As 5 Mentiras Mais Usadas

by - 11.4.18


Se há rúbrica que tenho gostado no blog é esta. Pelo menos nos últimos tempos. Tenho recebido bom feedback e, acima de tudo, tenho-me divertido na busca incessante de temas que, eventualmente, poderão mexer, um bocadinho que seja, com a nossa forma de pensar.
O tema de hoje vai ao encontro dessa onda. Não quero, de todo, que levam a peito. Quero que pensemos todos em conjunto de forma a que vejamos as coisas de um outro prisma e, quem sabe, de forma mais abrangente porque é possível fazê-lo dessa forma. Todos mentimos, certo?! Mas a mentira, das duas, uma: ou tem perna curta ou é levada ao extremo. Há aquela mentirinha básica que não podemos levar muito a sério e com este post vão entender porquê. Outras há que não haveria necessidade e que, em grosso modo, não se entendem. Mas as pessoas insistem porque acham mais fácil mentir e ser apanhado do que, necessariamente, dizer a verdade e ficar tudo esclarecido! Maaaas, não vamos levar isto muito a peito porque o intuito será o de rir com consentimento!


Falemos da primeira. Combinam qualquer coisa com alguém. E vocês preparam-se mais do que nunca para chegar cedo. Estão no local. E eis que a pessoa responde "Já vou!. Estou pronto. A sair de casa!" e óbvio que isso não acontece. Mentira! Talvez seja das coisas que mais me irrita. Tira-me do sério e faz-me dar uma (re)volta interior. Passam 5 minutos. E até 10. 15, no máximo, e vocês já desesperam. Fervilham de calor. Contorcem os dedos e batem o pé insistentemente no chão. Do outro lado está a pessoa na maior das calmas a arranjar-se. 20 minutos depois, com sorte, a pessoa chega! E vem com um sorriso ao qual vocês respondem com um outro sorriso... daqueles amarelos como quem diz: "pára com isso, estou farto de esperar!". Vamos cá estabelecer uma coisa: se  estão atrasados digam. Nada há pior do que atrasarem a vida da pessoa com quem vão ter um date ou coisa que o valha. Se tiveram um imprevisto, digam também. Nada há pior do que fazer uma pessoa esperar sem darem o mínimo cavaco. Não custa. Se não quiserem falar, enviem mensagem. Dá no mesmo.


Outra mentira muito usada e que contra mim falo, é o "amanhã faço!". Coragem, gente. Coragem! Tenho andado muito preguiçoso, embora tenha as coisas adiantadas. No entanto, o "amanhã faço" é sempre a melhor maneira de descartarmos uma coisa que nos vai remoer a paciência e que, à priori, sabemos que não vai, de todo, acontecer. Vamo-nos esquecer. Vamos adiar um, dois, quiçá, três dias. E depois fazemos em cima do joelho. Porque a lei da vida é assim mesmo! Porque há toda uma pressão mental para fazer. E depois vem a culpa e o "por que raio não fiz antes!". É sempre assim. Sempre. Já devíamos ter vergonha de tanto que adiamos e da resolução que isso vai ter. Já... Devíamos mesmo. Mas nunca acarretamos isso. Nada melhor do que fazer no dia, na hora, no momento. Alinhar, pelo menos, as ideias. As coisas não se fazem sozinhas e, no geral, se não formos nós a fazer, ninguém fará!


Esta faz-me rir muito, malta. Imenso. Estou a rebolar só de pensar! "Vou só tomar café. Chego cedo a casa!". Que mentira tão básica... pelo menos quando saímos com as nossas pessoas ou com pessoas "piores" que nós, claramente no bom sentido (risos). É mentira. E se pensam que é verdade, eu digo-vos e contradigo-vos porque é mentira. Que atire a primeira pedra quem nunca teve um café e só se lembrou das horas, às 6h da manhã depois de ter dançado uma noite inteira?! Depois de ter visto uma mesa de café cheia de pessoas que se riem de tudo ou que desabafam sobre tudo!? E é tão saudável. Tão bom! Os pais podem condenar, sim. Alguns deles, vá! Daí usarmos esta mentirinha de forma mais piedosa! Mas se tiverem noção do que fazem e de com quem estão, percebem que as horas voam quando a conversa flui e vocês só querem parar o tempo (ainda mais) e absorver tudo. Tudinho! Que nunca hajam espaços para arrependimentos. que nunca nos sintamos mal por estarmos a ir para casa de manhã se formos com a sensação de que "a noite compensou" porque revi gente e conheci outra tanta! É muito assim! 


Agora que desanuviámos um bocadinho. Vamos ser sérios! Quantas vezes o nosso "estou bem! está tudo ok!" foi a mentira que mais nos corroeu? Que mais nos fez sentir a pessoa mais estúpida de sempre?! Tantas! Sei que, na grande maioria das vezes é muito difícil falar ou, inclusive, podemos não ter a mínima paciência para descarregar os nossos problemas nos outros. E acho que é mais isto. A pessoa pode não entender o nosso lado. Podemos ter vergonha. Não queremos massacrar ninguém. Ninguém tem nada a ver com o assunto. O "estou bem" é  e sempre será a frase mais fácil de ser dita. A mais badalada. E, o melhor de tudo é o pau de dois bicos que se criar: há quem nos leia, que nos veja, que nos entenda e que veja o quão o nosso "estou bem" é mentira; e há quem nos leia, que nos veja, que nos entenda e que veja o quão o nosso "estou bem" é verdade! Que só quer é tirar nabos da púcara. Entendem o que quero dizer? Daí muitas vezes nos fecharmos na nossa concha.


A última. A forte. A potente: "amo-te!". Até me dói falar nisto. Banalizou-se tanto. Tornou-se em algo tão confuso que até custa crer. Hoje em dia sinto. Sei. Percebo. Olho e vejo. Disse Amo-te a uma pessoa que mais me marcou, a par de dizer regularmente aos meus pais. Páro e penso nesta palavra tão intensa. Olho em volta. Fecho os olhos. Vejo-me, unicamente, a dizer a uma outra. À Helena. Porque, precisamente, não vejo a minha vida sem ela. Por ser a melhor amiga do mundo. Aquela que lê os meus olhos que tantas vezes me ampara as dores. E, bolas, os amigos também se amam, certo?! E sentem-se. E eu sinto a presença tão forte dela na minha vida. E o amo-te sente-se. Sente-se pela união... que não se pode banalizar. Nunca!

Na vossa opinião, quais são as 5 mentiras mais usadas? 
Também acham que são estas?

You May Also Like

47 Pieces

  1. As always such a great post.

    www.pink-purpledots.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. I'll be done in 5 minutes- is probably the lie I tell most often. When I say five minutes I usually mean 15 or half an hour. I should stop using this lie:). Can I blame it on my blog? Sometimes it takes away so much time.

    This was a great article. I agree with you that we all tell lies, both to ourselves and others. Your advice to love ourselves is perfect. Thank you for sharing this wonderful article with us.

    ResponderEliminar
  3. Olá Miguel
    Talvez a última seja a pior mas esqueceste te de outra tão banalizada pelos jovens de hoje os BFF😁
    Beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. I must say that lying when one says I love you is a low thing and in the end will hurt both persons. All the other lies are small lies or good lies, like the one "I am fine" that I often use with my mom for example. Maybe my favourite and most often used lie is "5 minutes" ahaha I know I must probably wont be ready in 5 minutes but I say it nontheless maybe hoping that for once won't be a lie.
    Regards,
    Flo

    ResponderEliminar
  5. Great post and amazing pictures!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  6. Awesome post! The lie I tell the most is the "I'm ok, don't worry!" ^^
    xx

    Freak Muffin Blog

    ResponderEliminar
  7. "Amanhã eu faço" é a que mais uso, dessas que você citou kkkkkkkkk. Tenho que parar de postergar sempre. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  8. "Amanhã eu faço" Nossssssaaa, falo demais essa. Eu tenho que parar com isso, estou atrasando muita coisa boa em minha vida, até mesmo oportunidade.
    Adorei o post! É incrível a qualidade do seu blog, acho sensacional

    Beijos
    www.apequenaka.com

    ResponderEliminar
  9. Interesting topic, well written post Miguel!
    Kisses, Paola.

    Expressyourself

    ResponderEliminar
  10. "Estou pronta, a sair de casa" e "amanhã faço" são mesmo a minha cara! :P
    Definitivamente, essas são as mentiras mais típicas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Acho que todas essas mentiras são demasiado usadas, e, apesar das últimas serem extremamente fortes, acho que aquela com a qual mais me deparo no dia a dia é a primeira e, por isso, é mesmo a mais irritante para mim! Sou uma pessoa (demasiado) pontual e nada me tira mais do sério do que ter de esperar por alguém!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  12. Ainda em relação à nossa conversa anterior, tens mesmo razão baby parece que fomos separados à nascença ahaha, mais um mês e tínhamos exatamente a mesma idade, how wonderful is that?! :D
    Gosto muito desta tua rúbrica, de fato, as pessoas falam muita coisa que na íntegra sabem que não é verdade e por si só, não é sensato mas a realidade é que o mundo em que vivemos está cada vez mais superficial, o que é triste...
    Beijinho <3

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  13. Epá tive que me rir com a primeira. "Fervilham de calor e contorcem os dedos" Aí como identifiquei-me tanto com isto. Eu odeio chegar atrasada por isso peço os mesmo às outras pessoas, mas quando passam 2 minutos entro logo em stress
    Nunca tinha lido esta tua rubrica (que vergonha) mas adorei ahaha

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  14. Ui algumas delas posso dizer que é mesmo verdade, como faço a manha e chego cedo a casa, são coisas que fazemos no nosso dia a dia, mas tens toda a razão , Quanto a palavra Amo-te confesso que me fez pensar nos tempos da escola visto que tinha amigas que conheciam alguém e passado um mês já diziam amo-te acho uma palavra forte para pouco tempo.
    adorei e continua
    Beijinhos
    Novo post (Review Kit de Batom) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. You raised an interesting topic. I think people are lying more now than ever...

    ResponderEliminar
  16. Great post dear. I absolutely love this topic.
    I'm usually honest but i sometimes find myself saying some of those little white lies. :)
    Although the last one shouldn't be told without actually feeling it. People stopped believing that someone actually means it. :)
    I love your blog. ♥

    My blog: Alexanic
    < New post

    ResponderEliminar
  17. eu adoro o empenho que tiveste em tirar fotos para este post - a sério =D

    eu acredito mesmo que essas sejam as mentiras mais ditas, mas se as digo, por norma é mesmo porque quero dizer...pior do que o "amanhã faço" é o "está pronto ainda hoje!" - que normalmente somos nós a tentar convencer-nos xD

    mas eu acho que a maioria das pessoas diz essas coisas sem ibtenção...o que acontece depois é culpa da vida mesmo =P

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  18. Acho que essas são as mais usadas mesmo, por aqui pelo menos o faço amanhã e está tudo bem prevalecem. rs
    Ruim que a gente acaba se acostumando com essas pequenas mentiras.
    www.pamlepletier.com

    ResponderEliminar
  19. Causa-me uma certa urticária quando as pessoas dizem que estão a chegar e ainda nem saíram de casa. Prefiro que me digam logo que estão atrasadas, porque são coisas que acontecem e não cai mal no mundo por isso.
    O "faço amanhã" e o "é só um café" também são recorrentes para estes lados ahahah

    r: Foi, de facto, uma excelente escolha *.*

    ResponderEliminar
  20. Adorei! A do amo-te é muito potente sem dúvida. E é a pior mentira de todas, ouvir de alguém que amamos e ser mentira é uma que não devia ser dita. É aquela mentira que já não é inocente e que aleija.
    ***

    ResponderEliminar
  21. I've always thought to be a pretty sincere person, but really I have to confess that I've used all those lies! And more than just one time!
    Really just the first one happens less often to me since i really value the time (mine and of the other), but I start to think that I've often used all these "excuses" without even realizing I was liyng!
    Anyway to me it's not a big problem if nobody hurts, isn't it? :)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  22. Estás tão certo, eu concordo com todinhas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Concordo totalmente contigo, em especial com o "amanhã faço". Sofro muito disso, infelizmente! Adorei estas fotos Miguel. <3
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  24. 1.ª e a 2.ª sem dúvida alguma, também odeio quando tenho algo marcado e a pessoa chega super atrasada, tento sempre chegar antes da hora combinada, detesto fazer os outros esperarem. Um dos meus maiores defeitos é deixar para amanhã o que posso fazer hoje.
    Adorei o post!
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. O "amo-te" é das mentiras que no último mês mais ouvi. Nem consigo expressar-te a dor que sinto, mas sei que passará. Quanto às outras, é exatamente isso. Eu ando a mentir quando digo "está tudo bem, vai passar" porque na realidade não está tudo bem, eu não sei se passará. Eu quero acreditar que sim, mas não consigo. É horrível sentirmos-nos assim. Gostei imenso do post meu querido. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  26. I like so much your cream sweater dear friend xx

    ResponderEliminar
  27. Sinceramente, acho que uso bastante essas mentirinhas, às vezes sem ser de propósito, a sério :/ menos a última! Sou super cuidadosa a usar essa palavra e quando a uso, é porque realmente o sinto. Claro que os amigos também se amam, poucos, mas sim! E quando realmente o sentimos acho que sem dúvida o devemos dizer :)

    Beijoca miguel,
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  28. Eu odeio quando alguém me diz que já está chegando, mas eu sei que ainda está em casa assistindo Netflix. Atrasos me deixa louca e não gosto de esperar.
    Eu também digo que estou bem, mas em algumas ocasiões é mentira. Só não quero expor meus sentimentos.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  29. Também há aquela do "Estás tão gira!"
    Se bem que nesse caso pode ser quase cinismo ou uma tentativa sincera de fazer a pessoa sentir-se bem.
    De resto concordo com as que escolheste. Confesso que muitas vezes uso a aquela de "Dá-me 10 minutos e estou pronta." Claro que os meus 10 minutos nunca são menos de 45.

    ResponderEliminar
  30. A usual very interesting) Have a nice weekend)

    ResponderEliminar
  31. Great photos <3

    http://makeyourperfectstyle.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  32. Essa mentira de dizer que amanhã faz me irrita e me faz lembrar do meu esposo. Sempre ele me diz isso quando está com preguica... Adorei o post. BEM DIVERTIDO E VERDADEIRO! :))

    ResponderEliminar
  33. Odeio quando me fazem o primeiro ponto!!! Tipoooo! Eu não teria coragem de dizer que estou a sair quando ainda nem estou arranjada!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  34. Irrita-me tanto essa mentira do estar a chegar e demorar uma eternidade! Fervo mesmo! Outra é quando a falta de interesse estar connosco e dizem que irão estar ocupado e venho a descobrir que afinal não era bem assim... esquecem que os stories revelam tudo, isto porque as pessoas são estúpidas! Mentem e ainda põem na net! lol
    Admito que também já menti do "está tudo bem" mesmo para não ser chata ou falar do que se passa! Um amo-te nunca disse sem sentir, quando não sentia não dizia.. é mais fácil assim mas há gente que não entende isso

    Resultam mesmo! Eu sou de andar sempre em invenções ahaha

    ResponderEliminar
  35. Miguel, essas são certamente das mais usadas.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  36. Quanta foto lindaaaaa, acho que a mais popular é "já estou pronto".
    Seguindo seu blog, conteúdo mara!

    www.estiilocarol.com

    ResponderEliminar
  37. Tem algumas que quando escuto eu até ignoro pois conheço a pessoa, também dizer que ta num lugar e não está também é clássica. Faltou, vou começar a dieta na segunda rsrsrs

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  38. Mencionaste aqueles que são as mais frequentes, opah fazem me tantas dessas "estou a sair de casa" e depois lá chegam apos uma hora de espera, odeio tanto
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  39. Mencionas-te, as mais usadas, a primeira é a que já tou mais habituada a ouvir.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  40. You look great in all the pics :) Love your sweater <3 Great post! Hugs!
    rampdiary | fineartandyou

    ResponderEliminar
  41. You look great in these photos! Nowadays, I try to guess how long I think I will be and then add on another 10 minutes at least haha :) xx

    ResponderEliminar
  42. ai meu deus que uso praticamente todas, especialmente o "tou ja a sair de casa" ou a chegar ao local lol ou "esta tudo bem!"
    mas o que disseste sobre a ultima, nao diria melhor!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest