Aveiro: Praia da Vagueira

by - 18.7.16

Conheço bem a zona de Aveiro. Ou melhor, pensava eu... Fiz férias muitos anos seguidos na Praia da Barra que considero ser a minha praia. Uma área cosmopolita, que vi crescer muito! O paredão, ainda hoje, me traz memórias de infância únicas. Também passei pela Costa Nova, que é uma zona de cortar a respiração face à tipicidade das casas. Riscas por todo o lado. Redes de pesca a engalanar o passadiço.
Contudo, este ano foi distinto. Como típico português, e muito graças ao meu emprego, deixámos para a última o aluguer da casa. Procurámos na zona da Barra e estava tudo cheio. Ou estava cheio, ou pediam balúrdios por três noites. Também sou da opinião que nada acontece por acaso... E não foi por acaso que a Joana, que apareceu neste meu post, me deu a oportunidade de, com os meus pais, passar uns dias na Praia da Vagueira, em Vagos. Perto da zona da Costa Nova, da Praia da Barra e de Aveiro.

Não conhecia a zona embora os meus pais me dissessem que, em miúdo, chegámos a vir a acampar para aqui. Dou graças ao facto de não me lembrar porque o campismo me mete um tanto ou quanto de confusão (risos). Alertaram-me dizendo que era uma zona bem mais pacata e que não tinha tanta agitação quanto a Barra. Disse-lhes, sinceramente, que não me importava. Apenas queria sair, desanuviar e apanhar muito sol.

E assim foi. Estava tudo combinado com a Joana e com o Sr. Américo que, tão gentilmente, nos cedeu a casa por três dias. Chegámos quinta à noite e partimos no domingo ao rasgar do fim do dia. À chegada, notei a tal calmaria de que os meus pais falavam. Contudo, percebi que era uma cidade bem típica como as que já tinha visitado onde a pescaria, os azulejos, os detalhes nos fazem perceber que a Praia da Vagueira é um sítio bem preservado tradicionalmente.

Os meus pais denotaram bastante diferenças desde a última vez que cá tinham estado. A cidade cresceu e a praia começou a ser melhor aproveitada. É uma praia limpa e segura. O areal não é tão extenso mas é de uma areia mais fina. Há bares que ladeiam a praia e a tornam mais moderna. Ouvem-se pessoas, música e o ambiente é propício à boa disposição. Sendo uma zona ventosa, fiquei contente por não ter apanhado vento. Aliás, até acho que foi mesmo por ter vindo nestes dias porque, ouvindo conversas alheias em pleno areal, percebi que "em 15 dias que cá estou só nestes dias é que tem estado mesmo verão!". Respondi aos senhores, interiormente: "é óbvio e isso só aconteceu porque eu vim!" (risos).

A casa está a dois minutos a praia, a pé. Sendo uma zona toda a direito dificilmente nos perdemos. O mar no horizonte acaba sempre por ser o ponto de partida. Em termos estéticos, gostei bastante do facto de a zona do paredão e do areal ser ladeada por grades em madeira. Dá um aspeto mais "tropical" à praia e torna-a mais moderna. Descem-se as escadas que dão acesso ao paraíso e, depois disso, parte de nós saber aproveitar o dia.

Pelo que percebi, também junto dos meus pais, antigamente para se descer para o areal, era necessário fazê-lo pelas rochas. Felizmente tudo evoluiu daí terem colocado aquela estrutura em madeira. Só lamento o facto de não ter acesso para pessoas incapacitadas e com mobilidade reduzida. Seria importante construírem uma rampa de acesso para o efeito.

Sei nadar, e mesmo tendo apanhado sempre bandeira verde, tenho muito respeito ao mar e não sou de muitas aventuras. É um mar relativamente calmo. Água límpida e a temperatura relativamente amena. Não estava exageradamente fria como costuma estar aqui pelo norte. Custava a entrar (pelo menos a mim que me ponho literalmente a estorricar ao sol (risos), mas não custava nada a sair. Sentia-se logo o calor e o bafo a verão. O cheiro a maresia fazia-me querer, todas as manhãs, aproveitar a maré baixa para bater perna e por as ideias em ordem ao caminhar.

E não é que, logo no primeiro dia de praia, numa busca incessante por quartos de banho, descobri este bar super "Miami", capaz de nos remontar às decorações do tumblr e do pinterest. Tem uma vibe muito boho e muito boa onda. Azul e branco tal e qual as Ilhas Gregas. Música ambiente que até convida a dar um pé de dança mesmo na fila pela casa de banho. Um sítio que recomendo pela simpatia e pelo "bem receber".

Tal como escrever este post por ter tudo à flor da pele, estes quatro dias passaram a correr. Fico com a sensação de que eu e os meus pais conseguimos aproveitar bem o bom tempo, a boa estadia e o "nosso" tempo que tão precioso tem sido. Fiquei muito agradado com a zona e tenciono voltar. Seja este ano (se ainda for possível) ou, quem sabe, para o ano. O ser tranquilo também me tranquilizou. Precisava mesmo de descansar, de não ver gente conhecida e de estar, essencial e integralmente, connosco!

Já cá estiveram ou conhecem a zona de Aveiro que tão típica é?

You May Also Like

63 Pieces

1. Amazing pics :)
    New post on my blog:http://vesnamar.blogspot.rs/2016/07/glassesshop-review.html

2. Que praia linda :)

3. very nice photos, thanks for visiting my blog!!!kiss

4. Bom dia!
    Espero que tenhas tido umas boas "mini férias" e que te tenhas divertido. Só me apercebi ontem que estavas de férias, ando mesmo na lua...
    Adorei as fotos e fiquei com imensa vontade de ir a essa praia, pois faz-me lembrar mesmo o estrangeiro.

Obrigada querido, hoje ou amanhã devo ir a outro LIDL e vou ver se encontro o que quero.

Xoxo,
    Catarina A.

5. It seems very nice place
    thanks for sharing!

6. Que engraçado, uns tios de uma amiga minha vivem nesse prédio da primeira foto! Conheço um bocado a zona. O suficiente para não me perder. Lol Em relação ao mar, sou como tu. Eu sei nadar, mas do mar tenho muitoooo respeito! Não me aventuro.

7. Adoro Costa Nova, faz me lembrar da minha infância, a minha família ia lá sempre almoçar :)

Vagos fica tão perto de onde moro, é uma praia linda, e a vila super calma.

Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

8. Que paz, Miguel :) gostei muito das fotos!

Jiji

9. Não conheço essa zona, mas o teu post deixou-m com vontade de ficar a conhecer :)

MY KIND OF JOY

10. Não conheço NADA em Aveiro... Mas já tanta gente me disse que é uma zona tão bonita, que tenho imensa vontade de ir conhecer :)

| i n d e c i s a

11. Não conheço essa zona... Mas já sei onde ir quando visitar Aveiro!

Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

12. Wonderful post dear:) kiss

13. I'd love to be in this beach today! ❤️
    Have a fab day Miguel
    xxx
    www.travelera.es

14. R. No tempo em que estamos, quanto mais coisas fizermos em casa melhor.

Da zona de Aveiro só conheço mesmo a praia da Barra. Quando entrei na adolescência acampei muitos anos seguidos, mas hoje confesso que não sei se iria achar a mesma piada :)
    Parece mesmo uma praia bastante calma, deve ser ótimas para quem quer descansar e relaxar.
    Beijinho, Kati

ossegredosdakati.blogspot.com

15. Eu acho que já passei por esses lados mas quando era mais pequena , mas que lugar mais lindo
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Tem post novo todos os dias

16. Nossa que praia linda, amei!!

bjokas =)

17. Que balneário lindo de viver! imagino sua paz, tranquilidade e um momento exclusivo com vc mesmo e junto aos seus, isso é tão sempre importante! Lindas fotos e espero que tenha sido revitalizante estes dias.

Beijos e uma excelente semana!
    DMulheres
    @dmulheres

18. Também achei que as grades de madeira deram um ar mais tropical à praia. Gostei muito das fotos, esse lugar é bem bonito.
    www.infinitafeminice.com.br

19. Também já passei aí férias, gosto muito :))

20. Adorei as fotos! A praia parece ser encantadora. Falam muito bem de Aveiro, estou ansiosa por conhecer a cidade (será para breve) :)

Beijinho,Beauty Queen

21. Que praia mais linda. Fiquei encantada com as fotos!
    BlogCarolNM
    FanPage

22. Que lugar encantador Miguel. E essas fotos lindas? APAIXONADA. Me bateu uma vontade imensa de ir a este lugar. Beijos

www.abitoffashioneb.blogspot.com.br

23. Great post Miguel and lovely photos!!
    Have an amazing week
    www.mssparkleandglow.com

24. Que lugar maravilhoso Miguel, amei de mais.

www.cantinhodalory.blogspot.com

25. Nunca fui a Aveiro de férias, bem, nunca fui lá nem para uma visita típica. Não conheço muito o Norte de Portugal (ups...) e eu bem gostava.
    Fui a Aveiro umas poucas horas quando há uns dois/três anos fui a Praia de Mira, e por horas, diz-se, parar o carro, passear perto do centro comercial, numa avenidazinha, i guess, onde comprei ovos moles, dois sabonetes de sal e um globo de neve. Não deu paravisitar mais, pois foi mesmo só uma escapadinha de Praia de Mira e também levamos os meus dois amores caninos.

Devia de tirar uns dias para visitar o Norte, mas tempo disponível com os meus pais... não temos muito. Talvez para o ano quando fizer um intrarail :)

xx, Edna
    Blog - Mercury Rose

26. Só estive em Aveiro quando era pequenina (tipo 7 ou 8 anos). As fotos estao muito giras, talvez um dia vá aí passear
    Por onde anda a Sofia?

27. oh!! amazing place! I wish be ther right now because it's so hot today in Spain...

kisses dear
    www.aprendiendoaquererme.com

28. Uaaallll amigo Miguel,que praia linda,ameiii conhecer um pouco mais,desejei estar ai heim ;) faz anos que não vou à praia,tô mais branca que a lerigol kkkkk bjãoo

29. Tens que experimentar, e depois conta-me como correu :)
    Parece que passaste uns dias ótimos! Sou de pertinho de Aveiro e não conhecia esse lugar, tenho que mudar isso urgentemente!
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

30. Que lugar lindo Miguel! Quero conhecer. Descansar com esse mar deve ter isso delicioso! Que bom que recarregou as energias =)

rasgadojeans.blogspot.com

31. Aii que inveja!
    As fotos estão tão incríveis que eu fiquei morrendo de vontade de estar por aí. Amei =)
    Beijinhos ❤

32. What a beautiful place! Have a great week! xx

33. Não conheço minimamente essas zonas! Mas adorava, que sítio lindoooooo :) Que sorte!
    Beijinhos,

34. красивые фото ))

35. So beautiful and relaxing place!
    Great photos!
    xxx
    S

36. Que coisa linda. Que local lindo e que transmite uma calma muito grande.
    Quero conhecer Portugal em breve :)

www.vivendosentimentos.com.br

37. Nunca estive mas queria estar 💛
    Novas redes sociais no blog 😚
    PS: sigo o blog de quem seguir 😃

38. Que praia linda, não conhecia mas fiquei com muita vontade de visitar.
    Beijinhos

39. Your photos are so lovely. I love the Sea.
    Have a lovely evening

40. Miguel Show de imagens arrasou em cada detalhe, obrigada
    pela visita, tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

41. Nunca fiz praia para esses lados, mas adoro ir a Aveiro!

r: Não tens que agradecer, já sabes :D
    Tenho que lá ir ver

Sou suspeita, bem sei, mas este ano esmeraram-se ainda mais *.*

42. As fotos estão magnificas! Adoro a zona de Aveiro, Furadouro, Ovar etc...
    Beijinhos e boa semana

Coco and Jeans By Marisa

43. Sempre achei a zona de Aveiro muito bonita, apesar de não conhecer muito bem.

44. Aveiro sempre me despertou imenso interesse mas é uma zona que por enquanto ainda só estive quase de passagem mas tenho a certeza que quando lá for, espero que seja também para descansar e desanuviar um pouco, vou gostar tanto quanto tu gostaste :D

Beijinhos, Hellen

45. Parece cenário de filme romântico, que lugar lindo e maravilhoso. Fiquei sonhando com as fotos e toda tranquilidade que passa esse lugar.

Beijos

46. Não sou nada de férias de praia e estas tuas fotos fantásticas deram-me imensa vontade de lá ir! Parabéns!
    E, olha lá, como assim mete-te confusão acampar? É tão bom! ahah.

Lena's Petals xx

47. Só fui uma vez a Aveiro e estou ansiosa por voltar! É uma cidade apaixonante!
    Parabéns, que fotos fabulosas :D

48. A beautiful place to escape to! The beach looks fantastic! Sounds like you had a great break

Http://leftbankgirl.blogspot.com

49. Não conheço Aveiro mas deixaste me bem curiosa, adorei as fotos.

50. Muito obrigado Miguel!! ahahah Tinha que partilhar a dor com vocês! Agora imagina eu que estou quase meio oceano de distância dos deliciosos pastéis... ahah!
    A areia da praia da Nazaré magoou-me os pés! E a água ai é tãooo gelada... Eu nem sei como vocês conseguem! Mas essa praia eu não conheço mas é só mais um sitio para visitar!

51. nossa que delícia de lugar *-* existem males que vem para o bem né? haha
    tudo lindo parabéns!!

Ciranda da Bailarina

Beijos

52. As praias do norte são boas, mas nem sem comparam ás do meu Algarve, tens de vir fazer uma visita, que eu mostro-te o que é praia á séria!

53. Oii!!
    Mill obrigadas por ter comentado o meu post no blog.
    Não tem nada que agradecer, pois o miguel é me apoia muito, eu é que tenho de aproveitar para lhe agradecer por isso.
    A minha irmã tem o Iphone 4s e realmente a diferença de qualidade de imagem entre o 4s e o 5s é enorme, o meu custou 300 e tal euros, logo esta obviamente mais barato do que o q era inicialmente, pois os telemóveis são como os carros, vão desvalorizando consoante o tempo, até porque vão vindo outro da mesma marca mas mais evoluidos ainda.
    Eu fiquei realmente fã desta água micelar da garnier que por acaso também resolvi experimentar por ter visto a review de uma youtuber ou blogger (da qual já não me recordo) e ainda bem que o fiz, pois estou mesmo a adorar, pois pelo menos na minha pele resulta muito bem mesmo, após aplicada sinto a cara super fresca, limpa e sem oleosidade, se decidir comprar agradecia que me dissesse se também gostou, uma vez que isso significa que confiou em mim e resolveu arriscar.

Jéssica Teixeira | TAG.QUEM É MAIS PROVÁVEL? | MEGA FAVORITOS DE JUNHO | Youtube | <a

54. Oii!!
    Que eu me recorde nunca fui a aveiro, mas adorei as suas fotos e achei essa praia super bonita e limpinha (pelo menos é a minha impressão à primeira vista ah ah ah).

55. Divino!!! me encantó! hermosas fotos! que linda playa y me gustó la barra estilo boho! Amo quedarme un buen rato mirando el mar, despeja mi mente. Besos!!!

56. Gostei muito! Não conheço literalmente nada do Norte, só o Porto (e o centro) e ver todas estas fotos deixou-me... Feliz, principalmente por te ver bem, sabes? :)

57. Não conheço a zona - até porque raramente faço férias de praia e aquelas que conheço melhor são mesmo só nos arredores de Lisboa e Leiria - mas pelas fotografias parece ser um destino fantástico. Eu iria gostar, sem dúvida, do facto de ser pacato. Para mim não há melhor características para umas férias bem passadas; confusão já me chega no dia-a-dia, por isso, o silêncio é sempre bem vindo. Espero que tenham sido mesmo umas óptimas mini-férias :)

58. Não conheço Aveiro, mas tenciono conhecer em breve. As tuas fotografias estão muito bonitas e apelativas!

A Vida de Lyne

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!

Sigam todas as novidades aqui: