5 Truques Para Combater o Stress

7.3.18


É inevitável. Por muito boa onda que estejamos, há sempre um dia em que pisamos o risco, estamos mais stressados, nos níveis de ansiedade aumentam e, com eles surgem as célebres máximos do "tu não me enerves" ou, então "já me estou a passar".
E, ok, vamos também admitir que nem sempre se passa alguma coisa para estarmos com tudo à flor da pele. Há aqueles dias em que ninguém precisa de falar para nós para ficarmos mal dispostos e com sensação de que o mundo nos pesa nas costas. O trânsito e o trabalho também são um problema. Isso e a escola. A quantidade de trabalhos e o tempo que anda e ninguém o apanha. Nesta altura também surge a velha máxima "tenho tanto que fazer e nada me sai das mãos". Nem vai sair, será sempre a resposta em piloto automático para estas situações porque com o stress nada se faz.


Ora, então, depois de ter pensado um bocadinho sobre o assunto - porque há dias em que o stress me invade de tal forma que nem ato nem desato -, decidi elencar 5 truques que me parecem ser as formas mais facéis para combater o stress diário e acumulado. Não que sejam difíceis porque não o são. E, também não se preocupem, porque não é necessário qualquer tipo de treino. A par de ser necessário manter a respiração controlada, inspirando e expirando, há uma necessidade de tentar resolver o problema. Assim, pensem na origem do problema pelo qual estão a passar e vejam onde podem mudar para que isso não vos afete. É o primeiro truque e, certamente, dos mais importantes visto que, uma vez situado, será mais fácil entenderem qual a situação que vos põe em situação de maior stress.


Depois disso vamos descontrair, ok?! Sair é o melhor remédio. Estar e ficar com quem mais gostamos e com quem, verdadeiramente, conseguimos desopilar os nossos problemas. Esse, talvez, seja o melhor remédio para não pensar sobre o assunto! Ou isso ou um telefonema para aquela amiga que sabemos que nos vai socorrer melhor que ninguém; que vai mandar aquela piada que te vai pôr a rir tanto que te vai fazer doer a barriga. Também é compreensível se não quiseres sair. Se te sentes mais confortável em casa - estar em casa muito tempo não é bom -, pega num livro ou põe a música alta. Canta. Dança. Exercita. Certamente a coisa melhorará porque vais focar-te numa outra coisa que não o problema.


E é exatamente nesse sentido, nas técnicas de relaxamento que podemos fazer em termos respiratórios, que se primam por inspirar e respirar de forma calma; ou entregarem-se àquilo que mais gostam de fazer seja ler, pintar, ouvir música ou, então, fazer exercício físico. Também há quem goste de cozinhar. E quem goste de fazer qualquer outro tipo de coisa. O importante é fazer para esquecer (e não beber para esquecer)!


Então, e depois de já termos desopilado um bocadinho, há necessidade de fazer uma introspeção e perceber que menos é mais. O bom está nas pequenas coisas e cabe-nos a nós descobri-las. Às vezes rir é o melhor remédio e podemos fazê-lo ao apreciar essas pequenas coisas que a vida nos dá e que são uma bênção. Não devemos desvalorizar os nossos problemas mas também não lhe podemos dar muita voz porque, os problemas de stress, acontecem sempre por via de outrem. Certo?! Ou porque, vá, as coisas não acontecem como nós queremos. Mas, também, não é com situações de stress que vão acontecer. Logo, é nessas alturas que devemos pensar na vida e perceber que o tempo que estamos a perder quando irritados de nada nos vale e só nos fará ficar pior.


Temos de entender que o stress pode ser causado pela falta de sono. Isto significa que dormir pode ser o melhor remédio, se bem que a minha avó sempre me diz que "quem muito dorme pouco aprender" (risos). E logo a mim... que durmo pouco ou muito pouco. Mas, bom, pode ser de facto fundamental para que possamos restabelecer o nosso sono e descansar de forma profunda. Isto vai aliar-nos daquela tensão incrível que sentimos na zona das costas e da cabeça. Vai fazer-nos esquecer, por momentos, daquilo que nos tira do sério. 

Em situações de stress, o melhor, é mesmo fechar os olhos e respirar!
O que acharam das dicas?

  • Share:

You Might Also Like

37 Pieces

  1. Great post dear! :)
    Kisses...
    Soslu Badem by Dilek ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks dear :D
      I'm so sorry but I can't find you blog :/

      Eliminar
  2. Fechar os olhos e respirar fundo é o que mais tenho feito nestas últimas semanas. Há todo o mundo de coisas para fazer e pouco tempo para as fazer. Chego ao final do dia com a percepção de que fiz pouco ou muito pouco. Sendo uma pessoa de metas e objetivos sempre me desiludo (esta é a primeira parte porque depois acabo por ter raiva de não ter terminado as coisas que estavam no plano). Muitas vezes é necessário refletir sobre esses momentos mais stressantes. Há dias em que nem agradecemos pelo facto de estarmos com tanto stress em cima. Há que desacelerar e ver que não somos máquinas. Tudo se vai resolver. Esses posts sempre são magnificos! Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  3. Nem imaginas o quão útil me foi este post! Eu, a ansiedade e stress em pessoa.

    Mas no teu blog, já não é uma surpresa :) (os bons posts, e boas dicas, digo!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu sou tão stressada... sem dúvida que essas dicas me vão ajudar e muito! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olaaaaaa!
    Para começar, amei a roupa.
    Precisamos de relaxar neste Mundo que nos mata de stress. Obrigada pelas dicas.
    Beijokitaz



    Www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :D Espero mesmo ter ajudado!
      Beijinho :*

      Eliminar
  6. Muito obrigada dear pelas dicas!
    De fato, algumas delas eu já utilizava pois tenho excesso de stress acumulado e alguma ansiedade mas, "ouvir" desta maneira por palavras tuas é muito esclarecedor e relaxante. :)

    Beijinho
    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  7. Great tips, Im trying get better with Magnesium + vit B6 ;-)

    ResponderEliminar
  8. Acho que tenho de seguir as tuas dicas, para ver se as coisas ficam melhor, pois ah dias que me apetece fazer tudo e mais alguma coisa, ah dias que nem me apetece levantar da cama. enfim dias são dias e tudo passa
    Beijinhos
    Novo post ( Creme Corporal) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. A chuva vai passar Miguelito, mas não hoje porque dizem que o tempo vai piorar :/ pode ser que tenhamos neve, olha que era super giro irmos fotografar para a neve *.*

    Concordo totalmente contigo em relação a essas boas dicas para combater o stress. Todos devíamos meditar um pouco todos os dias, 5min sem pensar em nada, relaxar os músculos. Sair de casa também é uma boa coisa (contra mim falo que só saio de casa para ir ao ginásio), mas o exercício é para mim sem dúvida das melhores coisas para combater o stress.

    Beijinho grande,
    depois falamos melhor pa combinar o nosso cafezinho ;)

    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  10. Acho que descontrair serve mais pra mim e dormir.
    Ontem me estressei muito porque meu notebook parou de funcionar e comecei a achar que perdi tudo.
    Imagina o desespero.
    Adorei suas dicas podem ajudar muito.
    www.pamlepletier.com

    ResponderEliminar
  11. Óh Miguel parece que escreveste isto para mim. Há dias que tudo me enerva eheheheh
    vou tentar por em prática, mas olha que a teoria é sempre mais fácil.

    Xo, https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Great tips and cool pictures!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  13. ;)

    Adorei os truques. Tinha que ter visto esse post ontem, porque eu estava puro estresse! hahaha!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  14. Great post :) I think all advices are good.
    Have a nice evening, friend
    My blog

    ResponderEliminar
  15. Dicas preciosas Miguel! Eu pratico yoga, o que é ótimo para combater o stress e relaxar. Um abraço!

    ResponderEliminar
  16. You're so right, Miguel!
    We have to front with stress everyday, so at certain poin it's kind of a needing to find some way to deal with it!
    To me the best thing to do is a good, long run at park, it's pretty tiring, but after you feel renewed and much more serene! But in general I think that exercise, stay in the nature and having a healty lifestyle are the best weapons against stress.
    Anyway your tips are still very helpful and smart!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  17. I used to be stressful about almost everything. It wasn't good for my health, both physical and mental ;) Now I try to worry less and to shake off ;)

    ResponderEliminar
  18. «Não devemos desvalorizar os nossos problemas, mas também não lhes podemos dar muita voz». Este pensamento é fulcral. E as tuas dicas são bastante focadas!
    Em situações de stress, também procuro desanuviar, respirar fundo e concentrar-me em algo que me deixe mais calma. Acho que insistir na questão só nos deixará mais enervados, por isso mais vale parar, desligar um pouco e depois ter esse momento introspetivo.

    r: Acredito, meu bem :p

    Se quiseres arriscar, como te disse, terei todo o gosto em ter uma publicação tua por lá. E podes divagar à vontade, até porque não há tema fixo :) estás à vontade!
    Fico contente por considerares a hipótese

    Também acho que sim, até porque terás outra perspetiva da história :D

    ResponderEliminar
  19. Quando fico estressada gosto de ouvir músicas. É algo que me deixa melhor.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  20. Gostei das dicas. Tenho muita dificuldade em "desligar" gosto de passear por Lisboa e tirar fotos.

    ResponderEliminar
  21. Miguel, curti as suas dicas! Agora preciso colocá-las em prática! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  22. Great ideas to get rid of stress! I personally enjoy dancing and exercising.

    http://modaodaradosti.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  23. Oi, Miguel! Adorei as dicas e são super úteis mesmo. Acredito que respirar fundo antes de tudo já é um passo, hahaha. Adorei as fotinhos!! <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  24. Deixaste muitos bons conselhos e dicas.
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Olá Miguel!! Pois as tuas dicas são óptimas e, a par do que diz a tua avó, a minha dizia "quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga" e tinha razão. Eu, tal como tu, também durmo pouquíssimo e aguento muito bem uma média de 4 horas de sono por dia, porque felizmente, durmo profundamente, mas, admito que, de vez em quando fico em stress e tenho a nítida noção que preciso de dormir.
    De resto, também costumo cozinhar e treinar quando estou mais ansiosa. Comigo resulta melhor do que a música ou ler 😉

    Bom, vou dormir, hihihihi!!!!
    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  26. Really usefull post 😊
    www.deriasworld.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Acrescento apenas: quando estas técnicas não resultam e o stresse/ansiedade são muitos, é importante reconhecer que podemos precisar de ajuda profissional.
    Abraço

    ResponderEliminar
  28. Eu sou uma pessoa que stressa com facilidade! Às vezes bem tento a dica da respiração, mas não vai lá! Vou tentar seguir as tuas dicas, pode ser que consiga stressar menos!

    Beijinho e bom fim de semana!
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Gostei muito das dicas!! eu conto interiormente sté 20 para evitar dar slguma resposta mais torta num dia de maior stress
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest