Travel Bullet Journal #1

by - 15.11.18


Antes de tudo, desculpem a falta de glamour das fotografias. A mochila já estava feita e máquina já estava arrumada. Os cartões de memória salvaguardados para que nada lhes aconteça e as baterias carregadas para o momento da chegada. É hoje. E será o último post até conseguirmos regularizar a situação da internet até chegarmos ao destino amanhã pela hora do almoço.
Lembram-se de voos ter falado ontem no caderno que a Helena me fez? Sim, aquele que demorou 5 meses a fazer. "Sabes que eu não tenho jeito para trabalhos manuais mas que me esforcei não sabes?!", era sempre o que me dizia quando se falava na minha prenda de anos. "É uma coisa para levares, que te vai dar jeito, mas que fará maior sentido quando chegares". Fiquei sempre muito confuso em relação a isso por ter dito por diversas vezes que seria um caderno e por me ter sido sempre negada essa opção. Queria fazer caixinha comigo, na boa verdade.


A Helena pensou em tudo. E se não estamos em sintonia cerca de 90% do tempo em que estamos juntos e 80% em que está cada um no seu lugar, então não sei. Não tinha dúvidas de que ela é a pessoa que melhor me conhece e a quem entregava a minha vida de olhos fechados. Já lho disse por diversas vezes. E este livro, encarnado, que "vai ficar lindo quando o preencheres", segundo ela, é a prova disso. Sabia perfeitamente a minha vontade em escrever um género de diário de bordo e não hesitou em torná-lo nosso, meu. Real. Contextualizando, o livro começa com um "who I am before this journey" e termina com um "who I am after this journey", porque ela crê que esta viagem vá mudar a minha vida.... sendo que eu não dou lugar a crenças, por saber que mudará mesmo. 


As primeiras partes já estão preenchidas. Fiz questão de fazer uma introspeção e pensar em quem eu sou antes de embarcar nesta aventura... E é muito engraçado perceber, de igual modo, que as minhas expectativas - sim, porque também há lugar para as apontar -, continuam elevadas mesmo sabendo que vou para fora da minha zona de conforto. Estou ansioso por o rechear de boas memórias de lhe colocar objetos e coisas que possamos ir encontrando pelo caminho. Algo para o qual possa olhar e ver algo diferente. Quero que este livro venha exatamente com as mesmas memórias que o meu coração possa trazer. Quero lê-lo daqui a meses e perceber que fez todo o sentido descolar e partir à aventura. Quero preencher todos aqueles pontos de localização com sítios que me tirem o fôlego.


Cabo Verde é pautado por duas palavras: Morabeza e Djunta Mon. Duas palavras com um significado imenso para os cabo-verdianos como para a Helena. Morabeza está, para Cabo Verde, como saudade está para Portugal: algo que é difícil traduzir. Vem do crioulo e significa amável, afável, atencioso, delicado, gentil, simpático, carinhoso. E Djunta Mon que mais não é do que dar as mãos. Representa união. Superar graças à entre-ajuda. E há alguma coisa mais bonita e mais intensa do que ler estas duas palavras, presentes neste caderno, e sentir que a Helena me conseguiu transmitir não só uma mensagem, como de igual modo, vontade imensa de embarcar com ela. De a ajudar a cumprir mais um sonho. E de só fazer sentido isto ser possível com ela. Conseguem entender?!


Ao desfolhar o caderno, vamos sendo evadidos por páginas que nos fazem querer que o tempo passe rápido para lhe conseguirmos dar vida. Não que esteja despido, porque não está, mas porque há coisas para viver e que é ali que vão ficar marcadas. Há espaço para apontarmos a playlist da nossa estadia que, certamente, estará recheada de funaná, kizomba e kuduro. Possivelmente vimos de lá com umas ancas novas de tanto tentarmos dançar como eles... apenas lembrando que tentar não custa! Certamente a cachupa das tendas terá um lugar privilegiado na "foodilicious" e os colares que vou trazer, bem como as viagens de táxi, de hiaces (uma espécie de autocarro) estarão em apontes na categoria da economia.


O livro termina com uma carta que me fez ficar de coração apertado e a ter o maior orgulho no que fomos criando ao longo deste tempo. Mas quis que este post acabasse assim: da forma como tudo começou e com a descrição daquilo que a nossa amizade se faz pautar... Viver, Amar, Rir. Sendo este o maior sentido daquilo que nos une e que, depois de tanto tempo, ainda nos mantém unidos... talvez mais do que nunca. Já passámos por imensa coisa juntos. De verdade. E somos unha com carne. Ainda assim, tenho a certeza que, depois disto, seremos um só. Teremos muito mais para dar aos outros mas, ao mesmo tempo, terei muito mais dela em mim. 


Para quem só entrou agora no blog, parto amanhã de viagem e deixo este vídeo que dá conta do destino. Demorei muito tempo a desvendá-lo fazendo jus ao velho ditado "o que ninguém sabe, ninguém estraga!". Às vezes é preciso isto e é preciso que tudo seja feito no segredo dos Deus. Just in case.

Então até já, malta!! 
Ficamos à vossa espera para nos fazerem companhia!

You May Also Like

40 Pieces

  1. que fofo!! e deepois ficas com uma mega recordação da viagem ^^
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Opa, é muita ternura! Vocês são uns fofinhos, sem dúvida e o travel bullet journal ficou lindo! Adorei <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  3. Aproveitem muito.
    Tenho a certeza que vão adorar!
    Beijinho enorme para os dois <3

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tive oportunidade de assistir ao teu video, mas tenho de o fazer, mas só te digo que espero que essa tua viagem corra bastante bem e claro que te divirtas muito.
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. A prenda dela é simplesmente maravilhosa! Juro! Adoraria receber algo do género, pois eu sou a menina do bullet journal! Um dia mais tarda folharás cada folha e sentir uma grande nostalgia por tudo o que vivenciaste amor!

    Eu sou linda e tu és o quê? <3
    Tens que experimentar meu bem! Aposto que vais gostar do gel!

    ResponderEliminar
  6. I love how you edit yout photos, it is really cute ♥
    and you are so handsome ♥

    now i'm a follower
    https://wingsofanne-sophie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. I need to start a journal! Beautiful pictures!!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  8. First of all: thank you very much for the explanation of what you've said in your video, it was very helpful to me to understand better what's happening to you! ^^
    Then, good luck and all my best wishes to you and Helena for this adventure: a travel journal was really a great idea, can't wait to hear what you'll write on it!
    Enjoy at the max the experience and don't worry too much about the rest, my friend!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Achei muito giro partilhares o teu travel bullet!
    Boa viagem, divirtam-se!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Arrasou, boa viagem. Ansiosa para os post desse lugar lindo. Queria ser assim mega organizada como você, também irei viajar e nem mala arrumei ainda rs.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  11. Uma prenda tão bonita e cheia de significado! E, dá para perceber, feita com todo o carinho *-*
    Estava a ler a publicação de coração a transbordar, porque são estes gestos, por parte de quem nos quer tanto, que valem o mundo!

    r: Espero que corra tudo pelo melhor, meu anjo <3
    Sei que terás toda a capacidade para o fazeres. E eu cá estarei para ler/ver cada partilha

    Muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Adoro esse tipo de coisas, esse journal está tão lindo e o carinho impresso nele é evidente! Boa viagem =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  13. Que ideia gira Miguel! A Helena parece ser uma pessoa incrível, adoro vê-la nos teus vídeos. Espero que seja uma viagem mágica e que venhas mais rico do que aquilo que vais, se é que me entendes. A maior sorte e que venham as fotos, as dicas e que esse caderno seja eterno!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  14. Miguel, mostra-nos o conteúdo da vossa mala!! Boa viagem estadia. Aproveitem muito. Vocês são lindos!

    ResponderEliminar
  15. Such a great idea with this travel journal - and after years it's so good to be back to this notes xx

    Have a lovely weekend Miguel xx

    ResponderEliminar
  16. This is so inspiring! I love the post:)
    Dilek ...

    ResponderEliminar
  17. Que gracinha seu bullet, Miguel! Aproveitem bastante a viagem! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  18. Great travel journal! Love red color!

    https://www.anastasiaburmistrova.com/

    ResponderEliminar
  19. The travel bullet journal is a great idea, I love everything that is travel related ^^
    xx

    Freak Muffin Blog

    ResponderEliminar
  20. Me encanto!!! muy bonita y delicada
    Besitos

    ResponderEliminar
  21. Sortudo!!! 'Bora nisso, très bon voyage!!!

    ResponderEliminar
  22. Achei muito criativo seu bullet, você é bem simpático

    www.estiilocarol.com

    ResponderEliminar
  23. a travelling journal is a great idea...and I hope you'll have a fantastic trip.
    Have fun travelling! thanks for sharing.

    https://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  24. Boa viagem, aproveitem bem e divirtam-se muito! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  25. Adorei o bullet journal que ela fez! Que façam uma boa viagem!
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  26. ;)

    Boa viagem pra vocês!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  27. Acho que é uma ideia muito interessante, antes de embarcarmos em algo fazermos esse "apontamento" do que somos antes de embarcar...

    Beijinhos!
    NEW POST | MAYBELLINE TOTAL TEMPTATION MASCARA

    ResponderEliminar
  28. lovely post..thanks for sharing.

    https://sugarhilll.blogspot.com/2018/11/dresses-for-special-occasions.html

    ResponderEliminar
  29. É bom ter amigos assim não é mesmo? Achei bem fofo o caderno que sua amiga fez pra vc.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  30. Qual falta de glamour qual quê, as fotos estão lindas!!! <3
    Love, M
    www.blackrosebyannluck.com

    ResponderEliminar
  31. Great idea.
    I also love journaling.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest