Ansiedade: Afinal, Como Se Lida Com Isto?

by - 24.9.18


Ontem dei por mim a ler um artigo qualquer, daqueles que aparecem quando fazemos scroll no facebook, sobre a ansiedade e o que sente o coração de alguém que lida, constantemente ou não, com este problema. Engraçado que este género de artigos aparece exatamente na altura certa e perceberão isso no decorrer do look de hoje.
Felizmente as minhas crises de ansiedade foram apaziguando com o tempo. Consigo ter um maior controlo sobre elas mas, nem assim, as consigo combater de forma completa. Um coração com ansiedade sofre pelo que ainda não aconteceu e sente saudade do que não tem. Acorda com vontade de viver de forma intensa mas não o faz com medo que algo dê errado. E, quando tudo está a dar certo, ainda consegue pensar que há algo para que esteja tudo a correr tão bem. Revi-me quando o artigo referia que sente saudade do que ainda não se viveu. E é tão tudo isto!


Óbvio que isto tudo faz parte e que não há um sítio onde se clique para desligar. E acontece de forma geral e não em casos específicos, concretamente. Estados como este acontecem quando se está em situações de maior pressão ou com uma difusão de ideias que nos fazem sair da nossa zona de conforto. No fundo, é tudo aquilo que se quer fazer, ver feito, mas que, para quem tem ansiedade, já deveria ter acontecido. É preciso trocar as voltas e fazer frente. Olhar o futuro com certeza do que queremos alcançar. É preciso respirar. Fundo. Não pensar muito no assunto e deixar tudo fluir de forma mais orgânica. Afinal de contas, o bom da vida é aquilo que nos vai acontecendo sem que nos damos conta disso.


Creio nunca ter vestido rosa na vida. É uma cor com a qual nunca me identifiquei muito, até o meu tio me ter doado esta camisa. Levei-a para Aveiro e adorei vê-la. Talvez por ter a pele mais bronzeada. Depois disso, devo tê-la vestido uma ou duas vezes para ver se, de facto, a cor entranhava. Uma das coisas que gostei, foi o facto de a camisa ser de linho e o rosa não ser um rosa muito forte. Caso contrário não a conseguiria vestir, de todo. Não é pelo estigma de que um Homem não pode, hipoteticamente, vestir cores femininas, porque isso para mim vale zero... mas é mesmo por não me identificar a 100% com a cor e existir ali qualquer coisa que me faz ficar de pé atrás.

Sunnies: Without brand; Shirt: Massimo Dutti; Jeans: Zara; Sneakers: Reebok.
A ansiedade é um problema sério e que pode trazer entraves para a nossa vida. Pode limitar e pode retrair-nos. Coisa que não vai acontecer esta semana que será uma das mais preenchidas de todas. Vou estar a trabalhar até quinta- Quinta arranco para o Porto para estar presente no Re-Oppening do Atelier do Gio Rodrigues. Sexta, como viram no meu instagram, será a apresentação da coleção da Hush Puppies no Norte Shopping, onde também, vou estar presente a partir das 16h. É nestas alturas que a ansiedade começa a dar o ar da sua graça porque precisamente acontece tudo ao mesmo tempo e sem qualquer razão aparente. Faço-me entender?! Eu próprio sinto que estou preparado para fazer tudo, mas é o tal "estar a correr tudo bem" que me faz crer (embora saiba que não) que há algo errado para tudo correr tão bem.

Podemos aproveitar este parêntesis para fazer um upgrade sobre o ginásio: temos ido sempre que podemos e nunca vamos menos do que 4 vezes por semana. Intercalamos cardio com braços num dia, cardio com pernas noutro e, naqueles em que estamos mesmo cansados, apostamos mais no cardio, sendo que, o mais importante, será o ir do que ficarmos a remoer em casa as dores. Foi-nos dito para nos focarmos na dor por ser sinal que as coisas estão a resultar. Mas bom, o interessante é vermos que começámos no dia 31 de Agosto e que já existem evoluções pelo menos a nível de resistência (física e psicológica) o que, para nós, nos dá alento uma vez que nem sempre é fácil termos de ir para o ginásio no final de um dia desgastante de trabalho.


Voltando ao assunto, e fazendo de conta que alguém nos interrompeu esta conversa de café, se quisermos definir ansiedade, podemos fazê-lo com a palavra medo. A ansiedade é o medo que se sente, sempre, e esse medo aparece sob forma de apertos no peito e um nó gigante na garganta. A ansiedade é o medo que sentimos quando as coisas estão a dar certo ou quando criamos uma série de teorias que no fazer crer que vai haver algo errado. Mas é só isso: teorias. No fundo, as coisas vão dar certo porque têm de dar certo e porque a vida quer que dê certo. Porque tinha de ser agora. Portanto, lidar com isto, embora possa parecer difícil, é mais simples do que parece.


Era impossível este outfit não ter as calças que mais usei (e usarei) na vida. Não consigo, por nada, sair de dentro delas (riso). E uma sapatilhas que são a minha cara: são vintage, estão como novas e foram encontradas na sapateira do meu pai, sem qualquer uso. Não quis acreditar quando as vi e só rezei para que me servissem (risos). Entretanto, depois de as usar, percebi por que raio o meu pai nunca mais as usou: fazem imenso barulho, possivelmente por terem uma sola nova.


O primeiro passo, como referi, é respirar fundo; o segundo, é não nos deixarmos alimentar pelas teorias de que "está a dar tudo certo, logo algo está errado"; e, por fim, o terceiro é deixarmos que a vida trate de tudo, seguindo os sinais que ela nos vai dando. Ansiedade é só um estado, algo momentâneo que nos faz sentir inseguros um, dois, três dias, até nos mentalizarmos que as coisas acontecem quando, como, onde devem acontecer. De nada nos vale martirizar no problema ou na situação em concreto. Devemos lidar com isto de forma calma e talvez com um sorriso no rosto, tal como em tudo na vida!

O que fazem para controlar a ansiedade?

You May Also Like

26 Pieces

  1. Slaying it, darling! ♥


    Please check out my latest post, too? I'd love to hear something from you! :)
    www.cielofernando.com
    FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  2. Miguel, great look. I also like pink, already I have hair in this colour ;)

    ResponderEliminar
  3. Não é fácil lidar com a ansiedade...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Olá! Bom dia doce.
    O meu foi ótimo e o teu?
    Ora essa, de nada. :)
    Gosto muito da hush puppies, disso não há dúvida, ótima qualidade.
    Ótima proposta de look, adoro as sapatilhas. :)
    A ansiedade é um tema que tem pano para mangas, podíamos ficar aqui o dia todo a falar dela, mas não vamos deixar que isso afete, de modo algum, os nossos maravilhosos dias certo? ^^ Cabeça para cima e sorriso na cara baby.

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  5. Ansiedade por coisas boas só me tira o sono, por coisas más... a conversa já é outra :-)

    Adorei ver-te de rosa, também uso muito essa cor no meu filhote!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. A ansiedade faz conchinha comigo todas as noites, adora acordar-me a meio da noite com uma pressão no peito, que mais parece que tenho o shrek em cima de mim aos pulos. Durante o dia andamos de mãos dadas, não consigo olhar para o lado sem medo. Estou sentada na secretária e as lágrimas escorrem-me pelo rosto. Já tentei arranjar mil e uma técnicas para aliviar esta sensação, porem em vão. Recuso-me a tomar medicação, talvez seja um erro, mas saber que tenho que ingerir comprimidos já me deixa ansiosa. Contudo, nos 5 minutos em que deixo a ansiedade em casa, consigo conquistar o mundo. Nisso vejo que sou uma felizarda. Deixo sempre a vida fluir, o que tiver que ser, será. Eu sei! Mas às vezes é tão difícil.
    Adorei o look! Como sempre.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente tudo aquilo que escreveste e não podia estar mais de acordo. É um facto que a Ansiedade anda de mãos dadas connosco e que, até certo ponto, nos pode limitar a vida... mas nem sempre acontece. Aprende a respirar fundo e a focar somente no que interessa. Há sempre formas de desviarmos o assunto para não sofrermos tanto! :)
      Pensa nesses 5 minutos em que conquistas o mundo quando ela fica em casa e faz com que se prolonguem!! <3

      NEW TIPS POST | THE DRAMA TO KEEP THE TAN.
      InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

      Eliminar
  7. so great, modern look - like always you look great and stylish xx

    ResponderEliminar
  8. luckily I'm not a very anxious person, but sometimes I have to deal with anxiety me too (especially when i have to do an exam at university or similar)!
    Usually to me, take a run, a long walk at park or doing sport for some hours is enough to move avay from anxiety for some times, and so I can deal with it, but I know It's a normal anxiety that is caused by a particular event not a constant state!
    It must be horrible to live constantly with that feeling!
    So you did well giving some advice on how to deal with it every day, I think it could be very important and helpful for many people!
    About your outfit: I want your shirt!!! Pink is my fav color and I love male shirts in that shade!^^
    You look amazing, my friend: you can really wear everything you want with that your great style attitude!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Nice post.
    Have a good day!

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Those Reebok snickers look amazing! :)

    Shoot for the stars | ☆ ☆ ☆ | Facebook page | ☆ ☆ ☆ | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Olha que também gostava bastante de saber isso, mas o que eu faço é não pensar muito nas coisas e deixar rolar o que está acontecer, mas adorei esse teu conjunto
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Miguel
    Essa infeliz da ansiedade kkk Que nos faz cometer erros, dizer coisas que não deviam haha Mas, que às vezes, é muito impossível de controlá-la, so conhecendo muito bem a si mesmo e a seus sintomas . Amei o post, super real e que a sua semana, cheia cheia de boas ansiedades, e que nof inal vai dar sempre certo.
    Beijos e uma excelente semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    ResponderEliminar
  13. Geralmente, respiro fundo umas quantas vezes e tento concentrar-me noutra coisa. Tenho tido várias vezes ataques de pânico (têm sido constantes) desde que ando no impasse de termina ou não termina o curso. Ainda assim, há que acreditar que vai dar tudo certo. Muitas vezes é mais fácil falar do que colocar em prática mas há que tentar. Já o meu amigo dizia-me que a ansiedade era excesso de futuro. Há que ter imenso cuidado. Adorei o outfit! A camisa fica-te mesmo bem. Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
  14. A ansiedade é mesmo um assunto sério, como tão bem retrataste, e não a podemos desvalorizar, porque tem repercussões extremamente negativas no nosso dia a dia e no nosso bem-estar. Encontrar um lugar seguro, figurativamente, que nos permita colmatá-la deve ser a nossa prioridade, ainda que demore e que seja complicado. Acho, sinceramente, que o primeiro passo é reconhecermos que a ansiedade existe e que nos afeta, porque é assim que conseguimos lidar com ela

    Adorei o look. Pessoalmente, também não me identifico com o rosa, mas a camisa é linda!

    r: Tem uma energia mesmo boa :)

    ResponderEliminar
  15. Interessante e sábia forma de lidar com a ansiedade.
    Adorei o seu look!
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  16. Great outfit! I love your shirt!

    Thanks for sharing, xo

    BLOG
    INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  17. Oi Miguel, você ficou muito bem de rosa! E esse linho parece ser gostoso demais de usar. Look aprovadíssimo. Um beijo :*

    ResponderEliminar
  18. Controlar minhas crises, me acabo na academia, respiro fundo, como chocolate, choro e rezo para acabarem, triste eu sei mas ainda não tenho uma fórmula que me ajude. Apesar de meu quarto e meu escritório serem rosas, não curto usar a cor também em roupas, não acho que me cai bem e tenho quase nada na cor, mas você ficou ótimo com essa blusa e amei demais esse look, cara de Lapa no Verão carioca.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  19. Adorei o look e a camisa foca te super bem. Compreendo te perfeitamente a minha irmã sofre imenso com a ansiedade aos poucos já a tentar lidar com ela.
    De certo que vais dar o teu melhor no evento.
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Very interesting post Anxiety is a very serious problem and lead to depression I also deal with it and I am going to a psychologist to help and it is working Love your outfit and you can wear any colour you like It is all about feel good moment and your images are so great Good luck with the fashion shows and opening events I know you will have so much fun Just enjoy xoxo Cris
    https://photosbycris.blogspot.com/2018/09/discovering-albert-park.html

    ResponderEliminar
  21. A ansiedade é algo cada vez mais comum na nossa sociedade e em que infelizmente ainda muita gente sofre em silêncio...
    É importante que cada vez mais pessoas abordem o tema para quem passa por isso diariamente "saber que não está sozinho".
    Gostei da forma como abordaste a tua perspetiva acerca do tema e como tens mostrado já em vários posts que muitas das vezes a ajuda profissonal pode ser necessária e que não há mal nenhum nisso...pelo contrário é uma forma de auto-descoberta.
    Adorei as mom jeans!

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Infelizmente é um dos problemas psicológicos que mais afectam a sociedade, e a previsão é aumentar os números de pessoas com transtorno de ansiedade.
    Tive uma altura da minha vida que sofri imenso de ansiedade, quase ao ponto não conseguir fazer o meu dia a dia normal, por assim dizer. Qualquer motivo era razão para um ataque de ansiedade, principalmente se este tivesse relacionado com a minha família mais próxima. Algo simples como um simples atraso a chegar a casa para mim era motivo de panico, pensava e confesso que ainda penso sempre nos piores cenários possíveis.
    Felizmente nos dias de hoje a minha ansiedade anda muito mais controlada.

    ResponderEliminar
  23. Nunca mais tive uma crise de ansiedade grande, por vezes sinto-me nervosa sim mas consigo me acalmar e controlar mas o pior das crises é parecer que o coração vai sair pela boca. É horrível.
    Adorei o outfit e o rosa fica-te mesmo bem love *.*

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest