5 Regras de Boa Educação que Algumas Pessoas se Esquecem

14.3.18


Parece que se mantém o rigor da rúbrica criada naquela viagem de comboio com a Helena. Realmente foi uma ideia de génio. Gosto muito de todas as temáticas que abordo e, na falta de conseguir fotografar os outfits, tal como tem acontecido nestes últimos tempos, esta será a melhor forma de falarmos abertamente sobre algumas coisas, como se de uma mesa redonda se tratasse.
O blog, mais do que dicas de beleza, looks, decoração e todos segmentos envolventes é, de igual modo, o local onde todos nos encontramos para debatermos ideias. Hoje, debatemos 5 regras de boa educação que algumas pessoas parece que se esquecem. Mas, calma! Falamos no geral e não pomos em causa a educação de quem quer que seja. Cada um age por si. Estas são, no entanto, 5 situações que me tiram (solenemente!) do sério.

Claramente que todos temos dias maus. E há dias em que não apetece falar com ninguém. Estar naquele nosso mundo, muito compenetrados com o que nos vai na alma e nos corre na veia. Mas ninguém tem culpa disso. Portanto, nada justifica, a falta de saudação, o não se dizer "olá" ou "bom dia" quando se entra num espaço público, seja ele um café, uma biblioteca, uma entrada de prédio. Não custa! Nem dói! O mesmo acontece quando somos atendidos em qualquer sítio público. Não é preciso sorrir. Basta responder e não deixar a resposta ao "tudo bem?", "como está?" em pleno vácuo e a vaguear na maionese. Mas vamos a situações práticas: num elevador. Já é bastante estranho ir com alguém que não se conhece mas mais estranho ainda é ir com alguém e não falar. Torna o ambiente mais pesado. 


Vai que não vai, também acontece o mesmo com a falta de agradecimento. A pessoa vai entrar para um sítio e alguém nos abre a porta porque está a sair. Nada custa agradecer, ok?! A senhora do café traz-nos o café à mesa, tem o trabalho (que mesmo sendo dela!) de andar e deixar-nos o mesmo à nossa frente, nada custa agradecer também. Vamos comprar qualquer coisa, fazemos o pagamento, e agradecemos. Afinal de contas, estão a prestar-nos um serviço. E mesmo quando pedimos alguma coisa a alguém... O "se faz favor" não nos leva muito tempo a dizer. Até quando queremos passar à frente de alguém, numa rua qualquer um numa discoteca cheia de gente, para aligeirar a situação e, inclusive, para que nos entendam, convém sermos bem educados (e já nem digo simpáticos), pedir licença!


Isso, e pedir desculpa. Que eu saiba não ofende ninguém e parece que muita gente também se esquece. Pedir desculpa por nos termos atrasado, por nos termos esquecido de alguma coisa. Por entornarmos alguma coisa ou até mesmo porque magoámos alguém sem querer. Pedir desculpa também é um ato solidário quando, a dada altura, esbarramos com alguém em pleno supermercado. De volta, a pessoa vai agradecer. É inevitável. E, assim, até pode nascer alguma coisa. Sei lá! Lembro-me daqueles encontrões propositados no liceu, onde duas pessoas se baixam, apanham as folhas em conjunto e se olham nos olhos!


Agora vamos piorar um pouco a situação. Mastigar com a boca aberta (rolling eyes). Não suporto. Não gosto do que se ouve e também ninguém precisa de saber o que a outra pessoa está a comer. Não vale a pena! O mesmo se aplica a quem teima em falar com comida na boca. Toda uma chuva alimentar vinda do interlocutor. Vamos com calma. Façamos das refeições momentos de harmonia.


Agora a que, para mim, é a pior de todas: cuspir para o chão. Não tolero. De todo! Dá-me nervos e apetece-me desancar com a pessoa. Fico indisposto. E, o pior mesmo, é cuspir e sujar a pessoa que vai a passar, ali na rua, sem ter culpa de nada. É das coisas que não tem qualquer tipo de jeito e explicação. Não aguento! Só apetece ir apertar o gasganete a essa mesma pessoa ou fazê-la limpar o chão que é de todos. E aqui também podemos incluir as pessoas que deitam o lixo para o chão...

O que estão a achar da rubrica?
Acrescentariam mais alguma?

  • Share:

You Might Also Like

57 Pieces

  1. Olé, falou e disse! Coisas tão básicas e que taaaaanta gente não cumpre - caramba, eu tenho um feitiozinho da treta, mas "bom dia", obrigada", "por favor" e "desculpe" para as situações do dia-a-dia em que meto o pé na argola não falham. Benditos sejam os meus paizinhos por me terem ensinado bem :p quanto a mastigar com a boca aberta, é daquelas coisas que me deixa literalmente com vontade de espetar um garfo nos olhos da pessoa que o faz xD e é mesmo pelo barulho, nem quero saber da questão da educação ou de ver o bolo alimentar (blegh), mas aquele barulho aiiiiiiiiifkhshawkh xD

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. we must remember the rules of decency in society. I totally agree with you.

    https://lolazas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Eu ri com o post, assumo kkkkkkkk. Odeeeeio quem faz qualquer tipo de barulho com a boca (seja comendo de boca aberta, apenas mastigando ou até mesmo ingerindo líquido) e fico para morrer quando alguém cospe no chão, ao meu lado! xD
    Quanto aos outros itens, concordo com o que disse!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  4. You look nice, great jacket:)
    Have a nice day!

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Miguel querido isto é serviço público - well done! Agora mais a sério é preciso perceber que o alcance que têm os blogges, é possível dar bons conselhos!


    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  6. Com este post lembraste-me de uma situação que volta e meia lembro-me e na altura incomodou-me de tal forma que nem soube como reagir! O facto de cuspir para o chão... Apanhei um homem no comboio uma vez que de dois em dois minutos (sem exagero) cuspia para o chão do COMBOIO! Fez-me tanta confusão na altura,as pessoas passavam e olhavam para ele e nada diziam... Que impressão que me meteu, credo, espero que nunca mais o encontre... Foi das coisas mais absurdas que vi, ele estava de pé, com pessoas ao lado e a cuspir...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Deus :o Estou em choque. Muito em choque!!! A sério que isso aconteceu? No comboio? Eu passava-me da cabeça. Passava mesmo e muito... Não consigo tolerar!

      Eliminar
  7. Apoio completamente! Nada pior do que quem como eu trabalha com serviço ao público e se depara com cada cliente mais antipático que até acaba por nos afetar... Um simples bom dia com um sorriso muda tudo!

    ResponderEliminar
  8. To say "I'm sorry"... it's really important!
    Cool bomber Miguel!
    Kisses, Paola.

    Expressyourself

    ResponderEliminar
  9. A última também me tira do sério! Odeio, acho nojento mesmo. A primeira mais do que não me dizerem olá é mesmo quando eu tomo a iniciativa, digo, sei que a pessoa houve e não há resposta. Aí é má educação mesmo!

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  10. Estou a amar a rubrica! Ideias geniais como está deveriam aparecer mais vezes. Quanto às 5 que referiste, acho de bom tom agradecermos seja o que for, pedir desculpa, e acima de tudo comer de boca fechada (algo que sempre brigo com o companheiro devido a isso pois irrita-me até mais não) e se há algo que não aguento: não coloquem o lixo no chão! E pior é quando dizem "ah mas se eu não colocar não haverá postos de trabalho para quem está a limpar o chão", aí bate tudo que apetece-me matar a pessoa à estalada! É ridículo! Adorei o post! Beijinhos <3 (por aqui está a fazer sol, pelo menos, mas tem feito dias de chuva horríveis).

    ResponderEliminar
  11. I totally agree with you Miguel. It doesn't cost us anything to say Good morning or to greet someone with a simple Hi! Asking 'How are you?' is always nice as well.

    Saying 'Thank you' is very important. We should do it in all situations that require it. It's simple politeness.

    I can't understand people who spit on the floor or chew with their mouths open. That's so rude! I also hate people who smoke cigarettes and get into everyone's face with their smoke. If you choose to smoke and damage your heath, don't force your smoke on us. Do you know what I mean?

    Fantastic photos. I really like this outfit. You look great.


    Have a lovely day!

    ResponderEliminar
  12. Olha que gostei bastante da tua novo rubrica, confesso que falas-te de alguns que também não gosto bastante
    Beijinhos
    Novo post (Máscara Para Cabelo ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Hahaha , I think exactly the same :-)I think that we who know manners should sometimes give such people a lesson.

    ResponderEliminar
  14. Ai, este tipo de publicações é tão necessária, infelizmente! Sou daquele tipo de pessoas que diz "bom dia" a quase toda a gente com quem me cruzo, pois sinto que, se não o fizer, fica sempre um vazio na nossa relação entre seres humanos.. é algo tão simples, mas quase ninguém o faz.

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  15. É bem verdade e odeio tanto ver pessoas comerem de boa aberta!


    XO, https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Se tem coisa que digo sempre é bom dia ou boa tarde e de preferência com um grande sorriso, seja a uma pessoa conhecida ou estranha! Adoro quando algumas das pessoas olham para mim e depois de toda a minha boa disposição até sorriem com os olhos. Fazem logo o meu dia ser ainda mais feliz.
    Pedir desculpas e agradecer sempre. Temos que saber quando erramos e quando alguém merece o nosso pedido de desculpas ou o nosso obrigado.
    Comer de boca aberta...grrrr!!! eheheh
    beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  17. Great pictures, I like your jacket!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  18. Boa temática! É de uma enorme importância o que frisas aqui pois acho que esta "coisa", para as pessoas mais jovens, que se chama princípios começa a ficar um pouco aquém. Não lhe dão a importância que talvez, outras gerações passadas davam e que na minha opinião, ficam sempre bem!
    A última que falaste, confesso, que também é a que mais me enerva! Damn it! Parem com isso, pelo amor da santa. ahaha

    Beijinho dear
    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  19. I love this bomber jacket is soo perfect:)

    buziaki:*
    WWW.KARYN.PL

    ResponderEliminar
  20. I really hate this kind of people... anyway you look so amazing and this jacket is so marvelous.

    kisses dear
    www.aprendiendoaquererme.com

    ResponderEliminar
  21. Concordo a 100%
    Parece que as boas maneiras se estão a perder, simples atos de educação estão a desaparecer, e parecer que ser mal educado é o normal..enfim!

    Beijinho
    http://carolinarodi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. I agree that all these things are a huge lack of education and are really gross. I find that people who talk loud and laugh lound when other people are working are also a proof of bad education, just as people that take things from your hand lack manners. And just to add things that I find gross, I have to say that people who burp loudly are very gross from my poin of vue.
    Have a great evening!
    Regards,
    Flo

    ResponderEliminar
  23. I was used to have a pretty strict education on manners from my parents since I was very little, so nowaday, even if I consider myself a pretty tolerant person, I really hate some rude behaviors, like those you mentioned here!
    Maybe it sounds old-fashioned but I think that with a bit of manners everything can go smoother and the relationships with people could be even easier!
    Very interesting and important post, today, Miguel! :)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  24. Uiiiii o cuspir para o chão..... Fico doente!

    ResponderEliminar
  25. i've not really tried to read or use my portuguese since i left the country, but am proud that i understood most of this, haha! these are definitely some of the basic manners that would be so easy to keep up yet some forget. and i know i'm not the best when it comes to saying my please and thank yous and sorries! also, i love your jacket! xx

    ResponderEliminar
  26. Eu não suporto ver as pessoas jogando coisas no chão. O pior é quando abrem a janela do carro ou do ônibus, jogam papéis e cigarros com naturalidade. Faço cara feia na hora e demonstro que não gosto.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  27. Também não suporto quem cospe para o chão (ou pela janela do carro)! Acreditas que a mim às vezes olham-me de lado quando digo bom dia/tarde, obrigada, bom trabalho?! Fico fula.. pior, só mesmo quando mudam a forma de atendimento tendo em conta o "estatuto" de uma pessoa
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
  28. U look perfect, I lvoe your jacket. Interesting!
    So lovely post darling, like it!

    Visit my blog, Malefica

    ResponderEliminar
  29. Amei a postagem, parabéns!
    www.segredosdageovanna.com

    ResponderEliminar
  30. Concordo e subscrevo! Não custa nada dizer bom dia, desculpa, agradecer....são coisas que tornam o nosso dia e o das outras pessoas ainda melhor! Um sorrio, por exemplo, é (ou devia) ser retribuído com outro sorriso.....há lá coisa melhor que essa? Até ilumina os dias mais tristes! :D

    Detesto ouvir os outros mastigar ao meu lado de boca aberta....pior que isso só mesmo quando o fazem no cinema: a comer pipocas de boca aberta e remexer o pacote para as tirar, que acho que se ouve a uns quantos bancos de distância!

    Ainda bem que há muito tempo não vejo ninguém cuspir para o chão.....já a atirar lixo para o chão, infelizmente ainda vejo várias pessoas :(

    Acredito que ainda há muitas pessoas que tentam praticar o bem e isso deixa-me feliz :)

    Beijinho*
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Tal e qual! Não diria melhor, meu anjo. São cinco regras que não tiram mesmo pedaço a ninguém e que deviam ser inerentes à conduta do ser humano.

    r: Também gostaria imenso de conhecer Eunice Muñoz, Simone de Oliveira e Manuel Luís Goucha. Para além de excelentes profissionais, sinto que são inteletuamente fascinantes :D

    ResponderEliminar
  32. Então não venha para o Brasil kkkk principalmente Rio brincadeiras a parte, infelizmente educação virou artigo de luxo escasso.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  33. Gosto bastante deste tipo de rubrica, confesso que digo sempre bom dia ou boa tarde consoante a hora do dia, odeio tanto ver quem cuspe para o chão isso tira me do sério. Uma das coisas que faço sempre é depois de comprar ou algo digo sempre ou desejo sempre o resto de um bom trabalho.
    Gostei bastante das fotos
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. Algumas situações são super constrangedoras! Eu trabalho no atendimento ao publico e vejo o máximo de falta de etiqueta de todo o mundo!
    Desde o "Boa tarde" ignorado, a prestar ajuda "mal agradecida" quando tem aquele ar de "mais valia ter estado quieta".
    Estou a adorar a rubrica!!!
    Beijinhos,

    Girly World ♥ | Último post | Instagram

    ResponderEliminar
  35. Love your style!

    http://www.heelsandbeyond.com/

    ResponderEliminar
  36. É estranho e doloroso, na minha pequena cidade, que já foi vila, atualmente, por exemplo, quando chegas ao ginásio, à exceção dos professores, poucos ou nenhuns, inclusive pessoas de idade mais avançada, não respondem ao teu Bom Dia. Por vezes, dá vontade, de dizer "Mau dia", para testar as reações.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Acho que muito boa gente dia ler este post :)
    Tinha um vizinho que nunca me respondia ao "bom dia", como me ignorava deixei de o saudar. O que é que ele me diz? "bom dia ou agora és rica?" apetecia-me bater-lhe xd

    ResponderEliminar
  38. Beautiful post!

    https://julesonthemoon.blogspot.it

    ResponderEliminar
  39. Este post tem tanto de engraçado como de revoltante. Ao mesmo tempo que me rio com a forma como descreves as situações, sinto-me enfurecida só de as imaginar.
    Há pessoas mesmo muito mal educadas. Oxalá o teu texto alcance algumas delas ☺

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  40. Great post my friend. I totally agree with you :)

    ResponderEliminar
  41. Ohhhhh Miguel ! I could not agree MORE with you ! These are all SO TRUE and SO BASIC!!! that i do not understand why people do not apply these basic manners.
    I also hate when people do not let you out of the elevator or the subway and push you to get it ! I always say, LET ME GET OUT!
    I guess not everyone is lucky to have education.

    ResponderEliminar
  42. Ouvir/Ver os outros mastigar de boca aberta deve ser das coisas se não mesmo a coisa que mais me irrita no mundo!
    De resto, também me identifico com a tua opinião. Eu estou sempre a agradecer e a pedir desculpa por tudo e por nada, principalmente no "desculpa/pe"!!

    ResponderEliminar
  43. Hello :)
    Efetivamente são 5 regras (básicas) de educação que também mexem comigo :P
    Não consigo entender porque as pessoas não cumprimentam, não agradecem, não pedem desculpa... Isso é mesmo o básico dos básicos.
    Mas cuspir no chão não só é má educação como é nojento! Acho deplorável.
    E mastigasr com a boca aberta.... Aiiiiiiiiiiiiiiii :p ai sou capaz de mandar um bitaite tipo "mastiga lá com a boca fechada que estou a ver todo o teu bolo alimentar" ahahah :p
    Um beijinho e EXCELENTE POST!

    ResponderEliminar
  44. Às vezes parece que as pessoas se esquecem de regras tão simples que já deveriam ser feitas inconscientemente! Adorei as fotos Miguel, tens que apostar mais em fotografar em sítios fechados, resulta ;)

    Beijinhoos,
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  45. Great post, I like it :) fantastic outfit :)

    new post
    http://mensfashionobsession.com/

    ResponderEliminar
  46. Arrasou!!!
    http://www.nossomosmoda.com/2018/03/cdl-poa-fomenta-novos-empreendimentos.html
    Confira nossas últimas publicações em: >>> http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderEliminar
  47. Cool looks and content dear! Great job from you!

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest