A Minha Pele. A Minha Identidade

by - 1.8.19


Aceitei o desafio da Notino para falar sobre a minha pele. Sobre os meus problemas. Sobre as soluções que encontrei e, acima de tudo, sobre ter conseguido com que a minha rotina melhorasse - e muito -, a forma de me ver ao espelho... porque isso também conta e porque é fulcral no nosso bem-estar. Cuidarmos de nós, da nossa aparência, nunca será uma futilidade.
Para contextualizar, a minha pele sempre foi muito como eu: desregulada, com altos e baixos. Muitos brilhos à mistura que não os do glitter. Sempre me deixou desconfortável e sempre me fez correr farmacêuticos e dermatologistas à procura da solução ideal. Ok, tudo bem, pensava eu. Por cada consulta uma resposta distinta: ou é da idade; ou das alterações hormonais; ou da comida que comia (ressalvando que, na altura, a minha alimentação era desregulada, daí o excesso de peso). O que é facto é que deve ter sido tudo ao mesmo tempo. Sem dó nem piedade. 


Não tive outro remédio senão o de aceitar. Vivi anos preso a uma pele que me dava tudo menos alegrias. As borbulhas apareciam de forma inusitada e quando menos esperava. E por tudo isto, aprendi a viver melhor comigo mesmo. Há coisas que, por mais voltas que se possa dar, não têm soluções imediatas. Anos depois criei o blog... com o mesmo, comecei a interessar-me ainda mais pela área da beleza. "Eu tenho de descobrir quais os meus produtos certos!", dizia para mim próprio. E assim foi. Testei imensa coisa e comecei a dar-me conta do que é que se dava melhor no meu rosto: géis de limpeza (apenas e só descartando, de imediato, as mousses), marcas que seriam de renome mas que, no meu rosto, tinham efeitos totalmente opostos, cremes que, mesmo sendo hidratantes, me ajudavam a equilibrar a pele... e por aí adiante.


Depois das borbulhas, ficaram as manchas. As horas de estudo, passadas ao computador, madrugadas dentro, também fizeram com que o cansaço passasse para a pele, sendo uma das primeiras (e maiores) causas das minhas olheiras. Talvez tenham sido este conjunto de coisas que me fizeram olhar ao espelho de forma diferente. Com garra de querer construir um novo eu. Não me venham com coisas porque isto de cuidar de nós, da nossa pele, vai muito para além da futilidade. Colocar um creme ao deitar, lavar o rosto todos os dias de manhã, é tempo que passamos connosco. É tempo que cultivamos para nos olhar ao espelho e apreciar o que é nosso e o que nos identifica. Seja bom. Seja mau. É nosso.


Tenho 27 anos e já me queixo que a minha testa enruga quando me rio. Queixo-me mais ou menos, vá. Não me incomodam as rugas, para vos ser sincero... talvez tenha tirado isso da minha mãe que sempre me disse que as rugas são memórias no rosto. E são mesmo. Sei que as que tenho representam todas as expressões que faço e que surgiram precisamente disso. Se as posso colmatar? Dificilmente. A longo prazo. Daí ter de as aceitar. Tal como aceito as marcas das borbulhas de adolescência e a vermelhidão do rosto no inverno.


Eu tanto aceito que sou, inclusive, capaz de cuidar. Da minha pele, todos os dias. Com muito ou pouco. Com marcas caras ou marcas baratas. O importante é conhecermos bem a nossa pele e as necessidades da mesma. É muito interessante tentar percebê-la, e é possível. Mais tarde ou mais cedo ela agradece. Vocês agradecem e conseguirão viver bem. Também trato do meu Eu que, do interior se reflete para o exterior. É preciso aceitarmos o que somos. Olharmo-nos com olhos de ver. Sentir que é necessário fazer ajustes tendo em conta todas as nossas fases.

O que é, para vocês, a vossa pele?

You May Also Like

34 Pieces

  1. I was been pretty lucky with my skin until, let's say, the 25 years old: before that age I've never had the slightly problem (except for some fair freckles during summer that really don't care).
    Then suddendly arrived dark freckles, sensibility and from time to time a pimple that leaves a spot for weeks, and I was totally unwared about what to do, since all that I did since then was to wash my face and put in a moisturizinìg cream.
    So I've started to try almost everything and only the last few years I've started to understand what my skin needs more and having a correct beauty routine that mitigate the problems. I guess that knowing your skin is a process that needs time, but at the end it teach to you how to pay attention and care yourself, and that's very important.
    I've tried the Clinique 3 steps routine and it was one of the best for me, I didn't keep on going with it just because I'm trying to adopt a more natural and bio beauty routine, but it was very effective!
    Very nice and helpful post, my friend!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Confesso que há dias que não tenho tratado bem da minha pele, mas gostei bastante de ver como é a tua rotina e qual os produtos que usas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. A nossa pele conta a nossa história, não achas? é parvo mas as vezes olho para uma cicatriz ou para uma marca qualquer que tenho pelo corpo e lembro-me das aventuras parvas que levaram ao seu aparecimento! mas sim, considero super importante tomar conta da minha pele, e acho que é um "mimo" que todos devemos ter para nós proprios!

    ResponderEliminar
  4. W Polsce są to kosmetyki z górnej półki, nie na każdą kieszeń.
    Pozdrawiam :)

    ResponderEliminar
  5. I follow you on gfc 2460 :)

    https://insandfashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. really nice post dear :) I like to read your blog :)

    https://bubasworld.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. É fundamental conhecermos a nossa pele, para a cuidarmos com esmero e para aprendermos a aceitá-la sem culpas. Porque há fatores que não estão ao nosso alcance. É por isso que nos devemos focar somente naqueles que podemos controlar, tratando a nossa pele como merece :)

    ResponderEliminar
  8. Taking good care of our skin is important. Great tips!

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Um caso de amor e ódio minha pele no momento rs, mas amei demais conhecer seus cuidados e um pouco do carinho que você tem com seu rosto

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  10. Great post- I like so much both of this brands xx

    ResponderEliminar
  11. Self-acceptance is very important, we should also be aware that our skin needs change of taking care with age;-)

    ResponderEliminar
  12. Looks like such an amazing range products.

    www.pink-purpledots.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Ainda não experimentei nada da Clinique... Mas parecem ser tão bons os produtos...
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar
  14. Miguel, eu amei o seu post e concordo plenamente, é necessário conhecer a nossa pele e cuidar dela, mas também não podemos lamentar pelas marcas que são retratos da nossa vivência.
    Ahh, estou seguindo o blog, amei seu cantinho!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderEliminar
  15. Olá
    Acho mesmo que construiste um novo eu, mas com essas marcas, pudera!!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  16. Eu amo cuidar da minha pele e investir tempo nela, é algo que me faz bem.

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  17. Hoje cuido melhor da minha pele, mas confesso que ainda me sinto muito incomodada com as minhas manchas de espinhas, queria conseguir eliminar todas
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  18. I love the clinique brand. Some of the best products I've used.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  19. Ando bastante curiosa com o gel hidratante!!
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  20. I use Clinique face gel for normal skin and it is one of best products that I ever tried. You choose very quality products for your skin care routine. Thank you for sharing.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/07/beauty-of-words_31.html

    ResponderEliminar
  21. Yay! I love how positive and open you are about your skin and your skincare routine! That's great!

    To be honest I'm not a huge fan of Clinique products as they haven't worked that well for me in the past, but I always hear such great things from people that perhaps I should give them another chance? Clarins however; I love that brand

    ResponderEliminar
  22. Love these products and the brand is very reliable and of great quality Thanks for sharing it xoxo Cris
    https://photosbycris.blogspot.com/2019/08/lilacoco-power-of-being-you.html

    ResponderEliminar
  23. I love Clinique products.
    Thanks for sharing ♥

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  24. Beautiful post, and the products used seem really great! My skin has always been oily but luckily it doesn't have too many problems, I enjoy taking care of it ^^
    xx

    Freak Muffin Blog

    ResponderEliminar
  25. Cuidar da pele não é futilidade nenhuma! É o nosso maior orgão e merece a nossa atenção. No meu caso, é a vermelhidão... quando está calor ou frio lá aparece a corzinha bahh!

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest