Portinho da Arrábida | @Setúbal

by - 13.2.19


Na impossibilidade de terminar a publicação que havia predestinado para hoje, decidi que estas fotografias do meu último fim-de-semana por Lisboa, não podiam ficar a ganhar pó. Não hesitei em editá-las e a olhá-las com outros olhos. Olhos de quem consegue entender a acalmia do mar para uma serenidade e tranquilidade mental.
Era domingo e acordámos tarde depois de uma noite de sábado na farra. Queríamos muito passear e aproveitar as últimas horas que me restavam por estas zonas. Alguém se lembrou que o Portinho da Arrábida seria um bom spot. Melhor ainda quando percebi que seria o sítio ideal para fotografar com as peças que me faltavam. Não que fosse obrigatório, mas fotografar na praia, num dia de frio onde o sol de inverno espreitava, estava a entusiasmar-me muito. Muito mesmo. Entusiasmo-me mas não me deixo criar muitas expectativas porque gosto, acima de tudo, de ser surpreendido.

Seria uma experiência nova. Num sítio novo. A praia, no inverno, tem um encanto totalmente distinto. O mar está revolto e o areal vazio. Consegue aproveitar-se mais. Muito mais. Esta zona diz-me muito por aliar a parte vegetativa, verde, com a parte mais idílica composta pela areia num tom claro e o azul do mar. A maresia. Sobretudo a maresia. Por momentos dei por nós a caminhar pela praia sem falar. Totalmente em silêncio. Só o bater das ondas. Num momento de introspeção como se fosse necessário aquilo para mandar os problemas embora.


Deixei-me ser absorvido por tudo isso. Deixei que a paisagem contemplasse a sorte que tenho pela vida. A vida, sim. No geral. O silêncio é muito bom na medida em que nos mostra a sua grandiosidade. Não dá medo. Dá que pensar. Tão e tão somente isso. E é, precisamente nestas alturas, que dou graças a este género de momentos: que me fazem refletir e perceber o quão gratos podemos ser. Senti-me minúsculo, no meio do nada e rodeado de tudo. Senti paz. Muita paz. Leveza de espírito.


Por alguma razão esta praia situada no distrito de Setúbal é considerada uma das praias mais bonitas de Portugal. E confere. O contraste do verde da Serra da Arrábida e a areia branca envolta nas águas cristalinas, fá-la ser um sítio demasiadamente aprazível. Mesmo que seja inverno. Mesmo que esteja frio. Mesmo que os olhos chorem pelo vento que se sente quando seguimos areia dentro. Mesmo que tenhamos de nos enrolar nas golas dos casacos. É nestes instantes que a alma aquece e nos damos por gratos.


Respirei uma e outra vez. Percebi que é nestas alturas que tenho de deixar de ser exigente comigo mesmo. Que a força interior vem de onde menos esperamos e que, acima de tudo, a vida é feita de momentos. Daqueles que nós nos propomos fazer e que nos possibilitamos de ter. Dos que ficam na memória. Dos que nos fazem querer voltar... vezes e vezes sem conta. 

E vocês, onde conseguem encontrar paz?

You May Also Like

24 Pieces

  1. Bonitas fotos....um local que convida à tranquilidade.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Que lugar mais incrível! Adorei a paisagem! *_*

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  3. Que saudades do meu Portinho <3 Faço toda a questão de voltar a visitar no Verão! É incrível mesmo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Deixar as energias fluírem é o essencial... Já tiveste a prova que quando menos pensas, mais acontece!!

    Tens de voltar a esse sitio quando o sol se reflectir no mar, para poderes ver a transparência... Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oh I can't translate your post,
    but the pics look awesome ♥

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Realmente lisboa tem mesmo lugares bastante bonitos para nós visitamos, adorei conhecer um pouco mais sobre o teu fim de semana, aí que adorei o teu conjunto
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Que hermoso lugar...me encanto!!
    Besitos

    ResponderEliminar
  8. Essa é uma das praias onde encontro a paz, excepto no Verão claro. É dali que parto para os meus passeios de paddle. Agora nesta altura do ano também sabe bem estar na esplanada ali perto na Figueirinha. Na Arrábida existem algumas praias de difícil acesso que são autenticos paraísos, mas é preciso tempo para as explorar. Fico feliz por, também como eu, sentires ali a paz :)

    ResponderEliminar
  9. What a gorgeous place. Not to mention your creme + earth tones are my favorite color palette ever! Love the outfit x
    - Mikeystyle.com

    ResponderEliminar
  10. Uma das coisas que eu adorava fazer, era praia em pleno inverno, deserta...acho que deve ser das coisas mais inspiradoras! Tu ficaste lindo e essas imagens falam por si ♡

    ResponderEliminar
  11. Não conheço o Portinho da Arrábida, mas confesso que fiquei curiosa.
    Tanta gente a falar tão bem e tantas fotos lindas tuas :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. É tão bonito! A Margem Sul tem praias lindíssimas, sem dúvida! :)
    Adorei as fotos babe mas respondendo à tua questão, eu encontro paz no mar. Ver o mar, ouvir as ondas, o cheiro da maresia, é super tranquilizante. Faz bem à mente!

    ResponderEliminar
  13. Such beautiful place!
    I think that winter sea in the golden hour is one of the best location for photos, everything seems magic and timeless!
    Plus, your outfit was really perfect for it! amazing photos, my friend!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Já estive no Portinho da Arrábida durante o verão e é sem dúvida uma das praias mais bonitas de Portugal, especialmente devido ao contraste entre o verde da serra e o azul do mar como referiste! E as fotos ficaram lindas!

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Estou absolutamente rendida às fotografias! Quero tanto visitar o Portinho da Arrabida, que local fabuloso *-*

    ResponderEliminar
  16. Que lugar maravilhoso, já quero conhecer pessoalmente, apaixonada nas fotos, mar em tudo.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  17. Boa noite, Miguel! 😃

    Já não vou a Setúbal há uns aninhos e consequentemente também já não vou ao Portinho da Arrábida há muito tempo. Mas das últimas vezes que lá fui foi sempre no Verão, então tive uma experiência completamente oposta à tua - pois no Verão há imensa gente, com filas de carros enormes para chegar à praia (ou seja, nada pacífico)! 😛

    ResponderEliminar
  18. Quando estou perto do mar consigo sentir essa paz que bem e que energia ele me transmite. Adorei as fotos da paisagem que maravilha e o look está perfeito
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  19. Que lugar lindo!
    Adorei seu óculos

    nicenessbeauty.com

    ResponderEliminar
  20. what a beautiful place!!!!

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. This is a lovely place. And I love your writing.

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest