Dicas para Organizar o Closet

by - 14.6.16


Todos nós temos o sonho de ter "o" closet. Aquele espaço perfeito onde dispomos a roupa de forma bem organizada, aos nossos olhos, para que possamos ver tudo o que temos. O espaço pode ser pequeno, é certo, mas também é certo que o podemos rentabilizar esvaziando-o de quando em vez. Creio que já dei algumas dicas neste sentido mas acaba por nunca ser demais.


Assim sendo, em cada mudança de estação, tento sempre fazer um refresh de modo a ter somente o que uso. A ideia de tencionar usar mais tarde deve ser esquecida. Se não usamos uma peça durante 1 ou 2 anos, dificilmente a usamos de novo. Portanto, andei a pesquisar umas dicas e aliei às que já uso e que, de certo modo, acabam por ter um bom resultado.

  1. Esvaziar: por muito trabalho que dê, este deve ser o primeiro de todos os passos. O espaço quer-se limpo, bem arejado de quando em vez com uma limpeza mais a fundo, e o que é facto, é que ter as prateleiras e armários vazios nesta altura, faz-nos perceber onde/como arrumar as coisas.
  2. Dar o que não se usa: pode custar. Custa muito dar peças que nos são mais queridas por terem sido dadas por pessoas próximas ou por nos terem custado algum dinheiro. No entanto, pensemos bem: compensa ter o armário cheio do que não usamos?! Compensa ter a roupa a estragar-se?! Compensar sermos "invejosos" e dar o que não usamos?! Não... Aos meus olhos não compensa. Aqui faço um rastreio. Opto por dar a pessoas que sei que vão dar uso e que conheço. Vou ser sincero ao dizer que não gosto de dar por dar a pessoas que não lhes vão fazer bom uso.
  3. Manter os básicos: camisas brancas, cardigans, sweats mais quentes, cores mais intemporais como o bege, o preto, o branco e o cinza assim como as calças de ganga, devem ser mantidas nos roupeiros por serem úteis em qualquer que seja a estação.
  4. Guardar tudo limpo: lavar, secar e engomar toda a roupa é importante na altura da organização porque nos poupa tempo e nos permite usar de imediato na hora de transição da estação.
  5. Separar: se é para organizar, convém que separemos a roupa toda. Devem ser feitas secções para determinadas peças o que nos dará uma maior margem de manobra para arrumar. Na falta de espaço, caixas de papelão ou caixas organizadoras transparentes são sempre boas opções.
  6. Ordenar: sou viciado em organizar por cores, texturas, tamanhos e afins, o que permite ser mais prático e rápido na altura de escolher os coordenados.
  7. Cautela com as peças: se tiverem peças de roupa com detalhes, prints e afins, que com as arrumações vão ficar espalmadas, devemos arrumá-las de forma mais cuidada para que não se estraguem. Talvez guardá-las uma secção à parte seja o melhor.
  8. Arrumar calçado: tal como a roupa, o calçado deve ser organizado de acordo com o tipo de estação para que se identifique bem o que se tem.
  9. Acessórios: para que não se percam e não se estraguem, prateleiras, caixas de acrílico ou pregos na parede são boas formas de manter tudo aos nossos olhos de forma bem organizada.
  10. Roupa Interior: por cores, as meias e as cuecas devem ser dobradas ou enroladas e dispostas em filas nas gavetas. Os soutiens, por outro lado, devem ser mantidos abertos e dispostos em filas, um por um. 

Espero ter-vos ajudado com estas dicas. Para mim, pelo menos, nuca é demais saber mais e mais sobre organização do que quer que seja. Portanto, façam o favor de me dizer de que forma é que vocês mantêm o vosso roupeiro limpo e organizado. Ok?!

You May Also Like

62 Pieces

  1. Boas dicas...eu gosto de tudo organizado....

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Useful advice. I wish my closet was that organized :)
    Regards

    ResponderEliminar
  3. Se eu dei a ideia, é porque não me importava e ia achar super divertido. Às vezes dá-me vontade de começar a fazer vídeos mas não sei bem sobre o quê e aqueles que mais gosto são os que são feitos a dois xD

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas!! Tenho que começar a por em prática...o meu roupeiro ultimamente tem estado todo desorganizado. Se a minha mãe visse até me matava xp
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bom post. Acabaste de me lembrar que tenho que arranjar tempo - e coragem - para arrumar o roupeiro...tenho imensa dificuldade em livrar-me das peças que não uso, e até já falei disso no blog, mas vai ter que ser!

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. Que grandes dicas! Ainda há uns dias quase dei em doida a tentar organizar o meu closet! Ainda não está perfeito mas foi hora de me despir de muita peça . A quantidade de coisas que guardamos é de doidos! xo
    Coco and Jeans by Marisa

    ResponderEliminar
  7. Só boas dicas. ;)
    Adoro um bom armário organizado. Só o facto de sabermos o que temos e termos sempre tudo organizado, dá ainda mais gosto para nos arranjarmos de manhã.

    =D

    Bjnhsss

    ResponderEliminar
  8. Thanks for the review, very nice post!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito das dicas! Confesso que o meu roupeiro está o caos total, mas depois dos exames a coisa vai mudar. Adorava ter uma arara para pendurar os meus vestidos e cardigans, mas veremos se consigo comprar. Adorava ter um armário todo branco, acho que dá outro ar ao quarto.
    Falo por experiência própria quando digo que os soutiens são dificeís de guardar quando temos apenas uma gaveta para a roupa interior.

    Ainda não sei se vou passar férias ou não e por isso não sei se vou poder aproveitar os saldos. Mas obrigada pela tua opinião querido! Espero mesmo que o dia de ontem tenha sido maravilhoso e que te tenhas divertido muito, só não comentei o post de ontem porque já te tinha dado os parabéns pelo Facebook.

    Xoxo,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Great tips dear:) kiss

    https://denimakeup95.blogspot.it

    ResponderEliminar
  11. Miguel um closet é tudo de bom amei as dicas, obrigado
    pela vista sempre arrasando nas postagem.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  12. Gostei bastante das dicas vai ajudar muito
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  13. Desejo muito ter um closet, mas por enquanto não posso ter. Preciso de mais espaco na casa para isso. Adorei as dicas! :)

    ResponderEliminar
  14. Adorei as dicas! Mesmo não tendo um, posso colocar em prática com o guarda-roupas. xD

    Beijo!

    ResponderEliminar
  15. I always have troubles with my messy stuff XD

    ResponderEliminar
  16. Eu bem tento manter o meu roupeiro arrumado... Mas não dá! Antes de conseguir separar tudo como sugeres tenho que arranjar compartimentos para eles. Ai!
    Gostei imenso das dicas! Beijinho :)

    ResponderEliminar
  17. Este post foi super útil, amei! <3

    http://big-hill-of-hope.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. nossa que dicas perfeitas, me surpreendeu com esvaziar e doar! sempre faço isso, é bom dar a quem necessita, dá satisfação!
    www.byanak.com.br

    ResponderEliminar
  19. Sonho com um closet lindo, mas na falta dele vou fazendo as arrumações no que tenho, rs


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
  20. A dica é perfeita Miguel!
    Um close desse é um sonho... Gosto de tudo organizado, cores separadas e tal...

    Parabéns pela sua publicação!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  21. Bem que eu queria ter um closet, mas ainda não tenho :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  22. Amazing post
    Have a great day hun!
    hugs
    Dili
    New post: http://www.milanotime.net/cocomelody-wedding-dresses/

    ResponderEliminar
  23. Gostei das dicas! Eu já faço muitas coisas iguais, como guardar só o básico e fazer doações =)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderEliminar
  24. Gostava tanto de ter um closet, no entanto sei que neste apartamento é impossivel, mas quando comprarmos casa vou garantir que tenho espaço para um, que já sei que tenho de partilhar com o homem porque ele tem tanta roupa ou mais que eu.

    estou a seguir
    beijinho

    novo post no blog: http://www.sramliberdadenegra.com/2016/06/o-meu-25-aniversario.html

    ResponderEliminar
  25. I`m absolutely in love with ur beautiful blog and following it with a great pleasure!
    Please join me on http://sunnyeri.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Eu tenho sempre muito boas intenções de manter o roupeiro arrumado e até sou bastante boa a organizá-lo, mas... Assim que tenho um dia em que não sei o que vestir fica uma bagunça enorme! ahaha

    | i n d e c i s a

    ResponderEliminar

  27. Ótimas dicas! Eu sempre organizo porque sempre tem aquela peça de roupa que a gente não usa mais e tem quem precise mais, ótimo post!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  28. Adoro tanto estes posts! Eu sou daquelas pessoas que não posso ter o meu roupeiro desorganizado. Gosto de tudo por cores e estações.

    Achei o post super útil! *.*
    Beijinhos Miguel
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. great tips, dear Miguel! and happy birthday! wish you all the vest!

    ResponderEliminar
  30. Também tenho a mania de organizar por cores, ou então tipos de peça! Juntar todas as camisas, vestidos etc faz com que a escolha de manhã seja muito mais rápida :)

    ResponderEliminar
  31. Dicas muito interessantes, eu gostei imenso! :)
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Eu sigo essas dicas, mas já a da roupa interior, é tudo ao molho e fé em Deus xD ups, é verdade, é aquela gaveta que não tenho paciência de organizar, dobro tudo mas não fica organizado... com este post acho que vou ali e já venho organizar a gaveta! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha gaveta da roupa interior era igualmente desorganizada até ao dia em que comprei um organizador nos chineses barato... Desde então é a gaveta mais arrumada que tenho

      Eliminar
  33. I'm a really organized person so I love love love a tidy room (house in general). Thank you for sharing!
    XO IMKE | Pastellics

    ResponderEliminar
  34. Gostava de ser assim tão organizada mas uma coisa que faço é dar tudo o que já não uso !
    beijinhos
    abelezados20.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. ótimas dicas!
    Eu organizo sempre a minha roupa por cores, e gosto imenso do efeito.
    Beijinho
    Red Lips

    ResponderEliminar
  36. Para bem da tua sanidade mental decidi não falar sobre o meu armário, mas basta dizer que acho que não sigo um único ponto dos que referes. Sou completamente obcecada com a arrumação das estantes dos livros e no entanto o meu armário é caótico a ponto de parecer que explode lá uma bomba dentro todos os dias.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
  37. Já tentei tantas vezes organizar o meu roupeiro... Não dá, desisto sempre antes de começar! (risos) Gostava mesmo era de ter um "walk in closet" mas tinha que contratar alguém TODAS as semanas para o arrumar, porque dava cabo de mim!

    http://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. quando começa o outono ou a primavera faço sempre uma limpeza, começo por tirar td para cima da cama, assim sei q tenho d acabar no dia dps começo a arrumar i a medida q vejo peças q ja n uso tanto ou a algum tempo experimento para ver s m servem ou s m sinto bem com elas, a verdade e q nessas ocasioes sai sempre mt roupa para dar as tias q gostam tanto hahaha dps ha sempre aqelas peças q estavam la esqecidas mas vejo q ainda gosto i sinto-m com elas i deixo-as i utilizo, talvez n tanto como algumas outras mas s ate lhes dou uso ja m aconteceu com umas camisolas o facto d um ou dois anos n ter usado mas pq estavam no fundo e acabei por m esqecer delas mas dps voltei a usar

    ResponderEliminar
  39. Eu sou viciada em arrumar o closet ahah , ordeno tudo por tamanhos e cores e deixo a roupa toda virada para o mesmo lado ahah 😽

    ResponderEliminar
  40. Women can hang their regular jewelry on the closet door, by doing this they can easily find it when needed :)

    ohladymania.blogspot.com

    .

    ResponderEliminar
  41. Ola Miguel, Tudo bem?
    Adorei o post:)
    Bjs Open Kloset
    Novo post: http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/06/largo-restaurant.html#comments
    Instagram:@openklosetfashion
    Snapchat:OpenKloset

    ResponderEliminar
  42. Sempre que muda de estação também costumo fazer uma arrumação no meu armário, ás vezes fico tão obcecada que até organizo tudo por cores ! Adorei as tuas dicas , Beijinho ♥

    www.somethingwithsa-ra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  43. Adorei estas dicas amor. Eu preciso de fazer uma limpeza destas, mas custa-me tanto dar o que não uso :\
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  44. Miguel vem organizar para mim, entra na minha casa, entra na minha vida rs, brincadeiras a parte tento colocar essas dicas em prática, mas a realidade é dura e complicada.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  45. Gosto destes post, eu sou muito organizada, muito mesmo, até sou um pouco obcessiva :) mas, é sempre bom conhecer possíveis novas dicas ;).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  46. No meu armário está tudo devidamente separado e organizado, saias apenas sais, acesso´rios de um lado e as restantes peças também.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  47. Adorei as dicas! Algumas das dicas referidas já as ponho em práticas mas outras tenho que começar a aplicar. Quero ver se este ano faço uma mega limpeza ao meu guarda-roupa. Preciso mesmo de um clean out total e renovar tudo, acho que com a idade é necessário, ainda tenho peças de quando estudava (ai!).

    Amei o teu blog! Super chique...ganhaste mais uma seguidora :D
    Beijinhos grandes!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  48. Tantas boas dicas! Já organizei o meu no fim de Maio e orgulho-me de dizer que correu super bem, foi para dar tudo o que não uso ou já não queria!
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  49. Adorei as dicas, bem que preciso de fazer uma limpeza geral ao meu quarto e vou usar essas dicas!

    Beijinhos,
    Ana - autora de Linha d'Olho http://linhadolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest