Mensagem de Ano Novo

by - 31.12.15



Não seria suposto o dia ter começado mais tarde. São 8 e 30 e já me encontro aqui, sentado, para vos escrever uma mensagem de felicitação de Ano Novo. O grande dia é hoje. É hoje que deixamos para trás tudo aquilo que não nos conseguiu satisfazer ou deixar feliz. Hoje começa um segundo livro com mais 365 páginas. Ainda não estou preparado...
E não estou preparado porque hoje é dia de rituais. Sou extremamente supersticioso. Falta-me a roupa interior azul - que vou ter de as ir encontrar numa loja qualquer agora de manhã -, falta-me sentar um pouco no sofá e fazer uma retrospetiva deste 2015, falta-me escrever os meus doze desejos para 2016, falta-me comprar os balões e o foguete de confetis, falta-me selecionar umas quantas músicas para dançarmos noite dentro, falta-me, ainda, que chegue toda a minha família e que, finalmente, dêem as 12 badaladas.
A azáfama do dia de hoje é igual à do Natal: de manhã ultimam-se as compras e de tarde tratam-se dos doces e da comida tradicional. Seremos cerca de 20, novamente, e a cozinha com a tal mesa de três metros que vos falei, já está organizada. Ontem antecipou-se a festa uma vez que os meus pais contemplaram 25 anos de casados (que feliz e orgulhoso eu estou!!!), portanto, só será necessário decorar o espaço com os balões, e colocar a mesa com toda a pompa e circunstância que a passagem de ano pede. 
Como já fiz entender, sou muito de rituais. No dia de ano novo costumo sempre tomar banho antes do jantar e tento sempre estrear uma peça de roupa nova para além da roupa interior. Ainda não escolhi o meu outfit mas sei que incluirei esta peça que recebi aqui há uns tempos. Neste dia é sempre dia de ir sair mas somente depois da meia-noite. A tradição que sempre mantenho, pese embora os convites que tenha, é de passar as doze badaladas com os meus e entrar com eles numa nova jornada. Depois disso, é festejar até manhã com quem aparecer. É uma noite de festa, acima de tudo. 
O jantar fazer-se-à às oito. Em ponto. Como aconteceu no Natal entreter-nos-emos até à meia noite com muita música, com o bingo, com muita fotografia e muita dança. Vamos tentar esquecer que 2015 nos trouxe coisas más e vamos focar-nos só em energias positivas.
Perto da meia-noite são distribuídas as 12 passas e as 12 grainhas de romã por toda a gente. As passas comê-mo-las como manda a tradição e as grainhas da romã apenas as sugamos e juntamos os pequenos caroços. Juntamo-los, embrulha-mo-los num guardanapo e colocamos no nosso porta-moedas até ao fim do ano seguinte. Dizem que mantém dinheiro na carteira durante o ano.
Um outro ritual que tenho é o de, antes das doze badaladas, subir para um banco com o pé direito (que tem uma nota e a lista de desejos para esse ano) e, ao fim da contagem e de ter engolido as passas, volto a descer com o pé direito para, assim, entrar em grande no novo ano. Após a meia-noite e já com os pés bem assentes na terra e no novo capítulo, fazemos um brinde, gritamos muito, e cumprimentamo-nos todos. "Que de hoje a um ano estejamos cá todos!", é a frase mais proferida naquele espaço de tempo. Cada um rebenta um balão e pede um desejo. Felizmente assim tem sido todos os anos. Graças a Deus!

Aqui por casa é sim. Entre rituais, cismas e superstições, a família está reunida e a festa está instalada. Não há espaço para tristezas. Só alegrias de enfrentar o novo ano com a maior convicção de que somos capazes. Só com a certeza de que vamos lutar até ao fim por tudo aquilo que mais acreditamos. 

É isso que vos quero desejar: um 2016 melhor que 2015. Um 2016 com muitos projetos, muita saúde, muita paz, muita união. Um 2016 capaz de vos fazer sorrir muito a cada queda e capaz de vos ensinar a não baixar os braços e esmorecer. Quero desejar-vos um 2016 incrivelmente bom onde todos possam dar o melhor de si, por si e para si, mas também para os outros. Que seja um capítulo cheio de vitórias, lutas, quedas mas, acima de tudo, de aprendizagens.

Quero agradecer-vos o facto de me terem proporcionado um 2015 fabuloso. Vocês deram-me muitas alegrias e fizeram-me chegar longe com o blog. Se não fossem vocês, neste momento já teria baixado os braços e já teria desistido disto tudo. Vocês, fieis seguidores e leitores, foram o melhor que tive em 2015 e que espero ter ao longo de 2016. Quero voltar a crescer convosco e quero continuar a partilhar convosco tudo isto.

Que 2016 seja um ano Feliz!
Um forte abraço para todos!

You May Also Like

61 Pieces

  1. Miguel o teu texto consegue transmitir na sua plenitude o quão bonito é o último dia do ano para vocês :) adorei a tua descrição e consegui sentir me um bocadinho aí :) que dia e noite bonitos :)
    E dá os parabéns aos teus pais :) que número bonito para alguém fazer de casados ❤️
    Espero que encontres a peça azul agora de manhã e que tudo corra bem . Aqui também será por casa com os meus não imagino de outra forma :)
    Beijinhos, boas entradas um excelente ano de 2016 e para o ano continuarei por aqui ❤️
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que delícia. Tão bom de ler - e é tão caricato teres tantas tradições e superstições! acabam por ter mais piada assim!

    Cá em casa também fazemos uma festa parecida com a do Natal, e também só saio depois da meia-noite, essa é passada com os meus!

    Que tenhas um óptimo 2016!

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Espero que 2016 te reserve momentos maravilhosos, mais conquistas e que as ligações se estreitem. Mereces <3

    r: É isso mesmo, relativizar.
    Espero que sim :)

    Eu é que agradeço! Com todo o coração, fico mesmo feliz por te saber sempre desse lado, é gratificante. E que em 2016 esta aproximação seja igualmente constante e mais forte.
    És um amor, muito obrigada. Mesmo <3

    ResponderEliminar
  4. best wishes to you dear;)xoxo
    http://glampond.blogspot.it

    ResponderEliminar
  5. Em minha casa também costuma andar tudo em alvorada a fazer os ultimos preparativos antes que a familia chegue..Também sou supersticiosa, também tenho de estrear uma peça de roupa e usar roupa interior azul...também como as 12 passas, mas desconhecia essa das 12 grainhas de romã que se guardam num guardanapo, no porta moedas até o proximo ano, se tiver romãs faço este ano hehe..Também não subo ao banco, mas se ha coisa que acredito é em passar as 12 badaladas com moedas na mão direita. Quando entramos no novo ano, também nos cumprimentamos, mas dizemos apenas "Bom ano!"... Que tenhas uma boa passagem e um bom ano, que tudo o que desejares de concretize porque mereces!!
    Beijinhos,

    N a n a Blog

    ResponderEliminar
  6. Meu querido, venho desejar-te um feliz 2016. Que seja um ano repleto de sorrisos e de conquistas. Que seja um ano de batalhas mas que saibamos sair vencedores, que este ano tenhamos sempre em mente que somos capazes de ser muito melhor e de fazer muito mais do que aquilo que julgamos.
    Ao contrário de ti ligo pouco à passagem de ano. Visto sempre uma roupa simples, e procuro apenas rodear-me de amigos e de pessoas que me querem bem. Achei super gira a tradição das romãs, nunca tinha ouvido falar. ^

    Um beijinho grande e boas entradas :D

    ResponderEliminar
  7. Sou nova por aqui mas gostei imenso! Desejo te um ótimo 2016 e que consigas realizar todos (ou quase todos) os teus desejos!

    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Que ano 2016 seja melhor que o ano 2015
    Feliz Ano Novo
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  9. eu cá já tenho a cueca azul e uma peça de roupa nova que se usa sempre também por cá, e costumo comer as doze passas, também ainda nem sei os desejos, é depois na hora de coração, e o ano passado até em cima de uma cadeira me pus e desci com o pé direito ahah que venha dai um excelente ano ;)

    ResponderEliminar
  10. Feliz ano novo Miguel :D 2015 me fez conhecer pessoas incriveis na internet e uma delas é vc!

    ResponderEliminar
  11. Happy new year! <33 I hope this new yer will be good for you! :D

    ResponderEliminar
  12. Feliz Ano!!

    http://helderschicplace.blogspot.com/2015/12/new-year-new-life.html

    ResponderEliminar
  13. Desejo-te todas as felicidades para 2016 Miguel, mereces !
    Aqui em casa somos menos animados haha Não deixamos de ter os nossos rituais mas somos menos e preferimos ler a nossa lista de desejos, uma a cada sua vez para os demais.

    Beijinhos x
    miriwhispers.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. simplesmente fantástica a tua mensagem.. Obrigado! adorei as tuas "superstições" quem me dera poder acreditar como tu.. Vais ficar um gato com roupa escolhida!
    beijinhos meu lindo para ti e familiares que este ano termine bem e comece ainda melhor!
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Desejo-te um óptimo Ano de 2016, com muita saúde, paz, esperança e acima de tudo amor! :)
    Espero que todos os teus desejos se concretizem no novo ano!

    Beijinho, Beauty Queen

    ResponderEliminar
  16. Uau, fantástico Miguel! Parece ser um dia atarefado mas que compensa imenso!
    Bom anoooo :)
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Que tudo corra como desejas Miguel !

    Beijinho e feliz ano novo ! ♥
    www.somethingwithsa-ra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Olá, Miguel!
    Desejo-te um ótimo ano 2016, com tudo de bom, como mereces! :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito do que li e compreendo perfeitamente essa confusão durante este dia ahaha! Bom ano novo para ti e continua assim com o blog! Beijinhos
    www.amiudamorena.com

    ResponderEliminar
  20. Espero que tenhas uma bela passagem de ano eu realmente sou como tu todos os anos cumpro os rituais á risca

    http://luxurysmoland.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Bom ano :)

    Segui o blog, beijinhos
    Aqui fica o meu, www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Happy New Year sweety and keep going this way.Xo <3

    ResponderEliminar
  23. Identifiquem-me com tantos dos teus rituais. Parece que estava a ler também a minha rotina de véspera de ano novo.

    Que em 2016, este blog que eu tanto adoro, continue a crescer, e que eu esteja cá para poder seguir isso e dar-te sempre o meu apoio!

    Beijinhos, e boas entradas, meu lindo <3

    http://araparigadocomboio.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Espero que entres em 2016 com o pé direito! Eu cá não tenho atenção a roupa interior azul nem nenhum outra norma. Acredito que o ano é o que fazemos dele!
    Tipicamente Adolescente

    ResponderEliminar
  25. Este é um dia que, basicamente, desde sempre me passa muito ao lado. Eu nunca fui muito dada a superstições - mas nada contra a quem as tenha - e admito que estas são 24h a 48h de que não gosto muito :p No entanto, não deixo de algum modo comemorar a passagem de ano.

    Espero que tenhas uma boa entrada no novo ano. Que 2016 te traga mais e melhores experiências, bons momentos e alegria. Espero que tenhas um óptimo 2016!

    ResponderEliminar
  26. adorei o texto Miguel, adoro como nos contas os teus planos como se fossemos amigos a tomar um café ahahah. Não sou muito supersticiosa (bem nao tanto como tu pelo menos eheh) mas acho que este ano me vou deixar levar e usar roupa interior azul cause why not?
    beijinhos e um otimo ano

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Que palavras tão bonitas, Miguel!
    Espero que tenhas conseguido encontrar todos os detalhes que faltavam e que tenhas uma noite cheia de amor, felicidade e muita magia.
    Obrigada por teres feito para do meu blog e da minha vida nestes últimos meses.
    Desejo-te um 2016 maravilhoso, como tu mereces!
    Muitos beijinhos.

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  28. Feliz 2016! Happy new year!!!!!!

    http://modaodaradosti.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  29. Muito obrigado! <3 Que tenhas um excelente ano novo com tudo de bom :)

    http://photographybyvania.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  30. Um Feliz 2016 para ti querido :) Que neste novo ano continues com essa boa disposição que te é tão caraterística e que consigas alcançar tudo o que mais desejas! Continua a brindar-nos com os teus posts brilhantes e com a tua simpatia inigualável :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. That sounds like a fun and special night! Best wishes for an amazing 2016! Looking forward to more posts

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. A passar por cá para te desejar um Feliz Ano de 2016!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. Feliz 2016 Miguel! Que este ano te traga muitas felicidades e que alcances muitas metas. Eu cá também tenho alguma superstições, apesar de não serem muitas.. A da roupa interior, a das passas e a da cadeira também. Essa de comer as 12 grainhas de romã não conhecia, mas vou começar a pôr em prática também :)
    Messy Hair, Don’t Care | Blog

    ResponderEliminar
  34. Miguel, desejo a você um Feliz 2016! Estar com a família é muito bom por isso aproveite! Sou brasileira e acho interessante como algumas palavras do vocabulário de vocês se diferem da nossa, no modo de escrever, entende?! Acho que vou aprender muito com seu blog! (ou blogue! haha)

    blogilumiinar.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  35. Não conhecia a superstição das romãs!! Nem a de subir a um banco... nem é preciso dizer que superstições não é algo que me afecte; não consigo compreender, mas respeito quem o faça!!

    Espero que a tua noite tenha sido fantástico e que 2016 te deixe realizar todos os desejos e sonhos que escreveste nessa tua lista!

    Feliz 2016!!

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  36. Love your post, great content!
    Happy New Year!! Wish you and your loved ones all the best!
    MyLyfeMyStory

    ResponderEliminar
  37. Muito bonito mesmo, é super engraçado esses rituais! Bom ano ❤

    ResponderEliminar
  38. Não conhecia a tradição de comer as doze grainhas de romã :o (as passas sim)
    Desejo-te um feliz ano novo!!
    Beijinhos,

    atualidadesbyclaudia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  39. Que lindo o texto ♥ Não tem forma melhor de começar o ano do que um lindo texto que inspira e harmoniza haha ♥ Feliz Ano Novo!

    Beijos || visite o Valentinices ♥

    ResponderEliminar
  40. 2016 será certamente uma no feliz,principalmente para o teu blog que cresce cada vez mais.
    Um beijinho de feliz ano

    http://mourissima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  41. Um feliz ano meu querido. Com tudo o que mais desejares porque tu mereces, és uma pessoa maravilhosa <3


    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  42. Desejo-te tudo de bom neste ano que acabou de começar, espero continuar a ver os teus posts fantásticos com os teus looks incríveis! Tem um bom ano Miguel, mereces! :D

    Beijinhos grandes!
    http://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  43. que 2016 seja um ano de muitas realizações e sucesso para todos.
    Um grande abraço :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  44. Happy new year miguel! Thanks for visiting my blog. I'm already following you :)

    lovelots,
    Aiya

    aiyasuen.blogspot.com

    ResponderEliminar
  45. superb!
    kisses, Lisa
    Luxe Toutou
    http://www.luxetoutou.com

    ResponderEliminar
  46. Oi, oi!

    Sério que são cerca de 20 pessoas aí? Putz! Me bateu uma nostalgia aqui... Geralmente as comemorações na minha casa envolve menos de 10, porque os familiares estão espalhados por toda a cidade, e alguns nem aqui moram. =/

    Eu consigo enxergar daqui a mesa da tua casa lotada de pessoas. Deve ser lindo... <3

    Feliz ano pa ti, Miguel! Desejo tudibão pra ti neste novo ano que se inicia agora. Sucesso! ;)

    Não me venha com desculpas

    ResponderEliminar
  47. E que 2016 nos surpreenda!!!! :-) Beijinhos e Bom Ano
    http://patriciasecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest