O Cheiro Ideal Para Toda a Casa

by - 20.3.18

Aquele cheiro a casa, que tão bem caracteriza a mesma de cada um, traz sensações não só olfativas como, de igual modo, sensoriais. Um ambiente, quando perfumado, pode trazer sensação de conforto, bem-estar, tranquilidade, que nos fazem esquecer o mau e terrível que o dia foi. E é precisamente sobre isso que vamos falar hoje. 
Os aromas, tal como os gostos, não se discutem. Cada um sabe qual o aroma que prefere e também não quero entrar nesse contexto. Este post surge com o intuito de mostrar as várias formas de ambientar a casa e os cheiros que, à partida, as divisões devem ter. Velas, incensos, difusores, aromatizadores, óleos e sprays. É tudo à escolha do freguês e vai de encontro às necessidades de cada um.


As velas, pessoalmente, entusiasmam-me. Quero-as pelos formatos, e, sejamos sinceros, muitos de nós já comprámos uma vela por ser bonita ou por ter um cheiro mais intenso. Ligámo-la e percebemos que devíamos ter deixado o dinheiro ou bolso porque não vale tanto a pena assim. Houve uma fase em que os incensos estavam mais do que na moda. Toda a gente os tinha. Para atrair dinheiro, o amor e esse sem-número de balelas. Mas, pensando bem, será o mais prejudicial dele todo. O cheiro é muito intenso e vem, habitualmente, acompanhado de fumo. Não sei. Nunca consegui perceber muito bem. Em relação aos difusores, há que ter em conta que, alguns deles, gastam eletricidade. Ou pilhas. E depois têm de comprar as recargas e lá vai varão com o dinheiro gasto. Talvez, a opção mais cara, não sei!
Zara Home White Jasmine; Primark Candles; H&M; Equivalenza Oil; Notino Incense; Urban Outfiters Mermaid; Zara Home Citric; Zara Home Black Vanilla; Notino;

Antes de falarmos sobre os restantes, decidi selecionar todos estes tipos de ambientadores de lar. Dos preços mais em conta, aos modelos mais bonitos e que, esteticamente, não vão falhar lá pelo hall de entrada, no centro da mesa e no móvel da sala, ou lá na mesinha de cabeceira para enfeitar. E era precisamente aí que queria chegar. Não. Não quero entrar em vossa casa a não ser que me convidem. Mas queria, efetivamente, falar um bocadinho sobre os cheiros nas divisões.


Enquanto isso, continuemos na saga da tipologia que também já não faltam assim tantas para terminar este meu pseudo-monólogo. Os aromatizadores são fixes. Com aqueles pauzinhos cuja fragrância começa a subir por ele, tingindo-o com alguma cor. Em termos de odor, são bons para quem prefere cheiros menos intensos. Os óleos também me interessam bastante. Há os que podem ser deixados assim, com a embalagem aberta, ou que são deitados sobre um utensílio próprio, com uma vela por baixo para que o calor expele o odor.  Para quem não tem o tal acessório, acaba por não convir muito. E, por fim, os sprays que podem ser automáticos (os tais que espirram o produto) mas, lá está, voltamos uma vez mais às recargas, às pilhas, ao gasto de luz e todas essas engenhocas todas! E existem mesmo os sprays para casa, que vocês, gentilmente, deitam sobre os têxteis que agradavelmente perfuma a sua casa! Também é uma boa opção! 


Exato. Vamos agora ao que interessa. Cheiros em compartimentos ou compartimentos com cheiros. Portanto: ambientes como a sala e halls de entrada, pedem odores médios a fortes para dar mais energia e dar aquela sensação de acolhimento. Podem optar pela canela, pelos cheiros mais frutados e também os cítricos que são intensos!  O quarto pede, essencialmente, cheiros suaves que nos façam descansar entre os quais a camomila, a baunilha ou a lavanda que está super na moda! Sobre a casa de banho: claramente que pede alguma coisa que assuma a voz do mau-cheiro (porque acontece!!) portanto, aromas marítimos e refrescantes. Aqui podem mesmo comprar aqueles sprays de casa de banho que resultam super bem! Por fim mas não menos importante a cozinha... a par do cheiro a bolo e da refeição acaba de fazer que toda a gente gosta, este compartimento precisa de aromas que anulem esses cheiros ou os cheiros a fritos, por exemplo. Neste sentido, os cheiros cítricos são as melhores opções. Agora entendo o porquê de a minha mãe ter sempre um limão aberto na cozinha. Faz sentido!

Gostaram do post?
Qual o vosso cheiro preferido em casa?

You May Also Like

49 Pieces

  1. I have become a huge fan of air diffuser these days, I am using citrus & tropical fragrance oil to set the mood for summer!
    I hope you’re having a smooth sailing week! :)
    xx
    Ankita
    http://realgirltalks.com/

    ResponderEliminar
  2. I love your picks! Especially the scented candle. I bet it smells really good.
    It would be great to be the little center pieces on my room.

    www.marliafransiska.com

    ResponderEliminar
  3. Fabulous ideas for home decor. Thanks for the chic nspiration!

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez em total sintonia ! Tenho mesmo pena que não fosse desta que nos conhecêssemos. Estivemos tão perto... :/
    Ja voltei e ando mesmo desaparecida por estes lados. Está dificil voltar à rotina com tanta mudança...
    Adorei adorei este post!! Ando a ambientar-me a um novo espaço e quero torna-lo o mais acolhedor possivel. E sugestões destas são bem-vindas ... ♡

    ResponderEliminar
  5. Uau que post super interessante e informativo, gostei imenso Miguel :)
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  6. Uma casa cheirosinha é tão gostoso, né!? Eu amo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  7. Nossa amei a decoração.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  8. Your posts and pics are always so inspiring!
    Kisses, Paola.

    Expressyourself

    ResponderEliminar
  9. Adoro cheiros florais ou a fruta. Normalmente temos sempre intensos acesos e velas por casa, visto que a minha mãe fuma. Faz toda a diferença. É como entro na casa da minha avó e cheira-me a forno de lenha e massa acabada de fazer. Há cheiros característicos que nos dão imenso prazer. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  10. Confesso que não é uma coisa que use muito, mas há no mercado alguns cheiros que adoro
    Beijinhos
    Novo post (Mala Senhora Floral) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. I agree with you, scents are so important, now Im burning pineapple candle :-)

    ResponderEliminar
  12. Sim! hehehe! ;)

    Adoro aroma de baunilha na casa!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  13. I love home perfumes!
    Personally I prefer scented candles (my faves are the Yankee candles), I light a vanilla or lemon candle almost every day in my room; instead my mom perfers oils, (usually lavender or rose scented) but they're less scented than candles so you almost can't smell the fragrance...
    Very intersting post,dear, as usual!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  14. Im always looking to try out new scents for my space! Cant wait to try some of these out x
    - Mikeystyle.com

    ResponderEliminar
  15. Oi Miguel, eu adoro "cheirinhos" para a casa. Tenho perfuminhos para todos os cômodos: de alecrim para a cozinha, de lavanda para os quartos e assim por diante. Também adoro velas perfumadas. Um beijo!

    ResponderEliminar
  16. Que dicas maravilhosas amei, obrigado pela visita volte sempre.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  17. Thanks a lot for sharing! Have a nice evening)

    ResponderEliminar
  18. Adoro velas! Curiosamente, acabo por não as utilizar tantas vezes quanto gostaria, mas quero quebrar essa tendência. Porque, para além do cheiro, acho que transmitem um aconchego ainda maior à casa

    r: Deste, sim senhora, meu anjo :D

    Tem uma escrita que acaba por se tornar próxima, por isso é fácil revermo-nos em grande parte das suas palavras!

    ResponderEliminar
  19. Eu adoro uma casa cheirosa! É realmente acolhedor, tranquilizante. Eu por exemplo, após cozinhar prefiro neutralizar os cheiros. Costumo utilizar icensos (sim eu ainda os uso ahah), vela ou spray ambientador :)
    Gostei imenso das dicas meu bem, como sempre <3

    ResponderEliminar
  20. Por acaso nunca gostei nada de incenso! Aquele fumo todo sempre me fez impressão. Já velas gosto bastante de ter pela casa. :D
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  21. Na minha casa não tem um cheiro específico, mas se morasse sozinha eu ia colocar um cheiros de aromatizadores de ambientes que deixam a casa mais aconchegante.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  22. so beautiful <3

    cheer, michelle ~ http://livedreammagic.blogspot.co.id/

    ResponderEliminar
  23. Adorei o post. Muitas soluções para um problema . Eu não gosto dos sprays.. mas gosto de velas e dos aromatizadores com pauzinhos..
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  24. Exellent post my dear! I like it :)

    New post https://pandawayofficial.blogspot.rs/2018/03/zaful-review-familly-package.html

    ResponderEliminar
  25. Cá em casa temos imensas velas e alguns incensos mas que raramente usamos porque o meu pai não gosta nada. Por isso acabamos mesmo por dá só uso às velas que eu adoro!

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  26. this has reminded me to go pick up some candles or diffusers next time i'm in town, haha! xx

    ResponderEliminar
  27. Um post muito útil! Eu adoro o cheirinho das velas por toda a casa! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Eu adoo cheiro para casa, adorei saber um pouco mais.
    Amo velas perfumadas e difusores.
    Eu tinha difusor no banheiro, mas durou 1 mês apenas acaba rápido por isso gosto do spray.
    www.pamlepletier.com

    ResponderEliminar
  29. Miguel
    Amo um ambiente com cheiro ... adoro velas e coisas desse tipo, pena que o nariz se acostuma ao cheiro e por vezes, pensamos que não existe cheiro. Cheiro de lençol recém lavado ou o cheiro da lavanda, amoooo!!! Amei o post.
    Beijos,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderEliminar
  30. Eu adoro cheirinhos! Assim como acho essencial uma pessoa andar sempre a cheirar bem, uma casa cheirosa também é fundamental!
    Pessoalmente, gosto muito de velas porque, para além do cheiro, acho que a luz dá um ambiente mais acolhedor... mas sim, é uma coisa que depois dá aquela sensação de "dinheiro para o lixo". Em termos de odor, também gosto muito dos pauzinhos porque dão um aroma suave à divisão, que depois se torna muito característico!

    INEFFABLE

    ResponderEliminar
  31. Hello dear friend :D
    i love decoration, especially the more minimalistic one!
    And candles are amazing, I also use incense! :)
    Have a really nice day ^^

    beijos!
    http://lalabetterdayz.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  32. Adoro incensos e óleos essenciais. Cá em casa predominam a alfazema, a canela e um aroma cítrico.
    Abraço

    ResponderEliminar
  33. Eu para a casa adoro aqueles aromas medievais, não sei explicar ao certo se é baunilha, rosas, mas é um aroma que amo e que sempre que vou à viagem medieval em santa maria da feira me faz apaixonar pelas barraquinhas que por lá estão em que é tão presente esse aroma :)
    geralmente em casa uso velas e aqueles micados :)
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  34. Incenso, vela e difusor me fazem muito mal. Não posso com cheiros fortes. Prefiro usar spray, mas com moderação.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  35. Os sprays são do que faz pior ao ambiente e a nós próprios também, principalmente os que estão constantemente a "espirrar". Para mim tem que ser o mais natural possível, porque para além do bom cheiro, também temos que perceber que aquele 'bom cheiro' nos está a fazer bem à saúde. Tens sempre uma ótima escolha de imagens, adorei!

    Beijinho Miguelito, espero não ter dito muitas parvoíces no sábado à noite ahah, já estava com uns copitos a mais.
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  36. Gosto bastante do aroma de frutos silvestres e morangos :D
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  37. Oi, Miguel! Adorei as dicas! Estou há algum tempo procurando um aromatizante de canela para a minha sala, mas ainda não achei o que eu quero mesmo! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  38. Que maravilha! :)
    Como sempre, inspirador. *.* <3

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  39. eu amo velas mas os incensos creep me out um bocado, associo a mortos e a igrejas bahh xD
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  40. Confesso que apenas uso velas no quarto, e, para mim, é o melhor, alem de serem super giras, cheiram deliciosamente! Cheiros como baunilha ou caramelo são os meus favoritos, até dá vontade de comer!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest