KaZita 39 @ Lamego

by - 17.7.19


Tenho para partilhar convosco um projeto a que estou ligado. Mais pela pessoa em questão do que propriamente por aquilo que é, que também tem o seu peso. Faz todo o sentido dar-vos a conhecer a Cazita, uma espécie de hostel. Aqui em Lamego. De alguém que me viu crescer e que andou comigo ao colo. De alguém que acredita e acreditou em mim e no meu potencial.
A Zita, como é conhecida, é, por si só, exemplo de garra. Não se deixa ficar de braços cruzados e, por essa mesma razão, decidiu abraçar um novo projeto. É uma Mulher com M grande e que faz, exatamente, jus a isso. É daquelas pessoas que não consegue estar parada, que continua a empreender na cidade uma vez que ainda acredita em todo o potencial que a mesma tem.


A Helena - que também tem o amor pelos cavalos -, é a cara da TaskaZita - um outro projeto dela -, com os melhores petiscos. Senta-se connosco à mesa e não nos deixa sair de lá, depois de um jantar regado com a melhor sangria, sem antes nos contar o que tem na manga. Da última vez virou-se e disse que tinha trabalho para mim e que fazia questão que eu estivesse a par da criação do Cazita 39, um alojamento local bem na baixa da Cidade. Composta por três quartos, duas cozinhas, duas casas de banho e um terraço. Tudo decorado de forma muito típica e pensado ao pormenor.  


Faz algum tempo que já me tinha falado deste projeto. Pediu que fosse lá tirar "daquelas fotos que tu tiras". Aceitei o desafio e, passado algum tempo, vi-me com tempo, efetivamente, para o fazer. Fi-lo por gosto e porque a Zita é das pessoas com coração. Fi-lo porque acredito que há projetos que têm tudo para dar certo mas que só dão quando alguém tem um suporte para o fazer. A Zita é das pessoas que acredita que se deve fazer. Impulsiona. Vive de forma muito intensa tudo aquilo em que põe as mãos. A Cazita fica, então, no coração da cidade. No 39 da Rua da Pereira mesmo atrás da emblemática Sé Catedral. Perto de tudo e de mais alguma coisa. O Museu ali ao pé e o Teatro mesmo em frente. Vê-se o escadório do Santuário dos Remédios e, subindo a rua da Olaria, estão no Castelo de Lamego.


Os quartos foram pensados ao pormenor e seguem a lógica da cidade. Começamos pelo Alma-cave - uma das ruas mais emblemáticas de Lamego -,  um quarto com uma decoração mais clássica logo à entrada. É só subirem um patamar de escadas, depois de serem recebidos numa cómoda sala de estar. Foi o meu favorito. Não por morar nessa mesma rua mas, especialmente, pela decoração. Algo muito vintage. Muito romântico. Muito a minha cara.


Segundo a Zita, este foi um quarto pensado em pessoas já com alguma idade (não que isso seja uma imposição, claro), por ser um quarto de melhor acesso. Lembrando que a Cazita fica numa típica casa portuguesa onde as escadas são imensas, achou por bem que a comodidade deste quarto fosse mais virada para essa faixa etária. "Acaba por ser mais fácil eles subirem e ficarem logo aqui", disse-me a mim e à Nídia que me ajudou nos olhares fotográficos.  A vista deste quarto é para uma rua estreita, típica, com muitas flores à janela. Um lugar calmo com uma vizinhança que não se inibe de dizer "bom dia" a quem quer que seja.


Continuámos a subir os vários lances de escadas. Foi-nos explicado os vários conceitos da Cazita. Foi-nos dito que a decoração foi sendo aproveitada ao longo do tempo e que foi trazendo umas coisas daqui e dali. Não menti quando referi que a equitação está intrinsecamente ligada à vida dela e essa influência é totalmente percetível na decoração. Gostava que pudessem sentir o entusiasmo dela aquando a visita, neste sábado que passou. Os olhos brilhavam e sentia-se muita confiança. Diz que ainda há coisas a limar. O que é mais do que natural. Só com os primeiros check-out é que se vai obter um feedback do que é necessário alterar.


Subimos ao Sé-Lamecus. Um quarto numa vibe mais náutica. Mais jovial. E neste instante chegámos à Sé de Lamego sem de lá termos saído. Continuei a sentir-me em casa e agradavelmente surpreendido por este projeto. A cidade está muito focada no novo Turismo. Há épocas em que se vêem mais turistas por metro quadrado, a tirar o melhor partido daquilo que temos, e nem sempre sabem onde ficar. Ou, sabendo, acabam por ficar desviados da cidade, dependentes dos táxis ou do aluguer de um quarto. Até há bem pouco tempo, poucos eram os alojamentos locais disponíveis e os que existiam, acabavam por ter um preço muito elevado.  


Chegámos ao Alto do Castelo. O quarto que tem uma cama a mais para quem tenha uma família mais numerosa. Um quarto que me fez ficar apaixonado pela vista. Faz totalmente jus ao nome. Vê-se o Castelo e toda uma cidade bem aglomerada. Para quem visita Lamego, seja pela primeira vez ou não, este é um espaço que se faz sentir em casa. Lamego é uma cidade que acolhe e que vos fará querer voltar. Vezes e vezes sem conta!

Obrigado, Zita. E que seja só o início de um grande sucesso!

You May Also Like

20 Pieces

  1. Oh what a nice post! I love everything :)


    Please check out my latest post, too? I'd love to hear something from you! :)
    www.cielofernando.com
    FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Zita e muito sucesso para este novo projeto :) Obrigada Miguel pelas fotos e pelo conhecimento da Cazita! Parece adorável :)

    ResponderEliminar
  3. It's very interesting!
    Thank you Miguel

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Miguel
    .... Estou sem pela rãs, quando lia o teu texto as lágrimas corriam me sobre o rosto, pois estas palavras são mais do que aquilo que eu fiz...
    A intensidade com que falas ainda me torna mais forte, sabendo que agora sim, estou pronta para começar....
    Obrigado pela amizade, obrigado por acreditares em mim... Adoro a minha cidade, adoro as pessoas que habitam e visitam e adoro te a ti por seres tão lindo por dentro e tão profissional ��������

    ResponderEliminar
  5. Olá meu querido!
    Gostei muito de "conhecer" este novo espaço e de ver algumas fotos da cidade. Acho que seria engraçado fazeres um guia de um fim-de-semana em Lamego. O que achas?

    Beijinhos,
    Catarina A.

    ResponderEliminar
  6. Esse sitio parece ser incrivel! Agora que estamos por Portugal, talvez ainda vá ai dar uma vista de olhos :)

    Love & Light

    www.freeoversea.com

    ResponderEliminar
  7. Lindas fotos
    Postagem nova: https://meuestiloe.blogspot.com/2019/07/recebidos-kit-abacate-da-embelleze.html

    Me ajude nesses links rastreadores por favor?
    http://shrsl.com/1pg1c
    https://www.zaful.com/vintage-white-faux-leather-silver-buckle-belt-p_629207.html?lkid=44454696

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Confesso que fiquei encantada com o lugar que estavas, parece tão acolhedor, adorei bastante conhecer um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Que ligar mais aconchegante! Nem parece um hostel!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha de iniciativa! Eu adoro a cama do último quarto e adorei o segundo quarto!
    Desejo todo o sucesso do mundo para a Zita! :D

    ResponderEliminar
  11. Parece-me ser um espaço muito acolhedor e pensado ao pormenor. A vista desse último quarto é absolutamente incrível! Desejo o maior sucesso à Cazita!

    ResponderEliminar
  12. Wow!! Desejo o maior sucesso Zite! :)
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  13. Há projetos maravilhosos, que nos deixam logo encantados! Obrigada por partilhares connosco um pouquinho da Zita e desta sua nova aventura. Desejo-lhe o maior sucesso *-*

    ResponderEliminar
  14. Que lugar lindo, deu vontade de fazer uma visita, suas fotos ficaram maravilhosas!

    bjx e aguardo você! <3
    coragemenina.com

    ResponderEliminar
  15. This is really beautiful place to stay, thank you for recommendation :-)

    ResponderEliminar
  16. Beaufitul post, dear! I really love your wonderful and amazing blog. The pictures are bautiful too. Have a nice day, dear! xoxo

    leylland.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. How perfect!
    https://www.anastasiaburmistrova.com/

    ResponderEliminar
  18. Olá Miguel! Adorei esta visita guiada à Cazita 39! Desejo muito sucesso à sua proprietária! Achei gira a ideia de dar esses nomes turísticos aos diversos quartos! Parabéns pelas tuas fotos! E parabéns à sua proprietária; que teve essa ideia tão genuína para um hostel! Muita força!Um abraço do Sul, de Vila Real de Santo António!

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest