Cuscuz Com Carne, Pimentos e Leite de Côco

by - 24.11.17


Esta receita já era para ter sido feita, pela Helena, há algum tempo. Contudo, foi só mesmo no sábado que passou que consegui provar uma das iguarias que a minha melhor amiga tem. No meio de estarmos a combinar que ela iria fazer este prato, que eu nunca havia provado, interpus que levava a máquina fotográfica afim de registar a receita para vos trazer para vocês.

Até porque, esta receita, embora contenha ingredientes não tão usáveis (pelo menos dois, vá), é extremamente fácil de fazer, o que será um desenrasque para quem chega mais tarde a casa e não tem paciência para cozinhar algo mais consistente e demorado. Vocês já me conhecem e sabem o quão addicted sou a provar receitas novas portanto estava extremamente confiante de que iria resultar, contrapondo, um bocadinho, aquilo que a Helena pensava!


Primeiramente, vão descascar um cebola e colocá-la, num tacho, partida às rodelas um pouco mais grosseiras que o habitual, juntamente com um alho partido e regado com azeite. Ligam o forno em lume brando e deixam que o preparado ganhe um bocadinho de cor e fique mais dourado.


Enquanto isso, vão partir o pimento em tiras. Optámos por escolher pimento verde e vermelho, mas a escolha partirá de vocês. É completamente indiferente e, além disso, podem escolher um outro qualquer acompanhamento que não o pimento. A meu ver, creio que qualquer legume ficará bem em substituição deste.


Cortámos bifes de porco - que facilmente são substituídos por outra proteína qualquer -, e temperámos com sal, alho moído, orégãos e pimentão vermelho se a minha memória não me prega nenhuma partida. A carne, sendo bem temperada na hora, deve estar bem envolta nos temperos afim de conseguir que o sabor fique bem entranhado.


Entretanto o refogado está no ponto para adicionarem a carne e os pimentos. Adicionam, em primeiro lugar a carne, com o intuito de a deixarem cozinhar. Quando já estiver bem cozida, aí sim, adicionam os pimentos e deixam apurar.


Convém irem vendo e provando para saber como é que ela está de sabor. Se falta ou não sal, por exemplo. Achámos que precisava de mais alguma coisa e optámos por adicionar tomilho. Depois disso, e após ter apurado mais, deitámos uma lata de leite de côco.


Após o leite de côco estar bem dissolvido, têm de deitar uma colher de óleo de palma. Ok. A imagem do ingrediente pode não ser a mais bonita de sempre - que não é -, mas será este ingrediente a dar uma maior cor ao prato e a não o deixar totalmente esbranquiçado. Se, eventualmente, o molho estiver a ficar muito líquido, podem sempre optar por o engrossar com ajuda de farinha normal ou farinha mayzena.


Nunca tinha feito, nem visto fazer cuscuz na vida mas achei que era a coisa mais prática de sempre e que não dá qualquer tipo de trabalho. Então, deitam os cuscuz num prato alto - que pode, perfeitamente, ser um de sopa -, deitam água sobre eles até cobrir e temperam com umas areias de sal. Entretanto levam ao microondas por cerca de 3 minutos e vão verificando se ele está, ou não, bem cozido. A ideia é que ele fique soltinho. 


O resultado não poderia ter superado mais as expectativas que havia criado. Primeiramente, achei que que o sabor agridoce do leite de côco com os pimentos não poderia combinar melhor. A carne está com o sabor característico mas notava-se bem temperada. Achei, de início, que perderia um pouco o paladar precisamente por causa do sabor intenso do molho. Em relação aos cuscuz: fiquei o maior fã por ser tão prático e por ter um sabor delicioso quando misturados com os acompanhamentos. Provando-o a solo, é como se estivessem a comer massa, portanto descartaram-se as dúvidas em relação ao facto de poder ter um sabor estranho. Fiquei curioso em prová-los com atum. Creio que também resultará bem!

Escusado será dizer que a companhia do jantar fez com que o mesmo tivesse um sabor diferente. Cultivámo-lo com conversas. Aleatórias e intensas. Aquelas que tão bem nos caracterizam! 

Já alguma vez provaram cuscuz? Ficaram curiosos por experimentar?

You May Also Like

51 Pieces

  1. Hummmm que delícia que deve ficar! Vou tentar fazer!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  2. I love Cuscuz!
    Have a good week end!
    Kiss

    Nuovo post sul mio blog!
    Ti aspetto da me se ti va!
    http://lamammadisophia2016.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Já vou experimentar a receita no fim de semana, mas vou tocar o cuscuz por quinoa ou arroz basmati (doença celíaca!) !

    https://patriciarodriguesmakeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. I have to try this in next week :D I love coconut :D

    ResponderEliminar
  5. Parece ser um prato delicioso! E vou guardar para amanhã fazer!
    Beijinhos

    Joie d Vivre | Instagram

    ResponderEliminar
  6. The food looks so delish!!
    xx
    Mónica Sors
    MES VOYAGES À PARIS
    NEW POST: CASUAL CHIC AUTUMN STYLE

    ResponderEliminar
  7. Não sendo a maior fã de cuscuz, fiquei com água na boca com a fotografia desse prato :)

    ResponderEliminar
  8. This post is surely making me hungry dear keep posting.
    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan online shopping pk

    ResponderEliminar
  9. Eu vou TÃO fazer isto! Que bom aspecto, e super fácil!

    Jiji

    ResponderEliminar
  10. This looks so delicious :) Nice tutorial!
    Wonderful post dear!
    Have a great weekend <3
    Beauty and Fashion Freaks

    ResponderEliminar
  11. Amazing recipe! Thanks for sharing. :)

    Check out my new post at:
    Shoot for the stars

    ResponderEliminar
  12. This seems to be such a wonderful delicious food item. I would to try this one, it really looks yummy!
    Nice post!
    rampdiary
    fineartandyou

    ResponderEliminar
  13. Yum, so tasty! Great pictures too!
    Have a lovely weekend :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  14. Já comi couscous imeeeeeeensas vezes, a minha mãe fazia imenso e eu ADORO!
    O marido nem tanto, mas eu sou super fã. Posso ir aí comer? :P

    Fiquei super curiosa com esta receita, quero reproduzir, sem dúvida. :)

    R: Obrigada pelo comentário/elogio. Não estou sempre impecável e tenho uma auto-estima mini-mini, mas OBRIGADA!*

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Ai que nunca vi nada assim mas que delicia parece
    tenho de ver se faço cá em casa
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  16. Nunca provei cuscuz mas já há muito que o quero fazer! Tenho mesmo que fazer essa receita! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Adoro cuscuz! Não uso há muito tempo, mas desde que experimentei pela primeira vez que fiquei rendida. É bastante prático e combina com tudo :)
    Fiquei curiosa com esta receita

    r: Isso é ótimo!
    Sim, foi-me oferecido pela minha afilhada de praxe :D

    É bom ler isso*

    ResponderEliminar
  18. Deu água na boca e uma vontade de experimentar. Nunca comi cuscuz, mas fiquei curiosa para saber se é bom.

    Aline Star

    ResponderEliminar
  19. I've never ate home made cous cous, but this sounds not so hard to do and very tasty!
    Maybe I'll give a try! :)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  20. Nunca comi cuscuz e de facto acho que nunca o farei (o aspecto não me dá vontade de experimentar). Faria a receita mas trocava o acompanhamento. Fico reticente a usar leite de côco nas comidas.

    ResponderEliminar
  21. Está com uma cara ótima Miguel! Eu faço cuscuz sempre, é um grande hit lá em casa! \o/

    ResponderEliminar
  22. Meu Deus! Eu amo cuscuz... E essa carne parece tão apetitosa!!! Amei a receita! :) :D

    ResponderEliminar
  23. que bom aspeto, tenho imensa curiosidade para provar cuscuz (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Wow, looks way too delicious! Really amazing.

    ♘ www.sugarpopfashion.com ♘

    ResponderEliminar
  25. O cuscuz aqui no Brasil tem suas diferenças dependendo da região. Aqui na minha cidade é bem diferente do que você fez, mas o seu cuscuz parece delicioso.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  26. it looks yummy, nice post ^^

    torichux3.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Não gosto nada de coco. No entanto ultimamente só vejo pratos com cuscuz e tenho mesmo que fazer aqui em casa! Só os comi uma vez em canja.

    Beijinhos,
    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Necesito esto, que delicia!! Se ve increíble.

    https://modernastrega.com

    ResponderEliminar
  29. Great post, I like it :)

    new posts
    http://mensfashionobsession.com/

    ResponderEliminar
  30. Que ricoooooooo! Este post me va a servir muchisimo. Amo tu blog!

    Xoxo, Maca. http://unapartedemaca.blogspot.com/2017/11/zaful-black-friday-credit-cards-at-ready_81.html

    ResponderEliminar
  31. Adoro pimento... e leite de côco... tenho mesmo de experimentar :)

    ResponderEliminar
  32. Opah mas que bom aspecto ;) tenho de fazer nunca experimentei assim
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. Incrível!!! Gostava de ter tanta paciência para cozinhar mas depois também andamos sempre de um lado para o outro e acabo por não ter tempo :(
    Tem um ótimo aspecto!
    xx

    http://www.beatrizcrisostomo.com/2017/11/porto-is-calling-for-me.html

    ResponderEliminar
  34. Também nunca provei cuscuz mas fiquei mesmo curiosa! Tenho de experimentar :)

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Esse prato tem tão bom aspeto! :o meu Deus, deu aquela fome!
    Tenho de experimentar.

    Beijinhos
    Maria
    Words of Mary

    ResponderEliminar
  36. I love couscous! This looks so yummy especially when enjoyed with a great company.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  37. Amazing and very cute! Wonderful recipe!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  38. Parece um prato feito por mim, porque uso muito vários desses ingredientes (tirando o óleo de palma, prefiro usar outros semelhantes).
    Faço couscous muitas vezes, é só ferver água, colocar por cima até cobrir e esperar uns 5 minutos, feito, tão rápido e simples e a água fervida pode ter vários sabores, especiarias e até ser chá verde <3

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  39. OMG I need to cook this. Thanks for sharing it. It looks amazing. xoxo Cris
    https://photosbycris.blogspot.com.au/2017/11/dresslily-black-friday-sales.html

    ResponderEliminar
  40. I must say that you are an awesome cook. Love your easy recipes, Miguel :)
    http://www.knowingandsharing.com

    ResponderEliminar
  41. It looks so yummy, thanks for sharing!
    xx from Bavaria/Germany, Rena
    www.dressedwithsoul.com

    ResponderEliminar
  42. It looks really delicious, I should try your recipe!
    Wish you a beautiful evening.
    Greetings,
    Flo from
    https://femeieastazi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  43. Já fiz algo do género mas com natas :)
    Não faço o cuscus assim.. até acho que disse uma altura como o faço e é a melhor forma segundo os grandes entendidos da cozinha internacional xD basta colocar no prato (como fizeram) ou uma taça o cuscus e uma pitada de sal, colocar água morna, não muito quente e tapar que o cuscus coze e fica solto.. em poucos minutos et voilá mas lá que esse prato ficou com bom aspeto ficou!
    Já experimentei a quinoa e adorei, tanto ou mais que cuscus ahah

    ResponderEliminar
  44. It looks very tasty 😊
    www.deriasworld.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest