I Did It Twice

by - 25.3.19


O cenário da fotografias tinha tudo para ser diferente. Era suposto verem-me com este look no Porto, na Avenida dos Aliados, num final de dia lindíssimo. O coordenado data do passado dia 17, aquando a minha ida ao Portugal Fashion, e teve de ser refotografado cá no final de semana passado. Odeio quando os planos me saem furados ou quando as coisas não correm à minha maneira.
No domingo, dia 17, fui ao Portugal Fashion a convite de Carla Pontes, uma designer bem do Norte de Portugal e que nos deu conta de uma coleção muito bem pensada. De cores sóbrias e com modelos 100% vestíveis. Talvez tenha sido dos desfiles que mais gostei de ver por toda a conjuntura e pela forma como decorreu e mais adiante já vos dou a conhecer a razão pela qual digo isto. Para ser sincero, este ano não tinha predestinado ir a este que é um dos maiores eventos de moda de Portugal, por já lá ter estado em edições anteriores. Contudo, tendo em conta que o convite foi direto, por parte da Carla, decidi aceitar o desafio e conhecer de perto a coleção. 



A partir do momento em que aceito, começou o dilema sobre "o que vestir". Vamos cá ser um bocadinho sinceros: ir ao Portugal Fashion, não implica, de todo, termos de ir "para aparecer" ou irmos "super na moda". O importante, como sempre digo, é levarmos algum coordenado que, no fundo, seja o reflexo daquilo que somos e da forma como vemos a moda. Incomoda-me muito, muito, ler aqueles artigos sobre "os mais mal vestidos" das semanas de moda, por achar que não faz sentido. Há pessoas que apostam em coordenados surreais, aos nossos olhos, e que, por essa mesma razão, são apontados como "mal vestidos", mas não é tanto assim. As semanas de moda servem para ditar tendências mas não é só isso... servem, essencialmente, para as pessoas terem liberdade de se exprimir através daquilo que vestem.


Quis misturar vários estilos e quis, acima de tudo, que o blazer fosse a peça-chave. Os blazers nunca serão "mais do mesmo" se os misturarmos com peças que possam criar harmonia. Podem, eventualmente, ser uma peça mais pesada, sim, por causa daquele ar mais clássico. No entanto, temos de lhes fazer passar a intemporalidade e mostrar que podem ser encaixados nos looks mais arriscados. Como sabia que ia ficar no Porto até à noite, decidi, ainda, levar o meu sobretudo camel, aquele comprido da Lefties que comprei nos saldos, sabem?! que acabou por quebrar um bocadinho o coordenado e dar-lhe um ar mais moderno.


Ou foi impressão minha ou, este ano, a organização não estava, de todo, como deveria estar. Talvez por ter sido o último dia do evento... ou talvez porque, não sei... Fui com a Nídia e com a Tânia. Saímos de Lamego por volta do meio dia de modo a ganharmos tempo e de fazermos as coisas com calma, uma vez que o desfile era às 16h. Por volta das 15h já estávamos na Alfândega e prontos para levantar as credenciais. Desloquei-me ao balcão "Guest", por ter sido convite direto e por me terem pedido o nome de quem ia ver o desfile comigo, e disse à pessoa que lá estava que queria levantar as mesmas. A pessoa em questão estava com o telemóvel na mão, nem sequer me pediu nome, não confirmou nada e apenas se limitou a dar-nos o convite para a entrada do desfile. Nunca me tinha acontecido tal coisa, porque o Portugal Fashion, para quem não sabe, costumar ser um evento muito restrito!

Sunnies: Sheriff & Cherry (by Óptica Parente); Blazer: Zara Shirt and Pants: Local Fair; Boots: Local Store; Bag: Local Store.
Já contava ter de esperar nas intermináveis filas para ver os desfiles. Mais uma hora de espera... que é absolutamente normal... os desfiles nunca acontecem à hora marcada, portanto não tenham problema em chegar mais tarde. A Alfândega é um local emblemático e acho que faz todo o sentido que as edições do fim-de-semana de moda do Porto sejam feitas lá. A sala onde ocorrem os desfiles é muito bem pensada e faz com que os mesmos resultem na perfeição. Às 17h e pouco começou. O burburinho da plateia deixou de se ouvir para se apreciar uma coleção slow fashion. Que aposta, sobretudo, em peças mais básicas e que são intemporais. Que podem ser usadas tanto na primavera como no inverno.


Os looks monocromáticos são mais fáceis de resultar e de, no fundo, criar um maior impacto. Decidi apostar na camisa bege sujo, exatamente do mesmo tom das calças. Ambas as peças compradas na feira há cerca de um/dois meses. A aposta neste tom, recaiu precisamente no facto de querer construir um look sóbrio mas, ao mesmo tempo, bem estruturado que mostrasse o lado sóbrio, o lado street style e o lado moderno. Os colares e os óculos foram pensados nesse sentido e não poderia ter ficado mais satisfeito com isso. Até o cinto resultou e criou um contraste visual.


Em relação ao desfile: foi extremamente interessante tal como já vos havia falado no início da publicação. A sala tinha uma estrutura tipo palco bem no centro, algo que fez me pensar, logo quando entrei, que seria estranho terem roubado espaço ao recinto. Mas tudo bem. O desfile começou e assim que os modelos acabavam de desfilar, não voltavam para os bastidores. Iam, precisamente, para cima dessa estrutura. Ficavam estáticos, como se de uma montra se tratasse. Achei interessante mas achei ainda mais interessante quando, no final, nos foi dito que podíamos ir junto dessa estrutura ver de perto as peças, os materiais e os modelos... isto, para mim, foi só fascinante, porque uma coisa é vermos as peças vestidas em passarelle, numa questão de segundos, outra, totalmente diferente, é podemos ver como é que são feitas.


Assim que o desfile terminou fomos para o centro do Porto. Lanchámos na Miss Pavlova - recomendo vivamente -, e fomos para os Aliados tirar fotos. Meia dúzia de cliques rápidos, porque já estava a escurecer, e todas as fotografias me pareceram brilhantes. E estavam. De facto, estavam. O anoitecer com o contraste da roupa clara, fez com que tudo ficasse on point. No entanto, depois de editadas e carregadas para o blog, vi que estavam meio desfocadas e cheias de grão. Respirei fundo e não surtei. A minha sorte é ser uma pessoa organizada e consegui fotografar o look de novo, aqui em Lamego. Mesmo que não fosse a mesma coisa. Fazia sentido ser no Porto mas o facto de ser exigente com o meu trabalho, não me permitiu isso.


Houve quem tivesse criticado a mala, por achar que não resultava no look, uma vez que preferiam uma castanha. Mas, a par de não ter nenhuma mala castanha, fiz mesmo questão de levar esta minha última aquisição. Estruturada - tal e qual como é tendência -, pequena, preta, com ar moderno e vibe clássica. A mistura fez com que houvesse um maior contraste e talvez por isso não me canse de usar malas pretas. Apostei nas minhas botas camel porque sou fã fiel de contrastes nos pés.


Viajo esta semana para Lisboa e já só me foco na quinta-feira. O mês de Março demorou imenso a passar. Pelo menos tenho essa noção. Nunca estive tão ansioso por voltar à capital para recarregar energias. Vou com muita coisa para fazer mas, antes disso, tenho mil e uma coisas para organizar por aqui. Esta, sim, será uma semana e loucos. Vou começar a fazer a mala já hoje - sim, faço sempre com muito tempo de antecedência -, para que não me esqueça de nada. Tenho de planear as publicações semanais e as da semana que vem, para poder estar em Lisboa tranquilamente e sem sentir pressão de que "deveria estar a trabalhar".... é o que dá ser tão exigente comigo mesmo. 

O que acharam do look?
Também são muito exigentes convosco próprios?

You May Also Like

27 Pieces

  1. You look amazing in this styling, I love your blazer!

    ResponderEliminar
  2. fantastic monochrome styling, white jeans are such a great classic. I love how you styled your white jeans with a white shirt to create that monochrome look...and the brown blazer with brown accessories is a great combo as well. You look great.

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. O look está giro.

    Quanto aos defiles pelos vistos facilitam a entrada...eu nunca percebi porque diabo é que ficam sempre pessoas a ver os desfiles a pé....provavelmente não tinha convite. A mim já me aconteceu ir a um desses defiles com convite e não ter lugar....dei meia volta e vim embora sem ver o desfile. Aconteceu-me o ano passado.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso do look! E a mala ficou muito bem apesar de não sr castanha! Também não consigo compreender o porquê de existir a necessidade de intitularem alguns looks como o piores ou mias feios. Eu cá continuo na minha. A moda somos nós que a fazemos e esta deve transparecer aquilo que somos e gostamos. Devemos usar aquilo com o qual nos identificamos. Vestimo-nos para nos sentirmos bem connosco mesmos e não para agradar a outrem!

    Que faças uma boa viagem quando fores para Lisboa! :)

    https://na-outramargem.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o resultado final <3
    Sou exigente mas facilito... o resultado? Às vezes acabo por publicar coisas e arrepender-me a seguir :/ Bem, resta-me tentar mudar isso!

    ResponderEliminar
  6. I love how you style your outfit! And that blazer is a must have!

    Only Yesterday

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia a Carla Pontes, mas o DECONSTRUCT dress é qualquer coisa de brutal!

    Gostei muito do blazer!!

    Passou-me quando sou atendida/recebida por alguém ao telemóvel!! Desrespeito total!

    No trabalho sou super exigente!

    ResponderEliminar
  8. You look great Miguel, in every outfits :D

    ResponderEliminar
  9. Que look mais elegante e casual ao mesmo tempo! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  10. As vezes nao conseguimos controlar o tempo e o espaço que nos envolve mas nao quer dizer que temos que nos sentir "frustrados" com isso. Tens feito um belo trabalho, tu próprio sabes ! Por isso, a rapidez com que deste volta ao assunto está aqui e está bem feito. O look está a tua cara, e foste muito bem, é a tua imagem.
    A ti só tenho mais 1 palavra: CONTINUA! ♡

    ResponderEliminar
  11. Olá Miguel
    Que pena não teres aproveitado as fotos. Eu penso que as pessoas quando vão ao Portugal Fashion exageram na roupa. Mas tu estás impec.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  12. Hum, que adoro esse teu conjunto, não há mesmo como não gostar
    uma boa viagem

    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Fiquei com vontade de ver as fotos do porto. :)
    Quanto à retirada dos convites, a moça olhou para ti e viu que tinhas pinta, foi só por isso que te deu sem perguntas. ahahha

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
  14. I think that nowadays has no sense to talk of bad dressing, since in fashion almost everything is allowed.
    If you go on Milan Fashion week you can see outfits really out of the world that, the day after, are looked for from every fashionista!
    So you (as eìcontent editor) could suggest some ideas for combos and pairing based on the usual rules of elegance, but definitely I don't think someone could be no more judged for its outfits and creativity!
    Anyway I'm in love with your blazer, that color is perfect for middle seasons and looks creat and very fresh paired with white (or beige)!
    You look very cool and stylish, as usual, my friend! :)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Fab blazer - it's always a issue : what to wear to fashion week. I always think it has to be something you wear in "real life" and not just to attend the Fw - because if so, it becomes a costume.

    ResponderEliminar
  16. Foi um evento onde nunca marquei presença, mas acredito que seja fantástico, até porque não devem faltar detalhes para contemplar. E achei mesmo interessante essa estrutura para se observarem as peças no final do desfile :)
    Também sou exigente com o que faço. E desde que comecei a fotografar as imagens que acompanham as publicações ainda mais. Prefiro adiar do que publicar uma foto que, para mim, não corresponde ao esperado.
    Adorei o look, meu bem <3

    ResponderEliminar
  17. Para variar arrasando nos looks, adorei esse look todo claro, combinou demais com você

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  18. Adorei o look, principalmente o casaco! Ando com uma pancada por casacos ultimamente ahah
    Vai e aproveita bem! Quem sabe não nos cruzamos eheh
    r: obrigada pela força ♥️

    ResponderEliminar
  19. Lindo ensaio, lindo look.

    https://alinesecretplace.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Yaay you look super stylish miguel.
    I love it. :)

    Much Love,
    BLOG | INSTAGRAM | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  21. Amazing styling, you look great!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  22. O look está muito bem conseguido. Gostamos da mala. Torna o estilo irreverente. Achamos até que fica melhor esta do que uma em castanho, que seria mais do mesmo. Estavas muito bem, Miguel. Aliás, cada vez melhor! keep it rollin'

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest