodaradosti.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  3. Beautiful inspiration, for sure every one can find something nice for himself ;-)

    ResponderEliminar
  4. The map on the wall looks great! Makes me think of exotic travels at once.

    ResponderEliminar
  5. Eu também adoro decoração, mas a minha mãe é mais daquelas que gosta de mudar o mobiliário de sitio.
    Quanto às cores das paredes, não gosto nada de entrar numa casa, em que uma parede está pintada de roxo, vermelho, ou verde. Mas é o meu gosto pessoal.
    Beijinho e boa semana
    www.bloguerosa.com

    ResponderEliminar
  6. Eu confesso que não sou muito dada à decoração mas concordo contigo que só mudar a disposição dos móveis ajuda e muito! :) Parece que ficamos com uma divisão nova!

    ResponderEliminar
  7. Wow I love this style of decorations. Gemma x
    www.jacquardflower.uk

    ResponderEliminar
  8. As tuas fotos de decoração são sempre as melhores. Onde descobres isto?
    Como já te disse ando em remodelações em casa e sabes a vontade que me dá depois de ver estas fotos em deitar a casa abaixo e fazer tudo de novo !!?? Ahhhhhhh
    Beijinhos
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  9. Achei um ótimo tema e adorei as dicas ❤

    ResponderEliminar
  10. Aviso sim!! :)
    Adorei as ideias de decoração! Adoro ver este tipo de post
    with love, KATE 💜

    ResponderEliminar
  11. This is really great! Thanks for sharing.

    ** Join Love, Beauty Bloggers on facebook. A place for beauty and fashion bloggers from all over the world to promote their latest posts!


    BEAUTYEDITER.COM

    ResponderEliminar
  12. Nossa cada uma mais linda que outra adorei
    Beijinhos
    Giveaway Internacional
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Ótimas dicas :)
    Boa semana.
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Meeeu Deus quero um lugar desse pra chamar de meu.
    Amei as inspirações.
    bjkas
    www.garotafucada.com.br

    ResponderEliminar
  15. thank you for ideas! I just need more space! hahaha

    kisses dear

    www.aprendiendoaquererme.com

    ResponderEliminar
  16. Tens imenso jeito para decoração, adorei as dicas ;)

    Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  17. Gostei bastante das tuas dicas e acho que devias fazer mais posts semelhantes, adorei, vão ajudar bastante :)

    www,daysstyle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Lindas decorações, tenha uma semana abençoada obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  19. beautiful, wow!!! these are gorgeous decor ideas Miguel!!
    have a lovely week
    www.mssparkleandglow.com

    ResponderEliminar
  20. Gostei muito do post. Sem dúvida que as pequenas mudanças são algo que torna a casa diferente, por assim dizer.

    Obrigada querido!
    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Adorei todas as dicas. A luz natural é, sem dúvida, um ponto muito importante. Sermos brindados pelos raios solares altera logo a nossa disposição e energia. Também concordo, e muito, com a parte em que dizes que devemos decorar uma divisória de acordo com o que esta representa para nós e não com o que está moda. A moda vai e vem, enquanto a nossa personalidade é só uma e devemos respeitá-la.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Excellent inspirations. I'm your new GFC follower # 1917 ♥

    http://teresaemme.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  23. Adorei as dicas! :)

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Essas decorações que priorizam a luz natural são as minhas preferidas. Essas casas ficaram com um ar tão aconchegante.
    Gostei muito das inspirações.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  25. Your home inspirations are always very elegant and stylish!
    I love especially subtle tones and natural light selections! :D
    xxx
    S
    http://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  26. Olá Miguel obrigado por este artigo com um tema que me interessa bastante. Ainda é recente o evento da minha vida de ter comprado casa e então este tipo de artigos faz com que comece a pensar em cada canto da minha casa nova de maneira diferente. Cheio de vontade para decorar hehe !

    ResponderEliminar
  27. Nossa que maravilhoso, amei.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  28. Beautiful ideas! I am all in decluttering at the moment and I try to get rid of a whole lot of things to make my home more spacious :)
    Beautiful post dear! Thank you a lot for your last comment on my blog : )
    Sending much love!
    Xx
    Rosa Larissa Klara
    conscious lifestyle of mine

    ResponderEliminar
  29. Ai, adorei como sempre o post eheh, o meu preferido foi o ultimo o 'natural light'

    Bjinhos Sandra Color-s

    ResponderEliminar
  30. You always have nice decor ideas Miguel. i love the modern, comfortable look.
    Great post as usual!
    Have a lovely week dear :)
    xo
    Sauniya | Find Your Bliss ♡

    ResponderEliminar
  31. Faço um esforço para manter um o meu instagram apelativo! É ótimo saber que as pessoas gostam :)
    Ótimas dicas!! Também adoro decoração e espaços iluminados e com tons subtis são os meus favoritos :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  32. Adorei as tuas sugestões, e logo eu sou doida por decor!
    Parece tudo confortável e apetecível!
    Beijinhos
    http://chikachikbyangelamachado.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. Gostei imenso do post, adorei algumas imagens de ideias de decoração. Adorava fazer uma makeover do meu quarto aqui na faculdade, mas é muito difícil tornar um espaço pequeno em sala, escritório e quarto
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  34. Realmente, a luz natural faz toda a diferença.
    Amei as inspirações, uma mais linda que a outra.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderEliminar
  35. Adorei as dicas e concordo com todas elas!

    r: Sim, o azul. A sério? Que máximo, eu também :D

    Compôs aquela música para os filhos :)

    ResponderEliminar
  36. Sou apaixonada por decorações assim, sonho em ter meu cantinho assim super elegante, sofisticado. Um dia quem sabe realizo esse meu sonho.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  37. Adorei bastante os teus conselhos e dicas :) Adoro espaços assim
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Ótimas dicas Miguel =) Uma boa luz natural faz toda a diferença!

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderEliminar
  39. Adorei todas as tuas escolhas, só dá vontade de visitar a Zara Home e perder a cabeça...

    Lígia
    Lifestyle&Co./

    ResponderEliminar
  40. Adoro decorações em tons claras mas, com a minha irmã mais nova e primas, manter o bom estado ia ser complicado :P

    ResponderEliminar
  41. Adorei o post, gosto muito de ambientes confortáveis e felizes :) Ja fui mais fan do estilo minimalista, agora já gosto de ver mais coisas mais peças juntas, ando numa fase decorativa anos 60.
    Muitos beijinhos
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
  42. Concordo imenso com tudo o que disseste!! A nossa casa tem de estar decorada ao nosso gosto e tem, sobretudo, que nos fazer sentir bem. E é mesmo verdade, às vezes basta mudar os móveis de sítio que dá logo outro ar :)

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  43. That set in "comfort" looks so dreamy. Definitely my style of interiors.

    Sxx
    www.daringcoco.com

    ResponderEliminar
  44. sou fã desse estilo de decoração! quando tiver casa própria irei me inspirar nessas decorações lindas!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderEliminar
  45. Gosto muito deste estilo preto e branco, simples mas preenchido.
    Ótimas inspirações sr. Miguel :) Aliás, surgiu-me uma ideia para a Blogazine, já te envio e-mail xD

    Outra coisa: andas a perder os meus posts sobre a casa dos segredos xD

    ResponderEliminar
  46. Decorações bem elegantes.
    Ótimas cores.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  47. Decorações bem elegantes.
    Ótimas cores.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  48. Eu gosto muito de fazer mudanças no ambiente e eu me inspiro muito em várias imagens, em especial as que eu encontro no pinterest. Gostei muito das ideia que você postou aqui.
    X J X C X

    ResponderEliminar
  49. Como sempre adoro as tuas dicas e adorei as inspirações! Por aqui já estou a pensar no que vou mudar cá em casa! Quer dizer, já mudei uma coisa ou outra mas quero adicionar algo outonal! :)

    ResponderEliminar
  50. Escolheste imagens tão bonitas, e com tanto cuidado, wow. A decoração assim é sempre tão fresca, e tal como dizes, não cansa, é intemporal!

    Welcome to 104

    ResponderEliminar
  51. Adoro posts de decoração e fiquei super fã das fotografias!
    Já agora também podes passar no meu blog onde eu partilhei as fotos da minha decoração.

    Um beijinho
    Ana C, www.adreamersland.com
    www.facebook.com/adreamersland

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest