Tendas do El-Shaddai
Fomos às tendas umas duas vezes antes de fazermos esta entrevista. Num primeiro momento, fui com a Helena conhecer o Tio Honório cujos olhos reluziram por a ver de volta. Entendam o sentimento e o orgulho que tenho pelo facto de isto ter acontecido. Voltámos uma segunda vez, a pedido do Tio, para darmos início ao projeto de que havíamos falado.
A ideia seria de darmos a conhecer a mais gente, daqui de Cabo Verde e quem se queira aventurar nesta que é uma jornada que vale por uma experiência de vida. Assim sendo, na terceira visita, sentámo-nos no escritório improvisado, naquela casa cor-de-rosa, para conversarmos um bocadinho sobre o que são as tendas, a forma como surgiram, como funcionam e qual será o futuro das mesmas. Creio que este é um dos posts fulcrais desta viagem e que, daqui a meses, me fará sentir parte integrante desta família que tão bem nos acolheu.
Vamos contextualizar: as tendas têm o propósito de acolher pessoas com problemáticas associadas à toxicodependência (drogas e alcoolismo), bem como alguns casos relacionados com outros problemas sociais e familiares (abandono, violência e falta de alojamento). Surgiram a 14 de Junho de 1996, há 22 anos, para sermos mais concretos, fruto da ideia, da experiência e do “chamamento” do Tio Honório. Nascido em Angola, não deixou este país a partir do momento em que o conheceu e como forma de retribuição, fundou as Tendas, assente em conhecimentos e partilhas de experiências noutros países com problemáticas semelhantes, onde visitou diversos centros de recuperação.
Este projeto tem um caracter espiritual, ainda que nunca sejam esquecidas as necessidades de recuperação médicas e psicológicas associadas. Assim, a reestruturação de cada utente (46 ao todo, neste momento) decorre ao longo de três fases: a “adaptação”, caracterizada como forma de esperança; a segunda fase denominada de “conhecendo Deus” e, por último “andando na luz”. Tudo isto deverá culminar na reinserção social da pessoa, sendo este o momento mais crítico, na visão do Tio.
Apesar de a integração nas Tendas ser voluntária e, muitas vezes, por iniciativa própria, a sinalização é também efetuada pelos serviços de saúde, mostrando-se como uma ponte entre a comunidade de o serviço das Tendas. Desta forma, proporciona, ainda, o apoio farmacológico, de internamento ou de aconselhamento necessários.
O dia-a-dia nas Tendas é focado no saber-fazer, de modo a que os utentes se sintam ativos. Existem diversas atividades que são desenvolvidas, em todo este espaço, de forma diária, entre as quais o exercício físico (caminhada pela fé como denomina o Tio Honório), a padaria, as lides mais domésticas (preparar refeições, lavar as loiças), hidroponia (estufas), pecuária, carpintaria, alfabetização e formação técnica (realizada por voluntários).
Estar com o Tio é aprender, é ver
que a idade não é impedimento para se ter um pensamento vanguardista e que
espera que o futuro nas tendas venha a ser auspicioso. Quer sensibilizar as
pessoas e continuar a ajudá-las. O futuro está para o Tio, como o Tio é: um
Homem de fé e que acredita na mudança mais do que ninguém. É um Homem que abre
mão e abre portas para que todos possam ajudar e, assim, fazer jus ao
significado do djunta mon (dar as mãos).
Logo à tarde, às 18h, temos encontro marcado para o segundo vlog da viagem. Não se esqueçam!
O que acharam das Tendas?
16 Pieces
O cool! I like this charm :D
ResponderEliminarNem tenho palavras. É gratificante saber que eles têm essas tendas para poderem ajudar quem mais precisa e está com esses vícios. Aonde vocês ficam? Tipo dormem? Irás depois falar sobre isso? Beijinho 🥰
ResponderEliminarMal posso esperar pelo vlog! Tenho acompanhado a tua viagem e fico sempre curiosa com posts novos :D
ResponderEliminar3200 Degrees ❤
Só quem visita esses lugares sabe bastante bem o sentimento dessas pessoas e de como elas vivem, pois posso dizer que nunca o fiz até hoje mas meu pai já e conta cada historia, acho que da mesmo para perceber que estás a gostar bastante dessa viagem e de contar como tem sido, continua pois estou adorar acompanhar
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post //Intagram
Tem post novos todos os dias
Olá Miguel,
ResponderEliminaressa viagem está a ser riquíssima! Gostei muito deste post!
Beijinho
Carla
Que lugares incríveis, parece que está a ser uma experiência inesquecível.
ResponderEliminarBeijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.com
Excellent post (as always)!Thank you very much :)
ResponderEliminarQue coisa linda esse projeto Miguel. O tio Honório parece mesmo ser uma pessoa iluminada. <3
ResponderEliminarUau! Que iniciativa tão bom! Que haja mais pessoas como Tio! Este mundo bem precisa! Ah e adorei as mensagens nas pedras :)
ResponderEliminarBeautiful! I'm traveling with you.. it is lovely..
ResponderEliminarQue boa iniciativa :) Ainda bem que a partilhaste aqui no blog
ResponderEliminarRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
É por pessoas com esta essência tão boa que o mundo avança! São elas, com o seu coração gigante, que fazem a diferença, porque são de uma entrega e generosidade tremendas. Fiquei de coração cheio ao ler sobre este projeto. Que vingue sempre, porque, sem nunca ter visitado, tenho a certeza que o trabalho é de extrema importância <3
ResponderEliminarThis is great thanks for sharing 😊
ResponderEliminarMiguel! This post is something so different from you and I loved it - you really invested yourself into the cause! I'm really glad you spoke about these tents and raised awareness about people with drug addictions - amazing. xx
ResponderEliminarMarina Rosie x
https://marinawriteslife.blogspot.com/
Olá Miguel! Achei uma experiência interessante e linda. Beijo!
ResponderEliminarThank you for such an interesting post! Nice pics!
ResponderEliminarhttp://www.recklessdiary.ru
Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!
Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest