As minhas Tatuagens

by - 18.7.15


Lancei na Página do Facebook do Blog  a pergunta se queriam que eu dedicasse um post acerca das minhas tatuagens explicando o significado, os cuidados e tudo aquilo que eu achasse pertinente. Como a resposta foi positiva assim como todo o feedback que recebi através de mensagens privadas, aqui estou eu para vos explicar tudo tim-tim por tim-tim!


Não sou medricas mas não me atiro a nada de cabeça. Sou muito ponderado e só faço cometo alguma loucura saudável quando bem pensada e planeada. Na altura de fazer a minha primeira tatuagem, a 24 de Junho de 2014, pensei e ponderei muito... Acho que só faz sentido se assim for. Uma tatuagem é algo para a vida e, a meu ver, não deve ser feito por fazer. 

Neste sentido, pensei. Repensei e voltei a pensar. Sabia bem o que queria: queria algo relacionado com a minha família porque o ano de 2014 foi um ano muito intenso a nível pessoal e só a minha família foi capaz de me valer. Queria algo com o qual eu me pudesse orgulhar e queria marcá-lo no corpo. Os meus pais quando pedi para a fazer não acharam muito boa ideia. Contudo, passado algumas semanas de pesquisa e de ter encontrado "o" significado, decidi mostrar-lhes.


Esta foi, então, a minha primeira tatuagem. Foi marcada e feita a 24 de Junho de 2014. Desloquei-me ao estúdio, sozinho, meio a medo mas com o pensamento firme. Não queria, de todo, voltar com a minha palavra atrás nem com a minha ideia. Ou era naquela altura... Ou não era!
Está inscrito Family na parte superior do meu cotovelo. A palavra Family nesta tatuagem não tem somente o significado de "Família". Vai muito mais além disso: F é a inicial do nome da minha mãe; A é a inicial do nome do meu pai; M é a inicial do meu nome e ILY é a sigla de I Love You. Confesso que me senti um génio depois de ter descortinado todos estes significados (lógicos) e os meus pais, depois de lhes explicar ficaram bastante orgulhosos... Afinal de contas o filho iria fazer um marco para a vida no corpo onde está explícito - pelo menos para nós -, o grande amor que tenho por eles. 


A segunda tatuagem foi feita a 24 de Maio de 2015. Quase um ano depois da primeira ser feita. Embora muita gente não consiga perceber a caligrafia, a tatuagem diz I Can Do It tendo sido finalizada com um ramo de louro que representa a glória. Esta tatuagem foi feita numa altura muito especial. Ponderada, mas menos que a anterior porque já tinha luzes do que pretendia, assinalou o final de mais um percurso académico: o Mestrado. Quando ingressei no Mestrado, digo-vos sinceramente, que nunca pensei que conseguisse. Passei muita noites em claro a chorar e a estudar dada a exigência mas os meus pais sempre acreditaram que eu conseguia. Fizeram-me crer e acreditar que "Eu consigo". Ou melhor... Nós conseguimos tudo o que queremos desde que para isso, lutemos e nos empenhemos ao máximo!

De forma muito breve: 
Dor: não senti qualquer tipo de dor quando as fiz... A única coisa que senti foi a agulha e a máquina tremer. Nenhuma delas ganhou crosta e só sangraram (muito pouco) no dia em que foram feitas. 

Cicatrização: cicatrizaram em menos de uma semana. Somente ficaram um pouco inchadas no dia seguinte mas nunca senti dor ou irritação.

Higiene: lavava mais de três vezes ao dia com sabão glicerina e aplicava, de forma alternada, vaselina e Bepanthene indicado para feridas e cicatrizações. 

Cuidados: em relação aos cuidados, sempre me disseram para nunca fazer tatuagens na altura do verão por causa do sol, da água da piscina, do mar. Como sou do contra e como tenho imenso cuidado, decidi fazê-las no verão porque ser uma das épocas que me dava mais jeito fazer. Óbvio que até cicatrizarem não as expus ao sol e tomei sempre as precauções acima indicadas. 

Estúdio de Tatuagem: fiz num estúdio aqui da cidade, no Why Not a Tattoo e não me arrependo nada. O espaço é super asseado, tudo foi devidamente desembalado à minha frente depois de tudo ser desinfetado. O Miguel, tatuador, é um profissional exímio que coloca toda a gente super à vontade o que facilita grande parte do processo.

De certo que não ficarei por estas duas. Contudo, não me vejo a fazer mais nenhum num futuro próximo, a não ser que alguma coisa de extraordinário aconteça!

Espero ter-vos elucidado com o post e com as dicas. 
Quem daí tem tatuagens ou pensa fazer?

You May Also Like

59 Pieces

  1. Adorei adorei adorei este post, juro-te que sim! Sabes eu adoro tatuagens e amava ter tatuagens, cada uma com um significado, mas bem... Nada de génio como tu. Nada assim tão..... Especial, mas são especiais para mim. Olha adorei imenso o post, a sério que sim! Quem sabe um dia também as farei a todas, mas talvez, não assim tão próximo, só se forem tapadas com a "minha futura farda" :)
    Beijinhooooos, muitos parabéns pelo post!
    http://neverforgottenmercury.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostava tanto tanto tanto de fazer uma cruzeta ou uns óculos geek no braço... mas tenho receio de algo correr mal e arranjar algum problema ou até mesmo de deixar de gostar dela com o tempo :(
    Ver se arranjo coragem :)
    Beijinhos ♡
    Valentino, My Dear Blog | Valentino, My Dear Facebook

    ResponderEliminar
  3. I really like your tattoos!!

    http://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Gostei, não tenho tatuagens, gostava, mas n sei se algum dia vou fazer :)

    ResponderEliminar
  5. Por acaso andava com curiosidade em saber, já tinha reparado nas fotos! Eu gosto imenso mas não tenho nenhuma mas sei bem qual vai ser a primeira, estou a espera que a minha mãe se convença ahaha beijinhos :3

    ResponderEliminar
  6. I Love tattoos, I only have one but I want so many more!
    Those ones are great, are they yours?

    Meme xx

    New Post:
    'A Month in the Life of....'
    http://thedayinthelifeofmexoxo.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  7. são lindas! Adoro tatuagens embora não em mim xD Eu mudo de gostos e farto-me das coisas muito facilmente, sei que me iria fartar da tatuagem e alem disso tenho PANICO a agulhas xD
    blog: Marianisses
    Snapchat: marianisses

    ResponderEliminar
  8. Não tenho uma tatuagem, nem sei se seria capaz de fazer uma. Além disso, sou como tu, acredito que para fazer uma tatuagem, tem de ter algum significado por detrás. Não quero fazer só porque sim... Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt | facebook | giveaway

    ResponderEliminar
  9. Gostei imenso do post!! Adorei o significado por detrás da primeira e identifico-me imenso com a segunda :) essa frase é mesmo muito importante!

    Beijinho
    simplypinkblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Ohh Miguel I love this post! Because I have many tattoos and always like read about tattoos. Thanks for sharing! I think it's a useful post for beginners.
    Have a great weekend ♥ And thanks for visiting my blog!
    Kisses and hugs!

    ResponderEliminar
  11. Que fofas suas tatuagens! Eu sou viciada. Quanto mais faço, mais quero fazer hahaha.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  12. A minha favorita é a segunda! Quanto à primeira também me iria sentir um génio!

    xoxo, zenvogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Bom, agora estou buscando por um emprego que não me faça cair os cabelos! hahaha! Espero conseguir logo, mas a situação aqui no Brasil está feia, viu?!

    Achei lindo o significado da "Family". Tenho muita vontade de fazer uma tatuagem, só que sempre deixo pra depois. Se for fazer algo, com certeza vai ser uma corujinha!

    Ótimo sábado, Miguel!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  14. Ando tão tentada a fazer uma, a sério! Mas no final acabo sempre por desistir :(

    The Glitter Door

    ResponderEliminar
  15. Que lindas, mas não tenho coragem.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. I love the second:) kiss

    http://denimakeup95.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  17. tattoos? nunca me tinha apercebido =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  18. Considera-te convidado então :D
    Fico mesmo feliz por ler essas palavras <3

    Não tenho tatuagens mas sempre quis fazer uma. Simplesmente só gosto de tatuagens quando sei que elas têm algum significado e ainda não me decidi sobre o que fazer ou com que significado :) Para mim, fazer tatuagens só por fazer não faz qualquer sentido. Adorei as tuas!! :D
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Gosto bastante de ver, mas não em excesso, e sempre quis fazer uma. Quero algo pequeno, num sítio estratégico e carregado de significado, porque, para mim, também não faz sentido fazer só porque sim, precisamente por ser algo que fixará marcado no nosso corpo para o resto da vida.
    As que tu tens estão lindas e fiquei a gostar ainda mais delas agora que sei o significado. O de família, então, foi mesmo bem conseguido *.*

    r: Nada disso :p sim, vê-se muitas do género nas feiras medievais e quando as vejo namoro-as sempre, mas depois acabo por não trazer. Tenho que mudar isso!

    Depois a querida sou eu :o muito, muito, muito obrigada *.* <3

    ResponderEliminar
  20. Também tenho duas! Fiz ambas no mesmo dia! :P

    ResponderEliminar
  21. Tatuagens, um grande vício!
    Já tenho 10 e prevêem-se mais 4 ainda este mês ou o próximo. Os cuidados são meticulosos e tudo o que tenho tatuado também tem um grande significado. Nada é à toa.
    As tuas tatuagens são simples e lindas, tal como eu gosto. Simplicidade mas um significado enorme. Belo post, Miguel! :)

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  22. São ambas lindas! Adorei o significado que desvendas-te de "family" eheh <3
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Lovely post!
    Have a great weekend! <3

    http://www.adelaacanski.com/

    ResponderEliminar
  24. Ahaha, ainda bem que gostas das minhas receitas! Por acaso adoro experimentar coisas novas na cozinha, principalmente doces, porque o meu pai não lhes encontra defeitos. xD

    Nunca tive vontade de fazer uma tatuagem, mas adoro ver as dos outros e saber os significados! Sem dúvida que tens aí duas bem especiais e muito bonitas!!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  25. Bonito el tatuaje..te queda muy bien!
    Besos!!

    ResponderEliminar
  26. Oh, é uma pena! Adorava ter-te conhecido, mas oportunidades não hão de faltar :)
    Adorei saber o significado por detrás das tuas tatuagens, principalmente da primeira! Que incrível. Estou para fazer uma há pelo menos 2 anos, mas chega à altura e tenho sempre receio... Tenho que tratar disso num instante!
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  27. Lindas tatuagens, e com ótimos significados ♥ Pretendo fazer algumas tatuagens sim, mas não agora, para não me arrepender haha e além de tudo aqui no Brasil só é permitido fazer tatuagens depois de ter a maior idade (18 anos). ótima postagem!

    Küsses

    Visite o Teens Forever :3 || Encomende no Portfólio :3

    ResponderEliminar
  28. Very cool tattoo! I love it!

    http://fairyland111.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  29. Gostei muito! No futuro (longínquo) imagino-me com umas tatuagens, mas por agora não! E gostei imenso das duas tattos, simples, sem grandes exageros e claro, o significado :)

    ResponderEliminar
  30. Eu já pensei imenso em fazer uma tatuagem e estou decidida a fazer.... quando encontrar a tatuagem certa para mim. Quando digo certa quero dizer uma tatuagem com significado e bem ponderada :)

    Beijinho
    Daniela
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  31. Hi there, I am not a big fan of tattoos but I have to admit that yours looks very classy! Great personality.x
    Glamoury Armory Blog

    ResponderEliminar
  32. Suas tatuagens são lindas e tem um significado incrível! Eu tenho uma tatuagem, porque desde os meus 13 anos eu queria fazer uma. Pensei por anos, e toda vez mudava o desenho. Acabei fazendo um pavão que uma amiga desenhou. Não queria tatuagem colorida, e no fim acabei fazendo uma colorida. Não me arrependo porque sempre quis muito, o desenho é lindo e marca a minha maioridade e a minha faculdade. Também não tive problemas. O tatuador foi muito legal, minha tatuagem cicatrizou em 1 semana e nesse tempo ficou um pouco dolorida. Mas não me arrependo :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  33. Adorei o significado das tuas tatuagens, ainda por cima a da "family" corresponder a tanta coisa ahahah
    Beijinhos
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. I didn't realise you have tattoos! Wow! I admire your courage. I've always wanted to get tattoos but am too afraid of the needle.

    Jenn
    Dresslink
    The Pink Lemonade Girl

    ResponderEliminar
  35. Gostei bastante :) o significado da primeira está mesmo brutal. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  36. Olá Miguel!
    Eu tenho uma tatuagem na perna que é uma pena de pavão que significa a minha integridade á minha pessoa e também tenho uma tatuada a pouco tempo nas costas que é uma Hamsa com uma Flor de Lótus.
    Esta tatuagem não tem significado específico, apenas gosto muito de hamsa e o simbolismo delas.
    E claro estas não serão as únicas tatuagens que irei fazer, estou a espera de mais.
    Beijinhos!
    http://grandesonhadorablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. R. Fiz as minhas na anca e no pulso! :)

    ResponderEliminar
  38. Nice post.
    I like tattoos too, I've only two but I want more haha.
    Thanks for your comment, xx
    rhythms-of-love.blogspot.com

    ResponderEliminar
  39. Tenho uma debaixo da mama esquerda, bem por cima das costelas.doeu a fazer e chateou-me a sarar, era uma comichão insuportável.
    A minha diz "Kia Kaha" é maori e quer dizer "Sempre Forte", na altura que jogava rugby vi um filme sobre isto e o grito de guerra da equipa era este, aquilo ficou-me na cabeça até que decidi que a minha primeira tatuagem seria isto. Não a fiz por ter passado grandes adversidades na vida mas sim para me lembrar que aconteça o que acontecer, tenho de ser forte, para sempre. Normalmente nem me lembro que tenho uma tatuagem, só quando me dispo à frente de um espelho ou me tiram fotografias na praia, de resto é quase invisível.

    ResponderEliminar
  40. Adorei as tuas tatuagens, principalmente a primeira, que significado mais bonito! x

    ResponderEliminar
  41. Adorei o post, as tatuagens são lindas e têm ganda significado, o que muitas vezes não acontece. As pessoas fazem tatuagens só para dizerem que fizeram e assumem que tem um significado só para as fazer.
    Gostei imenso das duas, e a da family está brutal, principalmente o signficado!

    Girly World

    ResponderEliminar
  42. ca estou eu outra vez, finalmente a seguir te decentemente! tinha o feito pelo gfc e afinal nao ficou, bem eestranhei nunca ver os teus posts. enfim xD
    sim tenho algumas tatuagens e tb ja pensei fazer um post semelhante!
    adorei saber mais sobre as tuas e a do i can do it é linda <3

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  43. My friend made a tatto last week) I think it looks awesome *__*
    So chic!

    kireikana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. Adorei a primeira e o trabalho que empenhaste nela. Adoro-a! <3
    Tenho uma. Umas asas para me lembrarem que eu serei sempre livre de fazer as minhas escolhas e para me lembrar que liberdade também significa ser eu mesma sem receios. Além disso como foi desenhada por mim mostra a minha paixão pelas artes e pela minha profissão. Também a adoro. :)
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life
    http://thesweetest-life.blogspot.com

    ResponderEliminar
  45. Uma boa explicação, gosto imenso da 2º tatuagem :)
    Estou a pensar fazer mas vou aguardar mais uns tempinhos.
    R: Ainda bem que as minhas palavras te ajudam fico contente por saber isso, quando precisares de falar ou desabafar podes contar comigo.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  46. Por incrível que pareça, nunca me senti tentada a fazer uma tattoo! Mas aqui deste belas dicas, parabéns :)

    ResponderEliminar
  47. Eu não sou nada fã de tatuagens.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  48. Adorei o teu post :D
    Também tenho tatuagens, mas a mim são quatro, e não as troco por nada *
    Beijinho

    http://mind-whereismymind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  49. aiiii que o blog está todo giro :b gostei muito <3

    Adorava fazer uma tattoo, mas confesso que não tenho coragem. Não só pela dor (sou uma medricas!) como também por ser uma coisa para a vida e eu me cansar rápido das coisas... Ah, e os meus pais não acham piadinha nenhuma à coisa :b
    Quando um dia tiver a certeza absoluta de alguma, talvez ganhe coragem e faça :)

    * Adorei a primeira! Realmente tem mais significado do que parece...
    E o tipo de letra da segunda está qualquer coisa..

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  50. Adoro posts sobre tatuagens! :P
    Foi mesmo de génio e calhou super bem os vossos nomes coincidirem com a palavra "Family", ficou perfeito! :P
    A outra também gostei bastante e a caligrafia nem sempre é a mais fácil de interpretar mas fica super bem :)
    Adorei os sítios que escolheste para as fazeres ;)

    xoxo

    ResponderEliminar
  51. Olá Miguel,tudo bem querido
    Acho lindo tatuagens mas confesso que sou medrosa,adorei suas opções,bjão

    8Ah o blog ficou lindo,parabéns ;)

    ResponderEliminar
  52. Fluxos visor delicioso

    ResponderEliminar
  53. Olá Miguel!
    Obrigado pelo post. É sempre útil quando partilham connosco experiências que também queremos ter. Também estou a pensar em fazer a minha 1ª tatuagem agora pelo natal e precisava de dicas e que me contassem como é o processo (medos mais uma vez). Quero fazer algo pequenino e simples mas também com significado. Adorei a tua da família, então a explicação da mesma ainda mais! Muito gira. Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  54. Ah que post perfeito! Que signficado maravilhoso da primeira, e realmente um g~enio em pensar isso.. rsrs
    Gostei muito, muito mesmo. Eu adoro tatuagem, e o signficado que elas tem. Tenho duas muito significativas: Tatto para mães: Fiz a minha!
    porém nem expliquei o signifcado dela, deixarei pra um post próximo com o signficado das duas. Mas ao ver entenderás o valor que ela tem.
    Amei a segunda também! Demais!

    Blog Jovens Mães

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest