Pedra Badejo: as Primeiras Impressões

by - 17.11.18


Os dias aqui começam cedo e servem para calcorrear tudo quanto há. Temos mais ou menos uma check-list do que precisamos de visitar e do que precisamos de fazer aqui por Pedra Badejo, sítio onde estamos alojados durante estes dias. Queria, em primeiro lugar, pedir-vos desculpa por ter estado ausente estes dias mas, como sabem, para atualizar o blog, dependo unicamente do meu telemóvel e da partilha de dados do mesmo para o computador.
Ainda assim, decidi que faria sentido começar pelas minhas primeiras impressões de Cabo Verde. Chegar não foi difícil mesmo com o atraso de quase uma hora do avião. Aterrámos no areoporto Nelson Mandela, aqui em Praia, a capital, e perdemos duas horas à espera do visto.
Fora isso, seguimos viagem à boleia do Vitor e do João, que nos esperavam e desesperavam no aeroporto. De Praia a Pedra Badejo é certa de meia hora, numa estrada que nos absorve pela vista magnífica onde o verde e o castanho se misturam e tomam toda uma harmonia digna de papel de parede. 


Pedra Badejo é uma cidade pequena. Humilde, também. Em construção. Grande o suficiente para nos perdemos entre as ruas paralelas e pouco sinalizadas. A terra foi substituída pelo alcatrão o que demonstra que há alguma evolução a acontecer. Pedra Badejo também é terra de gente simpática, que vive com o que tem ou, melhor dizendo, que faz por viver para ter. Há muita gente na rua, toda junta. Aliás, preferem os chãos das ruas às próprias casas. Juntam-se todos, como se de uma família se tratasse. E até pode tratar, é um facto. Os Homens são conhecidos por fazerem filhos a partir dos 19 anos, a várias mulheres, e, havendo um aglomerado de pessoas, nunca percebemos se é família ou se são amigos, a confraternizar, fazendo jus à Morabeza.


Superou as minhas expectativas. Numa primeira impressão, só me confundiram os pés descalços, os olhares mais intensos. Em nenhuma altura senti medo. Quando assim acontece, se eventualmente vierem para cá, digam bom dia, ou boa tarde. Cumprimentem, no fundo. Parece que lhes nasce uma vida e ripostam com um "Tudu dreto?" que significa "tudo bem?" em crioulo. As pessoas são extremamente simpáticas. Sorriem para vocês e perguntam se são de Portugal. Há uma relação muito próxima e uma curiosidade em saber mais de vocês. Pelo menos o vosso nome. Daí associam a outras pessoas. Falam todos muito rápido e muito alto. Mas também há uma explicação lógica para isso.


Estar em Pedra Badejo, também significa estar perto de pessoas impulsionadoras, que trabalham de forma árdua. Que não se limitam a estar em casa só porque não há fonte de rendimento. Em Pedra Badejo há gente que trabalha em tudo. Nos restaurantes onde a comida é ótima; na rua a vender o que quer que seja; na construção (há muita coisa a fazer aqui!); ou no bem. Há pessoas que se entre-ajudam mesmo sem ganhar nada. Que estão lá. Que dão valor ao que está a ser construído e que querem fazer mais e melhor, mesmo tendo pouco ou quase nada!


Esta é uma cidade de crianças com sorrisos estampados e que são os primeiros a levantar a mão a alguém que é auspicioso e que não tem problemas em meter-se com eles. "Bu kre tirar un foto?" e é engraçado o pouco que lhes falta para sorrir ainda mais e mostrar mais os dentes. Fazem poses, mesmo que de forma envergonhada sob a autorização das mães. Perco-me de forma desenfreada a vislumbrar aquelas tranças e aqueles sorrisos que vão de orelha a orelha.


Não faltam transportes em Pedra Badejo e não diria que isto fosse uma cidade pequena. Há Hiaces, Hilux, taxis e autocarros que nos levam daqui à cidade da Praia, da Cidade da Praia à Calheta, ao Tarrafal, onde quisermos ir. Andam muito rápido e a música faz-nos entrar na vibe africana. Há funáná e kizomba. Há vontade de os ouvir e de rir porque não se entende metade do que falam. Há vontade de pagar cerca de 300§ por mais de meia hora de viagem para sítios idílicos. 

E assim tem sido desde a hora em que o dia começa. As rotinas aqui são longas e o tempo parece que não passa... e isso faz-nos aproveitar tanto... Tanto!!

Cheira a terra. Cheira a quente. 
Que viagem bonita. Que gente bonita, também!

You May Also Like

23 Pieces

  1. Hum, acho que vou adorar acompanhar este tua aventura, mas esse lugar onde estás é mesmo lindo para conhecer, na qual bastante simples e acolhedor
    diverte-te
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Senti-me de coração bem aconchegado com estas primeiras impressões. É tão bom quando chegamos a realidades diferentes das nossas e percebemos que, independentemente disso, nos podemos sentir em casa. E acredito que são as pessoas que nos proporcionam esta identificação, porque - direta ou indiretamente - nos abrem as portas de suas casas e nos convidam a entrar.
    Consegui viajar um pouquinho ao teu lado. E não tenho dúvidas de que vou adorar cada detalhe que partilhes, meu anjo.

    Que continue a ser uma experiência riquíssima ❤

    ResponderEliminar
  3. Nice little town, very happy to know that all people are good..

    ResponderEliminar
  4. Quando temos a sorte de viajar e conhecer novas pessoas e realidade as coisas do dia a dia tomam outra importância e às vezes algumas perdem até a importância!! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Such a beautiful place

    https://modernastrega.com/

    ResponderEliminar
  6. Such a small town. It reminds of the one I grew up in.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  7. I've never been there but I'd love to, I like the pics ^^
    xx

    Freak Muffin Blog

    ResponderEliminar
  8. Bom relato, além de tudo eres um ótimo escritor ahaha Amei suas impressões.
    Aproveite muito!
    Beijos e uma excelente semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage


    ResponderEliminar
  9. Que viagem bonita Miguel, e que bacana que as pessoas são super receptivas. Gostei das fotos, as crianças são lindas *_*

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderEliminar
  10. Uau!! Que lindo, imagino o quanto ficavam bem uns retratos com esses fundos lindos! Beijos.

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que está a valer a pena! Divirtam-se! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  12. Gostei ! Como é bom voltar ao blogger para ler estas preciosidades <3

    Um beijinho,

    https://skylykika.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Aiii parece tudo tão lindo! As pessoas normalmente procuram os sítios mais paradisíacos e esquecem do paraíso desconhecido!
    Aproveitem!

    Beijinhos!
    In Beautyland || NABLA POISON GARDEN

    ResponderEliminar
  14. Que máximo, que lindo. Quero muito ir um dia.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Ich mag den Blog, können wir kooperationen haben, ich verkaufen abendkleider und Brautkleider, wer Brautkleider Güntig kaufen möchten, dann können Sie zu mir kommen.

    ResponderEliminar
  16. Looks like such a great travel destination - it's always great exploring new places.

    www.pink-purpledots.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. A cada foto que vais partilhando no Instagram, vou ficando ainda com mais vontade de ir a Cabo Verde. Acho mesmo que é uma viagem enriquecedora. Recebem muito mais do que dão. Que bom poder acompanhar esta tua experiência Miguel! Aproveita imenso! 😘

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest