Grigi | Malha de Cortiça

by - 23.7.15


Sou sincero quando digo que estou cada vez mais orgulhoso do país onde vivo. Sei que os tempos são difíceis e que isso faz com que muita gente se retraia e que a comodidade tome conta da rotina das pessoas. Neste sentido e, quando descubro novas marcas e novos criadores que, com valentia, tentam enfrentar todas estas más circunstâncias, dá-me vontade de aplaudir ainda para mais quando apostam em produtos que nos são conhecidos.


A Grigi marca que hoje vos apresento, foi criada por Mónica Gonçalves, uma designer de moda que se dedica ao estudo e à experimentação de diversos materiais de teor natural aplicando-os em acessórios e até mesmo peças de roupa. É pioneira no uso da Malha de Cortiça e foi já premiada tanto nacional como internacionalmente. A criadora, astuta porque não temeu a crise, refere que “Todos os designers têm um dom. A minha identidade afirma-se pelo experimental – mutação, uma outra face de peças utilitárias e de dupla funcionalidade, o novo e o diferente.” E é precisamente isto que se pretende: que haja vontade de fazer e que não se tenha medo de arriscar. 

Esta marca cruza os valores da tradição, da ecologia e da sustentabilidade sendo que o maior desejo é o trazer o design à cortiça e, por seu turno, a cortiça a um lugar mais próximo dos clientes através do vestuário.

Fiquei fascinadíssimo com as coleções que a marca disponibiliza (por mim algumas das peças vinham morar cá para casa) bem como os projetos em que está envolvida. Os materiais utilizados variam. Vão da Cortiça extraída da casca do Sobreiro, ao Burel tecido serrano, português, passando também pela Seda Vegetal vindas de sementes e caules de determinadas plantas. Dos tecidos mais leves aos mais pesados, o importante é buscar inovação à tradição.



A Natural Box é "uma coleção composta por vários materiais nobres de origem portuguesa onde a cortiça se destaca através da sua aplicação em pormenores e acabamentos.A conjugação de peças estruturadas e peças fluidas, num tom natural que cria uma harmonia cromática, afirma toda uma preocupação ecológica presente na coleção".


Cork Knitted diz respeito a uma "coleção criada exclusivamente para a marca “Cork & Co.”, composta por peças feitas em malha de cortiça. Esta coleção é composta por peças exteriores e acessórios: boinas, cachecóis, coletes, blusas e casacos".



A En.Fol.Der "procura explorar o conforto associado à ideia de abrigo protecção. As criações, embora sejam peças de vestuário, remetem para o seu uso, apontando para a mobilidade e a facilidade de utilização em qualquer espaço ou situação". Esta coleção outdoor é composta por uma vasta variedade de modelos que vão de mochilas a casacos. Fiquei espantado com a tamanha versatilidade.

Em relação à coleção de Homem, podemos encontrá-la inserida em diversos projetos. Estas coleções fazem parte de parcerias estabelecidas entre a Grigi e outras marcas. A meu ver estes projetos resultam muito bem porque aliam a roupa feita em materiais naturais com acessórios tal como podem observar.


O projeto Saccus resultou muito bem, a meu ver, porque alia as camisas que eu adoro e não dispenso com malas que é outro acessório sem o qual eu não passo. A camisa é feita Burpel tem aquele pormenor frontal, em tom nude, que lhe dá um toque clássico e que confere a "tal" originalidade que uma camisa básica branca tanto precisa. Independentemente dos estilos, poderá ser usada nas mais diversas ocasiões tendo em conta que o branco e o nude serão sempre cores intemporais.


O Uono  já é um projeto mais arriscado e mais irreverente. Um pouco mais na onda do Street Style. Esta parceria nasceu "com a afirmação de um estilo de vida, caracterizado por uma escolha natural de aproximação com a terra e ao que dela provém. Sem obrigações e leis regidas por uma sociedade, UONO deixa-se levar pelas suas crenças e ideologias, que dão lugar a uma linha condutora de desapego ao que faz parte do dia-a-dia do homem". Confesso que estou completamente in love com o estilo dos casacos e que este, do lado esquerdo, me encheu completamente as medidas.

Estou mesmo muito contente por ter encontrado esta marca que pode e tenho a certeza que vai levar Portugal além fronteiras. Temos de apostar no que é nacional, no que tem qualidade... Porque Portugal, embora muita gente faça parecer que não, tem muita qualidade, muito bons produtos. O que é necessário, no meio disto tudo, é que haja gente que seja capaz e que não tenha medo de ir à luta.

Este post foi só para vos aguçar a curiosidade. Se acederem aqui ao site poderão ver mais coleções e mais projetos com os quais a marca conta. É sem dúvida um outro mundo que deve e merece ser partilhado.

Tenho orgulho em ser Português! Tenho orgulho em gente que trabalha sem medos.
Quem daí já conhecia a marca? Gostam?

You May Also Like

39 Pieces

  1. Adoro ❤


    Ana ❤
    aruivablog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. this is so cool
    new post: http://melodyjacob1.blogspot.com/2015/07/casual-day-sneaker-wedges.html

    ResponderEliminar
  3. Tu vai querer me matar, mas eu não sou fã da moda portuguesa, ate hoje nunca vim um desfile ou uma coleção de um estilista portugueses que deixasse ser ar. Nunca vi nada que me surpreendesse, não é como a coleção de Valentino Garavani (o meus estilista favorito) ou Tufi Duek, que me tira o fôlego é me faz querer tudo. Mas claro to parabéns pelo empreendedorismo dessa estilista em tempos tão difícil.

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
  4. wow nice! I like when something have a lot of things to use. I like the second and Cork Knitted . Mayby is wird but i like it!

    ResponderEliminar
  5. Eu também tenho muito orgulho em ser portuguesa!
    Sinceramente não conhecia nenhuma destas marcas mas adorei! São bastante inovadoras e diferentes! :)
    http://amarcadamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu não conhecia, mas já vi muitas coisas feitas com cortiça e adoro! Gostei desta ideia. :)

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. This is an awesome post. Who knew cork could be fashioned in such a way, multiple ways at that!

    Sxx
    www.daringcoco.com

    ResponderEliminar
  8. I love the knitted collection ;)

    Giovanna
    www.sbirilla.blogspot.it

    ResponderEliminar
  9. Olha que trabalhos fantásticos! Grande publicação Miguel, dando a conhecer empreendedores e designs talentosos .

    Coco and Jeans By Marisa

    ResponderEliminar
  10. Nossa, que massa o trabalho dela! Achei a proposta super interessante!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  11. Miguel
    Tenha mesmo muto orgulho em ser português, seu país é lindo e tem coisas e pessoas incríveis. Nossa, eu fiquei encantada quando fui em algumas cidades portuguesas e vi tantos produtos originários da cortiça e agora vc me aparece falando de moda! Uau, pra mim é demais !! Aquela capa que vira abrigo, é muito legal, adorei também!!

    Olha, não uso chapéu, tenho pouco cabelo além dele ser muito fino. Acho lindo demais e usaria se ficasse bem em mim. Não ligue para as críticas, às vezes , elas são até construtivas e outras são pura inveja mesmo.

    Mil beijos e até a próxima
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Very interesting collection. Love the concept and the brown shades.

    Kisses,

    Nicoleta

    http://reinventyourself.guide

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia a marca, confesso, mas já fiquei fã. Adoro pormenores em cortiça *.*
    Portugal tem muito talento e muitas coisas maravilhosas, tenho pena é que a maior parte das pessoas só se foque nos aspetos negativos.

    r: Sempre que lá vou fico encantada, é mesmo uma cidade lindíssima!
    Muito bom ahahah

    Mais uma coisa em comum :) a comprar que seja para uso imediato e não para ficar a apanhar pó na estante. Por exemplo, uma amiga ofereceu-me um caderno no Natal e já me estava a fazer confusão não ter uma função para ele.

    Também não sou nenhuma especialista, mas desde pequena que adoro futebol.

    ResponderEliminar
  14. heheh, adorei o casaco tenda xp muito original!!

    Bjinhos Sandra Color-s

    ResponderEliminar
  15. acho sempre tudo o que envolve cortiça interessante, é um material que me fascina, de certo modo =)

    xoxo

    ResponderEliminar
  16. So interesting post dear!!! Very inspiring!

    XOXO!

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia!
    O que é Português também é bom!! :)

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Isso é verdade. Estou positiva!

    Não conhecia o trabalho da Mónica. Achei incrível! E confesso que pirei com a peça barraca.

    Ótima quinta, Miguel!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  19. Sim ficou muito mais dinâmico e apelativo :D

    Já experimentei mas não gostei mesmo de me ver com ele. Em contrapartida, gosto imenso de ver nas outras pessoas! :)

    Obrigada! Fico sempre feliz ao receber elogios!

    Não conhecia a marca mas gostei bastante daquilo que vi :D
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Me ha encantado el post! Me ha parecido super original la chaqueta que se convierte en tienda de campaña #top
    Itziar

    http://www.etlittlethings.com/

    ResponderEliminar
  21. Uau, preciso de um casaco/barraca desses.

    Bjos

    http://chuvadecamelias.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  22. Caramba amei, as roupas ficam lindas, e que criatividade dessa moça, fascinante.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  23. Que Legaaal!!
    En.Fol.Der Foi A Que Eu Me Mas Gostei! Afinal Eu Vivo Acampando!
    Beijo! <3
    http://dicasdaadna.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Nossa que interessante não conhecia e achei bacana e interessante, algumas peças são lindas e usaria facilmente.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  25. gorgeous images i totally love the cork knitted collection cant even make that out! thanks for your visit, new post is up
    www.fashionistaera.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. I love the photos of the man on the motorcycle. I love how he's dressed! Also that jacket the woman is wearing.... I love the tent haha!

    Heba xx The Heba

    ResponderEliminar
  27. Que super original Adorei :D É bom saber que somos bons, isso sim!

    Oh moço tens algum problema com o layout, nunca abre à primeira!
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderEliminar
  28. Não conhecia a marca, mas já fiquei de olho em algumas peças :) Trazes sempre boas apresentações de marcas :)
    R: Obrigada pelas tuas palavras.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Quanta informação atual e pertinente.

    Gosto muito das tendências.

    Beijo

    ResponderEliminar
  30. Um casaco que vira numa tenda?! Uau espectáculo! Desconhecia a marca meu bem mas adorei :D

    R: E eu já tinha saudades de vir comentar o teu cantinho, mas estar praticamente 3 semanas sem net por causa de uma mudança de casa deu nisto, andar muito ausente dos blogs :/
    Tu compras coisas que precisas mesmo e de qualidade meu bem! O chapéu deve estar ansioso por sair de casa ahaha. Muita gente fala nessa água micelar da Bioderma mas ainda não tive oportunidade de comprar :s eu tenho da Garnier e da Nívea e estou satisfeita com ambas mas a que estou a usar mais no momento é a da Nívea para dar espaço à outra :) há que fazer sempre o melhor pela nossa pele (e por nós)
    Beijinhos enormes <3 <3 <3

    ResponderEliminar
  31. Postagem maravilhosa amei
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  32. Oh meu deus! Fiquei super surpreendida por o casaco se transformar numa tenda o:

    ResponderEliminar
  33. Concordo com a Rita Teixeira.. muito original mesmo!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  34. Não conhecia a marca e também fiquei super orgulhosa! É um trabalho incrível com materiais não só sustentáveis como de excelente qualidade. Adorava ter algumas peças e a tenda também! Adorei :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Oieee amigo ;)
    Ainda não conhecia,achei super legal,isso sim é gostar do que faz ;)
    beijos

    ResponderEliminar
  36. Gostei de conhecer, em Portugal cada vez se faz mais e melhor moda.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  37. Ok fiquei apaixonada foi pela tenda. A originalidade, a irreverência, o tecido e a cor. Oh pah não se faz... fiquei apaixonada. <3
    E também aplaudo de pé a criadora. :)
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life
    http://thesweetest-life.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest