Cirurgia Refrativa a Laser

by - 27.10.15


Foi no passado dia 14 de Outubro que, decididamente, deixei de usar óculos. A decisão, embora quase sem hipótese de ser pensada dado o desenrolar de consultas e exames médicos, já havia sido ponderada há muita tempo. Se me custou deixar de usar óculos?!

Bom, por um lado pode dizer-se que sim. Usava óculos desde os meus dois anos o que significa que foram cerca de 21 anos que vários modelos me acompanharam e conferiram à minha cara um novo estilo. Para muitos, os meus óculos, eram a minha imagem de marca face à minha irreverência na escolha. 
Todavia, para mim, já começava a ser um estorvo. Irritava-me no verão não poder usar óculos de sol; irritava-me no inverno entrar em algum local público e ficar com as lentes completamente embaciadas; irritava-me ter de gastar dinheiro porque convenhamos, quem usava óculos desde os dois anos, não se contentava, somente, em mudar a graduação das lentes sendo, também, necessário trocar a armação que ao final de um certo tempo já começava a cansar... Enfim. Uma série de situações que depois de elencadas e bem pensadas me fizeram tomar a decisão de ser submetido a uma cirurgia a laser - serviço público -, no Hospital de Lamego. 

Para ser mais preciso, todos este processo teve início em Julho deste ano. Numa das minhas consultas com o meu médico de família, no centro de saúde, pedi que me fosse passado o denominado P1 - "impresso fornecido pelo médico de família, com a finalidade de pedir os exames necessários relativamente às queixas dos problemas de saúde do utente,  para que os respectivos exames sejam comparticipados pela assistência social" -, para poder fazer consulta nos Serviços de Oftalmologia no Hospital de Lamego que, segundo notícias, são o melhor serviço oftalmológico a nível nacional. 
Este impresso foi, então, passado pelo médico só que como as listas de espera são longas ou quase intermináveis nunca mais me lembrei. O verão passou, comecei a trabalhar, outras coisas se meteram pelo meio e só me lembrei de tudo isto quando, no final de Setembro, chegou uma carta que dava conta da marcação da primeira consulta, nos Serviços de Oftalmologia do Hospital.

Apresentei-me nesta consulta onde me foram feitos uma série de exames de forma a avaliar o grau de avanço da minha miopia e do meu estigmatismo. Esta consulta serve para se perceber se nos casos individuais se pode proceder à operação ou se será melhor ficar-se pelo uso dos óculos. Os meus problemas de visão estavam estáveis e o médico deu feedback de que poderia ser operado, dando referência de que "a operação é sempre um risco". Assim que o médico disse isso eu recuei. Fiquei com medo mas raciocinei. A resposta de querer ou não ser operado teria de ser dada naquele momento e a minha foi positiva por saber que estava em boas mãos e por saber de várias operações feitas pelo mesmo cirurgião haviam sido um sucesso.

No término desta primeira consulta, foi-me facultado um panfleto informativo que dava conta de todas as informações úteis acerca da operação:

Quem se pode submeter a Cirurgia Refrativa?
A decisão sobre quem se pode submeter a Cirurgia Refrativa, é tomada com base na avaliação pré-operatória, que inclui a consulta oftalmológica, onde serão realizado alguns exames complementares específicos, para avaliar com segurança, se o paciente preenche ou não os critérios para ser um candidato ao tratamento.

Como é o tratamento e quais as técnicas utilizadas?
O procedimento é realizado em regime ambulatório, não havendo necessidade de internamento. O paciente permanece acordado durante todo o procedimento. O olho é anestesiado com colírio, não sendo necessário o uso de injeções. O procedimento não é doloroso, apenas há uma sensação de pressão sobre o olho. Durante o procedimento, o olho é mantido aberto com um pequeno dispositivo, que imobiliza as pálpebras. 

Como é o pós-operatório imediato?

Numa fase inicial podemos ter:
  • sensação de ardor, lacrimejo e desconforto ocular (após efeito da anestesia)
  • os olhos podem apresentar vermelhidão e edema palpebral leves
  • fotofobia e oscilação visual nos primeiros dias, com melhoria progressiva a cada dia.
A utilização de colírios anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos, geralmente assegura um pós-operatório confortável.

Recomendações Pós-Operatórias:
  • após a cirurgia, ir diretamente para casa e não conduzir
  • iniciar o uso da medicação ao chegar a casa
  • não esfregar os olhos
  • manter os hábitos de higiene, mas sem deixar cair água, champô ou sabonete nos olhos
  • evitar uso de cosméticos e pintar o cabelo durante 30 dias
  • evitar banhos de mar, piscina e sauna durante 30 dias
  • lavar bem as mãos com água e sabonete antes de administrar os colírios

Benefícios, Riscos e Complicações?

Expectativas realistas são a chave da satisfação em cirurgia refrativa
A grande maioria dos pacientes submetidos a Cirurgia Refrativa, declara-se muito satisfeito com o resultado obtido. Mas como acontece com qualquer cirurgia, algumas pessoas não consideram que as suas expectativas tenham sido alcançadas.
Os riscos específicos de uma Cirurgia Refrativa incluem:
  • correção refrativa menor ou maior do que o previsto
  • redução da qualidade da visão à noite (reflexos e halos)
  • infeção
  • reaparecimento do erro refrativo ao fim de algum tempo (anos)
As motivações que levam os pacientes com erros refrativos a considerar a hipótese de tratamento cirúrgico são muito variadas. A cirurgia refrativa não promete visão perfeita, mas sim a redução da dependência de lentes de contacto ou óculos, o que permite maior liberdade para que o paciente possa praticar os seus hobbies, atividades desportivas ou mesmo opções de carreira.
Se da consulta com médico de família à primeira consulta de Serviços Oftalmológicos passaram cerca de 2 meses, da consulta Oftalmológica à cirurgia nem uma semana passou. Após ter efetuado a consultado com o médico oftalmologista, deixei o meu contacto a fim de me contactarem para a operação. Pensei, para com os meus botões, que iria demorar eternidades tal como havia acontecido com a consulta. Contudo, nessa mesma semana da consulta, recebi um telefonema a confirmar que, no dia 14 de Outubro, era operado, que só poderia tomar o pequeno almoço até às 7 da manhã e que às 11h teria de me apresentar no Hospital para, então, ser operado. 
Para vos ser sincero, no dia 14 não estava minimamente nervoso. Levantei-me mais cedo, tomei o pequeno-almoço até à hora prevista e às 11 menos um quarto, estava eu a bater perna no Hospital acompanhado pelos meus pais. O primeiro procedimento foi apresentar-me na receção, com a folha que me foi enviada para casa e que dava conta da marcação da operação. Depois disso pediram que me sentasse e que aguardasse pela chamada dado que me iam fazer análises sanguíneas, seguido de um eletrocardiograma, de uma consulta com o cirurgião, de mais análises e testes alérgicos e, só depois de tudo isso, é que desceria para o bloco operatório com o restante grupo.
Todos estes exames e análises demoraram cerca de uma hora. Por volta do meio-dia uma enfermeira auxiliar do bloco operatório veio buscar todo o grupo e encaminho-nos para os balneários. Entregou-nos a farda da operação e, em grupo, permanecemos na antecâmara do bloco. 



As operações tiveram o seu início por volta das 13h30m e eu fui o 6º de 7 pessoas operadas. Tendo em conta que cada operação demorava cerca de 20 minutos, eu tive de esperar até às 15h30m - mais coisa menos coisa -, para ser operado. Tempos antes de ser operado, colocaram-me o colírio anestésico nos olhos, por várias vezes sendo que, a dada altura, deixamos de ter a sensação de que a gota cai porque o olho em si já está meio adormecido. Colocaram-me também o soro que tinha um analgésico que serviria para depois da operação fazer efeito anti-inflamatório e deram um comprimido que é uma espécie de calmante.
Encaminharam-me para a sala de operações e aí quase me deu o piripaque. Não por estar nervoso ou algo do género mas por a sala parecer um verdadeiro laboratório de ficção científica. Juro!!! Deitaram-me na maca, cobriram-me com um lençol e um edredon, e o cirurgião alertou-me de que tinha de seguir todas as indicações que ele me desse, sem abanar a cabeça ou até mesmo piscar os olhos. Tinha em mente que tudo dependia desse meu esforço para correr bem e para a operação ser um sucesso. Neste sentido, o médico deu início à operação e, conforme ia operando, a maca ia sendo levada por um percurso de máquinas tendo de olhar para esta ou para aquela luz que o médico indicava. Fiz tudo com todo o rigor para que nada pudesse correr mal.
Depois da operação terminar - cerca de 20 minutos depois -, vim até à sala de recobro onde me foi dado um lanche pelas enfermeiras. Tiraram-me também o cateter do soro e estiveram um pouco à conversa comigo até o médico vir falar comigo também. Na altura via tudo completamente turvo mas sem dores. O médico aconselhou-me ir para casa descansar e colocar umas gotas de hora a hora nos olhos até à hora de adormecer. Deu-me, ainda, umas proteções oculares que serviriam para não embarrar os olhos na almofada ou para não ter tendência de os coçar.

No dia posterior à operação e, segundo ordens médicas, tive de me deslocar ao Hospital a fim de o cirurgião analisar o olho e perceber como tinha corrido a operação. O feedback foi bastante postivo. Segundo o médico "portaste-te muito bem", o que me fez suspirar de alívio. Além disso e mesmo antes de entrar para a consulta, em conversa com as restantes pessoas, todos haviam passado mal a noite com dores, ardores e afins. A minha noite foi super tranquila até porque a minha operação não foi de risco tanto elevado quanto a deles por a minha graduação ser pequena (cerca de1.75 dioptrias). Nesse mesmo dia, o médico disse-me para continuar a colocar o colírio nos olhos mas, desta vez, quatro vezes ao dia. Receitou-me, também, um lubrificante para que os olhos não ficassem ressequidos. Marcou-me consulta para uma semana depois da operação de forma a verificar a evolução da operação.

Uma semana depois da operação, lá estava eu no Hospital para nova consulta com o médico. O feedback foi ainda mais positivo. Disse que estava tudo muito bem e ao fazer-me aquele teste de ver as letras ao longe, foi percetível que acertei praticamente todas as letras. Nesse mesmo dia, mandou-me parar de colocar os colírios receitados anteriormente, e aplicar somente no olho esquerdo uma gota, mais espessa que as restantes,  duas vezes ao dia (de manhã e à noite), O olho esquerdo é o que demora mais a recuperar daí ser necessário a aplicação desta mesma gota.
A próxima consulta será no dia 16 de Novembro, que é quando perfaz um mês após a intervenção.

Na minha opinião, posso referir que estou extremamente satisfeito com o resultado. É incrível e indescritível a sensação de liberdade por não ter de usar óculos e é incrível a forma como vejo evoluir a minha visão de dia para dia. Ainda não estou a ver a 100%, claro, e ainda tenho alguns derrames nas vistas (algo normal e que só passa após cerca de 3/4 semanas). Não posso fazer grandes esforços oculares nem lavar diretamente os olhos e tenho de me fazer acompanhar de óculos de sol - sim, mesmo em dias de chuva -, porque ainda não tolero muito bem a claridade. Contudo, denoto diferenças diárias o que já me faz ficar com a sensação de que, efetivamente, valeu a pena.

Peço desculpa pelo tamanho do post mas prometi que contava tudo até ao mais ínfimo pormenor. Para quem quer dar este passo, peço que não tenham medo nem problemas porque o risco é de se ficar a ver igual ou, no caso máximo, pior. É, no entanto, de suma importância que todo este processo seja acompanhado por profissionais dentro da área e que sejam confiáveis. O sucesso deste género de cirurgias parte do nosso comportamento não só durante a operação como também no processo pós-operatório procedente.

Agradeço a todos pelo apoio enorme que me têm dado!

You May Also Like

65 Pieces

  1. I'm glad to hear laser worked well for you. I can't imagine how much of a chore wearing glasses all your life must have been. Enjoy freedom and sunglasses year round!

    Sxx
    www.daringcoco.com

    ResponderEliminar
  2. Eu também fiz esta cirurgia. Se quiseres conhecer a minha opinião, fica aqui o link: http://blogueelaeele.blogspot.pt/2015/08/cirurgia-lasik-to-do-or-not-to-do.html

    É uma cirurgia que tem os seus riscos, mas felizmente resultou para ti e para mim :P

    _Ele.

    ResponderEliminar
  3. O post foi super super útil, obrigada! Via muito pessoal a falar sobre a cirurgia mas não cá de Portugal, pelo menos, não com o mesmo detalhe.

    Ainda estou à espera da consulta (março 2016) mas o meu intuito vai ser falar com a médica acerca da possibilidade de fazer a cirurgia. Eu só tenho 1.50 portanto não é muito, mas faz uma diferença total, já usar lentes de contacto fez imensa diferença só que é um investimento um pouco puxado tendo em conta que tenho astigmatismo também :S

    Beijinhos e boa recuperação ^^

    ResponderEliminar
  4. A minha miopia está estagnada há uns 3 ou 4 anos, mas nao tenho coragem de dar o passo da operação... confesso que toda a gente que a faz so diz maravilhas dela, mas tenho mesmo muito medo :P
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  5. Olá Miguel, que ótimo saber que estás bem e que a cirurgia e a recuperação têm sido um sucesso. Deve ser mesmo bom livrar-se dos óculos ;)
    Beijinhos
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Tiveste mesmo muita coragem! Como se costuma dizer, tiveste tudo no sítio!
    Eu, como medricas que sou, acho que não teria a tua coragem e desistia mal tivesse a primeira consulta, mas, ainda bem que existem pessoas como tu e ainda bem que tomaste essa decisão!
    Estou muito feliz por ti! Muito mesmo e espero que recuperes muito rápido :)

    Um grande beijinho, desta tua sempre exagerada,
    Cris.

    http://deixa-me-contar-te.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Uma tia minha também fez esta operação, por isso já sabia mais ou menos o que iria ler por aqui, até porque na altura em que ela a fez eu nunca tinha ouvido falar de tal coisa e ela informou-me de tudo!
    O importante é que agora te sintas bem e de certeza que isto te vai tornar alguns aspectos da vida mais fáceis! Eu também uso óculos mas como só os tenho de usar nas aulas, para ler, estar no computador e a ver televisão nunca os uso da rua, por isso nunca tive aqueles problemas de ficar com eles embaciados no inverno ou não usar óculos de sol no verão.

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  8. Fico muito feliz que correu tudo bem. Continuação de uma boa recuperação

    ResponderEliminar
  9. Hello from Spain: some interesting tips to remove the glasses. Good luck. Keep in touch

    ResponderEliminar
  10. Wow this is pretty brave and great for you
    I hope your feeling okay now.
    I'm happy to see a new you

    The Bandwagon Chic | Instagram | Bloglovin | Snapchat: bandwagonchic

    ResponderEliminar
  11. Ah adorei seu relato e toda sua explicação sobre.. tenho certeza que vai ajudar quem está em dúvida para fazer!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderEliminar
  12. Corajoso, o óculos era sua marca registrada. Espero que esteja bem.

    bjokas com carinho =)

    ResponderEliminar
  13. epah, então mas vais-me deixar de usar óculos agora que estão na moda??? xD olha eu só uso os meus desde o 5º ano e já não me imagino sem eles... aliás odeio ver-me =P

    mas ainda bem que correu como é suposto e pronto... pelo menos quando os óculos sairem de moda já não tens problemas xD

    xoxo

    ResponderEliminar
  14. boa sorte no resto da recuperação! beijinho

    ResponderEliminar
  15. Nossa Miguel que legal o post,adorei ler e saber sua experiência com a cirurgia! Que bom que agora está melhor! Tenho que usar óculos,vamos ver mais pra frente !<3
    Beijos

    Blog Hair & Makeup
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube
    Seja um Afiliado do Egrana
    COMPRINHAS 1$ DÓLAR

    ResponderEliminar
  16. Uma aventura e tanto! Ainda bem que correu tudo bem e a recuperação está a correr bem! Agora é dar tempo ao tempo para que fiques a 100%!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Adorei saber sua experiência, também sofro com esses dois problemas de visão, mas como o astigmatismo só aumentava eu não podia operar, na última vez que fui ao oftalmo ele me disse que a doença tinha parado de "avançar", posso começar a pensar em operar agora rs.
    Beijos

    Blog

    Youtube


    ResponderEliminar
  18. Eu acho que não teria coragem para tal operação, entendo a tua parte de não quereres usar óculos e tudo, e por ai vê-se o quanto farto provavelmente já estarias deles, mas é preciso muita coragem!

    As melhoras Miguel :)

    http://filipa-goncalves.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Estava a pensar fazer o mesmo mais ainda não sei, por ter um bocado de receio e tal mas quanto é que te custou esta operação com as consultas e afins?

    ResponderEliminar
  20. Congrats to you! I saw the photo on Instagram and didn't understand your caption... but now i see it was surgery for a good reason!!! How exciting!


    Amber
    All the Cute
    Latest Post: Annapolis Outfit: Tunic Tee & Fold-Over Booties

    ResponderEliminar
  21. Congratulations! :)

    unknownprettylies.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Continuação de uma excelente recuperação :)

    ResponderEliminar
  23. Que bom!! Eu também tenho miopia, mas não gosto de usar óculos, sabe se lá porque..

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. I'm so glad that the operation went well! Hopefully you will have 100% vision in no time! Hope you're feeling well :) xx

    ResponderEliminar
  25. costumo ir seguindo o blog :) e fiquei logo curiosa quando vi o post porque à partida para o próximo ano irei fazer essa operação.
    obrigada por partilhares a experiencia :)
    no momento da operação o que custa mais ?

    ResponderEliminar
  26. Miguel querido espero que esteja bem sucesso ver sem óculos é melhor
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  27. Fico contente por saber que correu bem. Eu sou míope e também tenho astigmatism,o uso lentes de contato à muitos anos. O meu caso é mais complicado porque tenho muitas dioptrias. Por isso sempre tive medo da operação, porque se não corresse bem, e a miopia não fosse corrigida era provável que não pudesse voltar a usar lentes de contato.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Maravilha, MIguel que tudo saiu a contento. melhoras sempre. Muito bom saber um pouco mais como se dá uma cirurgias dessas, obrigada por compartilhar.
    Bjos,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderEliminar
  29. Olá Miguel,

    Uso óculos desde os meus sete anos e, desde 2009 optei pelas lentes de contacto. Em relação aos óculos, concordo plenamente contigo e ressalvo que odiava quando chovia e tinha os óculos todos embaciados e molhados, era horrível mesmo. Já as lentes de contacto foi, sem dúvida alguma, a melhor opção que fiz e tenho pena de não o ter feito mais cedo uma vez que, para pessoas que como eu têm muita graduação (7.00 - esq e 6.50 ba direita), são uma mais valia uma vez que nos dá uma qualidade de visão impensável...
    Fico feliz que a tua operação tenha corrido bem e que a tua recuperação também (e acredito plenamente que na próxima consulta o médico te irá dar boas notícias). Bem, testamento não foi, pelo menos para mim... Isto porque penso em fazer esta cirurgia um dia, e até já comentei com o meu médico...
    Feliciades,
    Duma fã,
    AM :)

    ResponderEliminar
  30. Eu tenho miopia, mas algo leve. Mas compreendo a vontade e certamente necessidade de encostá-los de uma vez por todas, após tanto tempo 'dependendo' deles! Ainda bem que tudo correu pelo melhor :)

    Love,
    sweetcamomile.blogspot.pt .

    ResponderEliminar
  31. Uau. Acredites ao não, senti-me ligeiramente ansiosa ao ler este post. Acho que se entrasse na sala de operações também me daria um "ataque" mas foste muito forte...é uma sensação muito libertadora mesmo, ver o mundo sem ter uma armação pelo meio!. Ah, e quem usa óculos nos dias de chuva? Também é um horror.

    Felizmente descobri as maravilhas das lentes de contacto há 2 anos atrás e adorooo :D

    Espero que recuperes depressa. Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  32. Que bom post excelente informação. Espero que esteja a correr tudo bem contigo!
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Quando envolve os olhos, confesso, mete-me um pouco de impressão, talvez por ser uma área mais sensível. Mas ainda bem que não recuaste, que foste em frente com a tua decisão e que correu tudo pelo melhor!

    r: Sempre aqui <3
    Sem dúvida, é isso mesmo*

    ResponderEliminar
  34. elá! eu fiz essa operação em 2013 e também correu super bem e foi igualmente rápida. No dia seguinte já tinha 95% de visão (antes da operação, sem lentes ou óculos só tinha 10%). foi maravilhoso! mas ninguém me fez esses riscos na testa lol

    ResponderEliminar
  35. Olá Miguel! Fico tão contente pelo resultado positivo da tua operação... que corra tudo bem nos próximos tempos também :)
    R.: o filme é mesmo bom, aconselho mesmo a todos irem ver. Em relação ao meu bonsai, foi um presente que me deram num aniversário e que sempre fui cuidando com carinho. Um dia posto uma foto dele ;)
    Beijinhos,
    http://hautecouturebycatia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  36. Aiiii que bom Miguel!! Fico mesmo muito feliz por ti e por ter corrido tudo bem!!
    Se bem que os óculos davam-te aquele charme, mas ter de andar sempre com eles também é cansativo para quem usa!! Assim vais estar mais livre ehehe e mais importante ainda com uma visão melhor!! Ansiosa por ver fotos tuas em looks sem eles :)
    Um beijinho enorme <3

    Blog Denise de Assis
    Facebook Page

    ResponderEliminar
  37. Tranquilo em saber que correu tudo bem e se eu estivesse na mesma situação teria feito o mesmo, só talvez não me conseguisse controlar ao entrar no "laboratório de ficção cientifica" XD

    ResponderEliminar
  38. Querido Miguel, fizeste um excelente trabalho ao expores detalhadamente a tua experiência com a tua cirurgia um pouco arriscada, eu tenho um pânico com os olhos que não imaginas. O meu namorado também usava óculos e fez a mesma operação que tu e agora está espetacular. Espero que fiques bem e que te adaptes rapidamente a nova vida sem óculos!

    xoxo, Sofia Pinto
    Last Post ♥

    ResponderEliminar
  39. Olá, Miguel!
    Gostei bastante do teu post, até porque também uso óculos e já pensei várias vezes em submeter-me à cirurgia. O que não sabia é que era possível fazê-lo pelo SNS. A minha dúvida está relacionada com a parte económica. Esta cirurgia é comparticipada?

    ResponderEliminar
  40. Nossa bem interessante, vou dizer isso a meu irmão pois ele usa óculos desde os 5 anos, provelmente ele podera fazer isso não?
    E vc ficou lindo sem oculos, não que não fosse de oculos, se é que entende.
    bjkas meu blogueiro predilecto
    www.garotafucada.com.br

    ResponderEliminar
  41. Que perfeito!
    Eu quero muito me submeter a essa cirurgia, tenho quase 5 graus nos dois olhos e não exergo absolutamente nada sem óculos, é um estorvo. Ano que vem vou fazer essa cirurgia, mas tenho muito medo de como me portarei durante o procedimento visto que nem lente eu consigo colocar nos olhos, nem colírio, eu fecho e não consigo abrir hahaha.
    Sucesso nessa recuperação, parabéns! <3
    Beijos :*

    Micaela Ramos
    Wanderlust

    ResponderEliminar
  42. Nem imagino o que deves sentir, foram tantos anos a usar óculos e repentinamente deixas de os ter :)
    Fico contente por ti querido! Beijinhos

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  43. Adorei ler o teu post, até fiquei um pouco nervosa ao ler!! xD
    Que coragem!
    Eu acho que faria tudo mal no dia da operação xD tenho tanto medo de coisas nos meus olhos!
    E a minha graduação é tãaaaaaaaaao elevada! Ai não sei se algum dia terei essa coragem!
    Diz-me, que exames são esses que te fazem? Custa muito?
    A coisinha que usaram para prender o olho na operação...custa muito? dói?
    Pagaste alguma coisa?
    Desculpa as perguntaaaas :X

    Beijinhos!!! E continuação de uma boa recuperação ehehehe

    ResponderEliminar
  44. Foi um post bem informativo! Gostei meu bem! Tiveste muita coragem mas foi bom assim, há que pensar no bem da nossa saúde :)

    Também peço o mesmo para a nossa meu anjo <3

    ResponderEliminar
  45. Ainda bem que está a correr tudo bem no período de recuperação. Espero que continue a correr assim tudo bem!

    Eu penso é que poderei vir a ter um processo oposto. Nunca usei óculos e vejo bastante bem, mas com o tempo que eu passo a olhar para ecrãs e com o tamanho minúsculo da letra que faço, ainda hei-de vir a precisar de usar óculos quando for mais velha.

    R.: isso é bem verdade. Uma paisagem pode ser completamente banal para nós durante o ano inteiro, mas torna-se sempre diferente quando as árvores começam a perder as suas folhas e estas tornam-se mais acastanhadas ou avermelhadas, ou então o oposto, quando começam a crescer as primeiras flores.

    ResponderEliminar
  46. Hmmm uso oculos desde mais tarde que tu, meu querido, desde os meus 12/13 anos e confesso que muitas vezes os meus oculos tambem sao um estorvo... mas por outro lado parece que ja fazem parte de mim, ja pensei em cirurgia tambem pois tambem tenho miopia/estigmatismo que por um lado tee vindo a melhorar gradualmente :)
    Gostei muito da tua explicacao sobre todo o processo, agora so tens de repousar bastante para ficares bom rapido e aproveitar a liberdade ;)

    Bjinhossss

    https://matildeferreira.co.uk/
    PS: Enquanto te escrevo estou a sentir os raios de sol a darem me bjinhos na cara, tao bom!

    ResponderEliminar
  47. Good job! Sometimes it is necessary to transcend himself and to take this step! It is necessary to appreciate everything that you can see, hear and feel!

    ResponderEliminar
  48. Fico imensamente feliz por você amigo Miguel,não preciso usar óculos,creio que talvez apenas para descanso (porque quando fico muito em frente ao PC me doí a cabeça) mas evito ficar em excesso pra também não prejudicar as vistas ... realmente tua cirurgia por mais que seja "simples" é muito delicada e o pós faz sim toda diferença,por isso aproveite a vida nova (se posso dizer assim) e descanse o suficiente para permaneceres bem ;)

    Bjão querido,estimo melhoras e bem vindo à nova vida,que ela seja imensamente mais colorida e te traga muitas alegrias ... e nada de abandonar os óculos heim,que venham muitos e muitos,mas desta vez que sejam de sol ;)
    Bjãooo

    ResponderEliminar
  49. também gostava de deixar de usar mas no meu caso isso nunca vai ser possível.
    ainda bem que correu tudo bem :)

    ResponderEliminar
  50. É um passo e tanto a se dar em relação a essa cirurgia, que como outras também tem seus riscos, mas acho que vale muito a pena. Muito sucesso;

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  51. I'm so glad I got to read this! I've been thinking about laser surgery as I really struggle to see things far away and hate wearing my glasses. I'm terrified of something going wrong but it's nice to see that you were pleased with the results

    www.sophieslittlesecrets.co.uk

    ResponderEliminar
  52. Bem, depois de ler o teu post fiquei super confusa se realmente quero fazer isto ou não.
    A verdade é que nem me importo de usar óculos. Adapto-me facilmente a lentes de contacto, pelo que não sinto o que falaste de não poder usar óculos de sol ou aquela sensação chata de entrar em espaços fechados de Inverno. E o facto de usar óculos permite-me mudar de visual de vez em quando :p
    Se gostava de não ter esta dependência para ter uma vida normal? Gostava... Adorava. Mas não sei até que ponto compensa o risco... De qualquer forma ainda não poderia fazer pois a minha miopia foi detetada há relativamente poucos anos e ainda não estabilizou, portanto tenho muito tempo para ponderar sobre este assunto :)
    Gostei muito que nos tivesses elucidado deste modo :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  53. Fico muito contente que tenha corrido tudo bem! :)
    Também gostava de fazer, mas o medo fala mais alto. Só de ler o post todo, fiquei um pouco enjoada, estas coisas de hospitais e operações deixa-me sempre KO :/
    Tenho 4 dioptrias em cada olho e não consigo passar sem os óculos, infelizmente. Também detesto usar, estou mais que farta e gostava de fazer o mesmo que tu :)
    Agora já não me incomoda tanto, mas uma das razões que ainda me fez mais detestar ter de os usar, é que muitos dos rapazes por quem me interessava, levavam a vida a dizer " tira lá os óculos para ver como ficas. Pois devias tirar os óculos, ficas melhor sem eles". E para quem não consegue tolerar lentes de contacto (aqui a je...), tudo isto chegou a ser um pouco demais para ouvir. Mas já me estou a alongar (como sempre hehe)
    Enfim, mas como também tenho astigmatismo, eu achava que só dava para operar a miopia! Mas pelos vistos também conseguiste livrar-te deste mal :)
    Foi um óptimo feedback da operação, e daqui a uns anos talvez tenha coragem para começar a pedir os testes :)

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  54. Parabéns pela operação! Eu não sei se algum dia irei conseguir fazer isso, é um grande risco :/ Tenho perto de 3 dioptrias o que é muito mais, não passo sem os meus óculos. Agora ao ler este post ainda estou com mais dúvidas sobre este assunto, afinal, sentiste muita pressão no olho?
    Beijinhos,

    A Cerejinha ♥ TAG

    ResponderEliminar
  55. Entendo esse problema de usar óculos, se bem que apenas uso os meus para desenhar, estar ao protatil e ver tv. E as vezes durante a noite, quando saio ou vou dar uma volta pois as luzes tornam-se um pouco desfocadas. Mas sabes, fic omesmo contente ao saber que tudo correu bem. É uma nova fase na tua vida e mudanças sabem sempre bem. Vais ter novos conjuntos para combinar com a tua cara "limpa" de óculos, vais e já te deves sentir mais leve, embora ainda seja muito estranho. Fico a espera de ver looks "glasseless" ;)

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  56. Parabéns Miguel !
    Apesar de não usar oculos há tanto como tu (usavas) sei o que cansa e por isso uso agora lentes , mas talvez arrisque como tu. Espero poder contar com a tua ajuda na altura hehe

    Beijinhos x
    miriwhispers.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  57. Congrats to a new view on the world, Miguel! ;) I'm wearing glasses at the university in case I have to sit miles away from the board... Haha! Lucky you!

    Ira / JOURNAL OF STYLE / BLOGLOVIN

    ResponderEliminar
  58. Ainda bem que correu tudo bem. Gostei muito de ler o post, está fantástico, parabéns :)

    Beijinhos *
    Littlebitof.everything | Facebook

    ResponderEliminar
  59. És um corajoso! Eu sou míope, e dar esse passo... não sei, não. Mas até ver, os óculos ainda não me estorvam. :D

    ResponderEliminar
  60. Sou míope, também já cogitei muito fazer essa cirurgia, fiz os exames e os médicos me informaram que eu poderia fazer, porém iria continuar tendo que usar óculos nem que seja para leitura. Li bastante sobre na internet os prós e contras e acabei desistindo.

    Fico feliz que tudo tenho ocorrido bem para você! e ótimas dicas para o pós operatório e tenho certeza que tirou bastante dúvida de quem pensa em fazer essa cirurgia.

    http://www.teensforeverblog.com/

    ResponderEliminar
  61. Olá Miguel!
    Apesar de longo, muito obrigado pelo teu post. Além de muito informativo, esclareceu-me algumas dúvidas que tinha e medos. Também uso óculos desde os meus 5 anos e tenho miopia e estigmatismo. Os motivos pelos quais gostava de fazer esta cirurgia são os mesmos que nomeaste mas sempre tive receio do procedimento. é um grande alívio a dispensa dos óculos. Obrigado por partilhares todos os pormenores, na próxima consulta em 2016 coma médica de família também vou fazer-lhe o mesmo pedido. Torna-se um pouco insustentável também a despesa ao longo dos anos com óculos e assim é algum dinheiro que se poupa. As melhoras rápidas e força! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  62. A minha irmã vai fazer esta cirurgia em dezembro... Foi bom ler como funcionará todo o processo uma vez que, tanto ela como nós, estamos um pouco apreensivos. Vai correr bem com certeza :)

    Obrigado.

    http://www.traulitada.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest