A Tarde é Sua, TVI: Por Detrás da Caixa Mágica

by - 2.3.18


O post de hoje vem no seguimento daquilo que se passou na passada segunda-feira. Aquele dia em que me estreei no lado de lá da televisão, num dos canais que mais sigo atentamente. Aquele dia em que senti o peso dos nervos e o poder que a audiência pode ter. Este post serve, também, para eventualmente esclarecer algumas dúvidas e para não suscitar, na eventualidade, quaisquer tipo de confusões.

O convite surgiu antes de eu e a Helena partirmos de viagem. A data em que eu iria ao programa, falar sobre este tema, calhava precisamente na data da nossa ida para os Açores. Vi-me obrigado a recusar e fi-lo de forma consciente. Na altura, achei que era pouco sensato eu e a Helena perdermos o dinheiro que havíamos gasto na viagem. E era, na verdade. Depois de ter explicado isso à Isa, a jornalista que falou comigo, e de lhe ter pedido desculpa, a mesma disse para não me preocupar porque iria arranjar forma de eu voltar ao programa a fim de dar o meu testemunho em relação ao tema da Anorexia Nervosa.


Para quem não sabe da minha história - e me acompanha há pouco tempo -, abri o jogo da anorexia nervosa em meados de 2015, quando a mesma me foi diagnosticada. Não que tivesse o culto do corpo, mas porque, lá fundo, senti que ser magro poderia ser bom. Isto, tendo em conta que sempre fui uma criança e um adolescente com o peso acima da média embora devidamente controlado. Aqui em casa come-se bem. Mas entre o comer bem e o comer sem qualquer tipo de tino, vai um longo passo. Decidi, então, dar esse primeiro passo aos 18 anos. Atingi o meu peso normal, para a minha altura, e tempos depois tomei-lhe o gosto. O gosto ridiculamente estúpido de ter os ossos à mostra.


Aconselho a verem o programa - e podem fazê-lo aqui, em A Tarde é Sua | TVI Player, e percebem os meandros de como tudo se foi desenvolvendo. Foi um loop e em pouco tempo cheguei aos 50kg. O retrocesso daquilo que sentia quando estava mais gordo. A doença refletiu-se no meu corpo através de manchas castanhas, nos meus ossos e no meu cansaço. Uma das minhas tias disse-me, tempos depois, que eu próprio já vinha a largar algum cheiro. O cheiro da morte e dos órgãos a darem os seus primeiros sinais de falta de nutrientes e tudo aquilo que, de bom, a comida nos traz.


Antes mesmo de prosseguir com a história, queria só corrigir alguns comentários que algumas pessoas - na página do facebook do programa -, proferiram sobre a Ana Sofia. Dizerem que ela não é boa apresentadora e que não sabe apresentar este tipo de programas (na fotografia onde eu e ela aparecemos) é só ridículo. A par de a Ana Sofia ser uma ótima pessoa - que o é mesmo -, e que foi capaz de me pôr super à vontade, teve muito bem em todas as conversas. Pensemos bem: indo eu, com 25 anos, falar sobre Anorexia e com a responsabilidade que a própria Ana Sofia me incutiu de dar alento a quem, lá em casa, está em vias de entrar neste caminho, claramente que me sentiria melhor a  falar com ela por ser mais jovem e por, certamente, não conotar este tema como algo depressivo. Aliás, cada um dos participantes, foi mostrar o bom que é termos segundas oportunidades. Fomos dar graças. Ponto!!


E assim foi. Durante os cerca de 30 minutos de conversa reparei, ao ver-me em casa, que passei a conversa a sorrir. A Ana Sofia disse que tinha um brilho no olhar. E tenho mesmo. O brilho de quem sonha e agarra todas as oportunidades. Inclusive, a de viver uma segunda vez. Não estranhem, se virem, e repararem que encaro tudo isto de forma ligeira por muito que se sofra e que tenha sofrido. E era essa a mensagem que queria passar. Que podemos sorrir em dias maus e que só damos valor aos dias bons nesses dias maus. Não é confuso. É uma questão de interiorização. E esta doença em concreto, tal como referi, é uma luta interior que há necessidade de ser travada. Por nós. Embora tenhamos ajuda dos melhores profissionais - nutricionistas e psicólogos -, que nos ensinam os caminhos certos, parte de nós encontrar e achar o melhor trilho a percorrer. Mais ou menos sinuoso, o fim será sempre aquele que nos leva ao sonho.


Havia muito para dizer no programa e havia mil e uma coisas que eu gostava de escrever aqui. Mas isto só pode ser explicado com tempo. O que eu jamais esperaria, depois de sair do plateau, foi aceder às redes sociais e ver o boom que teve. Mas calma. Vejamos isto como eu vi: não pela ascensão "a ser maior que" mas porque consegui chegar a pessoas que se identificaram com o meu problema e com a minha história de vida. Que viram em mim, talvez, alguma forma de encontrarem alento. Uma energia. E foi esse o feedback que recebi. De mensagens bonitas a dar força, a pedidos desesperados de ajuda que tentei reencaminhar para os profissionais certos. Transmiti força, sim, e dei alento tal como daria a um amigo meu ou a alguém que encontrasse na rua a precisar de ajuda. Porque a vida também é dar. É estar. É ficar! É mais do que um corpo.

Quero agradecer a todos. De coração e de forma genuína. Por tudo e por tantas razões que tenho para mim.

You May Also Like

55 Pieces

  1. Acompanhei a entrevista na TVI, e devo dizer-te que foste muito corajoso em expor tudo assim, por isso os meus parabéns.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Miguel pela coragem e pelo testemunho inspirador.

    Vi e gostei imenso, estiveste muito bem. Espero que tenhas ajudado muitos jovens que estejam a passar pelo mesmo.

    Um beijinho e nunca deixes de ser quem és.

    ResponderEliminar
  3. This is great that you had inteview in TV, you are so brave talk about that kind of problems :-)

    ResponderEliminar
  4. Wow, eu não sabia que tinhas ido à televisão! Tiveste muita coragem em o fazer, mas acho muitíssimo bem que tenhas tido a força para isso. A anorexia é um problema gravíssimo (que já vi bem de perto) e... não é só em meninas/mulheres, é em todos os gêneros e pessoas! Parabéns! Fico feliz por ti e por teres dado um testemunho tão importante!
    Beijinho*
    http://www.fine-alchemy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. I didn't know... interesting story Miguel. Congrats to beat this illness!
    Kisses, Paola.

    Expressyourself

    ResponderEliminar
  6. Eu vi o programa e gostei muito! És mesmo um GRANDE EXEMPLO! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Tenho tanto orgulho em ti, tanto!

    Beijinho querido Miguel,
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  8. É assim mesmo lindo! Força e cabeça para cima, assim a coroa não caí :D.
    Eu vi, achei-te maravilhoso, como sempre, estiveste muito á vontade para falar desse tema, algo delicado, que eu por ignorância minha desconhecia, ou por ter voltado a esta nossa grande caminhada que é a blogosfera, no ano passado.
    No entanto, agora que pude ter conhecimento do sucedido contigo, só te desejo os parabéns por teres ultrapassado esse problema pois sofro de ansiedade excessiva e sei o que é ter de ir a consultas de psicologia e saber que somos nós quem pode fazer a diferença.

    Beijinhos querido, tudo de bom !
    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabéns pela tua coragem de ter partilhado um pouco do que se passou na tua vida, és um exemplo para quem está a passar por o que passa-te, posso dizer que assisti a tua entrevista e adorei a tua prestação
    Parabéns e que continues a crescer muito e muito mais
    Beijinhos
    Novo post (Tag Eu Leitora ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Wow, congratulations! And for a very important subject too.
    Have a lovely weekend :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  11. Já te disse vezes sem conta que tenho o maior orgulho em ti meu amor! Acompanhei-te nesta luta e podem vir outras tantas que aqui vou estar! <3

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Miguel.

    Obrigado pelo teu testemunho.
    É uma ajuda para todos.
    Que os teus sonhos se concretizem.

    Um abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,
      muito obrigado! Espero mesmo, de coração, ter ajudado tantos quanto precisem!
      O mesmo para ti. Que nunca percas a força para lutar por tudo quanto acredites. De coração :)

      Eliminar
  13. seems like you had a great interview - well done, you! xx

    ResponderEliminar
  14. Great post, I like it :) congratulations

    new post
    http://mensfashionobsession.com/

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pela participação no programa :D

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderEliminar
  16. wow!! well done Miguel!!
    kisses
    Marina
    http://sweetlavanda.it/2018/03/itbags-borse-in-vera-pelle-made-in-italy/

    ResponderEliminar
  17. Parabéns por teres conseguido superar esse problema e por estares disponível para os outros.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  18. Legal , lindo post, adorei. Beijos
    https://omundode-marina.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderEliminar
  19. Congrats Miguel!!!
    You've been so brave going on tv to talk of your problem!
    I think this is very important: you are an influencer and an example for many people, so your experience could be of help for someone that is dealing with that problem!
    More, you're young so your words arrive more directly to young people!
    That had to be a very interesting and exciting experience, I think I would never dare to go talking on TV, I'm really too shy for this, so I can appreciate even more your effort!^^
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  20. Oi Miguel..! Fiquei emocionada com a sua história, pois se aprece um pouco comigo. Já tive início de aneroxia, e eu me lembro que eu comia tão pouco que algumas pesoas chegavam a ficar incomodadas comigo. :( Eu parecia uma louca, de 54 kg cheguei a 48 kg. Os colegas do trabalho diziam que eu iria morrer se eu não parasse com isso. Eu consegui me livrar dessa doenca, depois que uma amiga me mostrou uma foto minha que dava para ver todos os meus ossos... :( Fico feliz que você ficou livre dessa doenca horrível.. Seja feliz sempre, sucesso! :D

    ResponderEliminar
  21. Foi um orgulho tremendo ver-te na televisão. Não só por saber que conseguirás chegar a mais pessoas que sofram do mesmo problema, mas também por ser uma vitória dessa luta interior que travaste. E corroboro esse brilho no olhar, que te acompanhou durante toda a entrevista. Fica-te bem <3

    r: Eu tenho usado e estou a gostar. Não sinto que elimine os pontos negros por completo, mas deixa-os menos evidente. Além disso, não é uma máscara que repuxe, o que até torna tudo mais agradável :)

    Muito, muito obrigada, meu bem!

    ResponderEliminar
  22. Miguel estive a ver a sua reportagem e para mim foi um alerta, pois o meu filho que tem 17 anos começou desde janeiro a fazer uma dieta alimentar e isso preocupa-me imenso.
    Passei o link para ele o ouvir e ver.
    Adorei ouvi-lo.
    Um grande beijinho
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  23. É maravilhoso que tenhas conseguido ultrapassar e tenhas essa vontade de ajudar no que for preciso para quem passa por isso. É com certeza uma situação complicadíssima no durante. Parabéns por isso! E adorei que tenhas terminado com "A vida é mais do que um corpo", porque é.
    Obrigada pela partilha da história :)
    Beijinho

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  24. Muitos parabéns por todo o teu progresso e força de vontade, não é fácil passar por uma situação dessas!

    Beijinho*
    http://carolinarodi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Nao foi possível ver em directo, mas OBRIGADO pelo link e OBRIGADO por seres esse ser maravilhoso que transpareces ser !! Saiste-te lindamente e mereces todo o apoio e mérito deste mundo ♡♡

    ResponderEliminar
  26. Ai que legal Miguel,parabéns pela participação estava divino ♥
    /ZAFUL PREÇO BAIXO /
    /Instagram /
    /Canal Novo Inscrevam -se

    Beijos e fiquem com Deus ?

    ResponderEliminar
  27. Assim que chegar á Alemanha e assentar as minhas coisas, juro que volto as reviews. Aqui nao tenho bem as minhas coisas e torna se dificil. Nao é o meu espaço nem as minhas coisas. O tempo consome-me,em nada.

    ResponderEliminar
  28. Parabéns pela oportunidade de ter concedido a entrevista, Miguel! Ainda bem que conseguiu sair dessa, hein? Parabéns!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  29. OMG! It's fantastic, perfect! Bravo!
    So interesting.

    Enjoy in weekend! New post is on my blog! ♥
    Visit me, Malefica

    ResponderEliminar
  30. Adorei Miguel. A tua forma de olhar para a vida inspira qualquer um. Tive uma amiga minha com anorexia e bem sei o quanto ela sofreu, como se fecha ao falar desse assunto. Espero mesmo que tenhas consigo ajudar algumas pessoas que se encontrem na mesma situação que tu ou que tenhas aberto os olhos a outras que para lá caminhavam. Não importa o corpo mas sim o nosso ser, a forma como agimos na sociedade. Tenho a certeza que és uma excelente pessoa.
    Um beijinho

    https://amaria-do-mar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Miguelito eu assisti à tua entrevista e gostei imenso do que vi! Foste muito corajoso de falar sobre a doença para tanta gente e em frente a uma câmara (eu morreria de pavor) e de assim dares coragem e incentivo a quem sofre do mesmo. Tu és a prova de que com esforço e muita coragem se consegue ultrapassar a doença e fazê-la ser parte do passado.

    E gostei muito do teu à vontade (mesmo que estivesses nervoso) e do sorriso, gostei de te ouvir falar, muito bem mesmo!

    Sou sincera, não costumo ver o programa e só o fiz porque ias participar e também nunca tinha visto a Ana Sofia a apresentar o programa, mas pareceu-me querida e simpática. As pessoas dizem mal só porque sim.

    Beijinho e bom fim de semana
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Vi agora à pouco o programa e se eu já te admirava, agora admiro ainda mais. Não sabia que tinhas sofrido de anorexia visto que só ano passado comecei a seguir o teu blog, mas que foste enorme, isso foste. Como sabes, o meu dilema também é perder peso mas sempre tive esse medo de perder demasiado e cheguei a perder tanto que fiquei com os ossos à mostra. Não me senti bem e voltei a engordar. Para me sentir bem e estar só um pouco afastada do meu peso ideal tenho de estar com 60kg. Se eu chegar pelo menos aos 70kg já faço uma festa. Mas como disse no post sobre a aceitação, acho que devemos aceitar nos como somos. No teu caso, querias somente emagrecer e emagrecer. Quanto mais magro estavas mais querias emagrecer. Felizmente conseguiste ultrapassar tudo isso e fico imensamente feliz por isso. Cada vez mais sei que és infinitivamente especial. E esse brilho que a Ana Sofia falou, é mesmo real! Mas só existe porque lutas todos os dias pelos teus sonhos e eu só espero que consigas tirar o curso de consultaria de imagem pois mereces tudo e mais alguma coisa deste mundo. Continua sendo assim Miguel! És muito especial, mas isso tu já sabes. Um beijo enorme! <3

    ResponderEliminar
  33. Muitos parabéns pela entrevista, sinceramente não vi, mas acredito que tenha sido muito boa, é um assunto pelo qual estou por dentro, também passei por isso aos meus 15 anos.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  34. Acompanho te ha algum tempo e é tao evidente a tua constante evolução! Muitos parabéns Miguel pela pessoa que és! Forte!
    Estás lindo na TV!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  35. Both are so wonderful stylish!
    xx from Bavaria/Germany, Rena
    www.dressedwithsoul.com

    ResponderEliminar
  36. Infelizmente não vi, não estava em casa e não sabia que tinhas ido à televisão mas antes de ir ver a conversa numa gravação, quero dar-te os parabéns por teres ido abordar um tema destes. Apesar de podermos levar estes temas de forma mais leve e dar-lhes menos importância (estou a referir-me a esse lado mais positivo que querias passar) este não é de todo um tema fácil e ainda menos fácil para quem está a ouvir, a passar por isso e em negação. Espero que o teu e os outros testemunhos possam ter ajudado alguém :)

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  37. Muitos, muitos parabéns. Vi depois a entrevista no Player da TVI e adorei. É preciso muita força para fazer o que fizeste, acredito mesmo que tenhas ajudado muitas pessoas que infelizmente se encontram na mesma situação e isso sim, é de valor.

    Desejo-te tudo de bom,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  38. Infelizmente não tive oportunidade de ver a entrevista mas li atentamente este teu post e queria mesmo muito dar-te os parabéns :) Por todo o maravilhoso trabalho e as partilhas de inspiração que tens feito :) Parabéns

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  39. Não tive oportunidade de ver o programa mas hoje consegui ver a gravação automática e tenho-te a dizer: passei o tempo todo a sorrir a ver-te sorrir. Tenho imenso orgulho em ti. Parabéns por esta oportunidade. Parabéns por te teres tornado na pessoa que és hoje! És um orgulho!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  40. Gostei muito de ver a tua entrevista. Não só me mostraste outra perspectiva relativamente a anorexia, como aplaudo de pé a tua coragem em falar sobre isto.

    E tal como vi por aqui num comentário, também vi a tua entrevista a sorrir. A forma como estavas tranquilo e confiante nas tuas palavras, passas um sorriso aos outros. Espero que o teu testemunho ajude muita gente! :)

    ResponderEliminar
  41. Great of you to share your story! Amazing <3

    ResponderEliminar
  42. Muitos parabéns, Miguel!
    És um exemplo para todos aqueles que estão a viver esse problema!
    Beijinho grande

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  43. Congratulations. This was a very interessting post dear.
    www.deriasworld.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Parabéns pela tua conquista! Que este passo te abra ainda mais portas! Tu mereces!
    Um grande beijinho e muita força!


    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
  45. Vi a tua entrevista e estiveste muito, muito bem. E foste muito corajoso. Vivemos numa sociedade em que falarmos dos nossos problemas e limitações é um enorme tabu, é como se o mundo nos colocasse de lado e não nos ache bons o suficiente. Portanto sempre que alguém dá um passo em frente e admite que tem ou teve um problema e que teve a força de o superar é voltar um pouco a ter esperança no mundo e nos seres humanos. Parabéns!

    Beijinhos
    https://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  46. Deste um grande exemplo. Parabéns!

    ResponderEliminar
  47. Que bom Miguel! Ainda não tive oportunidade de ver o programa mas acredito que estiveste impecável!
    Tu mereces tudo isto e mais! :)

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  48. Não cheguei a casa a tempo de ver a entrevista (vou ve-la agora), mas quero dar-te os parabéns por conseguires expor um assunto tão sensivel e seres um modelo de superação para todos o que sofrem.
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
  49. hey dear...
    i really like your fashion,it's so amazing post,i love it.thanks Dear for sharing awesome photograph....

    https://www.lukhidiamond.com/LOOSE-DIAMONDS

    ResponderEliminar
  50. Bravo Miguel !
    I had no idea you had gone through this. A big hug.

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest