A Verdade Sobre o Meu Instagram

by - 18.7.18

Na passada semana, decidi tornar o meu instagram mais apelativo e dar uso àquela nova funcionalidade do "faz-me uma pergunta". Não sou de utilizar as histórias com coisas "assim", mas decidi fazê-lo de modo a, quem sabe, tirar algumas dúvidas e matar algumas curiosidades da parte de quem me segue.
Correu muito bem e o feedback valeu o tempo que ganhei ao responder a todos os que, de alguma forma, quiseram interagir comigo. No entanto, houve uma observação que me fez ter ideia de criar este post. Uma seguidora minha escreveu, e passo a citar: "Gosto muito do teu trabalho. Inspiras qualquer um mas devias ter mais reconhecimento".  Confesso que, nessa altura, comecei a fazer scroll dow pelo meu perfil a ver aquela que eu acho que foi a minha evolução.

Neste sentido, a verdade sobre meu instagram é a verdade existente em mim, naquilo que olho, vejo (porque há uma linha ténue entre olhar e ver), no que me faz fotografar e, em seguida, publicar. Não vou de modas ou modinhas. Acho que tenho um perfil convidativo, apelativo, sigo a minha linha, mas, no fundo, não me enquadro naquele suposto padrão eminente aos grandes nomes desta plataforma. Com isto, surgiu-me utilizar a hashtag #bereal que descreve aquilo que eu sou pelo instagram. 

Sou fã acérrimo de fotografia e, como referi, embora tenha algumas inspirações, tenha um cuidado redobrado com a edição - porque gosto -, nunca tencionei ser "alguém que não sou". Ou seja, nunca quis ser uma cópia de tantos perfis que por aí circulam e que têm mais de 5, 6 dígitos no número de seguidores. Há quem se deixe enganar por isso e queira aumentar o target com cópias exatadas das fotografias X ou Y que viram no perfil Z. Achando, com isto, que se vão tornar um it. É um erro. A maioria dessas contas são geridas por agentes - coisa que muita gente não sabe -, que proíbem a partilha de fotografias que à priori, até podem ser mais pessoais.


Aqui à tempos, foi-me dito, por alguém que conheci e que, supostamente, era designer, que enquanto marca, não me compraria. Ou seja, tendo em conta o aspeto aleatório e, segundo a pessoa, "sem história" do meu feed, sendo uma marca, não me contactaria para campanhas publicitárias, envio de produtos e afins. Quando isto me foi dito, fiquei a pensar. Tentei solucionar o problema e cheguei à conclusão que foi o pior que fiz. Quanto mais penso, mais bloqueios criativos tenho e, com isto, menos vontade de publicar tenho.


As duas fotografias diárias que publico são orgânicas e nascem da minha sensibilidade. Atualmente não penso "será que vão gostar?!" tal como pensava antes. Ok, tenho algum cuidado com o enquadramento do meu perfil mas não é isso que me faz, definitivamente, demover de publicar o que quer que seja. Tal como referi na resposta que dei a essa minha seguidora - depois de lhe ter agradecido, de forma genuína, a apreciação -, os números importam, sim, mas o que é realmente importante e que pouca gente se dá conta, é a essência com que fazemos o nosso trabalho de forma diária. Eu e tantos outros que, embora tenham contas belíssimas, não atingem as pessoas por não se incluírem naquele feed branquinho, alaranjado, verde, azul, como está, supostamente, na moda.


Sou completamente grato pelas quase 7 mil pessoas que me seguem e é para eles, que me viram crescer, que continuo a partilhar mais da minha vida pessoal e do meu trabalho. Não vou deixar de partilhar o sorriso de quem está comigo, uma mesa recheada de comida num jantar de amigos, ou o meu sorriso numa fotografia de look só porque "não se enquadra". Quando um dia isso acontecer, então deixarei de querer partilhar convosco uma vez que não estarei a ser eu. Enquanto isso, partilharei o que mais me der gosto e mostrar-vos-ei o quão feliz eu sou a viver uma meu dia-a-dia. 


Sei que o post está longo, mas precisava mesmo, de verdade, partilhar este pensamento. Além disso, quero pedir que nunca deixem de ser aquilo que são para se quererem tornar cópias de A, B, C ou D que tem centenas de milhares de seguidores. Isso é o menos. O importante é a realidade. Por um mundo onde todos mostramos os nosso defeitos (de comermos MAC) e as nossas qualidades (com um sorriso no rosto) numa fotografia só. 

Aos que estão comigo, e me ajudam a crescer, muito obrigado! 
Para quem quiser acompanhar e juntar-se a esta família: @mgouveiaa

You May Also Like

29 Pieces

  1. Olá Miguel
    Sabes que eu tenho um post pensado sobre este assunto e sabes onde fui tirar fotos para falar dele? Aos remédios ahahah
    Eu também penso como tu. Devemos ser quem somos e não uma máscara. Eu também só publico 2 fotos por dia.
    Vais te surpreender com o meu post mas lá direi tudo o que penso sobre este assunto e sobre quem quer ter muitos kkkk seguidores.
    Beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  2. Booom dia <3!
    Ehehe Já me vais conhecendo e sabes que o que digo é pura e simplesmente a verdade. :)
    Tive sim meu bem. Muito obrigadaa :D
    É lindo não é Miguel?! ^^
    Gostei muito de saber mais sobre o teu instagram. Sabes que também sou muito assim?! Embora por um lado saiba que isso "me possa levar à ruína", não ligo muito. Prefiro conteúdo genuíno. Quem não preferir apenas está a dar azo a todo um sistema ideológico, ao qual não faço tensões de comparecer. Digamos que é uma pena porque há-de chegar uma altura em que todos postam imagens e conteúdo no geral, igual. :( É isso que a sociedade quer ? Fica a questão.

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  3. Estás certo, sermos nós mesmos é o que cria impacto nas pessoas e são a essas que se quer chegar. Gosto de seguir páginas autênticas, com conteúdo que toca e faz pensar, que ajuda de forma sincera, não cópias do sempre o mesmo. Continua, estás no bom caminho.

    ResponderEliminar
  4. lovely ))
    new post
    https://www.melodyjacob.com

    ResponderEliminar
  5. Nao podia estar mais de acordo. Chateia-me tanto esta moda dos perfis quase todos iguais. Com os mesmos presets, com as mesmas tonalidades.
    Eu mentiria se dissesse que nao tenho cuidado, alias eu temho muito cuidado agora com o meu feed porque gosto dele organizado. Massss... é a minha marca que está lá, é o meu gosto. É como eu gosto de ver. Agora de hohe em dia, as fotos são tão iguais, são tão mais do mesmo... que chateia!!!
    E olha, o teu, está bem bonito, está bem inspirador. E não há melhor inspiração que tu...eu como mulher que sou, já aprendi tanto contigo. É digno!!! Continua fiel a ti mesmo...Como sempre!

    ResponderEliminar
  6. Great post! Photos are amazing :)
    Hope you'll leave a comment here if you want that we follow each other --> http://beautyshapes3.blogspot.com/2018/07/elegant-romper-outfit-part-3.html

    ResponderEliminar
  7. Te sigo e acho suas fotos lindas! De que adianta milhares de seguidores se você não tem essência, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  8. Assim que acordei e vi este post tive logo que o ler e só agora é que estou a comentar porque queria comentar alguma coisa mais decente ahah
    Eu tenho acompanhado o teu insta desde o dia que conheci o teu blog e tenho-te a dizer que adoro! É diferente do que se encontra agora. Nota-se que pões trabalho nas fotos mas também se nota que é aquilo que gostas que pões e não colocas a foto só porque é "instagram worthy" e eu adoro isso em ti!
    Quando vi que tinhas histórias no insta fiquei super admirada e fui logo cuscar ahah

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  9. Oh tal como tu também adoro bastante fotografia, mas cá em casa sou a única que gosto mais, mas posso dizer que desde que te comecei a seguir tenho adorado bastante as tuas partilhas e a tua originalidade para cada fotografia que tens, e mais uma vez parabéns por seres a pessoa que és
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Great photos my dear, I dont have Instagram-simply I dont have time fot it ;-)

    ResponderEliminar
  11. Nunca deixes de ser como és e muito menos o teu feed que é lindíssimo! Se as marcas não te contratam porque o teu feed não se enquadra então não sei o que dirão do meu :x
    O meu é que não se encaixa mesmo. Os 2 únicos padrões que tenho é inserir uma quote de 5 em 5 fotografias minhas e a edição porque de resto.. é a minha essência que lá está, mesmo que seja uma quote tirada do pinterest. Pena que as marcas não vêem isso e manter um feed branquinho? É lindo que dói mas manter custa. Ser real é que é!

    ResponderEliminar
  12. Nice words and nice pictures.
    Special thanks to google translate so I can read your mind through words.
    Nice to know you

    ResponderEliminar
  13. Nossa teu Instagram tem ótimas fotos! É um pena não ter o reconhecimento que a gente espera,muito bacana essa tua iniciativa! Bjos :)

    Conheça meu blog :) | Meu perfil no instagram

    ResponderEliminar
  14. Well, as much as it counts, I like a lot your instagram feed Miguel!
    And I'm not saying this 'cause you are my friend, but really I think that it's original, very well thought and, most of all, unique!
    I mean, if you see the feeds of the major Igers (the real ones not the follower-buyers), they look all the same: yes the pics are all beautiful and pretty interesting but you almost can't distinguish one from another.
    I love photography and I appreciate to see every day your point of view about the reality around you: maybe could be many short-ways to easily get followers but I think that in long term your uniqueness will win!
    Some adjutament from time to time are good, but keep on with your uniqueness! :)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Sigo o teu instagram e gosto imenso do teu feed, mesmo não sendo apelativo às marcas (que, se fossem inteligentes, procurariam uma conta mais real). Partilho da mesma opinião que tu - não devemos de deixar de partilhar momentos que nos fizeram felizes só porque não se enquadra no nosso feed. O nosso feed deve refletir aquilo que somos enquanto pessoa e o nosso dia-a-dia real, sem grandes façanhas.
    Por isto é que admiro o teu trabalho, porque nunca tentas ser alguém que não és.

    ResponderEliminar
  16. Concordo plenamente Miguel. Deve ser muito chato viver para agradar os outros, passar os dias tentando tornar suas fotos mais "vendáveis"... Tenho horror a isso. E amei a #bereal. <3

    ResponderEliminar
  17. Sobre a tal designer já tínhamos falado e foi como te disse: tens de publicar aquilo que gostas, que te diz algo, se assim não for não estás a passar a essência que passas sempre. Devemos publicar porque gostamos. Eu prefiro não publicar nada do que publicar algo que não me identifico ou que não gosto. Faz parte. Não sou a mais arrumada no feed e também pouco me importa. Adoro o teu feed e as fotos que fazes! Têm sempre um capricho enorme! Beijinhos meu querido e desculpa me toda esta ausência ��

    ResponderEliminar
  18. Bela reflexão Miguel, e continua assim, espontâneo, pois é isso que se quer :-)
    P.s. adoro o facto de pores textos longos! Há uma falha muito grave na blogosfera que é o facto do pessoal cortar à letra... epah, ninguém gosta de ler por estes lados?! Eu cá gosto de acompanhar um post com cabeça, tronco e membros! :))

    Beijinhos,

    Daniela

    ResponderEliminar
  19. O importante é manter sempre a nossa essência, afinal é isso que nos distingue uns dos outros! :P
    Que belas fotos!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. O instagram não quer mesmo nada comigo, porque nem me disponibiliza a opção das perguntas, nem me deixa fazê-las. É indecente ahahah
    É a verdade com que fazemos as coisas que tem que nos mover. Sim, é visualmente apelativo ter um perfil clean, mas de que adianta se essa não for a nossa vontade? Temos que nos colocar inteiros no que fazemos, seja no trabalho, seja na partilha de uma fotografia, mas acho que a magia se perde quando começamos a encarar tudo como um possível negócio. Compreendo o propósito do que a marca te disse, mas, para mim, seria impensável condicionar a minha utilização do instagram a esses parâmetros. Além de que acredito que o nosso perfil conta sempre uma história - independentemente de ser mais ou menos trabalhado, mais ou menos uniforme.
    Continua a transmitir exatamente o que és. O reconhecimento chegará por causa disso <3

    r: Quando for à Primark, tenho que ir procurar por aquelas belezas :p
    Concordo totalmente, até porque permite aos mais pequenos aprender da forma mais espontânea, que é através da brincadeira. Por mais projetos assim

    ResponderEliminar
  21. Vale experimentar! ;)

    Suas fotos do Instagram são lindas e originais. Adoro!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  22. As always, I love your looks
    and your pics.
    Nice post.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. I really like Yours photos and I'm following you on Instagram :D

    ResponderEliminar
  24. Beautiful pictures! :) xx Mon
    https://lifebymon.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest