Dicas para Divulgação do Blog

by - 1.4.16


Que todos nos deveríamos unir para chegarmos mais longe, isso é um facto. Contudo, para muita gente, parece que custa dar o primeiro passo e abrir portas e mão às dicas que tem e que considera que funcionam. Com isto não quero parecer "o maior dos sábios", até porque não o sou nem nunca o serei, uma vez que levamos cerca de uma vida a aprender e nem mesmo com ela aprendemos tudo.
Estou o blog há três anos, como muitos de vocês já sabem e, o que é certo, é que tudo o que sei aprendi por mim e pelas minhas pesquisas. Sou muito autodidata e não suporto a ideia de estar à espera que as coisas me caiam do céu. Tentei pedir ajuda a pessoas que, antes de eu começar a minha jornada aqui, já tinham blogs há uma série de tempo, mas nuca me foi concedida.

Neste sentido, hoje, decidi elencar algumas dicas de divulgação do blog que considero úteis e que uso. Se não divulgarmos o nosso projeto, ninguém o descobre sozinho. Portanto, ponhamos mãos à obra!

  • Grupos de Divulgação no Facebook: Embora esta dica já vos seja conhecida, é sempre de grande utilidade partilharmos o nosso blog pelas várias redes sociais porque, com elas e através de um clique, podemos chegar ao mundo inteiro. Existem variadíssimos grupos de partilha e divulgação de blogues espalhados pelo Facebook o que nem sempre as pessoas dão valor. Muitos apenas partilham os links somente por partilhar mas, felizmente, ainda existem pessoas que dão valor e acabam por aceder aos nossos blogs e deixar uma ou outra palavra de alento.
Somos Blogueiras
Blogueiras Amigas
Lisbon Blinner
Moda
Universo Feminino
Fashion Bloggers
Cantinho das Blogueiras
Divulgando Blogueiras
Divulgue seu Blog ou Site
World Fashion Bloggers
Blogger Girls World
Divulgue seu Blog
Beauty Bloggers and Vloggers Station
Fashion Bloggers Around the World
Eu tenho um Blog
Divulgação de Blogs, Páginas, Sorteios...
Bloggers de Portugal
Blogueiros(as)
Blogueiras!
Blogueiras Divulgam

A lista de links acima faz parte do rol de grupos de partilha e divulgação onde, habitualmente, partilho os meus posts. Faço-o apenas uma vez por dia, à noite. Quem quiser, que clique nos links e peça para aderir que eu próprio aceitarei. Apenas têm de me dizer se aderiram para eu poder estar atento!
  • Divulgação através de Comentários: é sempre importante deixarmos linkado, através dos comentários nos outros blogs, as nossas redes sociais e até mesmo o link do blog. Isto permitirá que se aceda aos respetivos blogs de forma mais célere ao passo que se pode ter perceção das nossas últimas publicações. O seguinte quadro tem o código HTML para poderem criar o vosso comentário com os diversos hiperlinks. Basta completarem-no com os vossos lins e depois adicioná-lo nos vossos comentários.

Este exemplo demonstra o modelo que eu uso e que vocês muito bem conhecem. Costumo, em letras maiúscula, deixar a categoria do meu post, seguido do título de modo a que as pessoas saibam qual foi o meu último post. 
Categoria do meu post| Nome da Publicação


  •  Importância dos títulos: os títulos são muito importantes e devem ser bem pensados tendo em conta o conteúdo dos posts e a forma como o mesmo pode ser pesquisado nos motores de busca. Usar títulos em português é importante porque chegamos a uma maior audiência mas em inglês irá atrair os leitores estrangeiros. Em ambos os casos a escolha deve ser algo curta, concisa e, ao mesmo tempo, chamativa!
  • Parcerias com outros blogs: dinamizar as publicações contando com a colaboração de outros colegas, fará com que o nosso blog chegue a outras pessoas. Novos leitores ou, quem sabe, a novos seguidores que por acaso tropeçam o nosso cantinho e o descobrem. Tag's, publicações de desafios, sorteios... Enfim! A criatividade não pode ser um impedimento quando o que se pretende é que se aliem com o intuito de se promoverem de forma mútua.
  • Passatempos: os giveaways já foram uma moda e, o que é certo, é que acabam por resultar numa boa solução. As regras também devem ser concisas e fáceis para todos os leitores, incluindo aqueles que têm mais dificuldade em lidar com as networks. Portanto, passatempos somente dedicados e desenvolvidos a página do facebook do blog, através da partilha dos conteúdos é capaz de ser a forma mais eficaz e eficiente de conquistar o público. O facto de partilharem as publicações fará com que se chegue a uma maior audiência que, consequentemente, se poderá sentir atraída pelo vosso espaço.
    Chega de imposições e regras fixas porque ninguém as segue...
  • Plataformas online: que têm o vosso blog as bases de dados e que promovem os vossos posts pelo facebook e pela internet no seu todo, de forma gratuita são uma mais-valia não só para quem se inicia agora como, também, para quem já tem o blog há algum tempo. O Blogs de Moda, o Blogging e o Blogs de Portugal são três das plataformas onde eu e o Pieces Of Me nos encontramos. São plataformas gratuitas e que, de facto, noto através das estatísticas do próprio blogger que trazem alguns frutos.
A meu ver, são estas as melhores dicas de divulgação e promoção do blog. São poucas mas trazem bons resultados não no curto prazo, mas sim no longo. Não só é preciso alguma paciência como também dedicação, empenho e escrever, sobretudo, com alma!
Lembrem-se, ainda, que se queremos ir longe, devemos ir juntos.  
Foi-vos útil? Que mais dicas gostariam de ver retratados por aqui?
(sei que estou em dívida com o post de edição de fotos mas já estou a trabalhar nele!).

You May Also Like

75 Pieces

  1. Obrigada pelas dicas... Aderi aos grupo que mencionaste por isso quando puderes aceita-me :)

    Quanto à assinatura, não estou a conseguir comentar com os códigos que me destes surge a indicação "O seu HTML não pode ser aceite: A referência "https:" não é permitida. Podes-me ajudar?

    Obrigada e bjxxx

    ResponderEliminar
  2. Adorei as tuas dicas Miguel , são muito úteis! Beijinhos
    http://cocojeans.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Great post :)

    NEW POST ON MY BLOG: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/04/banggood-spring-wishlist.html
    VISIT & FOLLOW MY BLOG, I ALWAYS FOLLOW BACK :)

    ResponderEliminar
  4. Shades Of Classy | Blog ❥❥ Shades Of Classy | FaceBook

    Sabem o quanto este tipo de dicas ajuda os pequenos blogs ? MUITOOOOOO :)

    É tão bom termos alguém que no momento certo nos dá as melhores indicações . . .

    Obrigadaaa

    Kisses

    ResponderEliminar
  5. Otimo post, eu ja fiz um post com o mesmo assunto no meu blog, na minha opinião só faltou os grupos do Google plus, elas também são ótimos para divulgação xd

    ResponderEliminar
  6. Foram dicas bastante úteis e mesmo que saibas pouco partilhaste-o e isso já é de grande ajuda para os iniciantes. :)
    -Elisabete
    BlogYoutubeBloglovin'Google+TumblrTwitterWe Heart It

    ResponderEliminar
  7. Olá! :)
    Gostei muito do teu post, acho que foi extremamente útil em conselhos para a divulgação, especialmente para mim que ando a tentar divulgar mais o meu :) Considero os grupos do Facebook particularmente úteis, até porque permite uma maior interação com outros bloggers do que apenas pelos comentários em blogues.
    Mais uma vez obrigado pelas tuas dicas e fico à espera do post de edição de imagem, que é algo que também quero muito melhorar :)

    Caleidoscópio Mental

    ResponderEliminar
  8. Miguel querido dicas maravilhosas, olha eu também tenho um grupo
    facebook o nome é (sou blogueira e dai), bom final de semana.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Vídeo novo:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  9. super good post, i try to undestand all, and the fb groups i don´t know them!! thanks!!!

    ResponderEliminar
  10. Hello from Spain: very useful tips. Keep in touch

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida que este post me vai ajudar imenso, já que só hoje lancei o meu primeiro, ainda é um bebé ahah!


    ANDA DÁI!

    ResponderEliminar
  12. That's useful) I try to shade at social networks)

    ResponderEliminar
  13. Sempre com boas dicas, Miguel! Algumas delas já sigo, mas há sempre mais para aprender!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  14. Eu além dos grupos de facebook uso os grupos no google+ e acho que rende muito mais,apesar de continuar a partilhar no facebook.
    Estou à espera de mais dicas,se souberes algo sobre web design estou disposta a aprender mais (eu vi que o template não é teu mas de certeza que deves saber algo :) )
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  15. Thanks Miguel for your tips :) Can you tell me what kind of graphic program you used to for your photos?

    http://testowaniaczas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Que belas dicas Miguel algumas eu já uso, grupos no meu facebook então ui são tantos que ás vezes até me perco que depois já não sei se já fui ou não fui... Ás vezes é complicado...

    Beijinhos

    NEW POST IN AVON BEAUTY|Tutorial: Contouring Vs Strobing (especial dia das mentiras)
    Luz do Candeeiro | Avon Beauty

    ResponderEliminar
  17. Adorei tudo muito bem explicado também divulgo em alguns dos grupos mas maior parte que tu usas não conheço acho que vou seguir alguns deles
    e mais uma vez obrigada por esta partilha ~
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook

    ResponderEliminar
  18. Bem, muito obrigada pelas tuas dicas de divulgação e o texto bem composto <3 E apesar de eu já ter os meus códigos para a minha assinatura de comentários, fiquei muito contente por ver que disponibilizaste os códigos para quem não tenha ou não saiba :D Muito simpático da tua parte <3 Já me pediram para fazer também assinaturas, claro que fiz de bom grado :) E claro que concordo com todas as tuas dicas. Eu não divulgo muito o meu blog, embora quero que cresça claro, quero sobretudo que os leitores sintam-se em casa. Óbvio que isso não importa o nº de seguidores mas sim o nosso toque pessoal para com os leitores, tal como tu fazes :D <3

    E claro que somos TODOS bem bonitos <3
    Agradar aos outros é tão over rated :P

    ~ Carla'C
    Coisinhas da Carla'C | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  19. ok, eu sou péssima neste campo...nem vale a pena pensar no assunto =P

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    R: Não tenho planos para ir não... confesso que nem nunca foi uma Feira que me chamasse a atenção...mas aquilo não é só para estudantes e afins???

    ResponderEliminar
  20. Ótima dicas esse post com certeza ajudou muito. É verdade se queremos ir longe, devemos ir juntos. Sempre arrasa nos posts/blog e também um amor de pessoa, parabéns querido ♥

    Beijos,
    Vou Arrasar

    ResponderEliminar
  21. Muito obrigada por este post! Adoro este tipo de posts e os teus são sempre fantásticos!
    É pena que haja anta rivalidade em vez de ajuda, como diz o anuncio "se queremos ir rápido vamos sozinhos, mas que queremos ir longe vamos juntos" :D

    Beijinhos,
    Ana, autora de Linha d'Olho http://linhadolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Adorei suas dicas. Costumo divulgar no Facebook (mas estou bloqueada haha), Google +, Instagram e Pinterest :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  23. Muito legal sua postagem. É bom saber lugares onde podemos divulgar nossas postagens para mais visitantes nos conhecer :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  24. Lo de incluir links en los comentarios es penalizado por Google y afecta luego al posicionamiento del blog. Yo al principio lo hacía pero en un curso sobre posicionamiento en Google nos explicaron que era un error muy común y que había que evitarlo. Un saludo,
    El blog de Sunika

    ResponderEliminar
  25. Amei amei seu post, e blog.
    Tuas dicas simplesmente maravilhosas.
    Beijos da Kah
    Obrigado pela visita

    http://blogmundodakah.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  26. ótimas dicas, e sem dúvida que ajudam imenso! Também me considero bastante auto didata no que toca a este tipo de coisas e se há dica que descobri é que "perder" um bocadinho de tempo em busca de blogs que nos interessem e deixar por lá palavras amigáveis são uma ótima forma de nos darmos bem no mundo dos blogs (:
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. gostei das tuas dicas, ja faço parte dalguns desses grupos de face e tambem apenas publico uma vez por dia, se publicasse mais acho que as pessoas acabariam por ficar aborrecidas d ver sempre as mesmas coisas

    uma coisa que tenho de melhorar e a questao que mencionaste de colocar o link do blog nos comentarios, ainda estou a pensar se faço isso porque afinal ao clicar no meu nome vai ou para a pagina do blogger onde tem os blogs todos, ou para a pagina do google+ onde tambem tem acesso ao meu blog, mas ainda ando a pensar nessa questao do link

    as platarfos que referiste como o blogues portugal e bom apra o nosso blog e nao so pois por la podemos conhecer outros blogs das nossas caterias e conhecer quem sabe varias pessoas

    uma coisa que, como referiste talvez me possas esclarecer, e o blogging. referiste que era gratuito no entanto eu tentei ver mais sobre essa plataforma e pareceu-m ser paga, pois para aderir e necessario pedir um orçamento, que me disses disso?

    por ultimo, espero que nao tenhas levado a mal o meu ultimo comentario, qeria ter referido isso nele mas publiquei antes de o fazer.

    ResponderEliminar
  28. Gostei das dicas, mas ainda estamos num universo bem competitivo.

    bjokas =)

    ResponderEliminar
  29. super interesting list!
    I'd love to know your opinion on my new post MEN'S BEAUTY ROUTINE
    ----> fashion blogger italia
    have an happy day
    kiss

    ResponderEliminar
  30. Obrigada pelas maravilhosas dicas!
    Vou experimentar aqui mesmo a do link do blog e pode ser que comece já a usar hehe


    Miri's Whispers

    Ps. Correu bem ?

    ResponderEliminar
  31. Também sinto isso! Já estou a magicar qual próxima tatuagem que vou fazer, mas primeiro tenho que pensar bastante eheh
    Adorei as dicas! Gosto imenso de divulgar em grupos do facebook apesar de ultimamente andar um pouco preguiçosa. Tenho que voltar a fazê-lo :)
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  32. Boas dicas! :)
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Eu sou sincera, muitas das vezes não participo devido às regras, embora eu concorde em que haja regras nos passatempos, mas às vezes é demais e mesmo que hajam muitas participações, em 40% não seguiu as regras todas! Mas gostei do post, muito útil e até vou roubar o código HTML que já andava curiosa para o arranjar :P

    Eu conheço-te bem o sufuciente para saber que és verdadeiro em cada publicação e tens dinamizado sim, claro babe :D <3

    ResponderEliminar
  34. Obrigada por partilhares as tuas dicas. Já conhecia essas plataformas, mas nunca é demais relembrar. Por falar em parceria gostava muito de fazer uma contigo, não sei ainda bem como mas acho que podíamos fazer algo, o que te parece?
    beijinhos
    http://aalbicastrense.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Excelentes dicas!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Boas dicas, Miguel. Há algumas que me falham e que tenho de pôr em prática. ;)

    ResponderEliminar
  37. Dicas muito úteis, Miguel! Já faço estas coisinhas todas :)

    | i n d e c i s a

    ResponderEliminar
  38. ADORO este género de posts :) claros, straight to the point e realmente úteis. O mundo dos blogs por muito giro que seja, é dífcil... e dar a mãos uns aos outros é sempre importante. Gosto da tua filosofia.

    Gostei mesmo do post, pá! :) Na minha folga, já vou pesquisar os grupos de divulgação

    ResponderEliminar
  39. Lovely pics dear! Have a great weekend! xx

    ResponderEliminar
  40. really helpful!! I don't actually use Facebook so maybe i should give it a go

    Lori Hearts Blog

    ResponderEliminar
  41. Adorei as dicas, ja vou divulgar meu blog!
    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderEliminar
  42. Gostei bastante das dicas!

    r: Muito, muito obrigada, meu anjo <3

    ResponderEliminar
  43. great post - i think online platforms are definitely essential when blogging! you could also add attending blog events and networking to this list :)

    xo Sarah
    http://absolutelysarahx.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. Adorei todas as dicas.
    Sempre excelentes.
    Beijo grande

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  45. Simplesmente adorei as dicas, Miguel!
    Participo de 2 grupos de Facebook desses que você citou, mas já vou correr pra ver os outros.
    Acho super bacana e importante deixar o link ao final de um comentário coerente e relacionado com a postagem. Muito chato receber apenas o link com uma mensagem superficial como "adorei", apenas para divulgação do blog ¬¬
    Não conhecia essas plataformas, mas vou ver como funcionam :)
    É como dizem: quem não é visto não é lembrado!

    OBS: também segui aqui ♥

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar do top comentarista de abril ♥

    ResponderEliminar
  46. Esta aqui um bom grupo de dicas. Eu não fazia a mínima ideia que existiam estes sites e grupos que divulgam blogues. É uma coisa que por acaso nem é muito visivel. Uma coisa é certa, ir comentando outros blogues é uma óptima maneira de "ganhar" novos leitores, e até conhecer boas pessoas.

    R.: eu também gosto do Verão por esses mesmos motivos, mas admito que cada vez gosto menos do nosso calor excessivo e continuo calor. A camisa/camiseiro parece ter uma certa textura em relevo, por isso é que me questionei qual era o fabrico; mas relevo ou não relevo (que se calhar é capaz de ser uma ilusão de óptica provocada pelas fotografias), isto confere-lhe um certo cunho de originalidade. Awww obrigada :) E não podia concordar contigo, o número de pessoas com maturidade para a idade que têm parecem ser cada vez menos, o que é uma pena. Mas há sempre casos e casos.

    ResponderEliminar
  47. Adorei este post! E concordo completamente com o que disseste sobre a união entre bloggers :)
    Também uso esses "truques" e acredito plenamente que são uma mais valia :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  48. Adorava fazer uma parceria contigo, se estiveres interessado manda mail :)
    http://annesperks.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  49. Muitos parabéns pelo excelente post Miguel...sempre que precisar, já sei a quem recorrer ;).
    Beijinhos e bom fimd e semana.

    misscokette.blogpsot.pt

    ResponderEliminar
  50. Gostei muito das dicas meu amor! Eu uso muito grupos de divulgação e acho que fazem todo o sentido! <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  51. Adorei as tuas dicas! É sempre bom ajudarmos os outros :)

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  52. Post super útil, essa de fazer grupos de divulgação é ótima forma de conseguir público e parcerias, crescer junto é sempre uma boa ideia

    ResponderEliminar
  53. nice post! love the photos!
    www.samanthamariko.com

    ResponderEliminar
  54. Great post, I love your blog!
    Have a lovely weekend :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  55. Amazing and detailed tips! I can tell you put a lot of effort into your blog and promoting it! Hope you're having a great weekend

    Http://leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  56. Tens sempre post excelentes com dicas :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  57. Boas dicas! Algumas delas já faço mas há outras que não são bem a minha cena.
    O que também me ajuda bastante são as plataformas Lookbook, Chictopia e Beffited (eu mando-te um convite!)

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  58. Olá! Gostei muito das dicas, acho-as bastante úteis. Não conhecia esses grupos de divulgação, vou ver se dou uma espreitadela por lá :) Obrigada pela partilha e por teres passado pelo meu blog.

    Beijinhos
    Luz e Poeira

    ResponderEliminar
  59. Nunca compreendi muito bem estas coisas. Eu fartava me de divulgar o blog no facebook, cumpria quase todas estas "regras" de que falavas e o blog quase ou nada cresceu com tal... :/
    xx, Edna
    http://neverforgottenmercury.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  60. Tantas dicas boas, eu não faço nada disso :/.

    ResponderEliminar
  61. Obrigado pelas dicas, são bastante úteis não só para mim mas certamente para muitos outros!

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  62. Sempre a contribuir e ajudar todos:) Adorei este post! Super útil para TODOS sem dúvida:)
    Obrigada Miguel:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  63. Gostei muito do post, Miguel. Óptimas dicas para quem está a começar :)
    Acho que não se deve negar ajuda quando alguém nos contacta a pedir dicas. Hoje essas pessoas, amanhã possivelmente poderemos ser nós!
    Beijinhos*

    thesweetlizablog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  64. Gostei muito das dicas, algumas já sabia mas outras não. :)
    Continua o bom trabalho.

    http://blametheaesthetic.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  65. És sempre tão humilde e tão altruísta, meu querido!
    E achas sempre que não és nenhum "mestre", que não és nenhum "grande blogger"... Estás redondamente enganado, posso garantir-te isso! A mestria que possuis é evidente nas mais variadas vertentes da tua vida! Desde o teu estilo, passando pela tua personalidade, pela forma como escreves e pelos teus conselhos, nota-se claramente que és uma pessoa completa, forte, fantástica!
    A blogosfera ganha imenso por te ter e juro que já nada seria igual sem ti!
    Adorei as dicas, são boas para newbies e até mesmo para os que se encontram há mais tempo por aqui!
    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  66. ótimas dicas! entrei muito recentemente neste mundo, e estou a tentar melhorar o meu blog pois, apesar de ainda ser tão pequenino, nutro um grande carinho por ele.
    Não conhecia o teu blog, no entanto não poderia estar mais feliz por o conhecer!
    Tudo de bom para ti, e que continues a crescer cada vez mais.
    Beijinhos <3
    Facebook

    Red Lips

    ResponderEliminar
  67. Adorei muito o post, e ótimas dicas! É sempre bom, pois quem é recente não sabe muito bem como divulgar, e também é dificil achar blogs maiores que param seu tempo para ajudar outros!!

    ResponderEliminar
  68. Concordo contigo em vários pontos, tendo apenas 2 anotações: não concordo com os grupos de facebook; ou melhor acho que se deve escolher bem os grupos.
    Por exemplo: se acabaste de fazer um post sobre um cosmético faz sentido colocar em grupos de beleza e não tanto em grupos de bloggers; porque estes acabam por ser na maioria das vezes, apenas um deposito de links; visto sermos todos bloggers e a grande maioria nem vai aos grupos para ver se há novidades!
    Quanto aos links HTML quando comentamos outros blogues, para mim faz sentido e é uma pratica muito boa; no entanto deixei de a usar, porque tenho visto que há muitos bloggers que ficam incomodados!
    Bem, esta é a minha opinião! De resto achei o teu post excelente e cheio de dicas muito boas!

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest