Tarrafal

by - 24.11.18

Um dos sítios que queríamos muito visitar e que acabámos por o fazer no terceiro dia de viagem, era ir visitar o Tarrafal. Confesso que saí daqui, de Pedra Badejo, com as expectativas demasiado elevadas. A viagem era longa, das maiores que fizemos desde que cá estamos, e tivemos de sair cedo.

Apanhámos um Hiace perto das 8h da manhã, para que pudéssemos fazer render o tempo ao máximo. Haviam-nos dito que a viagem era relativamente longa mas que um dia chegaria para visitar tudo, ainda que de forma mais superficial. A viagem foi muito longa, tal como referi. Mais de uma hora, entre curvas, montes e vales. A paisagem, tal como todas aqui, é de perder a vista. Continua a haver a harmonia entre o castanho e o verde e uma imensidão de plantações que parece que não têm fim.

O Hiace parou mesmo no cimo da cidade. Tivemos de calcorrear parte da mesma para podermos chegar à zona da praia. Como era cedo, queríamos aproveitar o bom tempo e fazer jus ao calor, recarregando energias da viagem que me embala e que quase me põe a dormir. Nem a música com sangue africano me faz manter acordado. Sou filho do verão, pelo que o cheiro da maresia me faz ficar arrepiado. Sinto essa necessidade de querer absorver toda a energia que o mar atrai e, por conseguinte, acreditar que as ondas enrolam e levam todos os nossos problemas e trazem com ele as soluções.

A areia era fininha. A mais fina que pisei até hoje. A praia era pequena. Tinha muitas palmeiras e estavam envolta numa falésia. Continuei, no entanto, a achá-la digna de um cenário idílico, tropical. Cheirava a calor. Cheirava a praia. Um cheiro totalmente distinto do que temos em Portugal.  Mantivemo-nos por lá até à hora do almoço. Tentei molhar os pés, mas a água era gélida. Foi aí que, em certa parte, as minhas expectativas baixaram um nada. Pensei, para os meus botões, que nas tais expectativas que havia criado, a água pudesse ser quente. Cheguei a confidenciá-lo com a Helena e a comprar esta com a Areia Grande (a tal praia com areia preta) ao que ela me deu uma justificação lógica: a praia da areia grande, tem água quente por estar perto de uma zona vulcânica. Aí fez-se o clique e percebi, de facto, no sentido que faz.

Saímos da praia perto das 12h para ir almoçar. A ideia era não irmos muito longe e ficarmos perto da zona da praia para que pudéssemos desfrutar da zona um pouco mais. Optámos por almoçar no Baía Verde, no varandim do mesmo, um restaurante com vista para a praia. Comi catchupa pela primeira vez e fiquei fã. É uma espécie de feijoada. Leva carne, legumes, feijão e milho. Uma verdadeira delícia. Tenham sempre atenção aos preços e às doses que são servidas. Neste género de sítios convém perguntar para não acontecer trazerem uma quantidade desenfreada de comida para dois como aconteceu connosco. É um spot confiável e que prima por ser higiénico.

A cidade em si não tem muito que se possa ver. É acolhedora e tem imensa arte de rua espalhada. Isso é algo que adoro e que me faz querer observar tudo de sorvo. Infelizmente não conseguimos ir ao Campo de Concentração que aqui existe por falta de tempo. Tínhamos de apanhar um Hiace de volta perto das 16h, para conseguirmos chegar a casa relativamente cedo e sem corrermos perigos. Já contávamos que a viagem fosse ser novamente longa, em bancos pequenos onde as minhas pernas insistem em não caber.

O Tarrafal é lindíssimo para quem gosta de fazer praia e para quem aprecia recarregar energias. As gentes continuam a primar pela simpatia. Tal como todas aqui em Cabo Verde. Creio que não me vou cansar de referir, aqui e assim que chegue a Portugal, que Cabo Verde é pessoas e é sabores. Gravei vlog neste dia, de modo a detalhar esta vista, para que pudessem, tal como nós, presenciar tudo.

Peço imensa desculpa por não estar a responder aos comentários... devolvo tudo na próxima semana quando não tiver de contar todos os dados que gasto através do telemóvel.
O que têm achado da viagem e dos vlogs?