Christmas Decor

by - 12.12.15


Eis que, a pedido de muitas famílias, aqui estou eu com uma decoração Natalícia. Já havia pensado fazê-lo antes mas com ideias retiradas do Pinterest que, ultimamente, tem sido o maior motor de busca no que concerne a inspirações. Contudo, decidi fazer algo diferente...
Como a cabeça não para - e felizmente -, fui até ao Polyvore construir um set. Sim, um set... Mas um set que fosse diferente pese embora relacionado com a quadra que estamos a atravessar. Já referi um vários comentários nos vossos blogs que adoro esta época. Adoro mesmo ao ponto de não conseguir expressar o entusiasmo através de palavras.

Dezembro é sempre aquele mês mágico que me traz à memória todos os Natais em pequeno, todas os presentes, todas as reuniões de família. Traz-me, também, à lembrança as peças de teatro da escola primária, os presentes que preparava para os pais e até as cartas ao Pai Natal sendo que muitas ainda guardo religiosamente.

Aqui em casa o hábito de decoração é comum. Seguimos o ritual de, no 1º de Dezembro nos juntarmos todos para engalanar toda a casa. O dinheiro é pouco e, muito sinceramente, não me parece bem gastar-se horrores de dinheiro em decoração que dura pouco mais de um mês em "exposição". Aqui pomos é mãos à obra! Reutilizamos peças antigas e criamos novas, pintamos ou repintamos novos artigos, preparamos bolas e centros de mesa. Decoramos velas, entre um sem-fim de coisas que, habilidosamente, tentamos criar e que, em breve vos mostro.

O exlibris é o presépio que, geralmente, fica no hall de entrada. Foi pintado pela minha mãe aqui há uns valentes anos. As peças são grandes, em barro e tão orgulhosamente pintadas em tom de ouro que, para mim, é uma cor que me faz lembrar o Natal. Os brilhos, os vermelhos e os verdes também... Mas o dourado... Ai o dourado. Esse lembra-me os "pózinhos" pre-lim-pim-pim. Aliás, é uma cor que lembra tudo. Não sei bem explicar. 

Voltamos ao que me trouxe aqui? Então bora...
Todos os artigos expostos na imagem têm o seu porquê. A explicação não é tão transcendente quanto isso. Contudo, é uma explicação minha e que tem que ver com a tradição aqui de casa! 

O pinheiro aqui de casa é verdinho e artificial. Gostamos do que é tradicional e, pessoalmente, acho que fica melhor do que usarmos aqueles naturais. Ao menos é reutilizado todos os anos. As luzinhas também são brancas e piscam. Piscam e param de quando em vez. Está engalanado com bolas vermelhas e douradas com uma estrela bem no cume. Embora gostasse, o pinheiro da família Gouveia não é tão grande quanto isso. É médio e gordinho! Quando se veste fica ainda mais giro!
No dia 24 as prendas têm lugar no chão à sua volta. Podem não ser muitas mas aquecem-lhe o coração... E a quem as recebe também, está claro!

A coroa de Natal está logo na primeira entrada de casa. Não é bem assim. Tem um aspeto mais rústico e bem mais giro. Foi o meu tio que a trouxe cá para casa - sim, porque passamos o Natal todos aqui em minha casa -, e alguém traz sempre um elemento de decoração novo.

As velas são o vício da minha tia. Quer dizer, ela lá mo incutiu a mim. Temos velas em forma de árvore, estrela e bonecos de neve. Também temos com cheiro a canela. E a maçã também!

Os chocolates é a avó que os traz. E por chocolate quero dizer bombocas. O ano passado não comi. Mas este ano faço questão. Quero uma de morango como as que vi o ano passado. Vou deliciar-me e aproveitar. Possivelmente vou besuntar um ou outro primo com elas (risos).

As almofadas é só para relembrar o conforto. O conforto de uma mesa repleta de gente, boa comida, bons momentos. O conforto de um lar. Porque Natal é lar. Lar é Família. Família é amigos. Amigos e Família são sinónimos de partilha. Partilhar é bom, certo?

E é claro que, embora seja clichê, Natal rima com Sozinho Em Casa... Seja ele o 1, o 2 ou o 3. E Home Alone rima com quê?! Com gargalhadas e risos que quando dados em uníssono simbolizam alegria, harmonia e amor.

Aqui por casa há um pouco de tudo! Mas o pouco é muito!
E por aí, já todos têm tudo decorado?

You May Also Like

65 Pieces

  1. Perfect decor for Christmas and of course the home alone movie to complete the season while enjoying warmth at the fireplace

    ResponderEliminar
  2. Gostei, por aqui por casa também já tenho tudo decorado :)

    ResponderEliminar
  3. Por aqui só há mesmo o pinheiro de Natal.

    Bom fim de semana!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Também prefiro as coisas mais tradicional. Acho que deve ser preservado para não perder o real espírito de natal.
    Aqui em casa estamos atrasados com a decoração!!
    Mas logo logo faremos.

    BjO
    WWW.brechodanylins.com.br

    ResponderEliminar
  5. epa home alone ja é classico ahaha adorooo! :D

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. I do christmas decor myslef, just DIY :)
    Please, visit my new adress: www.evelinebison.pl
    Kisses!

    ResponderEliminar
  7. Esta também é a minha altura favorita do ano!! Aliás, decidi criar uma rúbrica até ao Natal e estou muitooooo feliz com ela porque gosto sempre de partilhar coisas relacionadas com isso (:
    Adorei ver este post e como te relacionaste com ele!!
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de ler o que escreves. O que escreves sai do fundo da alma e isso é tão autêntico e bonito . Gostei imenso da tua descrição e quase consegui visualizar tudo. Perfeito Miguel;) é isso que se quer no natal um ambiente assim tão bom . E concordo contigo quanto a não se gastar balurdios e aprender a reutilizar. Ainda há muita gente a gastar os olhos da cara só para não repetir os enfeites !!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. chocolates é essencial para qualquer natal ahaha.
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. I love your blog ! I'm here accidentally :) I am delighted!


    Can you follow me? I follow you :)
    If you comment my post, I will comment your five posts! :)

    http://www.sandrakopko.com/2015/12/khaki-sweater.html

    ResponderEliminar
  11. Este ano já vi o sozinho em casa 1, vamos lá ver se há tempo para ver os outros eheh! Eu gostava de apostar em almofadas natalícias, mas infelizmente não vejo nada que combine com o meu quarto
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Aqui em casa a tradição é a mesma no primeiro de Dezembro!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. I love Home Alone! haha is a must por Christmas:)
    HAPPY WEEKEND
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  14. Olá amigo Miguel,confesso que sempre me empolguei muito com o natal,enfeites e etc ... mas as decepções da vida tem me esfriado tanto amigo,não tenho mais esse pique,já não sinto tanta necessidade de comemorar com os outros,porque o povo te faz mal o ano inteiro e parecem que adquirem amnésia bem no natal kkkkkk
    Mas comemoro por dentro e agradeço por mais esse ano que me foi dado ;)

    bjão querido

    ResponderEliminar
  15. Me encanta para una navidad invernal, lastima que en Argentina estamos en verano.

    Saludos amigo!!

    http://modernastrega.blogspot.com.ar/

    ResponderEliminar
  16. Eu hoje vou acabar as minhas decorações de natal :D adoro, adorooo tudo o que puseste. Já fiz a minha árvore e vou ter de comprar velinhas porque adoro tê-las pela casa nesta altura, especialmente porque têm formas tão fofinhas.

    r: Acho que estou numa fase dificil, de reflexão, uma fase onde me encontro perdida mas sei que, com força e não desistindo de mim vou-me encontrar... Espero que siim :)

    r2: Siiiim, claro que acho :D

    ResponderEliminar
  17. Acreditas que só fiz o pinheiro esta semana? o:
    E o Natal tem que ter sempre uma lareira acesa <3

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Ooi meu lindo! Amo o natal e as decorações! Aqui em casa também amamos decorar por tudo! <3

    ResponderEliminar
  19. Maravilhoso o post as dicas ameii, ou seja amo tudo que posta beijãoooo

    www.cantinhodalory.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Este ano não decorei a minha casa porque o maridão está nos açores, mas ajudei a decorar a da minha mommy anjo :) <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK |

    ResponderEliminar
  21. Finalmente chegou a melhor época do ano!! Por coincidência, estava agora mesmo a decorar o meu quarto (cá em Lamego) com luzinhas brancas à volta da secretária e da janela, e eis que atualizo a página e aparece o teu novo post (e claro que me sentei logo para o ler, e retirar dele alguma inspiração!)

    Essas almofadas são lindíssimas. Vi umas parecidas no fim-de-semana passado na loja do Gato Preto em Aveiro, mas claro, como sempre, tudo demasiado caro.

    No entanto, o espírito é o mais importante !! :D

    Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  22. Também adoroooooo o natal e tudo o que a ele vem associado! Filmes, decoração, músicas, tudo *-* Adorei as tuas escolhas, as almofadas são tão giras!
    Messy Hair, Don’t Care | Blog

    ResponderEliminar
  23. Opaa que coisas tão cutes!

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/ N/POST

    ResponderEliminar
  24. Nós cá por casa ainda não "montamos o estaminé" como se costuma dizer, ver se durante a próxima semana lá se decora esta casa que até me dá pena ainda não ter tudo decorado!
    Gostei muito do teu set e da partilha no que diz respeito as decorações de Natal aí de casa! :D
    E também adoro velas, imenso imenso! Culpa do namorado que adora e que agora pegou-me o bichinho das ditas cujas.

    Beijinhoos****
    Cantinho da Suu

    ResponderEliminar
  25. Para mim o pinheiro é sem dúvida o elemento de decoração mais importante no Natal :)
    Beijinhos

    amakeupdream.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. O sozinho em casa já é um clássico. A minha árvore de natal é branca e a decoração da mesma e em prateado e dourado. Mas concordo com muito do que escreveste.

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. O sozinho em casa, um filme que todos nós deviamos ter em casa

    ResponderEliminar
  28. O Sozinho em casa é mesmo um clássico. Não importa a quantidade de vezes que vimos os filmes, terão sempre piada :D
    Adorei as sugestões!

    ResponderEliminar
  29. Hi! I'm from peonynanni.blogspot.it and I'm following you on GFC as you asked me! If you want you can follow me back.

    ResponderEliminar
  30. O Natal é uma época mágica que, infelizmente, para tantos de nós perdeu a graça à medida que crescemos, por muitos e diversos motivos... Fico muito contente por saber que para ti é uma época tão especial e feliz, que vai com certeza dar-te uma nova energia nesta fase de renovação que estás a atravessar!

    ResponderEliminar
  31. Ah, o Natal! Minha época preferida do ano, tudo que relaciona o Natal é bonito. Tempo de coisas boas e nada melhor que decorar o ambiente não é mesmo? Eu já fiz boa parte da decoração, eu mesma reutilizei CD para fazer enfeites para minha porta. A arvore já está montada, ainda irei fazer mais coisas. Beijos Miguel <3 (Ah, estava vendo uns vídeos do teu canal no Youtube, completamente AMEI! Parabéns e continua fazendo vídeos, acho bem legal)

    NEW POST: Trend Hair: Cortes e cores de cabelo 2016!

    ResponderEliminar
  32. Por aqui também já está tudo decoradinho! E o meu sobrinho delira com a arvore de Natal! Digamos que ele até as musicas de natal canta e tem apenas 3 anos, hehe. Realmente é a altura mais bonita do ano!

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  33. R: Exato, Miguel! Em tão pouco disseste tudo!!
    Mais uma vez, mil obrigadas pelo carinho que pões no que dizes :)

    ResponderEliminar
  34. Acho imensa piada o Sozinho em Casa não faltar!! Como o filme se tornou tão importante nos nossos natais!!

    beijnho,

    McTBeauty
    http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. Aqui já está tudo a postos :)...e tal como tu, também adoro de tal forma esta época que, realmente é dificil por em palavras o quanto adoro :).
    Gostei de tudo mas as almofadas, amei :).
    Beijinhos

    Passatempo a decorrer em misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  36. Opa, achei tanta piada vocês juntarem-se todos a preparar as decorações para o Natal... Acho que deve ser tão giro! E até relaxante por ser uma coisa 'fora da rotina'.

    beijinho,
    - Miss Grace - Passatempo: 9 prémios, 9 vencedores

    ResponderEliminar
  37. For me it isn't Christmas without some Christmas decorations throughout the house. Oh and of course some Home Alone and National Lampoons.

    Sxx
    www.daringcoco.com

    ResponderEliminar
  38. adorei o facto de incluíres o filme do sozinho em casa ahaha, já se tornou tradição vê-lo nesta altura do ano :)
    a minha avó também é conhecida pela fornecedora oficial de chocolate
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Imagino que sim! Adoro as inspirações! Mal posso para voltar à minha casinha lá nos Açores e rechear o meu quarto de espírito natalício!!

    http://photographybyvania.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  40. Ai, sim, por aqui já está tudo decorado! Também já não compramos enfeites há algum tempo, mas eu ando sempre a fazer coisas novas.
    Ahah, também tenho velas de todos os feitios, aromas e cores, com e sem brilhantes e elas têm de estar todas visíveis senão não fica bem. :D
    E ainda bem que alguém continua a adorar o Sozinho em Casa! Por aqui já reclamam comigo por o ver, mas eu vejo na mesma. (:

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  41. Oi Miguel!
    Aqui em casa não pode falar o pinheiro, eu realmente amo <3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderEliminar
  42. Compliment of the season
    new post : http://melodyjacob1.blogspot.com/2015/12/white-dress-beauty-queen-style.html

    ResponderEliminar
  43. A árvore é sem dúvida a minha decoração favorita e as prendas também ficam em volta da árvore :) Gosto imenso do novo template do blog! Está super organizado, adoro..beijinhos


    N a n a Blog

    ResponderEliminar
  44. Sem duvida que quero as almofadas para o meu quarto!! São tão lindas!!

    Estou absolutamente rendida!

    beijinhos

    http://themoschinogirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  45. Aw adorei este post, adoro a decoração natalícia! ❤

    ResponderEliminar
  46. Toda a minha casa tambem tem um cheiro a natal!! ;)

    Abraço (:
    NEW POST! Warm Berry

    ResponderEliminar
  47. Achei bem legal a parte em que você e sua família se juntam e acabam criando juntos novos enfeites. Cada ano o Natal deve ter um estilo/enfeites diferentes na sua casa. Vou aderir a ideia para os próximos Natal! :)
    Meu último post tem ideias de DIY de Natal, retiradas justamente do Pinterest... talvez você se interesse por algumas para o próximo Natal.

    O pinheiro é bem parecido com o da minha casa! O nosso também é artificial, verdinho e com enfeites dourados e vermelhos.

    Gostei dos itens de Natal que você colocou na imagem inicial do post e a explicação dos itens no post. *-*
    O filme "Home Alone" é um clássico nessa época, sempre passa na TV aberta aqui do Brasil.

    A sua definição de Natal é maravilhosa. <3 Resumiu bem o espírito do que é esta data.

    Abraço,
    Rabisquei meu Horizonte

    ResponderEliminar
  48. Ótimo post, amo decoração de Natal principalmente árvores mas aqui em casa não pode por causa dos gatos,
    Beijos.

    http://tays-cristina.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  49. Nice blog! Keep it up!

    www.mikhailrollan.com

    ResponderEliminar
  50. Fiquei completamente rendida às tuas sugestões!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  51. Amazing post!
    Hope you can check out and comment on my blog too!
    Miss Joy

    Sneha xx

    ResponderEliminar
  52. So adorable!))) These decorations make me happy every winter!

    ResponderEliminar
  53. Nuca pode faltar o Sozinho em Casa :p
    Lisboa é muito bonita mas apesar de ser de lá o meu coração está no Porto! É uma cidade tão linda :D

    3200 degrees photography blog ♥

    ResponderEliminar
  54. r: sim querido, estou já a pensar fazer um post sobre isso mas tenho andado com pouco tempo.
    Claro que tiro. A vida não é fácil mas o importante é nós sermos ainda mais fortes, a cada dia que passa, e não nos deixarmos abater pelas coisas más. E é isso que eu tento fazer todos os dias da minha vida... Sorrir, respirar, encarar cada desafio como uma forma de crescer... o resto há-de vir por acréscimo :D

    Desculpa ter demorado séculos a responder!

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest