Lisboa pelos meus olhos

by - 9.6.16


Foi a minha segunda vez em Lisboa e eu vos juro que me senti que nem um puto em plena época natalícia, sentado frente à árvore, envolto em presentes. Juro! A minha ida ao Rock In Rio, possibilitou-me ficar a conhecer um pouco daquela que foi a cidade que mais me absorveu e que mais ansiava visitar no meu país. 
Deixei que os cheiros, que o caos do trânsito, que os prédios altos quase em plenas núvens, que o calor, que as pessoas, ficassem presas o meu olhar por momentos. O meu pescoço voltava-se para a esquerda, para a direita e para trás em movimentos como que frenéticos para poder, com os meus olhos, vislumbrar Lisboa. Assim quis que fosse. A companhia foi a ideal mas o tempo mostrou-se escasso (e ainda bem).


Absorvi os detalhes e tentei capturá-los por muitos que fossem. O facto de ser complicado encontrar estacionamento, porque a cidade é caótica nesse sentido, fez com que parte do tempo fosse perdido. Ou melhor, ele não foi em vão. Possibilitou-me conhecer ruelas, subir mais alto e descobrir coisas nunca antes vistas. Demoveu-me, em parte, a ideia de me querer mudar de imediato. É preciso tempo. É preciso voltar para, depois, conseguir tomar essa decisão.


Fiquei rendido à arquitetura rústico-moderna, aos detalhes e à preparação tão típica dos santos populares. Sou de festas de bairro, sou de tradição e, por essa mesma tipicidade envolta, afirmo e reitero que, se algum dia acontecer a minha mudança, me vou sentir em casa. A ázafama das ruas, das pessoas a correr, dos sorrisos dos turistas estampados e bem afincados no rosto por estarem a gostar de conhecer este sítio incrível, aguçou-me mais a vontade de continuar a visitar e abrandar o passo de modo a assimilar tudo.


Foi a pé que fiz a minha travessia pela baixa. Com calma. Com a aquela vontade de assimilar tudo quanto queria e numa busca desenfreada de conhecer os cantos e recantos. Vi sítios que já tinha visto... pela televisão. "Já vi isto na novela!", "Nossa, a quantidade de pessoas aqui é igual à que se vê na televisão!", era tudo quanto me passava pela cabeça até chegar ao Terreiro do Paço, sim que se vê imensas vezes nas televisões, nas reportagens. E só vos digo que, aquela grandiosidade e luminosidade, está capaz de absorver, de imediato, qualquer pessoa. 


Depois de uma manhã repleta de emoções, de anda de cima para baixo, de baixo para cima, da esquerda para a direita, da direita para a esquerda com um sem-fim de informações recolhidas e fotografias perdidas pelo cartão de memória da minha máquina, eis que fizemos o nosso almoço junto ao Tejo. A imensidão do espaço, a multidão instalada, a frisa do Tejo e o almoço que reconfortou o estômago, fez de mim uma pessoa realizada. Sim, porque uma das metas que eu estipulei para este ano era ir a Lisboa... E consegui. E fui. Porque lutei. 

Felizmente, sim felizmente, não consegui ver tudo o que queria. Não fui ao Chiado nem ao Rossio. Não vi Belém. Não consegui ver um role de sítios que havia predestinado ver... E ainda bem. Sabem porquê?! Porque fiquei com mais vontade de voltar... Muito em breve!

Quem já visitou Lisboa?
Que sítios me recomendam visitar numa próxima vez?

You May Also Like

55 Pieces

  1. Cool post, amazing pics :)
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/06/sammy-dress-summer-trends.html

    ResponderEliminar
  2. I never was in Portugal but I wish to visit this beautiful country one day :-) Wonderful pictures!

    ResponderEliminar
  3. Gorgeous pictures ♥♥♥

    innakeils.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Já viajei um pouquinho por aqui! bonitas fotos.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Lisboa is much similar to Catania,my born city,in Sicily! I suggest to visit it in summer,and if you come to Sicily,feel free to text me
    XOXO FASHIONSOBSESSIONS | FACEBOOK | INSTAGRAM FOLLOW MY BLOG ON GOOGLE+ AND GOOGLE FRIEND CONNECT

    ResponderEliminar
  6. As tuas fotos retratam muito bem a alma de Lisboa! Gostei muito do texto! bjs
    Coco and Jeans by Marisa

    ResponderEliminar
  7. Lisboa é Lisboa, volta sempre. Aconselho-te a não vir no Verão porque vai estar cheia de turistas nos sítios que queres ir, se não foste aos miradouros aconselho-te o de São Pedro de Alcântara ao pé do Príncipe Real que é a zona onde eu moro e também o Miradouro da Senhora do Monte. Dependendo do tempo que ficares aconselho vivamente uma visita a Sintra para comeres um travesseiro.

    ResponderEliminar
  8. Fico tão feliz por Lisboa te ter conquistado e por não teres visto tudo. Lisboa é uma cidade que encanta os corações mais puros. Gostava muito de poder ir contigo a Lisboa da próxima vez, mostrar-te os encantos daquela linda cidade e conhecer sítios que não conheço ainda. Já viste como seria dois bloggers nortenhos na capital?

    Se gostas de arte ias adorar o MNAA (Museu Nacional de Arte Antiga). As Igrejas são lindíssimas. Os museus valem todos a pena. Em Belém tens montes de coisas para visitar e se fores no primeiro fim de semana do mês há sítios que têm entrada gratuita no 1º domingo do mês.

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Belo relato, Miguel! E belas fotos! Não tenho nos meus planos mudar-me para Lisboa, mas confesso que se tivesse que o fazer não ficava incomodada...a luz dessa cidade é incrível, adoro cada visita que lhe faço :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  10. Lisabon is beautiful, such a historical city. Love the photos xoxo

    www.theninebyivana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Miguel os seus olhos são uma lente poderosa, amei belas imagens
    amo esse lugar estar no meu sangue meus bisa eram de Portugal
    arrasou na postagem amei.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  12. Há muitos sítios para visitar em Lisboa; recomendo-te o Castelo de São Jorge, o Elevador de Santa Justa, o topo do arco da Rua Augusta (caso não tenhas chegado a ir), o miradouro de Santa Luzia, o trajecto da Estrela até à Rua de São Bento, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Convento do Carmo, o jardim e museu da Gulbenkian, Belém (por causa da Torre, do Padrão dos Descobrimentos e do Mosteiro dos Jerónimos, bem como o bonito jardim e o CCB), a Igreja de São Roque, o Palácio dos Marqueses de Fronteira e o Palácio da Ajuda.

    Sintra e Cascais também são lindos e, com certeza, vais adorar visitá-los :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. As fotos ficaram lindas demais! Aliás, a cidade é linda!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que vieste visitar Lisboa! Eu passo todos os meus santos dias ai na faculdade! É uma das minhas cidades preferidas :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  15. Sou lisboeta mas o amor por uma pessoa faz com que viva a trinta quilómetros da cidade que me viu nascer, bem... mas tenho a vantagem do meu emprego ser na capital :)
    Quando fores ao Chiado tenta ir com alguém que conheça mesmo bem essa zona de Lisboa, e quando lá estiveres vai por exemplo ao miradouro de Santa Catarina, não te vais arrepender, aliás se quiseres podes ver um post no meu blog sobre miradouros de Lisboa. Ali perto do Chiado também tens o Príncipe Real. Quanto a Belém é uma zona muito bonita, principalmente junto à margem do rio. Bem, mas certamente vais receber mais dicas, sitios interessantes não faltam em Lisboa.

    ResponderEliminar
  16. por acaso conheço muito pouco de Lisboa... visitei a zona de Belém numa tarde, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e caminhei um bocadinho no exterior do CCB... mas é a prova de que não precisamos de ir muito longe para nos maravilharmos =)

    ResponderEliminar
  17. Espero que tenhas gostado meu amor! Lisboa é mesmo maravilhosa e se gostas da tradicional festa de bairro, tens mesmo de ir aos santos. É mesmo uma época maravilhosa <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  18. Aiii estas fotografias estão fantásticas! Vivendo em Lisboa desde sempre, continuo constantemente a marvilhar-me com tantos detalhes nas ruas... Outros sitios incriveis para visitar é sem dúvida alguma Belém!
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Não conheço mas gostaria muito de conhecer.

    bjokas=)

    ResponderEliminar
  20. Ah, what a beauty! Photos fascinating! I like traveling very much!

    ResponderEliminar
  21. nuss!
    amei o texto as fotos ficaram incríveis!
    sua visão geral e encanto por lisboa me da vontade de conhecer também!

    bjinhos


    http://pamipatel.blogspot.com.br/
    https://www.instagram.com/pamipatel/

    ResponderEliminar
  22. Lisboa é uma cidade linda! Eu já a conheço bem, agora falta-me conhecer o Porto :p

    https://filipa-goncalves.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Lisbon is such a beautiful place. I hope to visit one day :)

    What Sarah Writes

    ResponderEliminar
  24. Realmente, é um lugar muito lindo! Me sinto numa enorme vontade de conhecer Portugal e agora, Lisboa principalmente. Adoro o seu sotaque português, é muito fofo. Belas imagens, parabéns.
    To Explore

    ResponderEliminar
  25. Very interesting!
    http://www.alinatheone.ru

    ResponderEliminar
  26. Que lindo! Amei o post, as fotos! Tudo perfeito.
    Tenho muita vontade de conhecer Lisboa e Portugal (o país todo hehe)
    Acho lindo demais.
    *_*

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderEliminar
  27. Que lugares lindos adorei as fotos
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook
    Temos Post novo

    ResponderEliminar
  28. Miguel
    Amei Lisboa! Tem seus ares que me lembram o Brasil Império! Você me fez recordar por tantos lugares que visitei. Amei Belém e seus pastéis hahaha Espero que você possa voltar em breve e conhecer o restante de tudo. Ah.. eu adorei o Oceanário kkk

    Beijinhos,
    Blog: DMulheres
    Instagram : @dmulheres

    ResponderEliminar
  29. So amazing photos :) And how cute place is this! I'd love to visit this city))
    Wish you a nice day))

    ResponderEliminar
  30. tens de vir ca mais vezes! ha imensas coisas que irias adorar ver!

    ResponderEliminar
  31. I really love Lisbon. My brother lives in Belem and I went to visit him last year. I hope I will be able to go again very soon :)
    Xx
    Larissa
    conscious lifestyle of mine

    ResponderEliminar
  32. Lisboa é linda! Adoro Belém e numa próxima vamos ter que ir lá juntos! <3
    Fotografias lindas as tuas, adoro!

    ResponderEliminar
  33. Já visitei Lisboa e simplesmente adoro cada vez que o faço. Tem um encanto qualquer ;) Adorei fazer a travessia do rio Tejo, recomendo ;)


    http://missweetie.blogspot.pt/2016/06/revelacao-by-sweetie-mes-de-maio.html

    ResponderEliminar
  34. I like the ice cream decoration!

    -Kati
    http://almoststylish.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  35. Gostei muito das fotos, deve ter adorado ir ao Rock in Rio, dever ser sem dúvida alguma uma experiência inesquecível <3
    Fiz duas novas publicações no meu blog que é capaz de gostar, a mais recente é sobre a minha WORKOUT PLAYLIST DE JULHO e a anterior a essa é sobre uma marca super criativa de calções de banho para homem, que é capaz de gostar pois tem calções de banho para todos os gostos.

    No caso de ter curiosidade em ver, é só clicar no link abaixo:
    Jéssica Teixeira

    ResponderEliminar
  36. Lisboa é realmente uma cidade lindíssima sempre que posso dou lá um saltinho, pois vivo do outro lado do rio, e percorro as ruas todas a pé há recantos que quase parecem mágicos!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. beautiful photos!
    will be glad to see you in my blog and to be friends on GFC :)

    My blog MsSlivki

    ResponderEliminar
  38. Lisbon looks so interesting and charming! I have to wander those streets someday. Your photos are fabulous and took me there. Thanks for sharing! I hope you go back!

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  39. Lugar encantandor, e ficou mais ainda através de seus olhos.
    Belas imagens.
    Saudades viu!
    bjkas
    www.garotafucada.com.br

    ResponderEliminar
  40. Não imaginava que Lisboa fosse um lugar tão bonita.
    Sempre que me falam de lá só consigo pensar nos livros de História, ensinando sobre colonização e afins. Ficaram lindas as fotos. =)

    Chiquereza

    ResponderEliminar
  41. Também foste ao Rock in Rio? Em que dia? Eu também sou uma perdida por Lisboa e adoro ir la apesar de tambem serem poucas vezes. Espero em Setembro ir para lá estudar para a universidade.
    Ansiosa por ver o teu blog a chegar aos 2000 follows

    http://mourissima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  42. Oh pa, enche-me o coração de alegria saber que a minha cidade é linda :) Da próxima vez, aconselho que vás visitar Sintra, não sei se já foste mas também é muito bonita

    ResponderEliminar
  43. A minha cidade é liiiiiinda :)
    Fico tão contente que tenhas gostado :)

    Beijinhos *
    http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  44. Viver em Lisboa tem a desvantagem de a cidade, ao fim de tantos anos, passar a ser mais do mesmo. As partes mais residenciais (ditas modernas) não têm interesse nenhum; e sobra mesmo só a zona do Caís-Sodré a Santa-Apolónia, a zona de Alfama-Bairro Alto e Chiado-Baixa. Aconselho mesmo estas áreas para uma próxima viagem a Lisboa.

    ResponderEliminar
  45. Gosto muito de Lisboa e sempre que lá vou gosto sempre de tirar um tempinho para um bom passeio :)

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  46. Como sou de Lisboa visito a mais vezes mas cada canto tem o seu encanto :) Bonitos registos fotográficos. Certamente terás de ir a Belém e provares o típico doce de cá o pastel de belem e se passeares pelos bairros irás encontrar coisas maravilhosas.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  47. Gostei muito das fotos! Gosto de visitar Lisboa, mas confesso que não gostava de aí viver. Prefiro sítios mais calmos.
    porondeandaasofia.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest