Chlorophyla Wine House, Lamego

by - 13.8.18


Comecei a dar valor à amizade quando percebi que para ser, também é preciso estar. Com isto, aprendi a dar valor a uma mesa cheia de amigos, de comida e de bebida... num ambiente de confraternização, conhecimento pessoal  e, neste caso, deu também aso a que pudesse trabalhar um bocadinho para o blog.
Já não é a primeira vez que, por entre conversa, surgem ideias para eu trabalhar. Na verdade, sempre que saio de casa, saio com o instinto e com o faro apurados precisamente para estar atento ao que me pode aparecer para publicar. E foi o que aconteceu na Chlorophyla. A primeira vez que lá fui, foi com a Cátia e com o Marado, depois de um dia de piscina. Haviam-me dito que tinha um conceito fabuloso e que era o melhor spot, aqui em Lamego, para terminar o dia. Hesitei, mas fui.


Antes de tudo, vale a pena apresentar o conceito. A Chlorophyla é uma casa de vinhos, situada numa zona nobre. Mesmo atrás da Sé Catedral, na baixa da cidade. É aqui que grande parte do turistas param, para poder provar o que de melhor a região tem: dos vinhos às conservas, passando pelos azeites, chocolates, compotas e enchidos. A par de poderem testar e comparar produtos, podem comprá-los e levá-los como recordação para dar a conhecer a região Duriense além fronteiras.


Para quem não sabe, ou nunca e mostrou muito interessado, Lamego é uma cidade pequena mas é a única cidade com mais monumentos por metro quadrado. Tem cabeleireiros e gabinetes de estética por tudo quanto é sítio, mas conceitos como este, nem vê-los. Para mim é estranho ter esta percepção,  porque em alturas como o verão, época de vindimas e de Páscoa, a cidade enche e torna-se quase impercetível perceber quem é quem. Todos sabemos, de igual modo, que quem vem de fora, tem gosto de levar um bocadinho do que é nosso, seja material ou na barriga, daí se insurgir a necessidade de criar locais tão aprazíveis quanto este.


A Chlorophyla é um espaço pequeno, muito rústico e foi todo decorado pela Carla e pelo Nuno, os donos, que não só primam pelo bem servir como pela simpatia. Abriram-nos as portas das duas vezes que lá fui e deixaram que as minhas mãos e a minha máquina me deixassem entrar sem qualquer problema. "Sinta-se à vontade, Miguel!", e foi assim que comecei a disparar os olhares fotográficos para vos poder mostrar cada detalhe. 


Vocês sabem que em qualquer sítio que entre, o primeiro foco é a decoração. Fervilho. Tenho de me sentir em casa. E assim é. O local é pequeno e, por um lado, é um dos pontos positivos. É a forma que a Carla e o Nuno têm para poder despender mais tempo para cada pessoa. Como se algo personalizado fosse. A par disso, todo o espaço foi decorado por eles. Fiquei perplexo. Julguei, na minha inocência, que assim não fosse. "Sabe, Miguel, queríamos um espaço muito nosso! Comprámos as caixas e utilizámos as ripas para preencher as paredes. Mandámos personalizar as caixas de madeira com o nosso logotipo, que está patenteado, e fomos fazendo", disse-me a Carla enquanto nos enchia os copos de vinho.


Todo o recheio é para ser vendido, provado. No fundo, faz-se usufruto do bom que a região tem numa ode aos sabores. Encontram vinhos dos mais variados sítios. Das mais diversas castas. Dos diversos tons. Verde, branco, tinto, rosé. Dos mais adstringentes aos mais frescos. Frutados ou não. A Carla também aconselha e torna-se incansável em querer fazer perceber o que quer quem está do lado de lá do balcão. 


Desta vez com o Marado, com a Helena e com o Cruz. Como sempre, e como nunca desilude, a Carla começou a servir com o objetivo "não quero que vos falte nada". E nunca falta. Ir ao Chlorophyla é poder experimentar um bocadinho de tudo. Compota de Abacaxi, de Morango, de Vinho do Porto com pinhão. Tostas integrais e bolas regionais. O pão também está presente. Serve-se o atum com molho de laranja, o picante o ao molho de tomate. "Vai uma Saladinha?!", e a mesma vem tempos depois.


Depois da salada vem uma tábua de queijos. Daqueles fortes e desembalados sob os nossos olhos. Com pimenta preta. Depois vem mais uma tábua de enchidos. O salpicão e o presunto acompanhado de pão de centeio cortado finamente. Por entre conversa bebe-se mais um copo de vinho branco, bem fresco. Ultimam-se as fotografias e, nisto, temos de começar a fugir do sol, naquela esplanada confortável que nos faz esquecer que estamos a chegar ao final do dia!


Sem margem para dúvidas de que Lamego precisa de espaços como o Chlorophyla e de pessoas que sabem servir como a Carla. Os preços são acessíveis para a quantidade de comida e bebida. Vai depender do número de pessoas que vão convosco e daquilo que vão querendo provar. Aconselho levarem a barriga vazia para poderem ter o prazer da degustação total. Numa ode ao verão e por entre brinde aos amigos!

Porque Lamego será sempre Lamego!
Conheciam?

You May Also Like

25 Pieces

  1. I like so much this kind of wine places- so cool :-)
    and you look fabulous in this outfit xx

    ResponderEliminar
  2. Que giro gosto da decoração! Só nao sou fã de vinho eheh. Tenho muita curiosidade em visitar Lamego, sei que a minha familia paterna já morou aí..
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  3. Tem tudo ótimo aspeto e o espaço parece ser lindíssimo! Sou de Viseu e próxima vez que for a Lamego é certo que vá visitar esse espaço, que encantador!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  4. Sem duvida que é um bom lugar para visitar com os amigos. Adorei a tua partilha
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Que lugar mais gostoso, Miguel! Eu não curto vinhos, mas iria fácil aí kkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  6. Miguel, as fotos estão espetaculares! E tu, bem que pareces um modelo numa revista :)
    O espaço está realmente bem decorado e todos os produtos parecem mesmo saborosos!

    https://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Boom diiia cutest thing on hearth! :D
    Quem me dera! Era só coisinhas boas :O :O Eheh Estou curiosa para saber o feedback. :)

    Maravilhoso este post, Miguel. Adorei de verdade. Conseguiste captar a intenção, o conceito, os detalhes, tudo apenas em palavras e imagens. Continua assim meu bem. ;)

    Para ti, igualmente, uma semana repleta de luz, alegria e sucesso! <3
    Beijinho

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  8. The pics are amazing and I didn't know this place but the food looks delicious! It's a perfect evening plan to taste everything with a good wine ^^
    xx

    Freak Muffin Blog

    ResponderEliminar
  9. I love learning about wine. I would love to visit this place. I'm translating a book about Croatian wine right now, it's very interesting.

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia, até porque não conheço muito de Lamego, mas fiquei encantadíssima! Adorei o espaço, está extremamente bem decorado e sentimo-nos mesmo em casa... E o conceito não podia ser melhor! Mais um espaço perfeito para combinarmos uma conversa de fim de tarde, que tal?

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  11. Beautiful photos, I like it. Great :)

    New post: http://www.alexandarstanisavljevic.com/2018/08/fantastic-weekend-zen-hotel.html

    http://www.alexandarstanisavljevic.com/

    ResponderEliminar
  12. Great pictures, looks like a cool place!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  13. Sounds like a perfect place to visit :-)

    ResponderEliminar
  14. A ver pelas imagens, é um lugar agradável para visitar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  15. Oh, it must be cool place! The pictures are amazing!

    ResponderEliminar
  16. Quando voltar a Lamego, tenho mesmo que visitar este espaço! É tão encantador, moderno, intimista. De facto, são lugares como este que ajudam a crescer as cidades; a dar-lhes vida, porque valoriza o que lhes é tão característico *-*

    r: Faz parte do seu mais recente álbum, meu anjo. É mesmo muito linda!

    ResponderEliminar
  17. Que lugar delícia, apaixonada já quero conhecer de perto. Porque sou dessas que só saí para comer kkkkk

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  18. Quando um dia poder visitar Lamego certamente passarei por esse espaço adoro o conceito!
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. O espaço é adorável e tu estás um gato!!!

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest