Medalhões de Pescada com Mix de Legumes Assados

by - 12.11.18


"Queres jantar cá hoje?", perguntou a Helena. Convites destes, vindos dela, não se recusam. Aceitam-se de imediato por, em primeiro lugar, ser a Helena e, em segundo lugar, porque todos os manjares que ela faz, são de comer e chorar por mais. Sem falsas modéstias. 
"Mas olha que é a primeira vez que vou fazer isto", retorquía. Como se a mim me importasse, sinceramente. Ela conhece os meus gostos e sabe que, quando é para comer "qualquer coisa" saudável eu já estou antes mesmo de estar (risos). "Vi no vídeo da Catarina Filipe e achei que era boa ideia. Vens comigo às compras?". E lá fomos. Às 19h, hora combinada, estava eu à porta de minha casa à espera de carona para irmos ao Continente comprar os ingredientes para o real repasto.


Viu-me de mochila. Mas antes que dissesse alguma coisa (o que acontece sempre), expliquei a mochila tinha a máquina para fotografar a receita tendo em conta que este segmento anda muito parado aqui no blog. "Sabes que tinha pensado nisso?", disse-me... só prova a telepatia que temos até nestes assuntos! Por entre risos, confidências e inconfidências - tal e qual como acontece sempre estamos juntos -, vagueámos pelo hipermercado à procura de todos os ingredientes que a receita precisava.


Vão precisar de cenouras, pimento, cogumelos frescos, beringela, courgete, batata doce e medalhões de pescada para a receita. Depois vêm os condimentos que, mais à frente, já vos digo quais são. Em primeiro lugar, vão cortar todos os legumes grosseiramente, mas não muito grandes. Q.B. Podem substituí-los por outros do vosso gosto, até porque também não seguimos à risca a receita original.


Dispõem tudo numa travessa que possa ir ao forno, uma vez que a ideia é ficarem assados. Temperam com sal, azeite e pimentão doce. Podem colocar outro tipo de especiarias. Colocámos coentros com alho e orégãos se a minha memória não me falha. A pescada temperámos com molho de limão, sal e um bocadinho de orégãos, também!


Metemos tudo ao forno, ligado a 180ºC previamente e deixámos os cogumelos para o final. Depois de bem lavados, como todos os outros legumes, foram cortados e colocados na travessa dos outros legumes quando já estavam mais ou menos assados. Optámos por fazer isto porque os cogumelos cozinham muito mais rápido do que os outros legumes. Tenham atenção à pescada que também assa relativamente rápido. Ainda assim, uns 40 minutos é o tempo de tudo estar bem cozinhado se, como nós, gostarem dos legumes al dente.


Acabámos a comer no sofá, frente à televisão. Num serão totalmente digno de outono. Estava delicioso: a pescada não ficou demasiado seca porque, sendo descongelada, fica sempre com algum suco; os legumes estavam no ponto: de tempero e de se lhe conseguirem sentir o sabor. Este é daqueles pratos ótimos para quem chega a casa mais tarde e tem de fazer outras mil tarefas...  só têm de ter os legumes cortados - podem cortá-los no dia anterior -, e a pescada que podem deixar temperada e descongelada no dia seguinte, meter no forno durante cerca de 40 minutos e ir à vossa vida nas lides domésticas. 

O que acharam da receita?
Conheciam?

You May Also Like

31 Pieces

  1. I love vegetables and fish, I want this for my lunch :D

    ResponderEliminar
  2. Miguel, muito obrigada para a ideia para o jantar de hoje! Ainda não são 10h da manhã e já fiquei com fome xD

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Tem bom aspeto! Gosto muito de medalhões de pescada!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Amei a receita! Deve ter sido um jantar delicioso... Vou experimentar em casa <3


    joana-style.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Eu não gosto de pescada, mas essa receita deve ficar tão gostosa!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspeto! Uma receita bem fácil! Tenho que fazer! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  7. Também adoro medalhões de pescada! Costumo fazer muita vez, nunca fiz assim nem a acompanhar com legumes, mas é uma boa ideia para experimentar ainda esta semana!

    Beijinhos!
    NEW POST | L'ORÉAL INFAILLIBLE 24H FRESH WEAR FOUNDATION

    ResponderEliminar
  8. Gente precisava dessa comida.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  9. Costumo fazer uma coisa parecida! É simples, rápido e saudável!!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  10. Looks really delish ♥

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. ;D

    Adorei a receita e morri de vontade! hahaha!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  12. Hum, que isso parece ser bastante bom, mas cá em casa nunca fiz
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. OMG! This meal looks great! :)
    Thanks for sharing... I'm really hungry right now!
    Have a nice week Miguel!


    www.luciagallegoblog.com

    ResponderEliminar
  14. It looks very healthy and tasty 😊
    https://www.deriasworld.com

    ResponderEliminar
  15. OMG!!! se ve deliciosooooo!!!
    Eres Chef??
    besitos

    ResponderEliminar
  16. This recipe sounds delicious and very healthy!
    Fish is one of my fav food and i'm used to eat vegetables at every meal: this way to cook it is very quick and practical!
    I'll try it for sure! :)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Mas que bom aspecto, e a cor saudável desse prato...

    ResponderEliminar
  18. thanks for sharing!!!!

    http://www.itzytrendy.com/2018/11/hat.html

    ResponderEliminar
  19. Ficou com ótimo aspeto! E eu nem sou grande fã de legumes - peixe ainda vá :p
    Tenho que sugerir a receita cá em casa

    r: Sim, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  20. Confesso que não sou grande fã de pescada mas esta está com um excelente aspeto,tenho de experimentar.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Não conhecia, mas fiquei com vontade de experimentar!

    ResponderEliminar
  22. Que delicia! Eu ando com imensa vontade de fazer os legumes assim mas ainda me faltam 2 ingredientes ahaha mas costumo fazer muito no forno. É muito saboro e hei-de experimentar desta forma babe! <3

    ResponderEliminar
  23. Bem fiquei com água na boca que bom aspecto! Será que dá próxima há lugar para mais uma pessoa ( brincadeira espero que não leves a mal).
    Está tua rubrica têm sempre pratos divinais
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  24. hafif ve lezzetli bir tarif teşekkürler :)



    https://beyazbegonvil.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. Hafif ve lezzetli :) Tarif için teşekkürler :)
    https://beyazbegonvil.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest