Cozinhas Feng Shui

by - 20.4.19


Decidi variar um bocadinho na publicação de hoje, para não ser mais do mesmo. O tema decoração é sempre algo que eu gosto muito e que me faz desbravar nas pesquisas. Nestas mesmas pesquisas, surgiu o Feng Shui que me suscitou imensa curiosidade e algumas dúvidas. Se aliarmos a decoração à energia, tanto melhor e é, precisamente, sobre isso que falamos hoje. 
De modo a contextualizar, o Feng Shui é uma arte milenar desenvolvida na Ásia que nos permite saber onde estão situadas as energias positivas e nocivas de cada Imóvel. Para tal é sempre necessário saber o ano de construção do Imóvel e os graus magnéticos da fachada. A casa é então dividida na sua planta pelos 360º da bússola,  abrangendo cada sector cardeal 45 graus. Depois disto, ficamos a saber que existem 8 sectores cardeais os quais abrangem toda a sua casa, o Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte, Nordeste, Este e Sudeste. Pode parecer que estamos numa aula de geografia e de arquitetura, e até pode parecer algo confuso, mas não é assim tanto.
Vejamos um caso prático: como cada Imóvel tem um mapa específico, a nossa cozinha, que é o espaço que falamos hoje, pode estar situada a Sul/Sudoeste e a do nosso vizinho a Este/Sudeste, e como os Imóveis têm diferentes anos de construção e diferentes fachadas magnéticas, a distribuição de energias internamente irá ser diferente. Por exemplo enquanto uma Casa terá a energia da Saúde a Sul, outra a terá a Oeste.


A cozinha é o local onde cozinhamos os nossos alimentos e onde tomamos as refeições rápidas ou mesmo as completas, de modo que a cozinha é sempre muito importante no Feng Shui, especialmente por ter o fogão que contém o elemento fogo, bem como o lava loiça, que contém o elemento água. Água e Fogo são ativantes poderosos  de certas energias, que só se estão bem situados de acordo com a energia da casa à luz do mapa energético de Feng Shui específico do local. Aliado a isso, temos de contar com as várias pessoas que frequentam o espaço. Vocês já sabem que sou muito disto, das energias e da forma como as mesmas atuam no espaço... não só no espaço temporal como, de igual modo, no espaço físico. Tenho plena noção de que a nossa vida gira muito envolta da energia e, por essa mesma razão, há necessidade de as compreendermos e de as tornarmos harmónicas. 


Assim sendo, há uma série de regras que devemos colocar em prática. Há uma regra geral, aplicada às cozinhas, que todos devem e podem seguir, ou seja, nunca ter o fogão e o lava loiça muito juntos um do outro, devem ter pelo menos 50cm de distância. Outra regra visível do fogão é que deverá estar situado de modo a que quando estejam a cozinhar possam verificar quem entra pela porta. Devemos também ter o fogão encostado a uma parede e nunca numa ilha. Para benefício próprio, é bom que a cozinha seja funcional - sendo o que procuramos em todos os compartimentos -, e que tenha armários suficientes nos quais possamos guardar o que é necessário e não ter tudo à vista... até porque vai criar muito ruído visual. No entanto, no Feng Shui o que mais conta além do que se consegue detectar visualmente,  é saber qual a energia  que está contida no seu interior porque a cozinha está  abrangida por um ou mais sectores cardeais (Sul, Sudoeste, Oeste, Noroeste, Norte, Nordeste, Este e Sudeste)  e dentro de cada sector cardeal existem energias que geram: Saúde, Prosperidade, Zangas, Irritabilidade, Violência, entre outros... Tal e qual como referido anteriormente.


A natureza está muito ligada a isto e são 5 os elementos usados para a harmonização do espaço, entre os quais, o Fogo, a Terra, o Metal, a Água e a Madeira. Também descobri que se tivermos a cozinha a Noroeste da casa, devemos optar por um fogão de chapa e não de bicos, isto porque a energia negativa com a chapa não ativa fortemente. Estou muito em choque com estas descobertas e já comecei a ver vídeos no youtube para ver se começo a aplicar todas estas teorias e perceber a forma como tudo isto funciona!!! 

Tinham alguma noção disto? 😱
Ficaram com alguma dúvida para um segundo post?

You May Also Like

20 Pieces

  1. I love the open, clean, white space... super beautiful and feels so homey!

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  2. I love the interior of these rooms, very clean and modern <3

    sarahrizaga.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. love the white vibes. Beautiful kitchens!

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Adorei estas inspirações.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
  5. Eu já tinha visto num blog mas .mais superficialmente. Estava a visualizar a minha cozinha e acho que nem está mal.
    Boa Páscoa.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  6. I love interior design and decor my home <3 Happy Easter my friend <3

    ResponderEliminar
  7. Acredito muito no poder da energia, mas confesso que, ao nível da decoração, não estava muito fundamentada. Por isso, esta publicação foi uma lufada de ar fresco. Obrigada, meu anjo. Adorei <3

    ResponderEliminar
  8. Oh que tem mesmo modelos bem bonitos, nem sei qual gostei mais, cada vez mais te digo adoro casas mais simples e com poucas coisas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Miguel, de há uns tempos para cá tenho ouvido imenso falar do Feng Shui e também tenho andado curiosa. Por acaso, ontem num canal de televisão estavam a falar disso e uma das coisas que disseram era que, nos quartos, o "pé" da cama não deve estar voltado para a porta... Ora, a minha cama está assim mesmo, então agora entendo todas as más energias! Hehe! 😛

    ResponderEliminar
  10. I love decoration too and I didn't know too much about feng shui, very interesting!
    xx

    Freak Muffin Blog

    ResponderEliminar
  11. Unas fotos preciosas! Muchas gracias por tus visitas! Feliz día! ❣️❣️❣️

    ResponderEliminar
  12. Wow, this looks amazing!!
    Happy Easter ♥
    Hugs!!
    LIANA LAURIE

    ResponderEliminar
  13. Hello, nice post and really amazing blog.
    Would you like to follow each other?
    Kisses :)

    ResponderEliminar
  14. Que tengas un buen día, hoy ha sido muy bueno leerte.
    FELIZ PASCUA.
    HAPPY EASTER.

    seempiternal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. adoro as tuas inspirações. há uns meses reabilitei uma casa e foi à base deste estilo. adoro decoração e recentemente ajudei na inspiração de uma remodelação de uma casa, modestia à parte foi uma remodelação bem conseguida.

    https://beautyshineswoman.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro seguir sempre as regras do feng shui. E para mim todos os espaços têm de ser bastante iluminados.

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
  17. Não fazia a mínima ideia disto, mas a verdade é que sempre fui apaixonada por este tipo de cozinhas!! E qualquer tipo de elementos remetentes a decoração de casa/espaços! (risos)

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest