Os Filtros são Indispensáveis!

by - 24.6.19


Creio já ter escrito e eliminado este post uma série de vezes. Parece que me custa arrancar. A velocidade dos meus pensamentos também fazem com que os dedos se atrapalhem nas teclas do computador. Isso não facilita, de todo. Apetece-me debater sobre uma série de assuntos que, às páginas tantas, me têm vindo a fazer diversas perguntas a mim mesmo. 
Sou muito fã de monólogos. Meus. Próprios. Sinto que preciso deles para ter momentos de introspeção. Cansam-me as pessoas donas de si próprias. Que acham que sabem. Que debatem sobre tudo com um conteúdo cheio de nada. Que insistem em bater o pé e fazer-se passar por cima do outro. Não vejo qualquer tipo de necessidade disso. Denota, numa outra perspetiva de ver as coisas, alguma insegurança. Por norma, estas pessoas precisam deste ego para se fazerem mostrar ativas ao mesmo tempo que escondem qualquer coisa . Criam esta imagem como se fosse uma capa, sabem?!



Tendo sido nestas alturas que a vida me tem mostrado o lado da "aceitação". O de não ligar às pessoas ou, para não ser tão ríspido, de relativizar e começar a criar filtros. Aceito que as pessoas tenham opinião, fundamentada ou não. Aceito, também, a necessidade de se fazerem ouvir. Só não posso aceitar e consentir que se interpelem umas às outras só porque sim. Aprendi a aceitar os meus erros. Que são muitos. Mas também aceitei que a vida me mostrasse que esses mesmos erros foram os que mais me fizeram crescer. Aceito, de igual modo, que a vida seja uma reviravolta de circunstâncias, de entrada e saída de pessoas. De coisas. De lugares.


Não sei se dá para notar que ando viciado em preto. Parece que voltei a encará-lo de uma outra forma. Já que estamos numa de aceitação, parece que aceitei que ele voltasse a fazer parte do meu mood diário. Não como se de algo pejorativo se tratasse. Este meu biker tem feito quilómetros comigo dentro dele. O must-have dos últimos tempos. Na altura que o comprei, nos saldos do verão passado, pensei que me fosse ser útil. Hoje, vejo-o com outros olhos: o de ficar bem com tudo e de já não o conseguir dispensar. Valeu os 6€ na Lefties se a minha memória não me deixa falhar.

Sunnies: Dior; Scarf: Second Hand; Shirt: Pull and Bear; Funny Pack: Parfois; Jeans: H&M; Booties: NoBrand.
Aceito aproximações e reaproximações. Pessoas que tentem, porque isso, a meu ver, é um ótimo ponto de partida. Contudo, as pessoas também têm de aceitar que outras pessoas tomem a decisão de não querer mais arriscar e dar esse passo. Aceito que não entendam o lado do outro e é consensual. Aceito debates. Que apontem o dedo e apontem por A mais B a razão pela qual a pessoa X toma uma atitude Y com a pessoa Z. Para verem como vou longe, aceito pôr de lado. Aceito que não queiram mais olhar.


Incrível como as pessoas se mostram tão audazes nos seus "ser e fazer", mas que, na hora da verdade, no ponto fulcral, se retraiam e se mostrem da maior pequenez. Isto no geral. Na vida. Quando vira o bico ao prego. Nessa altura há qualquer coisa capaz de lhes faltar. Talvez o medo de aceitarem que existem diferenças e que o mundo vai mais além do próprio umbigo. Que há pessoas além daquilo que vemos, da imagem que refletem, da profissão que têm, do estilo de vida que levam, da interpretação que fazem sobre o que é viver. Esta é, talvez, das coisas que mais me corrói e me mói interiormente.


Aprendi que o básico vai além do preto, do branco e das riscas... e isso tem-se refletido nas minhas últimas escolhas daquelas que serão as minhas cores de verão. Primeiramente, deixei que o amarelo entrasse no meu closet. A par e passo e de forma paulatina. Depois, descobri que o verde tem feito parte dos meus mood diários. Assim que vi esta camisa, de tecido leve e fluído, num verde tropa, tive de a colocar debaixo do braço. Tem um toque ótimo no que concerne à textura, e veste muito bem. Imagino-a em looks de verão com a pele já bem tostada pelo sol.


Devaneios à parte, e aceito que eles sejam estritamente necessários à nossa existência, a semana passada correu de forma fluída. Ou de forma veloz. Estive em Lisboa até quarta e gravei para o Tesouras e Tesouros (fiquem atentos!) de novo. Revi caras conhecidas e voltei a sentir-me em casa, embora nervoso. Olhando para trás e percebendo que já passou meio ano desde a minha primeira participação, fico com a sensação de me deixaram ir ficando por alguma razão. Continua a ser das experiências mais gratificantes de sempre tanto a nível pessoal como, de igual modo, a nível profissional. O curso, com o Crispim, também me está a ajudar a soltar esse lado, tendo em conta que, aqui ou ali, vou adequando o temos vindo a aprender.


Ainda em relação ao curso - que se está a revelar mais prático do que nunca -, estamos na fase das cores, que sempre foi algo sobre o qual não me debrucei. Sabia que existiam cores que ficavam melhor ou pior em mim ou nos outros, mas não tinha noção da complexidade que, daí, poderia advir. Por alguma razão são feitos testes de cor nas consultorias de imagem e que, ir às compras, é mais do que comprar o que é bonito. Há que ter em conta diversos fatores entre os quais - e de forma muito sucinta -, as cores de inverno, de verão, o tom do cabelo, dos olhos e da pele. É um trabalho que dá gosto e que, acima de tudo, carece de olho clínico e de uma apreciação mais aprofundada.


Os lenços têm sido das minhas obsessões. Em looks monocromáticos, resultam na perfeição. Dão up, mostram irreverência, conferem um apontamento mais moderno e elegante. O mais engraçado é que o podem usar das mais diversas formas. Usei uma funny pack - que foi amor à primeira vista -, com tachas de maneira a conferir uma vibe mais moderna. Apostei, uma vez mais, nas botas castanhas (percebem agora que as tenho usado mais nesta altura do que propriamente no inverno?!) com umas calças básicas pretas que tanta falta me faziam em casa. Peguei nos meus Dior Inclusion e saí de casa. Confiante. Muito confiante.


E isso da confiança é algo que parte da aceitação do que somos. Mais do que uma forma de estar. Há pessoas que não aceitam que estejamos tão bem connosco quanto elas não estão com elas próprias. E entende-se. Esse é o verdadeiro problema. Se a pessoa aceitasse aquilo que é, o mundo seria um sítio bem mais habitável do que aquilo que é. Havia menos problemas. Havia mais harmonia. E cada um fazia a vida que quer da forma como quer. Aceitar que o uma pessoa é como é e que se sente confiante com isso - independentemente de tudo -, é sinónimo de maturidade e, no fundo, de responsabilidade cívica. Todos podemos ser confiantes desde que nos aceitemos. Que aceitemos o nosso bom e o ruim.


Peço imensas desculpas por voltar a tocar neste assunto. Às vezes é necessário beliscar o problema, de modo a criar debates, porque eu aceito, acima de tudo, que as pessoas tenham uma opinião díspar da minha. Já falei várias vezes que todos temos uma missão enquanto estamos nesta tão maravilhosa passagem chamada vida, e muito provavelmente, esta é a minha: a de me deixar dar voz. A de querer mostrar o outro lado das coisas. De querer mudar pensamentos. De que as pessoas olhem umas para as outras sem as olhar mas, essencialmente, para as ver. 

Que tal esse fim-de-semana?

You May Also Like

21 Pieces

  1. como siempre Amazing <3
    me encanta el look, el color verde militar te queda genial combinado con ese pañuelo.
    saludos, buena semana

    www.amoriosdelamoda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. LOvely background for your shoot, you look great, have a lovely week:)

    ResponderEliminar
  3. Amazing outfit Miguel, and I wish you nice week :D

    ResponderEliminar
  4. I really like how you styled military green with black in this outfit. Those sunglasses suit you so well btw. The scarf looks fabulous paired with that shirt and black jeans. Great urban styling!

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. This leather jacket looks stunning on you! Regards:**

    ResponderEliminar
  6. Que look mais estiloso, Miguel! Ficou ótimo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  7. Oi Miguel, tá super bonito esse look. Você fica muito bem com cores escuras. E amei o toque do lenço!

    ResponderEliminar
  8. You are soright Miguel! Filters are necessary!!!!
    especially nowadays and much more on the web!
    Seems that lately there is this kind of idea for whar "If I think a thing I have to say" or better "I have every reason to say"...but wtf???!!!
    This is more and more absurd to me! An intelligent comment is always welcome: open a discussion and you front another point of view , that makes your mind more open and cunning, but just an outburst of frustration in totally useless and often even harmful!
    People definitely should riconnect brain to mouth....

    Anyway I really like your combo: even if unusual those colors result still perfect for summer, and the scarf is a very touch of class! Love it!

    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Que mala mais gira, adorei o teu conjunto
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Stunning look Miguel. Stunning!!

    https://alishasamson.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Oh wow! So stylish!
    High fashion <3

    https://www.anastasiaburmistrova.com/

    ResponderEliminar
  12. A aceitação nem deveria ser discutida. Deveria, sim, ser algo intrínseco à nossa existência. Porque nós não somos iguais, por mais pontos que possamos ter em comum. E é importante que as pessoas aprendam a descer do pedestal em que se colocam, isso, de facto, só mostra insegurança. Porque quem está bem resolvido por dentro não tem necessidade de se mostrar superior.

    Adorei o look, meu bem <3

    ResponderEliminar
  13. You are looking great.
    Love the scarf and bag.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Adorei o outfit!
    Gostei do pormenor do lencinho, recentemente mandei vir um da Wish. Vamos lá ver se vou gostar eheh

    ResponderEliminar
  15. Adorei as fotos e concordo super com o que disseste! As pessoas que muito se impõem e que "sabem", por norma percebe-se que não tem nenhuma base de sustentação!
    Estou super contente por ti e muito boa sorte para o resto do curso :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Great look!

    Federica
    www.federicadinardo.com

    ResponderEliminar
  17. Com a foto de capa deste post (by the way, look muito giro), achei que ias falar de filtros de Instagram, ahahah, estou mesmo tola, logo tu que também és famoso pelos teus posts mais introspetivos.
    Também estou numa de relativizar e criar filtros. De só estar com quem realmente importa. As outras pessoas, que têm a mania da superioridade, não vale a pena.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  18. Todo te queda genial ! Gracias por la visita! ♥️♥️♥️

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest