O Meu Método de Estudo

by - 21.11.15


Gosto imenso quando, no meu Instagram, sou abordado tanto via comentários, instadirect ou até mesmo através de e-mail acerca das fotografias que coloco. Os seguidores acabam por me dar ideias para posts ao pretenderem tirar algumas dúvidas sobre o que eu publico. E isso tem vindo a acontecer quando coloco fotografias do meu estudo! Tive seguidores a enviarem-me e-mails a pedir que eu falasse acerca do meu método de estudo/organização, que materiais uso, entre outros. Fico super feliz com isso, até porque o blog acaba por ser um trabalho de equipa onde vocês acabam por ter um papel fundamental.
Pese embora, neste post, eu já tenha dado algumas dicas de como se deve estudar para se conseguir alcançar bons resultados, decidi tornar este post um pouco mais pessoal e explicando todos os passos que e todos os métodos que sigo relativamente ao meu estudo.

Pressuponho que cada um já esteja a estudar na área que realmente gosta. Quem está na Universidade deve estar no curso que gosta porque, aviso desde já, estar num curso somente por estar ou somente porque os pais e os amigos "também queriam eu estivesse", é meio caminho andado para o insucesso. Considero que todos os cursos têm saída mas que tudo depende do nosso desempenho e da nossa forma de o encarar! Quem está, ainda, no ensino secundário, pressuponho também que esteja na área que gosta para poder escolher o curso de sonho! Por fim, quem se encontra no ensino básico, terá de o encarar como um ano decisivo pois é através desses anos todos em que temos quase sempre as mesma disciplinas que vamos perceber com o que realmente nos damos bem.

Como sabem já tenho Licenciatura e Mestrado. Já ando neste mundo faz muito tempo e já testei vários métodos de estudo. Como não consegui entrar em Doutoramento, tal como tanto queria, decidi fazer umas Unidades Curriculares Isoladas, tal como vos tinha dito, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, escola onde me licenciei. As cadeiras que estou a fazer estão ligadas ao Direito e à área de Administração que são áreas que dão um imenso gozo por mostrarem tanto daquilo que eu sou: e organização, a metodologia, tudo isso.

Neste sentido, quando vou para as aulas, faço-me acompanhar por esta capa que eu próprio fiz e que já me dá um maior alento só mesmo porque é super gira (risos). Dentro dela vão as fotocópias das sebentas ou dos diapositivos que os professores fornecem - sim, eu só consigo estudar com papéis não fazendo uso do computador para consulta de matéria dada pelos docentes -, um caderno básico daqueles pretos para tomar notas e o meu estojo. Pese embora o meu estojo esteja atulhado de material: canetas azuis, caneta preta, caneta verde, caneta roxa, caneta vermelha, borracha, lapiseira, régua, clips e um sublinhador, toda a escrita neste caderno é feita a lápis porque me permite tirar notas do que os professores dizem de forma mais célere.

Depois deste primeiro momento, chego a casa e passo para um caderno de argolas, dedicado à disciplina, toda a matéria leccionada em sede de aula. Vejo se fiquei com alguma dúvida e, caso tenha ficado, faço um post it e colo no caderno com a respetiva dúvida para, na aula seguinte, poder pedir ao docente que me esclareça. Se vir que não tenho nenhuma dúvida, então compilo os apontamentos que tirei em aula com os diapositivos/sebentas que os professores fornecem. Caso haja alguma matéria que não tenha ficado bem entendida, para além de tirar a dúvida diratemente com o professor, faço também uma pesquisa.


Quando já tenho esses apontamentos feitos - geralmente opto por fazer naqueles blocos de folhas pautadas finas -, torno-os em esquemas naquelas folhas brancas simples. Desses esquemas - que nos permitem tornar a matéria de uma forma mais "inteligível" -, quando já bem estudados e lidos como deve ser, resultam textos com as minhas palavras. Somente com a minha maneira de ver a matéria, vezes e vezes sem conta até a matéria entrar.

Em relação ao material que uso, não poderia ser o mais básico: sou um esquisito em relação às canetas e, como durante todo este processo, escrevo muito opto por ter sempre comigo as canetas da Bic. Sim, as mais básicas. Escrevem bem e não me magoam o que já é ótimo. As folhas pautadas são daqueles blocos baratos que existem nos hipermercados ou nos chineses, assim como os cadernos. As folhas para os esquemas, são as simples folhas brancas que usamos para imprimir ou, então, folhas de rascunho já usadas. O efeito é o mesmo!

Durante todo este processo que deve ser encarado como algo prazeroso e não como uma obrigação, podem e devem fazer pausas sendo que, nessas pausas, devem fazer algo que vos motiva. Dar uma passagem de olhos pelo blog, pelo facebook ou pelo pinterest não faz mal nenhum, desde que seja feito com consciência. Aliás, a mim acontece-me estar no instagram a colocar deste género de fotos que são todas da minha autoria e estar a pensar na matéria o que me permite ver em que ponto estou e em que tenho mais dúvidas!

A ideia é pensarem que o estudo pode não vos ser útil neste exato momento mas, certamente, que vos será muito útil num futuro próximo. É tudo uma questão de hábito.

Desejo-vos muita sorte para os testes e frequências que se avizinham!
Seguem algum destes passos no vosso estudo?

You May Also Like

41 Pieces

  1. Encantada pela tua escrita, como sempre.,! Para tudo é necessário método e organização eu sou assim e tal como tu também tinha um black note onde apontava tudo até um espirro e depois em casa ao passar para outro caderno conseguia entender mais um pouco da matéria..
    Beijinhos
    Http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Sou exactamente como tu: para mim estudar é com folhas e canetas e nada de computador! Para veres, o ano passado estive "sem fazer nada" porque não entrei em mestrado, então aproveitei para me inscrever em exames de melhoria para fazer no fim dos semestres. Eu sou licenciada em História da Arte, então o meu estudo envolve muitas imagens e para não ter de estar com o computador para ver as imagens, li os meus apontamentos todos, pesquisei as imagens e imprimi. Assim, enquanto estudava, já tinha as imagens em suporte físico e até as colei nas folhas de estudo para seguir o raciocínio dos apontamentos!
    E concordo com o que disseste de ser alguma coisa que pode não ser útil neste momento mas pode vir a ser mais tarde. Eu vejo isso com os textos que tinha de ler durante a licenciatura e que eu achava aborrecidos e não percebia o porquê de os ler e que agora, durante o mestrado, já me deram uma ajudava valiosa!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso deste teu post, eu também me organizo assim para o estudo (ou organizava porque de momento não estou a estudar) e é um óptimo método! Devo dizer até, que se não fosse esse método super organizado eu não estudava nunca - achava uma seca ahaha :D

    Beijinhoos****
    Cantinho da Suu

    ResponderEliminar
  4. Que dicas maravilhosa amei, sabado abençoado para você e família

    ResponderEliminar
  5. É fundamental seguimos a área que gostamos! Caso contrário, não teremos qualquer motivação para estar no curso (a não ser que este nos surpreenda imenso) e, tal como disseste, o caminho para o insucesso é rápido.
    Também levo um caderno para as aulas e ao fim de semana compilo os apontamentos com os suportes digitais que os professores fornecem no caderno destinado à disciplina :)

    r: É tão bom ler isso <3

    ResponderEliminar
  6. Amazing post! You're so organized! Thanks for enlightening us! Have a great weekend

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Desde o meu quinto ano de escolaridade (até hoje) que faço o mesmo que tu: chegar a casa e passar tudo o que tinha dado naquele dia para o caderno das respetivas disciplinas. E também utilizo o método de folhas de rascunhos ou folhas pautadas para rever a matéria antes do dia do testes.
    Um caderno básico e um lápis de carvão é o essencial para ir tirando notas ao longo das aulas.

    OH, Carolina

    Love, Carolina

    ResponderEliminar
  8. Estudo copiando tudo o que o professor diz em sala, assisto vídeos, pesquiso, marco as coisas importantes e faço resumos!!!
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. A sério? Melhor ainda que tenho desconto! Ahah :P


    http://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    Eu convido-te a juntares-te ao grupo FASHION BLOGGERS OF THE WORLD (https://www.facebook.com/groups/fashionbloggersoftheworld/) e a partilhares os teus posts por lá. :)

    ResponderEliminar
  10. Também costumo me orientar com esquemas, e nas fotocópias sublimo as coisas mais importantes para ter maior destaque. Penso que em todo o nosso percurso escolar vamos adquirindo métodos de estudo por exemplo eu estudo com música e por vezes já me esqueci da matéria mas recordo da música que estava a soar enquanto estudava e chego lá.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Estudava exatamente assim.. Agora estou em fase de tese.. O esquema não é bem o mesmo e o trabalho é a dobrar ou triplicar, nem sei bem! Bom post! :D

    ResponderEliminar
  12. otimas dicas, identifiquei me imenso contigo, apesar de não tirar muitos apontamentos nas aulas (como estou no secundário não sinto tanto essa necessidade), sigo todos os passos que enunciaste. E nem me falem em documentos em formato digital, eu sei que não é a melhor solução para o ambiente, mas comigo só funciona mesmo em papel onde posso sublinhar, escrever e destacar tudo o que quero
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Oi Miguel! Super útil esta tua postagem no Blog, ainda não pensei em que curso escolher para praticar no futuro, penso em seguir na área de moda, logo após já penso em seguir outros cursos, ainda irei pensar mais detalhadamente. Sobre o outro post que você fez customizando um caderno ainda não havia visto, porém agora pouco visitei e me encantei pelo caderno, tens uma criatividade tremenda, eu amei. Irei customizar um pra mim sim! Beijos

    NEW POST: Penteado da vez: Tranças!

    ResponderEliminar
  14. Faço algo idêntico, na Universidade tenho os meus apontamentos das aulas nas folhas dos diapositivos ou nas sebentas ou então em folhas separadas. Em casa é que organizo tudo nos cadernos de cada disciplina, na altura das frequências é tudo muito mais fácil :))

    ResponderEliminar
  15. Adorei conhecer o teu método! Sem dúvida que dedicação e esforço são o caminho para o sucesso. <3
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. És tão organizado, quem me dera ser assim :) E concordo com o estudo ser encarado como algo prazeroso e benéfico. Por mais cliché que possa parecer, a verdade é que o acesso à educação é um privilégio que nem todos têm, por isso, acho que devemos tirar o máximo partido dele.

    | INDIGO LIGHTS

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigada por estas dicas! Estava mesmo a precisar de ler algo assim agora com os exames a aproximar-se.
    Sem dúvida que o pequeno almoço também é das minhas refeições favoritas :)
    Messy Hair, Don’t Care | Blog

    ResponderEliminar
  18. Adorei saber de seus estudos, meu querido. Concordo que os estudos é tudo uma questão de hábito mesmo.

    Bjokas,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Um ótimo método. Bom domingo!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Apesar de já não estudar estou numa profissão em que tenho de estar sempre atualizada por isso todas as dicas são muito bem recebidas. Adorei as tuas, claro. Um abraço.
    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito do teu método de estudo, bem organizado !!

    xoxo ❤
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
  22. Ameii o post querido :)
    Mil beijinhos
    http://teensfashionloom.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Este post está incrivel, mesmo! Que dicas incriveis (: Descobri agora o teu blog e já vou seguir!! Ótimas dicas

    http://maadalenaaa.blogspot.pt/ (novo blog)

    ResponderEliminar
  24. Concordo plenamente com o que escreveste no início do post. Não vejo qualquer sentido em estar-se a gastar tanto dinheiro - e tempo - em cursos que na realidade não queremos fazer. É normal mudar-se de ideais ao longo do percurso académico, mas não há nada positivo em estar-se a tirar um curso só porque sim, ou só porque é bem visto pela sociedade. É dinheiro e tempo desperdiçado; e é um lugar também desperdiçado. É algo que muda de área para área, mas há cursos em que infelizmente estes são os casos mais comuns, tanto devido a uma situação como a outra.

    Eu também estou numa situação semelhante à tua, já que também já tenho a Licenciatura e Mestrado concluídos, e agora também estou a fazer umas unidades curriculares isoladas. E também tenho basicamente os mesmo métodos de estudo que tu. Para mim, é bem mais fácil levar-se um caderno de rascunhos para se tirarem apontamentos, e assim podermos literalmente escrever tudo à pressa para apanharmos mais matéria, do que estarmos logo na aula a preocuparmo-nos como a "estética" dos nossos apontamentos.

    Eu neste momento nem quero pensar muito em frequências e épocas de exames, que se durante a minha Licenciatura e Mestrado não foram um bicho de sete cabeças, eu estou a prever que este ano vão ser um pesadelo. Mas vá... Com calma e boa vontade faz-se tudo.

    Espero que esteja a correr tudo bem neste primeiro semestre. Boa sorte para os teus exames, frequências e afins!

    ResponderEliminar
  25. Oi Miguel,
    Fiquei impressionada com a sua organização em estudar. Eu fazia resumos do que anotava na aula e me ajudava muito fixar o conteúdo.
    Bom Domingo
    Big Beijos
    Lulu
    http://www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  26. Muito obrigado!!!! <3 Eu ainda estou a avaliar qual o meu método de estudo, mas é quase como o teu! Só me falta é as capas para cada disciplina! eheh

    http://photographybyvania.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. Realmente lindas as tuas fotos Miguel ( Lindo nome o teu, aliás é o nome do meu bebê vem por aí...)!
    E eu achei muito interessante o teu método de estudo! Sois um gajo aplicado em teus estudos, parabéns!!!
    É realmente muti gratificante quando obtemos essa interação com os nossos leitores, pois assim temos uma ideia se agradamos.
    Beijos imensos
    Tenhas uma linda semana!!!

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  28. Io ho finito gli studi da un po', vorrei riprendere con altro!
    http://piubuonepiubelle.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  29. Gostei muito da maneira como você se organiza para estudar. Eu estou precisando me organizar, me formei em técnico de segurança do trabalho e preciso fazer especializações na área, mas para isso tenho de me organizar..aos poucos com certeza, vou conseguir! =)
    Beijoos

    ResponderEliminar
  30. Olá Miguel, há quanto tempo não vinha cá dar uma espreitadela...
    Bom demais o teu post, até porque existem muitas pessoas que ainda estudam e andam também no mundo dos blogs, bem como também e felizmente, muitos adultos e jovens adultos voltam para os bancos das escolas/ universidades para completarem os graus pretendidos. Não é de todo fácil estudar, mas como bem fazes, a atenção, a organização e o empenho vale sempre a pena e acaba por compensar nas notas.

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  31. you have a very nice and smooth handwriting! I have a horrible)

    ResponderEliminar
  32. Anyone desire to get smoothed along with noticeably vibrant in search of epidermis along with for this function persons shell out a lot of cash along with include lots of discomfort also insurance policies organizations medical extreme cures to might be obtained rear hot along with more firm in search of epidermis quickly. That highly effective serum are able to market the flexibility linked to epidermis inside abilities quickly also to develop your epidermis clear along with wrinkle no cost they can accomplish beneficial pigmentation just as before making sure that epidermis chastity could be endorsed just as before adequately.
    Derma nova


    http://www.musclesupplement.org/derma-nova/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest