Lagom: a Nova Forma de Ver a Decoração
Gosto de decoração e creio que isso já não surpresa para ninguém. A minha vida mudou um pouco ou, pelo menos, a forma como vejo as coisas, quando comecei a interessar-me pela decoração numa vibe mais Escandinava. Talvez por ser um dos tipos de decoração que mais aprecio não só pela forma estética como, também, pela forma como eles pensam.
Desta decoração mais básica foram surgindo outros segmentos tais como o hygge e, neste momento, o Lagom. Óbvio que são tendências passageiras mas que, conforme resultam, acabam por se tornar intemporais. Confesso, ainda que a Lagom é das tendências de decoração mais completas que li e reli recentemente com o intento não só de vos alertar como adequar ao meu pequeno casúlo.
O melhor de tudo é observarmos que ao Lagom é uma tendências que nem chega a ser tendência dado que muita gente já a usa sem sequer saber da sua existência. É simples, a Lagom pauta por ser uma decoração amiga do ambiente nos diversos compartimentos, isto num sentido mais lato. Se olharmos num outro prisma percebemos que esta decoração pode ir mais longe quando usada pelos Designers com muito cuidado para que os recursos naturais não sejam desperdiçados. Há, então, uma intrínseca noção de quais as peças fundamentais a ter e o tempo que as mesmas vão usar.
Sustentabilidade: é um dos focos desta decoração que requer um esforço consciente para mudar algumas coisas por casa. Isto serve para termos ideia daquilo que usamos e do pouco que poderíamos usar; do que gastamos e do menos que poderíamos ter gasto. Seja na decoração como nos gastos de eletricidade que temos, por exemplo. Em termos de decoração, a sustentabilidade prende-se por fazer mudanças a par e passo. Comprar peças, e olhar pelo prisma eco-friendly fará com se olhem para os materiais comprados e o que pode prejudicar o ambiente. Investir em lâmpadas LED e mais económicas pode, por conseguinte, ajudar o vosso bem.estar financeiro. Questionem se vos fará falta a peça X. Se fizer, então é porque deve ser vossa.
Equilíbrio: tal como sempre refiro, encontrar equilíbrio e harmonia na decoração é um dos principais objetivos. Peças que sejam distintas misturas com estilos mais discretos. Contudo, em pequenas quantidades porque isso terá repercussões na forma como o nosso cérebro irá encarar essa informação (leiam este post e entendam). Isto será, ainda, aplicado, na quantidade de objetos que temos e a forma como lhes damos uso. Fará sentido se os usarmos a todos ou se forem todos úteis. Aqui procuramos coisas úteis e mobílias que sejam, acima de tudo, versáteis e transversais.
Cores Suaves: vamos querer criar ambientes harmoniosos e tranquilizantes, certo?! Logo, sabemos que a paleta de cores deve ser neutra. Tons quentes tornam os compartimentos mais escuros o que significa que os gastos de luz serão maiores. Optemos, então, pelas cores suaves que tornam os espaços não só maiores como ainda mais luminosos. Podem é ir jogando com as cores nas paredes. Imaginar um degradê ou, então, uma geometria na parede de modo a dar mais vida. Parte do gosto de cada um.
Interpessoalidade: no Lagom mudar não deve ser de forma trágica, drástica, mas sim consicente. Tudo parte pelo pressuposto de se irem adaptando as coisas ao que já temos. Mudar móveis de lugar e perceber o que se fará em diante. Lembrem-se, neste aspeto, que dar um aspeto pessoal à casa é o mais importante. Seja com fotografias ou com pequenos objetos. Algo que mostre que aquele é o vosso domínio e a vossa cara. Nada deve estar por estar. Deve fazer sentido a peça estar naquele lugar certo: ou porque é útil ou porque vos marca.
Desorganização? Não, obrigado!: uma casa desorganizada destroi, visualmente, a decoração que lá tenha, o que significa que qualquer tema pela qual vocês a decorem, jamais será visível. Isto leva-nos a crer que devemos apostar em peças que nos deixem tudo organizado: caixas, caixinhas, caixotes; estantes e móveis com arrumação sem fim (lembram-se da parte da funcionalidade?!). Deve estar tudo organizado de forma lógica. O primeiro passo para a "tal" mudança, é livrarmo-nos do que não é útil. O materialismo pelo qual somos meio que submissos - na medida em que custa desapegar das "coisas -, é um dos entraves a este género de decoração, pelo que terá de ser algo muito ponderado. Contudo, livrarmo-nos do que não nos traz um propósito, é um passo positivo para virarmos uma página na nossa vida. Pensamento positivo sempre!
Texturas: e nisto falamos de cortinas, tapetes e coberturas. Tem uma razão de ser que faz todo o sentido. O facto de serem grossos não significa que sejam desconfortáveis. Devem ser trocados na estação mais quente, claro, mas na estação fria permitirão poupar no aquecimento uma vez que vão reter um maior calor e vão dar sensação de conforto e de um verdadeiro "lar". Aqui a qualidade conta imenso porque falamos de algo que vos vai durar estações e estações seguidas.
Reciclagem: aqui conta pegar em coisas que temos em casa - sejam mobílias ou objetos triviais -, e dar-lhes uma nova vida. É sustentável e dá um ar de maior interpessoalidade aos espaços. Torna-os mais vossos. Ou isso, ou dar oportunidade a peças de segunda mão que estejam baratas em feiras de velharias, por exemplo. Lembrem-se que o espaço é primordial assim como a funcionalidade.
O lagom mais do que um projeto de decoração é um projeto de consciencialização interior que deve, pelo menos, ser abraçado por todos. Lembremo-nos do planeta, dos recursos e da vida em si. Dos nosso bolsos, também. Procurem o equilíbrio e ponderem bem... Até porque não é tão difícil quanto isso. Pouco mais haverá a dizer sobre um estilo de decoração amigo de todos! Tenho aquele sentimento incrível de que o futuro está, efetivamente, nas nossas mãos.
Conheciam este novo lado da decoração?
O que acharam das dicas?
51 Pieces
Great post ! :)
ResponderEliminarKisses...
Soslu Badem by Dilek ...
Scandinavian decoration looks beautiful.
ResponderEliminarBut I also want to see some Portuguese decoration.
We have a history with Portuguese Culture in India.
Once upon a time there was Portuguese Colonies,
and still exists the structures of Portuguese architecture.
In my language, that is Bengali, there are lots lots of
Portuguese words like Janala (window), Cha (tea) etc.
Boa tarde.
https://fashionista2020.blogspot.com
Nice blog:) I think it´s really really good and important that just think about aspects just as substainability!!
ResponderEliminarGreetings from Hamburg/ Germany,
Alina
http://seventyeightbyalina.blogspot.de/
Miguel, adorei essa nova tendência. Achei linda!
ResponderEliminarBeijo!
Cores do Vício
Não conhecia este novo conceito, mas pela descrição que fizeste identifico-me com ela a 100%!
ResponderEliminarGostei muito, acima de tudo da serenidade e do equilíbrio... beijinhos
24eumcarrapito
Oh pá, este tipo de decoração é, simplesmente, a minha cara! Adoro tons claros que tornam os espaços mais amplos, bem como as texturas :3
ResponderEliminarBeijinhos,
Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Youtube
Por acaso gosto muito deste tipo de decoração mas não sabia que se chamava Lagom. É como disseste, muitas pessoas usam mas não sabem que a usam. Como sempre, adorei as dicas!! <3
ResponderEliminarDá vontade de mudar a decoração da casa já! Gosto muito deste tipo também!
ResponderEliminarBeijinhooo
Rtissima Blog
amazing post
ResponderEliminarMagdalenaŠ.
Wow! These are all so inspiring. I am in to the minimalist thing right now and I wish I can convert my room into something similar. Thanks for sharing! :)
ResponderEliminarJenn
❄The Pink Lemonade Girl
❄YouTube
❄Bloglovin
Lovely deco, so inspiring!
ResponderEliminarLove, Paola.
Expressyourself
Adorei as inspirações de decoração.
ResponderEliminarBlog S.O.S Pedro
Such a wonderful inspirations, I must to change something in my apartment :-)
ResponderEliminarGreat post! Photos are apsolutely amaizing! *-*
ResponderEliminarHope You'll click on links which are in my last post and if you want that we follow each other let me know :)
http://beautyshapes3.blogspot.hr/
Isso da uma vontade de mudar sempre o nosso cantinho com tanta coisa lida
ResponderEliminarBeijinhos
CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Wow, amazing interiors! I really like the bright cupboards!!
ResponderEliminarHave a lovely day :)
Rosanna x
Rose's Rooftop
Decoração maravilhosa eu amo os tons preto na decoração.
ResponderEliminarBeijos!!!!!
💻 Blog Resenhas da Pâm
Confesso que não tinha conhecimento do movimento mas que sigo um pouco por ele. Acho que as pessoas estão finalmente a acordar para estas questões do desperdício e se aos poucos mudarmos os nossos hábitos podemos melhorar muita coisa. Em termos estéticos adoro totalmente as imagens que mostraste :D
ResponderEliminarwww.ayellowrain.blogspot.com
Love it, it is so beautiful!!
ResponderEliminarHave a nice day!
xoxo Mon
https://lifebymon.blogspot.sk
You have a great blog. I like your style.
ResponderEliminarWant to see a different kind of blog ?
Visit my blog.
https://manjoreegraphics.blogspot.com
Wow! So interesting post dear! Extra ideas, thanks for sharing!
ResponderEliminarThese decorations are so inspirative, and motivation!
Visit me, and follow. See you soon. Maleficent
beautiful photos
ResponderEliminarHttp://www.mosaictrends.com/
Lovely modern decoration!
ResponderEliminarxoxo
ayu
I have to say I had never heard of Lagom !
ResponderEliminarI think the reasoning behind the concept is very in line with common sense, however not everyone has common sense ;)
não conhecia, aliás não tinha percebido esses pontos que vc listou!!
ResponderEliminarAdorei suas inspirações.
bj http://diadebrilho.com
Amei. Amo esses posts de decoração.
ResponderEliminarBjs,
www.juntasearrumadas.com
I love this kind of style, when you're able to implement old pieces with modern minimalism. I think simplicity of the colours leaves you a lot of space for imagination and creativity <3 Beautiful interior design!
ResponderEliminarxx, wish you a great week.
d'star
*d'star*
Desconhecia o nome, mas as características de Lagom: Sustentabilidade, Equilibrio, Cores Suaves, Interpessoalidade, Organização, Textura e, por fim, a Reciclagem é algo que aplicava naturalmente sem saber que tinha uma designação própria.
ResponderEliminarDe todas as características a Reciclagem é a que dou menos importância atualmente, no sentido que, apesar de gostar de antiguidades, não ocupo muito do meu tempo a renovar os móveis/peças que já tenho, deixando simplesmente como estavam. Este é um aspeto que estou a tentar mudar, porque acho que se der um toque meu às coisas ficará logo diferente e mais cozzy e familiar.
Obrigada por me dares conhecimento desta Nova Forma de decoração que usava sem saber.
xoxo,
Lua
longestwing.blogspot.com
Great post! Thanks a lot for sharing)
ResponderEliminarApesar de não conhecer pelo nome, confesso que é algo que me agrada muito ver na decoração!
ResponderEliminarBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Muito interessante. Você mostra tendências ótimas para copiarmos.
ResponderEliminarwww.vivendosentimentos.com.br
I love the details. Very beautiful.
ResponderEliminarAdoro este tipo de decoração mais clean, mais minimalista! O teu post foi muito inspirador!
ResponderEliminarBeijinhos*
Não conhecia este lado da decoração mas tal como tu adoro tudo o que diz respeito à decoração. E adorei este Lagom. É mesmo a minha cara. Não imaginas o quanto quero ter o meu cantinho e decorar à minha maneira. Na faculdade a única coisa que tenho quase à minha maneira, é o quarto. E mesmo assim, não gosto da mobília ahah
ResponderEliminarBeijinhos
http://that-g-i-r-l.blogspot.pt
Gosto da tendência.
ResponderEliminarLindas decorações! Amo admirar decorações bonitas mas confesso que não tenho tanto talento para decorar.
ResponderEliminarhttp://www.biigthais.com
Beijoos ;*
Que interessante! Adoro o facto de ser tão eco friendly. Há uns meses "restaurei" (basicamente só pintei ahah) uma mesinha que aqui tinha velhota, acho brutal aproveitar móveis antigos e dar-lhes uma nova cara :D
ResponderEliminarBeijinhos, The Fancy Cats
Amazing post as always!!
ResponderEliminarhttps://julesonthemoon.blogspot.it/
Não conhecia, mas fiquei fascinada. O conceito é fantástico e o resultado fica maravilhoso *.*
ResponderEliminarr: Infelizmente, é bem verdade, meu bem
Não conhecia mas fiquei fã deste estilo
ResponderEliminarhttps://retromaggie.blogspot.pt/
não conhecia esta "faceta" da decoração, ou melhor, eu sempre gostei desta vibe mas não sabia que era um conceito e que tinha um nome ahaha
ResponderEliminarmas adorei e sem duvida que o meu goal a decorar a minha casa passa muito por ai
beijinhos
http://umacolherdearroz.blogspot.pt/
Amando esses posts de decoração, estou muito focada nisso e cada post que eu vejo fico mais inspirada e querendo copiar tudo no meu apartamento.
ResponderEliminarBeijos
http://www.pimentadeacucar.com
Oi Miguel, adorei todo o conceito do Lagom, ainda não tinha me aprofundado a respeito. Seu post ficou muito completo ~ e com imagens lindas, como sempre!
ResponderEliminarGostei muito dessas dicas Miguel.
ResponderEliminarbig beijos
www.luluonthesky.com
Love this! Nice inspiration :)
ResponderEliminarPlease check out my latest post, too? I'd love to hear something from you! :)
www.cielofernando.com
FACEBOOK | INSTAGRAM
Such lovely inspiration!
ResponderEliminarHave a good evening
Que decoração linda e inspiradora!
ResponderEliminarGreat post!
ResponderEliminarAll images have beautiful and I feel so comfortable.
The ideas of recycle make me encouraged!!
akiko
Olá Miguel, primeiro quero parabeniza-lo pelo ótimo conteúdo, gosto muito da forma como escreve os posts de decoração. Desconhecia essa nova forma de ver a decoração, o lagom. Gostei muito da proposta, sou fã de ambientes minimalistas, cleans e de cores suaves :D
ResponderEliminarAri ♥
www.devoltaaoretro.com.br
Very beautiful details!
ResponderEliminarLove the decoration inspirations :) The styles look amazing. Thank's for sharing!
ResponderEliminarhttp://lexisslittleworld.blogspot.com/
Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!
Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest