Vamo-nos Organizar?

by - 27.9.14


FOLLOW ME ON:
YOUTUBE

Este post já estava planeado faz algum tempo. No entanto, queria que tivesse algum tempo desde o início das aulas para o poder publicar. A intenção é dar algumas dicas de organização e estudo. Prometi que o fazia em vídeo mas, muito sinceramente, prefiro usar os vídeos do canal do youtube para outros fins. Deste modo, o post avizinha-se um tanto ou quanto longo. Não percamos tempo. Vamos a isto?
A organização é a peça-chave para obtermos sucesso escolar. Os meus amigos, em tom de brincadeira, gozam comigo por ser demasiado organizado. Por pensar nas coisas muito antes de ter de as fazer. O que é certo é que só funciono assim: só funciono quando sinto que tenho tudo organizado, planeado e aponte na agenda. Nada me pode falhar!

Este é todo o meu material de escritório necessário. Post-its, canetas, computador, tablet, cadernos e mais cadernos, livros, sebentas e iluminação. A mim não me chega a informação que encontro nos livros ou nas sebentas disponibilizadas. Tenho de ir mais além... Daí as minhas enciclopédias e o computador com acesso à internet serem tão úteis na altura em que estudo.





Um outro elemento muito importante - para além de terem tudo o que precisam para estudar à mão -, é a iluminação. Se tiverem luz natural, ótimo... Se não tiverem, liguem vários focos de luz para não vos custar tanto a estudar. A luz é ótima para não se saturarem tão rápido e para estarem um pouco mais acordados. Estudar na penumbra dá sono e acaba por fazer com que percam mais tempo a tentar matar uma mosca do que propriamente a fazer o que planearam antes de iniciarem o estudo.
Sim.. o início do estudo começa com a elaboração de um plano com as tarefas que têm de fazer, sendo que as mesmas devem ser cumpridas. Vocês têm de ser exigentes convosco próprios e, mesmo que não vos apeteça muito, devem fazer tudo o que planearam.




As canetas são sempre um problema, eu sei. Tenho caixas e caixas com canetas... Como o meu método de estudo passa por escrever, escrever, escrever já não tenho por hábito comprar canetas. Havia umas que eu comprava sempre porque davam boa escrita, não magoavam, escreviam bem, tinha a ponta mais grossa, eram bonitinhas e essas coisas que tais. Só que, a dada altura, achei que estava a estragar dinheiro. Neste sentido, agora opto por usar qualquer tipo de caneta para fazer apontamentos - desde que escreva a azul. As cores têm alguma influência, é certo. Vejamos: a vermelho assinalo as datas, a verde os títulos, a preto os subtítulos e os afins (notas, notas de pesquisa, significados ou sinónimos de palavras) escrevo com cores aleatórias. Os post-its ou os memorandos também são meus fortes aliados. Uso-os regularmente para notas informativas, pesquisas que tenho de fazer, para marcar páginas, entre outros.


Depois disto tudo, sucede-se a primeira parte do estudo: a leitura das matérias. Pego em todos os documentos que tenho, leio de lés-a-lés e vou colocando marcadores para ir separando as matérias de maior interesse. Dentro dos livros estão mais apontamentos e post-its que me dão conta do que é necessário aprofundar - através de uma pesquisa -, ou o que é necessário rever/tirar dúvidas. É importante que o façam para perceberem qual a matéria que vos está a causar mais dúvidas e qual a que têm mais facilidade em reter informação.




Agora sim... vem a parte que, a mim, me dá mais prazer. É a parte da redação. Sinceramente, o único método de estudo que resulta comigo é o de fazer apontamentos. Faço apontamentos nas aulas, depois compilo com mais informação que entretanto pesquisei e depois faço um resumo disso tudo. Sim, basicamente escrevo como se não houvesse amanhã. No entanto, este é um bom método porque as coisas vos vão ficando na cabeça mesmo que não estejam com a atenção a 100%.



 Para concluir, se houve algo que usei e abusei durante o ano - que ainda não terminou -, foi da minha agenda! Esta é uma agenda anual. É preferível que seja anual e que não se limite apenas aos períodos e aos anos letivos. Nela aponto tudo... Tudo e mais alguma coisa. Desde datas de aniversários a tarefas que tenho mesmo de realizar no dia. Só assim é que nos conseguimos organizar.
Vocês podem usar para marcar as datas dos testes, dos trabalhos, do início e do fim das férias. É muito útil e, ao olharem para trás, conseguem perceber que vão conseguindo fazer tudo aquilo a que se propõem.


Espero que, com estas dias vos tenha ajudado. Caso queiram, eu posso fazer um post somente com dicas de estudo, de organização de apontamentos e afins. Agora parte de vocês proporem-me posts acerca das aulas!
Desejo um ótimo ano letivo a todos! Muito sucesso!





You May Also Like

6 Pieces

  1. Para começar adorei a tua letra, até porque temos letras parecidas :p
    E acho as tuas dicas muito boas! Eu já não estudo como tu sabes mas sim, acho que devias fazer mais posts sobre o regresso à escola para quem precisa de ajuda :) e acho que já tinha dito que sou assim um pouco como tu!

    R: Obrigada meu bem ♡♡

    ResponderEliminar
  2. Este post é bastante útil, Miguel. Obrigada pelas dicas :) Eu também ando sempre com a agenda comigo, mas consegues ser ainda mais organizado do que eu!

    \ Indigo Lights

    ResponderEliminar
  3. Para mim a agenda é sagrada!

    http://oh-so-happy-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que organização! Gosto tanto de ver pessoas assim.
    Quanto aos sapatos, também não me importava de mudar todos os dias! :)

    ResponderEliminar
  5. Nunce consigo ser assim tão organizada! Não sei que se passa comigo!
    R. Componentes para calçado :)

    Marisa Silva
    Styling Dreams
    http://stylingdreams.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Boa organização e boas sugestões :) Bom ano lectivo.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest