Slow Fashion is the New Fashion

by - 22.7.19


Estava já para falar sobre este assunto há algum tempo mas estava à espera do momento ideal para o fazer. Creio que seja um assunto do interesse de todos. Ou, melhor dizendo, do interesse de alguns. Dos que gostam de moda. Dos que gostam de dar vida à peças ou dos que pensam que pode haver uma reutilização inerente à moda. 
No Atelier Styling Project, volta e meia falamos de slow fashion mas num nível de marcas de muito renome e de casas de criador. Hoje, voltamos e focamos o termo para aquilo que realmente é. faz sentido falar neste assunto neste mesmo artigo e perceberão o porquê ao longo do mesmo. Para quem se sente meio perdido, com estas denominações, passo a explicar: o slow fashion veio revolucionar um bocadinho a forma de estar na moda e, essencialmente, no mundo. De forma geral, este termo está intrinsecamente ligado à alternativa sustentável em contrapartida ao fast fashion que prioriza o ciclo de vida de um produto. 


Gosto muito de moda. Aliás, respiro moda sempre que tenho de pensar que preciso de construir um look diário. Já referi várias e diversas vezes que toda a minha roupa - ou grande parte dela -, guarda um momento ou reflete a minha personalidade, daí me ser tão complicado dá-la, vendê-la e desfazer-me dela. Hoje em dia, mesmo estando a trabalhar mais com a imagem, penso duas e três vezes aquando uma compra. Talvez porque o dinheiro me custa a ganhar ou por ter o meu gosto mais apurado. Seja como for, e mesmo estando a par das tendências, dou primazia a peças mais básicas, mais intemporais. Isto faz com que o dinheiro não seja gasto em vão. Também priorizo peças em segunda mão, peças compradas em feiras ou em lojas vintage.


O fast fashion acaba por ser uma dependência. O querer massificar o guarda-roupa. O querer parecer ao invés de ser. É toda uma globalização que faz com que o produto comprado tenha um ciclo: o tal de se usar uma ou duas vezes e ficar arrumado. Ou porque a peça foi cara ou porque se pensa, erradamente, que se vai usar novamente. Certo é - e falo por mim -, acabo por ver duas, três e quatro pessoas vestidas de igual modo. Não que seja mau. Porque não é. Respondo sempre que "a pessoa tem bom gosto" (risos). Mas nem é só isso. O fast fashion contribui para que se valorize menos o que se usa, até porque se não encontrarmos a peça X na cor Y, vamos acabar por comprar a Z que "é mais ou menos idêntica".


O mais importante é conseguirmos dar uma nova vida às peças. Esta camisa, por exemplo, a par de - possivelmente -, ser única, veio das mãos de uma pessoa que conheço e pela qual guardo apreço. O João Tomé, que certamente conhecem do mundo do instagram, tem imensas peças que acabam por se tornar memoráveis e tendo em conta que algumas estão para venda, como foi o caso desta camisa, não hesitei em querê-la. Primeiro: porque é totalmente a minha cara; segundo: porque é uma peça única como já referi; terceiro: porque será daquelas camisas que vou usar non stop. É leve, solta e marcante a nível visual. Importa-me a atitude. A expressão.

Sunnies: Dior Inclusion; Shirt: Second Hand; Pants: Local Fair; Sneakers: Converse All Star; Bag: Parfois
Não tenho qualquer tipo de problema em ir à feira ou em ir à procura de peças que primem pela diferença em lojas de segunda mão. Acaba por ser um trabalho mais árduo mas, de igual modo, mais prazeroso. Há sempre uma infinidade de peças distintas e que, na grande maioria das vezes, vêm com uma história associada a elas. Outras lojas existem, neste mesmo âmbito, que acabam por reverter o dinheiro para instituições de caridade. Tal como se percebe, comprar slow fashion acaba por ser uma forma de terminarmos com o gasto excessivo de dinheiro e de massificação e desvalorização daquilo que consideramos ser roupa. 


Há uma necessidade de esclarecer, aqui, alguns pontos: o slow fashion não significa que as peças tenham de ser excessivamente baratas. Comprar slow fashion é comprar designers, por exemplo. É pagar um pouco mais por uma peça único com uma quantidade superior àquilo que se esperava. É comprar sempre pensar que, daqui a dias a peça vai estar estragada; o fast fashion continuará a ser uma fonte de economia e que, no fundo, nos vai permitir estar a par das tendências. O importante, no meio de tudo isto, é conseguirmos encontrar algum tipo de equilíbrio, por exemplo. É começar a ter mais consciência em relação à compra. No fundo, isto vai aumentar o nosso nível de consciencialização.


Os tons da camisa fizeram-me ir buscar os meus Dior Inclusion. Aqueles óculos que primam pela irreverência e creio que, mais nenhuns, seriam capaz de fazer jus a este look. Voltei à minha malinha pequena - malas pequenas têm sido uma grande obsessão -, que foi um dos best-seller da Parfois. Gosto pelo facto de ser super estruturada, de ter o padrão croco que é tendência e de ir bem com os tons neutros que têm sido os meus favoritos. Os anéis. Sempre. E um Daniel Wellington antigo com uma bracelete nova. Por falar nisso, tenho para vos oferecer 15% de desconto com o cupão MGOUVEIA.


É engraçado que quase (quase mesmo) tudo neste look é vintage ou passou pela mão de alguém. O cinto, por exemplo, que é o único que uso, passou do meu pai para mim. É antigo mas está como novo. As calças, que também já as conhecem, foi um dos achados na feira - e ainda era inverno -, por 1€. As Converse foram a última aquisição. São aquelas sapatilhas que primam pela intemporalidade e que vão bem com tudo e mais alguma coisa. Comprei por estarem com desconto numa das sapatarias daqui da cidade e não podia estar mais satisfeito até porque já as usei inúuuuumeras vezes. Têm sido as fiéis companheiras nas viagens para Lisboa!


E por falar nisso: esta é a penúltima semana que vou antes de Setembro. Estou desejoso por ver esta temporadas terminar por sentir que preciso de respirar um bocadinho. Agosto vai ter um gostinho de férias e já só consigo tê-lo como o meu foco. Apesar de tudo, está a valer por tudo. O sacrifício é compensado a cada transmissão de conteúdo por parte dos formadores e é isso que me move. As pessoas por quem me tenho rodeado para me dão uma força extra. Está a ser A experiência, sem margem para dúvida. 

Tenham uma semana incrível, please!
Já tinham pensado no assunto Slow Fashion desta forma?

You May Also Like

18 Pieces

  1. Very chic. I like the white pants. Have a splendid week!

    Marie
    The Flower Duet

    ResponderEliminar
  2. Concordo! Agora compramos tudo baratinho mas andamos todos de igual, já não há praticamente nada único... Claro que é muito mais económico e muitas vezes não temos solução, mas concordo com o pagar um bocadinho mais e realmente mostrar pela roupa a nossa identidade!
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar
  3. you look great- such an awesome shirt xx I like so much concept of slow fashion

    ResponderEliminar
  4. I love the expression of slow fashion! Your outfit is so cool, love that shirt print!

    LackaDaisy

    ResponderEliminar
  5. Que conjunto é esse, não há como não gostar,
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Wow, you're becoming more and more professional in taking your photos, Miguel!
    Those pics look like an editorial!
    Love your shirt, the combo with converse sneakers is really great!

    I think the same about the slow fashion, but really I'm kinda addict to fast fasion as well (in part even because here in Rome is full everywhere of fast fashion shops): I like to have always new thing to wear, or just I fall in love with things I see and since they cost a little I want them... I know I should cahnge this bad habit but it's very hard when there are temptations everywhere...

    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com


    ResponderEliminar
  7. Apesar de comprar na fast fashion, desde há uns anos para cá tenho o feito de forma muito mais consciente. Só compro aquilo que preciso ou por vezes no caso de querer algo que não necessite, só compro se for algo que vá dar MESMO muito uso.
    Tinha um relógio prateado da Swatch há 6 anos que é o que mais uso e a bracelete estragou-se. Em vez de comprar um relógio novo, substitui apenas a bracelete e está como novo.
    Calçado quando muitas vezes se estraga mando arranjá-lo se ainda for possível e vou dando e recebendo roupa de pessoas da minha família. Algumas das minhas peças favoritas vieram do armário de familiares.
    Adorei o look e a camisa é realmente muito a tua vibe (:

    http://arrblogs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Adorei ler este artigo e mensagem dele. De facto, fast fashion nunca vai deixar de existir, a economia depende demasiado dela, mas é realmente necessário visar a uma consciencialização antes de efetuar uma compra compulsiva.

    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Revejo-me muito mais nesta postura de slow fashion, porque não me faz sentido investir numa peça para usar uma ou duas vezes e arrumar. Gosto de artigos que sejam mais intemporais
    O look ficou incrível, meu bem! Essa camisa é mesmo a tua cara <3

    ResponderEliminar
  10. I agree with you Miguel. Slow fashion is the future. People are staring to realize that fast fashion is bad for the environment.

    This is a great look btw...love how you styled those white pants. You look fantastic.

    ResponderEliminar
  11. Great outfit Miguel! Beautiful shirt :-)

    ResponderEliminar
  12. Estive a ver o insta desse João Tomé e não sei quem é!!! Mas tu estás um máximo.
    XOXO

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  13. Such an unique way to think about slow fashion. Hope you have an amazing week !

    www.pink-purpledots.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. I like this outfit. Have a nice weekend 😊

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest